F125cc.com
Mudar Filtro de Gasolina na Moto F125cc10
Maio 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
39 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 38 Visitantes :: 2 Motores de busca

Manuel 123

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Mudar Filtro de Gasolina na Moto

Ir em baixo

Mudar Filtro de Gasolina na Moto Empty Mudar Filtro de Gasolina na Moto

Mensagem  kymbusa em Qui 9 Jan - 1:56

Boas Companheiros
Abri este tópico para aprender mais sobre filtros de gasolina e saber com quantos quilómetros devo mudar o filtro de combustível da minha Piaggio FLY 125 3v ,já que o manual do usurário da Piaggio , nada refere sobre a sua mudança.
A scooter é com injeção de combustível e leva um filtro de gasolina normal em plástico, só que está montado junto á bomba de injeção de combustível , que dá uma lavoura grande para lá chegar e substituir o filtro
A minha pergunta é :
--O filtro é mudado amiúde ou nunca deve ser mudado ?
Gostava de auscultar a vossa opinião sobre o assunto, para fazer jurisprudência numa futura mudança do dito filtro de gasolina da minha scooter
A Piaggio já tem 20 000km feitos e nunca mudou este filtro. Será que está na hora de o mudar ?
Anexo o link da foto do referido filtro.
http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img826/1939/s0zc.jpg
OBRIGADO

kym

Mudar Filtro de Gasolina na Moto 239073

Última edição por kymbusa em Dom 12 Jan - 17:56, editado 1 vez(es)
kymbusa
kymbusa

Masculino Mensagens : 225
Mota : SUZUKI Burgman UH125

Mudar Filtro de Gasolina na Moto Empty Re: Mudar Filtro de Gasolina na Moto

Mensagem  Carlos Alexandre em Qui 9 Jan - 10:45

atençao que á modelos que so vendem tudo completo bomba e filtro é tudo pegado
por isso informa-te  Mudar Filtro de Gasolina na Moto 952112 
podera de ter que levar tudo de x em x kms
Carlos Alexandre
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 6361
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Mensagem  Dias em Qui 9 Jan - 17:58

kymbusa escreveu:... O filtro é mudado amiúde ou nunca deve ser mudado ? ...
Nem uma coisa nem outra... mais que não seja por uma questão de bom-senso!

Esta questão do kymbusa é um caso particular de 2 questões mais gerais:
1) Deve-se fazer manutenção preventiva ou, pelo contrário, não se toca no equipamento (ou em algum dos seus componentes) até que avarie?
2) Com que frequência é que deve ser feita a manutenção preventiva?

Como já estou a imaginar que há alguém a pensar "o Dias passou-se!", passo já ao contra-ataque.
1) As sondas espaciais, tomando como exemplo a Voyager 2 que foi lançada em 1977 e que ainda continua a trabalhar, têm manutenção preventiva?
São quase 37 anos e é um dos objectos fabricados pelo homem que percorreu a maior distância em condições operacionais. Então se um brinquedo de 722 kg, muito mais complexo do que uma moto, não tem manutenção, porque é que uma moto precisa?
A resposta a esta pergunta é simples... é pagar mais €€€€€€€€€€€€€ no momento da compra!
Note-se que se calhar até a Voyager 2 tem componentes fabricados na China! Se não me enganei nas contas, a distância actualmente percorrida pela Voyager 2 é de ~34.000.000.000 km (nem a Valentina do veiga se aproxima deste valor).
2) Voltando ao filtro de gasolina, para que é preciso mudar o filtro (mesmo que o fabricante o aconselhe) se a gasolina não tiver porcaria e se o filtro não tiver sido intencionalmente construído para ser tão mau que precise de ser substituído mesmo que a gasolina seja limpa? Inversamente, o filtro, por muito bom que seja, vai estar nas lonas se a gasolina estiver cheia de zurrapa.

Conclusão: não há uma resposta única para as questões de manutenção (penso eu de que).

Aproveito para dizer que a correia do variador da minha Cygnus começou a guinchar no Verão passado com apenas 10.000 km. Fiquei aflito e pedi à oficina que tivessem uma correia para substituir. Contudo, isto aconteceu quando tinha uma fuga de óleo no motor e, espanto dos espantos (ou talvez não), o guinchar desapareceu depois do problema da fuga ter sido resolvido.
Explicação: Apesar da fuga de óleo não ser na zona da correia, era na do ventilador, o que quer dizer que vapores de óleo iam parar a todo o sítio.
Assim, como só uso a Cygnus para ir às compras e para dar umas voltinhas (a menos de 100 km de casa e da oficina), agora só estou a pensar mudar a correia lá para mais perto dos 17.000 (a menos que ela se parta antes). Aqui está um bom exemplo de como não há um critério absoluto para a frequência da manutenção ou mesmo para a necessidade dela.

Contudo, há regras básicas de bom-senso que não convem esquecer:
- Se é barato e fácil de substituir... substitui-se (o filtro é barato, mas está num sítio lixado).
- Se já avisou que está com problemas... substitui-se.
- Se se vai fazer uma viagem de 2.000 km... substitui-se.
- Se, por razões estatísticas, e.g. por sugestão do fabricante, é previsível que se avarie... substitui-se (tanto mais quanto maior for o perigo de poder provocar outras avarias cujo preço e/ou dificuldade de reparação sejam elevados).

Uma alternativa à substituição imediata é comprar e guardar debaixo do banco para o caso de ser preciso.

Concretamente no que diz respeito ao filtro de gasolina, é um componente que costuma "avisar" à medida que se vai entupindo (o motor começa a falhar nos regimes elevados). Contudo, numa moto com muitos anos (muita porcaria dentro do depósito), pode bastar abanar a moto (e.g. uma queda) para que um filtro novo fique todo entupido.

Eu deixava andar até que começasse a notar que estava a entupir... a menos que precisasse de uma garantia que podia, sem problemas, ir fazer muitos kms de punho enrolado em condições em que não teria assistência.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5272
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mudar Filtro de Gasolina na Moto Empty Mudar Filtro de Gasolina na Moto

Mensagem  kymbusa em Sex 10 Jan - 0:24

Carlos Alexandre escreveu:atençao que á modelos que so vendem tudo completo bomba e filtro é tudo pegado
por isso informa-te  Mudar Filtro de Gasolina na Moto 952112 
podera de ter que levar tudo de x em x kms

Carlos Alexandre acho que isso acontece com a Piaggio , pois só vendem tudo em conjunto.
O manual nada refere á troca do kit do filtro e bomba.

Vou deixar andar até o filtro entupir, vou seguir o conselho do Dias
Obrigado pelas dicas foram valiosas  Mudar Filtro de Gasolina na Moto 697124  Mudar Filtro de Gasolina na Moto 697124 
kym

Dias escreveu:
kymbusa escreveu:... O filtro é mudado amiúde ou nunca deve ser mudado ? ...
Nem uma coisa nem outra... mais que não seja por uma questão de bom-senso!

Eu deixava andar até que começasse a notar que estava a entupir... a menos que precisasse de uma garantia que podia, sem problemas, ir fazer muitos kms de punho enrolado em condições em que não teria assistência.

kymbusa
kymbusa

Masculino Mensagens : 225
Mota : SUZUKI Burgman UH125

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: