F125cc.com
125 e mais de 25 anos F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
125 e mais de 25 anos F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
80 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 80 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

125 e mais de 25 anos

+5
Ruben Baptista
Marco Machado
Bruno
z0mbi3
jjonhysam
9 participantes

Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty 125 e mais de 25 anos

Mensagem  jjonhysam Ter 12 Abr - 21:38

Companheiros, estava agora a estudar o livrinho azul para dar uma revisão visto que pra semana vou marcar exame, quando reparo numa coisa que muitos de vós não devem saber, mas que é obrigatório, que é que aos 25 anos ficam habilitados à carta A1 (motociclos até 125cc e 11Kw), mas para circularem legalmente têm de averbar na carta essa mesma categoria, não é pegar na mota e siga como alguns pensam...
Apesar dos policias saberem e muitos não dizerem nada (alguns por nem saberem da obrigatoriedade, outros por se estarem a "lixar"), se eles quiserem multar podem pegar por ai, e a multa não é levezinha (ronda os 500€), além do tribunal e da prisão que pode ir até 2 anos ou multa até 240 dias (porque legalmente é como se conduzissem sem carta). 125 e mais de 25 anos 275703
Segundo a lei n.º78/2009, de 13 de Agosto, que procede à oitava alteração ao Código da Estrada [b]permite o averbamento] da habilitação legal[/b para a condução de veículos da subcategoria A1 à carta de condução que habilita legalmente para a condução de veículos da categoria B, ou seja, devem ir a um centro do IMTT e pedir o averbamento (penso que no site também se pode fazer isso), ou então se mudarem a morada ou coisa assim vem logo automáticamente averbado 125 e mais de 25 anos 952112
O custo dessa emissão acho que é 30€, mas mais vale isso que a multa 125 e mais de 25 anos 113258
Abraço companheiros
jjonhysam
jjonhysam

Masculino Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/01/2011
Mota : Suzuki GS500E

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  z0mbi3 Ter 12 Abr - 21:55

ainda hoje estive a discutir isso mesmo com um amigo meu... parece que afinal ele tinha razão :)

Vou tratar desse assunto ASAP, então... só espero que o facto de ter a carta portuguesa "por equivalência" (tirei-a em Moçambique mas já tenho a portuguesa desde 98) não me levante obstáculos.

:venia:

z0mbi3

Masculino Mensagens : 18
Data de inscrição : 02/04/2011
Mota : SYM Symphony SRT 125

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  jjonhysam Ter 12 Abr - 22:10

z0mbi3 escreveu:ainda hoje estive a discutir isso mesmo com um amigo meu... parece que afinal ele tinha razão :)

Vou tratar desse assunto ASAP, então... só espero que o facto de ter a carta portuguesa "por equivalência" (tirei-a em Moçambique mas já tenho a portuguesa desde 98) não me levante obstáculos.

:venia:
se tiveres mais de 25 anos e carta portuguesa penso que não levantam obstaculos 125 e mais de 25 anos 952112
jjonhysam
jjonhysam

Masculino Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/01/2011
Mota : Suzuki GS500E

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  Bruno Qua 13 Abr - 10:36

Bom dia Jjonhy

A respeito do averbamento, muita conversa já foi dita a respeito disso...
https://moto125cc.forumotion.com/t604p60-averbamento-na-carta-b


Eu também tinha essa dúvida, mas como na altura ia tirar a carta de moto e nem me preocupei com essa situação...
Depois ao tirar a carta de moto tive de actualizar a minha morada(loja do cidadão)fiz essa pergunta á rapariga que me atendeu e ...
Ela me disse que não era necessário fazer o averbamento, era automatico independentemente de a minha ao actualizar a morada, já vinha averbadado para conduzir até 125cc.
Se é certo ou não, não sei, mas o que sei que que pagas 30,00 euros por esse serviço, basta de chulice.

Boas curvas
Bruno
Bruno

Masculino Mensagens : 74
Data de inscrição : 10/09/2010
Mota : AT

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  Marco Machado Qua 13 Abr - 10:45

Na altura em que a lei saiu fui informar-me na DGV e PSP e o que me foi dito é que não é necessário averbar visto que tendo mais de 25 anos se automaticamente ablitado á condução das 125cc desde que limitadas a 15cv, mesmo assim fui ler a lei com muita atenção e pedi apoio á assessuria juridica do meu serviço, e todos foram unanimes em dizer que não é necessário o averbamento na carta.

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  jjonhysam Qua 13 Abr - 12:43

O que é certo é que isto anda tudo muito confuso... O decreto de lei diz que permite o averbamento e no codigo da estrada diz que quem circular com um veiculo sem que esteja averbado na carta (o averbamento faz-se automaticamente, mas para isso tem de pedir) é considerado conduzir sem carta 125 e mais de 25 anos 750583 ha gente que ja foi multada, outros dizem que não é preciso, o codigo e a instrutora de codigo dizem uma coisa, no imtt dizem outra 125 e mais de 25 anos 750583
jjonhysam
jjonhysam

Masculino Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/01/2011
Mota : Suzuki GS500E

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  Marco Machado Qua 13 Abr - 12:48

d) Motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3
e de potência máxima até 11 kW.
5 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
6 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
7 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
8 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
9 — O disposto na alínea d) do n.º 4 do presente
artigo aplica -se a todos os titulares de carta de condução
válida para a categoria B que cumpram uma das
seguintes condições:
a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;



os titulares de carta B e tenham mais de 25 anos estao automaticamente hablitados a conduzir as 125cc
eu ainda na fui multado mas caso aconteça deixo ir a tribunal e logo se vê

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  Ruben Baptista Qua 13 Abr - 15:56

Eu já nem sei mas é!!! Tanta informação díspar, minha nossa... nem sei a quantas ando 125 e mais de 25 anos 750583

Bem se é que ajuda, e pelo que li e entendi (http://www.imtt.pt/sites/imtt/Portugues/Condutores/CartaConducao/Motociclos/Paginas/Motociclos.aspx) de facto não se precisa de renovar nada, mas como este portugal a nivel de legislações e processos burocráticos anda meio pro torcido... 125 e mais de 25 anos 750583 125 e mais de 25 anos 750583 125 e mais de 25 anos 750583 não vou arriscar 125 e mais de 25 anos 943604, como tenho de mudar de local de residência e tenho vou aproveitar o lanço e altero tudo! Para quem percisar aqui fica o Modelo: ----» http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Formularios/Documents/Mod1-IMTT.pdf «----
Anda tudo a :couch: neste país... 125 e mais de 25 anos 861721 125 e mais de 25 anos 142750

Deixa-me é tar caladinho que como vem aí o FMI ainda sou preso :policia: e depois :rx: (interrogado) ... lol! lol! lol!

Espero ter ajudado 125 e mais de 25 anos 113258
Ruben Baptista
Ruben Baptista

Masculino Mensagens : 1053
Data de inscrição : 01/02/2011
Mota : Keeway Superlight 125 Ed. Lim.

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  sc0rpius7 Seg 18 Abr - 14:01

Amigos, após ler a conversa deste tópico decidi enviar um email para a IMTT.
Segue a resposta:


Os titulares de carta de condução válida para veículos da categoria B (automóveis ligeiros) consideram-se também habilitados para a condução de motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 KW(subcategoria A1).
Esta disposição, estabelecida pela Lei n.º 78/2009 de 13 de Agosto aplica-se a todos os titulares de carta de condução válida para a categoria B que cumpram uma das seguintes condições:

- Tenham idade igual ou superior a 25 anos, não é obrigatório o averbamento.



Se não tiver 25 anos.

Os titulares de carta de condução válida para a condução de veículos da categoria B que tenham idade inferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitação legal para a condução de ciclomotores estão sujeitos à realização e aprovação em exame prático, nos centros de exame do IMTT ou nos centros de exame privados, sendo facultativa a instrução adicional em escola de condução.
Nos casos em que se opte por instrução adicional, as escolas de condução são autorizadas a ministrar formação aos titulares de carta de condução da categoria B com idade inferior a 25 anos, que não sejam titulares de licença de condução de ciclomotor e pretendam submeter-se em regime de autopropositura a exame prático para a obtenção da subcategoria A1, desde que sejam portadores de licença de aprendizagem.
A formação ministrada não obedece ao número mínimo de lições previsto no Despacho n.º 17 692/2005, de 18 de Agosto, e a propositura a exame deve ser apresentada pelo titular da licença de aprendizagem.

Requisitos
• Ser titular de carta de condução válida para a categoria B;
• Ter aptidão física e mental;
• Residir em Portugal;
• Não estar a cumprir proibição ou inibição de conduzir ou medida de segurança de interdição de concessão de carta de condução;
• Aprovação na prova de aptidões e do comportamento (prova prática).

Documentos
Para requerer a emissão de licença de aprendizagem e a prova das aptidões e do comportamento (prova prática) são necessários os seguintes documentos:
• Fotocópia simples do documento de identificação pessoal, que ateste que o candidato reside em território nacional e exibição do original;
• Exibição da carta de condução;
• Atestado médico emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão (Modelo 922 INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda);
• Uma fotografia actual (tipo passe), a cores e de fundo liso;
• Formulário Modelo 1 IMTT;
• Formulário Modelo 2 IMTT.

Taxas:
• Licença de aprendizagem € 15
• Prova das aptidões e do comportamento € 30
• Emissão da carta de condução € 30

Procedimentos
A emissão da licença de aprendizagem deve ser requerida nos serviços do IMTT e a marcação da prova das aptidões e do comportamento pode ser efectuada nos centros de exame do IMTT ou nos centros privados.
Para o efeito é necessário:
• Preencher o formulário Modelo 1 IMTT - pedido de licença de aprendizagem - em duplicado, directamente no computador ou manualmente depois de impresso, e assinar. Se optar pelo preenchimento à mão, utilize uma esferográfica preta sobre superfície dura.(Consultar Instruções de Preenchimento);
• Preencher e assinar o formulário Modelo 2 IMTT – pedido de marcação de exame de condução.
• Entregar os documentos nos Balcões de Atendimento do serviço regional ou distrital do IMTT.

Os impressos estão disponíveis em Formulários – Condutores e Veículos.

Enquadramento legal
Artigos 123.º n.º 10 e 126.º do Código da Estrada, alterado e republicado em anexo pelo Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro
Lei n.º78/2009, de 13 de Agosto, que procede à oitava alteração ao Código da Estrada, permitindo o averbamento da habilitação legal para a condução de veículos da subcategoria A1 à carta de condução que habilita legalmente para a condução de veículos da categoria B



Com os melhores cumprimentos
Margarida Alexandre

Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento
IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres


sc0rpius7
sc0rpius7

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 08/02/2011
Mota : Hyosung GT 125

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  Dias Seg 18 Abr - 14:08

Acho que finalmente ficou claro.
Pelo sim, pelo não, acho que será boa ideia imprimirem a resposta do IMTT e andarem com ela na moto... não vá aparecer um polícia teimoso!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  Marco Machado Ter 19 Abr - 8:24

Exelente informação sc0rpius7 :venia:

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  Convidad Ter 19 Abr - 9:02

Fui-me informar junto da BT e foi-me dito que não era necessário averbamento para puder circular. Por isso toca a rodar o punho descansado! 125 e mais de 25 anos 952112

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  sc0rpius7 Ter 19 Abr - 13:41

Marco Machado escreveu:Exelente informação sc0rpius7 :venia:

Trata-se de partilhar.
Tanto os utilizadores deste forum já partilharam comigo... foi a minha vez. ;)
sc0rpius7
sc0rpius7

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 08/02/2011
Mota : Hyosung GT 125

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  branquinho Ter 19 Abr - 15:24

Bem para por mais "lenha"....

Se eu quiser comprar uma Cagiva Mito (por ex.), ela é 125 mas com 30cv (se não me engano) ou uma Raptor , não vou poder visto a lei estar so ate 11cv, certo?

Obrigado,

Branco
branquinho
branquinho

Masculino Mensagens : 182
Data de inscrição : 25/03/2011
Mota : Ex-Honda CBF125 Black, EX-Yamaha XJ 600 Diversion, Yamaha FZ6s, Suzuki V-Strom 650XT

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  Marco Machado Ter 19 Abr - 15:29

Certo a lei só permite conduzir até 15cv

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  sc0rpius7 Ter 19 Abr - 16:30

A lei permite 15Cv = 11kW de potência
sc0rpius7
sc0rpius7

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 08/02/2011
Mota : Hyosung GT 125

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  jjonhysam Ter 19 Abr - 23:02

branquinho escreveu:Bem para por mais "lenha"....

Se eu quiser comprar uma Cagiva Mito (por ex.), ela é 125 mas com 30cv (se não me engano) ou uma Raptor , não vou poder visto a lei estar so ate 11cv, certo?

Obrigado,

Branco
Se tiver 11kw no livrete é na boa 125 e mais de 25 anos 952112
jjonhysam
jjonhysam

Masculino Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/01/2011
Mota : Suzuki GS500E

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  R3volution Qua 19 Out - 14:45

Caros foristas,

Ao ver esta promoção:

groupon.pt/deals/evora

fiquei a pensar, então dizem que quem tem a carta A1, apenas se necessita das aulas práticas... então quem quer tirar a carta A, não precisa de tirar o "código de motos"?

cumpts
R3volution
R3volution

Masculino Mensagens : 97
Data de inscrição : 19/10/2011
Mota : Yamaha XT660Z Ténéré

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  Marco Machado Qua 19 Out - 15:28

R3volution escreveu:Caros foristas,

Ao ver esta promoção:

groupon.pt/deals/evora

fiquei a pensar, então dizem que quem tem a carta A1, apenas se necessita das aulas práticas... então quem quer tirar a carta A, não precisa de tirar o "código de motos"?

cumpts

se tens carta B e mais de 25 anos estás automaticamente habilitado a conduzir motos até 125cc e com um maximo de 11kw, não é preciso tirar lições algumas, pode-se tirar a titulo particular por não se saber conduzir mas não é obrigatório.


http://www.usados.biz/carta_conducao.php

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  R3volution Qua 19 Out - 15:59

Sim isso eu sei, mas eu referia-me a quem quer tirar a carta A, para motociclos de cilindradas superiores. Tinha em mente que tem de ser feito um código (específico de motociclos) e claro o exame prático. Agora vejo nessa promoção que quem tem a carta A1 só precisa das aulas práticas, então supostamente o código da carta B e A1 serviria?
R3volution
R3volution

Masculino Mensagens : 97
Data de inscrição : 19/10/2011
Mota : Yamaha XT660Z Ténéré

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  Marco Machado Qua 19 Out - 16:02

R3volution escreveu:Sim isso eu sei, mas eu referia-me a quem quer tirar a carta A, para motociclos de cilindradas superiores. Tinha em mente que tem de ser feito um código (específico de motociclos) e claro o exame prático. Agora vejo nessa promoção que quem tem a carta A1 só precisa das aulas práticas, então supostamente o código da carta B e A1 serviria?

Pois ai também fiquei a nadar se encontrar informação posto aqui

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  Convidad Qua 19 Out - 16:05

Se for este o caso, parece-me que há uma maneira relativamente simples de a maior parte das pessoas darem a volta às aulas teóricas. Pelos vistos alguém referiu, que ao mudar de morada na carta, a nova carta veio com a designação A1 também.
Ora eu no meu caso, ainda tenho a morada dos meus pais na carta, e também posso ir mudar a morada para a minha actual. O que isto significaria, é que poderia ir a uma escola de condução, e fazer apenas as aulas práticas. Se assim fosse, já era um facilitismo grande :p

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  R3volution Qua 19 Out - 16:07

Exacto, deve de haver algo que não está bem naquela promoção, além de que um desconto de 477€ para 99€... era bom era =/
R3volution
R3volution

Masculino Mensagens : 97
Data de inscrição : 19/10/2011
Mota : Yamaha XT660Z Ténéré

Ir para o topo Ir para baixo

125 e mais de 25 anos Empty Re: 125 e mais de 25 anos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos