F125cc.com
Transportar mercadoria, legal ou ilegal? F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Transportar mercadoria, legal ou ilegal? F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
25 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 25 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Transportar mercadoria, legal ou ilegal?

+5
Marques
nunes
Marco Machado
elsobrolho
joaofandango
9 participantes

Ir para baixo

Transportar mercadoria, legal ou ilegal? Empty Transportar mercadoria, legal ou ilegal?

Mensagem  Marques Sex 30 Ago - 13:08

Boas!
Surgiu-me uma dúvida outro dia, pois queria levar uma caixa não muito grande no banco de trás pois não cabe na topcase, e lembrei-me que se for apanhado, posso levar com uma multa!
Alguém sabe se há alguma lei que fale do transporte de mercadorias num motociclo?
Nas scooters, pode-se transportar mercadoria junto aos pés?
As entidades reguladoras tapam os olhos, ou andam em cima do pessoal para ver se têm tudo agarrado e se as cordas respeitam as normas da CE e quiçá da Europa? lol
Marques
Marques

Masculino Mensagens : 148
Data de inscrição : 30/01/2013
Mota : Honda PS125i

Ir para o topo Ir para baixo

Transportar mercadoria, legal ou ilegal? Empty Re: Transportar mercadoria, legal ou ilegal?

Mensagem  joaofandango Sex 30 Ago - 13:16

sempre transportei coisas agarradas ao banco com a arranha e nunca me chatearam a cabeça Transportar mercadoria, legal ou ilegal? 697124
joaofandango
joaofandango

Masculino Mensagens : 275
Data de inscrição : 01/01/2013
Mota : YAMAHA YZF R125 (2010) YAMAHA FZX (1994) YAMAHA YZF R6 (2003)

Ir para o topo Ir para baixo

Transportar mercadoria, legal ou ilegal? Empty Re: Transportar mercadoria, legal ou ilegal?

Mensagem  elsobrolho Sex 30 Ago - 14:57

depende um pouco da mercadoria.
por exemplo, se fores buscar um capacete, ou frango assado, ou seja o que for assim mais "normal" (ou droga ahaha) é possivel que ninguém te mande parar.
Mas se fores ao Ikea e trouxeres várias coisas, ou por exemplo ao MARL comprar varios tipos de vegetais etc convem teres uma guia de transporte. just in case.
elsobrolho
elsobrolho

Masculino Mensagens : 837
Data de inscrição : 12/07/2011
Mota : HD XG750

Ir para o topo Ir para baixo

Transportar mercadoria, legal ou ilegal? Empty Re: Transportar mercadoria, legal ou ilegal?

Mensagem  joaofandango Sex 30 Ago - 16:58

vamos partir do principio q a carga n se vai por um elefante na mota Transportar mercadoria, legal ou ilegal? 314343 

desde q a carga seja bem acondicionada e segura n há o problema pois há o risco de a carga se soltar e acertar em alguém ou noutra viatura eu próprio já ia levando com um telemóvel a mais de 260km de um amigo meu q circulava com a mota dele a minha frente e o vento conseguiu lhe roubar o telemóvel hahahahhaahhahha   e a crise  Transportar mercadoria, legal ou ilegal? 314343 
claro q o telemóvel já n foi recuperado ainda la deve estar na reta dos comandos ic19 Transportar mercadoria, legal ou ilegal? 1987
joaofandango
joaofandango

Masculino Mensagens : 275
Data de inscrição : 01/01/2013
Mota : YAMAHA YZF R125 (2010) YAMAHA FZX (1994) YAMAHA YZF R6 (2003)

Ir para o topo Ir para baixo

Transportar mercadoria, legal ou ilegal? Empty Re: Transportar mercadoria, legal ou ilegal?

Mensagem  Marco Machado Sex 30 Ago - 17:21

tanto quanto sei não ha problema senão eu estava lixado quando vou fazer passeios de mota em que tenho de levar tenda saco cama colchão e por ai fora

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Transportar mercadoria, legal ou ilegal? Empty Re: Transportar mercadoria, legal ou ilegal?

Mensagem  nunes Sex 30 Ago - 17:22

joaofandango escreveu:vamos partir do principio q a carga n se vai por um elefante na mota Transportar mercadoria, legal ou ilegal? 314343 

desde q a carga seja bem acondicionada e segura n há o problema pois há o risco de a carga se soltar e acertar em alguém ou noutra viatura eu próprio já ia levando com um telemóvel a mais de 260km de um amigo meu q circulava com a mota dele a minha frente e o vento conseguiu lhe roubar o telemóvel hahahahhaahhahha   e a crise  Transportar mercadoria, legal ou ilegal? 314343 
claro q o telemóvel já n foi recuperado ainda la deve estar na reta dos comandos ic19 Transportar mercadoria, legal ou ilegal? 1987
na reta dos comandos a 260??????????????
Á ganda maluco.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

Transportar mercadoria, legal ou ilegal? Empty Re: Transportar mercadoria, legal ou ilegal?

Mensagem  Marques Sex 30 Ago - 19:30

Boas!
Estou a ver que não deve haver problemas na generalidade dos casos, excepto telemóveis suicidas ou sacos camas, até porque precisamos deles para nos deitar-mos nas curvas lol! Transportar mercadoria, legal ou ilegal? 314343 Transportar mercadoria, legal ou ilegal? 314343 .

Já agora, só por curiosidade, já alguém transportou um bolo de aniversário:bolo: ?
Gostaria de transportar um bolo de aniversário e não sei se na top case, fica alguma coisa de jeito, ou então "marrá-lo" ao banco.
Marques
Marques

Masculino Mensagens : 148
Data de inscrição : 30/01/2013
Mota : Honda PS125i

Ir para o topo Ir para baixo

Transportar mercadoria, legal ou ilegal? Empty Re: Transportar mercadoria, legal ou ilegal?

Mensagem  joaofandango Sex 30 Ago - 20:31

n sei se vai dar bom resultado mas n me importava de ir atras da tua mota no caso do bolo se lembrar se sair da caixa lol

agora a serio tudo vai depender da caixa em q o bolo vier e com uma condução cuidada axo q consegues :D
joaofandango
joaofandango

Masculino Mensagens : 275
Data de inscrição : 01/01/2013
Mota : YAMAHA YZF R125 (2010) YAMAHA FZX (1994) YAMAHA YZF R6 (2003)

Ir para o topo Ir para baixo

Transportar mercadoria, legal ou ilegal? Empty Re: Transportar mercadoria, legal ou ilegal?

Mensagem  Dissidente Sáb 31 Ago - 12:37

Não recomendo muito... por muito cuidada que seja a condução, uma curva "normal" inclina demasiado o bolo...

Uma amiga minha que faz bolos por encomenda nunca arriscava a trazer os bolos na mota. Vinha sempre de carro Transportar mercadoria, legal ou ilegal? 697124
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Transportar mercadoria, legal ou ilegal? Empty Re: Transportar mercadoria, legal ou ilegal?

Mensagem  joaofandango Sáb 31 Ago - 12:56

quando tinha a minha primeira mota (casal) fazíamos uma brincadeira no verão q era com uma caixa encher de agua amarrar ao banco e tentar fazer um percurso em menos tempo possível e com mais agua possível e era difícil lol! lol! lol! lol!
joaofandango
joaofandango

Masculino Mensagens : 275
Data de inscrição : 01/01/2013
Mota : YAMAHA YZF R125 (2010) YAMAHA FZX (1994) YAMAHA YZF R6 (2003)

Ir para o topo Ir para baixo

Transportar mercadoria, legal ou ilegal? Empty Re: Transportar mercadoria, legal ou ilegal?

Mensagem  Dissidente Sáb 31 Ago - 13:03

Eheheh isso faz-me lembrar um episódio do Top Gear Transportar mercadoria, legal ou ilegal? 750583 

Mas é um exercício giro de se fazer Transportar mercadoria, legal ou ilegal? 952112
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Transportar mercadoria, legal ou ilegal? Empty Re: Transportar mercadoria, legal ou ilegal?

Mensagem  Marques Dom 1 Set - 8:28

joaofandango escreveu:quando tinha a minha primeira mota (casal) fazíamos uma brincadeira no verão q era com uma caixa encher de agua amarrar ao banco e tentar fazer um percurso em menos tempo possível e com mais agua possível e era difícil lol! lol! lol! lol!
Boa! Pode ser uma ideia a realizar para o 3º encontro em constância! Atenção, eu fico a moderar!Transportar mercadoria, legal ou ilegal? 314343
Marques
Marques

Masculino Mensagens : 148
Data de inscrição : 30/01/2013
Mota : Honda PS125i

Ir para o topo Ir para baixo

Transportar mercadoria, legal ou ilegal? Empty Re: Transportar mercadoria, legal ou ilegal?

Mensagem  Dias Dom 1 Set - 12:22

Até agora as autoridades nunca me incomodaram (mas também não costumo andar a chamar-lhes a atenção). O que é que já tenho transportado na scooter:
- botija de gás (13 kg do gás + 14 kg da botija);
- "jerry can" de 25 kg de lixívia;
- 15 kg de latas de comida para cão;
- uma bomba de água de 1" c/ motor eléctrico de 3/4 cv;
- mala térmica com gelo e cervejas;
- outras coisas que agora não me lembro.

De preferência transporto na plataforma junto aos pés porque na grelha (atrás) faz muito varejo e levanta-me a roda da frente.

Do ponto de vista legal, não conheço limitações específicas, mas as autoridades podem sempre dizer que é um perigo para a circulação. Contudo, não estando especificado na lei, podemos sempre contrapôr e evitar a multa (mas não nos livramos das chatices).
Para coisas mais volumosas, já pensei em arranjar um atrelado (não sei se tem obrigatoriamente de ter matrícula e luzes, ou se não é necessário se não tapar as da moto).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Transportar mercadoria, legal ou ilegal? Empty Re: Transportar mercadoria, legal ou ilegal?

Mensagem  alfredo lopes Dom 1 Set - 16:41

Boas Pessoal
O qu diz a Lei!!!! Código da Estrada.
O Artigo 56.º - Transporte de carga

     1 — A carga e a descarga devem ser feitas pela retaguarda ou pelo lado da faixa de rodagem junto de cujo limite o veículo esteja parado ou estacionado.
      2 — É proibido o trânsito de veículos ou animais carregados por tal forma que possam constituir perigo ou embaraço para os outros utentes da via ou danificar os pavimentos, instalações, obras de arte e imóveis marginais.
      3 — Na disposição da carga deve prover-se a que:

             a) Fique devidamente assegurado o equilíbrio do veículo, parado ou em marcha;
             b) Não possa vir a cair sobre a via ou a oscilar por forma que torne perigoso ou incómodo o seu transporte ou provoque a projecção de detritos na via pública;
             c) Não reduza a visibilidade do condutor;
             d) Não arraste pelo pavimento;
             e) Não seja excedida a capacidade dos animais;
             f) Não seja excedida a altura de 4 m a contar do solo;
             g) Tratando-se de veículos destinados ao transporte de passageiros, aquela não prejudique a correcta identificação dos dispositivos de sinalização, de iluminação e da chapa de matrícula e não ultrapasse os contornos envolventes do veículo, salvo em condições excepcionais fixadas em regulamento;
             h) Tratando-se de veículos destinados ao transporte de mercadorias, aquela se contenha em comprimento e largura nos limites da caixa, salvo em condições excepcionais fixadas em regulamento;
             i) Tratando-se de transporte de mercadorias a granel, aquela não exceda a altura definida pelo bordo superior dos taipais ou dispositivos análogos.

      4 — Consideram-se contornos envolventes do veículo os planos verticais que passam pelos seus pontos extremos.
      5 — Quem infringir o disposto nos n.ºs 1 e 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300.
      6 — Quem infringir o disposto no n.º 3 é sancionado com coima de € 120 a € 600, se sanção mais grave não for aplicável, podendo ser determinada a imobilização do veículo ou a sua deslocação para local apropriado, até que a situação se encontre regularizada.
alfredo lopes
alfredo lopes

Masculino Mensagens : 7622
Data de inscrição : 06/02/2012
Mota : Honda Deauville 650 NT

Ir para o topo Ir para baixo

Transportar mercadoria, legal ou ilegal? Empty Re: Transportar mercadoria, legal ou ilegal?

Mensagem  eugen0303 Dom 20 Abr - 16:58

Dias escreveu:Até agora as autoridades nunca me incomodaram (mas também não costumo andar a chamar-lhes a atenção). O que é que já tenho transportado na scooter:
- botija de gás (13 kg do gás + 14 kg da botija);
- "jerry can" de 25 kg de lixívia;
- 15 kg de latas de comida para cão;
- uma bomba de água de 1" c/ motor eléctrico de 3/4 cv;
- mala térmica com gelo e cervejas;
- outras coisas que agora não me lembro.

De preferência transporto na plataforma junto aos pés porque na grelha (atrás) faz muito varejo e levanta-me a roda da frente.

Do ponto de vista legal, não conheço limitações específicas, mas as autoridades podem sempre dizer que é um perigo para a circulação. Contudo, não estando especificado na lei, podemos sempre contrapôr e evitar a multa (mas não nos livramos das chatices).
Para coisas mais volumosas, já pensei em arranjar um atrelado (não sei se tem obrigatoriamente de ter matrícula e luzes, ou se não é necessário se não tapar as da moto).
Ganda carga :) ,espero que não foi tudo de uma vez :)
Isto lembra-me da ha 7-8 anos atras, tinha eu uma zundapp toda torta, so um capacete, barulho qb e decido ir a Feira Nova do Barreiro mais a minha mulher para comprar prenda para a menina uma boneca que tinha 1,2m de altura ( na altura era mais alta que a filha ),numa caixa maior ainda,era na altura de natal, e pensei eu que para nao se notar nada pois so tinha um capacete, melhor era irmos os dois SEM CAPACETES!!!!!!!!!! Imaginem :) so entao vi eu realmente o barulho que ela fazia :D .
Mas tive sorte e nao encontrei nada no caminho.
Entretanto ganhei juizo
eugen0303
eugen0303

Masculino Mensagens : 11
Data de inscrição : 14/03/2014
Mota : Honda Vision

Ir para o topo Ir para baixo

Transportar mercadoria, legal ou ilegal? Empty Re: Transportar mercadoria, legal ou ilegal?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos