F125cc.com
CBR 125 - proibido escape!?  F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
CBR 125 - proibido escape!?  F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
75 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 75 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

CBR 125 - proibido escape!?

+4
Sérgio B
Marco Machado
Dissidente
Jordan
8 participantes

Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  Jordan Qua 4 Jun - 22:19



Boas,

á dias pus um tópico a perguntar qual comprar.. uma r125 ou cbr 125, e disse que ia para a yamaha, mas decidi-me por uma mais económica e mais de mais fácil condução.

hoje fui ao stand ver da cbr125 (para comprar nova) e perguntei se dava para encomendar uma linha de escape (akrapovic ou leovince) para fazer mais estrondo, e o senhor do stand disse-me que nas cbr's esses escapes, ou até mesmo só a ponteira, é proibido pois é de racing e não para andar na estrada.. (até disse que vinha com o selo da homologação e que era visivel e facil de pagar 600 euros de multa..) eu tenho visto em fotos, e acho que já vi até mesmo aqui no forum muitas cbr's 125 cc com o escape leovince..

a pergunta é: é mesmo como o senhor disse ou há mesmo muita gente a correr o risco de pagar 600 euros de multa? (se conhecerem mais alguma pff digam-me mais alguma marca de escape que seja legal e que dê para a mota ficar 'barulhenta')

cumpzzzz
Jordan
Jordan

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 29/05/2014
Mota : *

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  Dissidente Qua 4 Jun - 22:28

Se o equipamento (neste caso a linha de escape) tiver homologação CE, e os níveis sonoros não excederem os indicados no livrete da mota é perfeitamente legal, e não têm ponta por onde pegar.

No entanto típicamente o pessoal troca o escape pelo "chimfrim" (hey, loud pipes save lives... foi uma opinião que mudei ao longo do tempo quando comecei a andar de mota), e embora seja relativamente raro uma operação stop ter medidores de intensidade sonora devidamente calibrados e funcionais (ou sequer tê-los), estás sempre sujeito a ela.
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  Marco Machado Qua 4 Jun - 23:25

esse vendedor não qúer é vender lol
como disse o Dissidente desde que o som não passe os dcb que estão no livrete podes por o escape que quiseres

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  Sérgio B Qua 4 Jun - 23:53

Um colega meu tem uma R125 e o escape que a Yamaha (salvo erro era da Akrapovic) vendia era só para circuito e não para via pública.
Sérgio B
Sérgio B

Masculino Mensagens : 258
Data de inscrição : 15/09/2012
Mota : Famel XF-17 e Piaggio Fly 125

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  Dissidente Qui 5 Jun - 0:01

Sérgio, e então? A Yamaha (ou o fabricante do equipamento) só te está a vender uma peça. A responsablidade de uso é tua.

Também podes comprar um foguete a uma casa de material pirotécnico. A responsabilidade de o meteres de lado da mota para o lançar sobre gente estúpida que te quer varrer da estrada é tua...

ok ok... a imaginação já vai em altas rotações  CBR 125 - proibido escape!?  326955  CBR 125 - proibido escape!?  314343
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  nunes Qui 5 Jun - 10:29

Dissidente escreveu:Sérgio, e então? A Yamaha (ou o fabricante do equipamento) só te está a vender uma peça. A responsablidade de uso é tua.

Também podes comprar um foguete a uma casa de material pirotécnico. A responsabilidade de o meteres de lado da mota para o lançar sobre gente estúpida que te quer varrer da estrada é tua...

ok ok... a imaginação já vai em altas rotações  CBR 125 - proibido escape!?  326955  CBR 125 - proibido escape!?  314343

o tipo da Honda tb não disse que não lho vende.
apenas lhe disse que é proibido.
claro que sendo proibido acredito que se o Jordan o colocar pode dizer adeus á garantia.
é que as motas a fazer barulho são muitos lindas, dão um gozo do caraças, mas só para alguns. o "gajo" que vai em cima da mota leva um utencilio na cabeça chamado capacete que abafa, muito, o som produzido pela mota mas aqueles por quem a mota passa não estão prevenidos para esse efeito. Pena é que as nossas autoridades fiscalizem tanta coisa sem sentido.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  Sérgio B Qui 5 Jun - 11:08

Sim, eu sei que é proibido e então?!

Só compra e usa quem quer.
Sérgio B
Sérgio B

Masculino Mensagens : 258
Data de inscrição : 15/09/2012
Mota : Famel XF-17 e Piaggio Fly 125

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  BrunoSilva Qui 5 Jun - 11:31

nunes escreveu:
claro que sendo proibido acredito que se o Jordan o colocar pode dizer adeus á garantia..

porque que perde a garantia? se ele compra o escape na marca atraves concessionário e o mesmo é instalado por eles, porque raio haveria de perder a garantia?

o facto de ser racing only e nao street, nao impede de o por.
alias, ele podia comprar a moto so para andar em track day's e aí pode andar com tudo o que quiser... e ela estava na garantia!
BrunoSilva
BrunoSilva

Masculino Mensagens : 2986
Data de inscrição : 21/08/2012
Mota : Kawasaki ER-6N '13

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  nunes Qui 5 Jun - 12:02

brunofps escreveu:
nunes escreveu:
claro que sendo proibido acredito que se o Jordan o colocar pode dizer adeus á garantia..

porque que perde a garantia? se ele compra o escape na marca atraves  concessionário e o mesmo é instalado por eles, porque raio haveria de perder a garantia?

o facto de ser racing only e nao street, nao impede de o por.
alias, ele podia comprar a moto so para andar em track day's e aí pode andar com tudo o que quiser... e ela estava na garantia!

sim Bruno mas sendo proibido será que a marca o vai instalar?
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  BrunoSilva Qui 5 Jun - 12:37

é só proibido para estrada, ou seja, ele em circuito fechado de competicao (versao racing) é permitido.

os escapes sao assim porque dao muito mais potencia, logo muita mais poluicao e ruido. é a unica razao de nao serem homologados para andarem na rua.
BrunoSilva
BrunoSilva

Masculino Mensagens : 2986
Data de inscrição : 21/08/2012
Mota : Kawasaki ER-6N '13

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  Fernando Gil Qui 5 Jun - 15:28

Nunes escreveu:
...........

o tipo da Honda tb não disse que não lho vende.
apenas lhe disse que é proibido.
claro que sendo proibido acredito que se o Jordan o colocar pode dizer adeus á garantia.
é que as motas a fazer barulho são muitos lindas, dão um gozo do caraças, mas só para alguns. o "gajo" que vai em cima da mota leva um utencilio na cabeça chamado capacete que abafa, muito, o som produzido pela mota mas aqueles por quem a mota passa não estão prevenidos para esse efeito. Pena é que as nossas autoridades fiscalizem tanta coisa sem sentido.

Há escapes homologados para "estrada" que fazem um som lindo. Não se deve confundir este som com ruído, que é bem diferente. Mas também acredito que isto é subjetivo. Se todos gostassem só de scooters elétricas, o mundo das motas não seria o mesmo, não é verdade Nunes? Mas isto sou eu a falar  CBR 125 - proibido escape!?  7373
Fernando Gil
Fernando Gil

Masculino Mensagens : 596
Data de inscrição : 10/07/2013
Mota : Ex (Daelim Roadwin 125R, Honda CB500, Hyosung Comet 250, Yamaha XJ600). Atualmente: À procura...

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  Cabecinhas Qui 5 Jun - 16:19

brunofps escreveu:é só proibido para estrada, ou seja, ele em circuito fechado de competicao (versao racing) é permitido.

os escapes sao assim porque dao muito mais potencia, logo muita mais poluicao e ruido. é a unica razao de nao serem homologados para andarem na rua.

Calma lá com muito mais potência... os melhores escapes dão um rendimento de 10-15% de rendimento, e já me estou a esticar.

Agora pessoal, colocar um escape e depois não fazer a referida afinação é mandar dinheiro para o lixo.

Já foi dito acima que desde que o escape tenha marcação CE e que os décibeis não excedam os que estão no livrete, podes colocar o que quiseres. No entanto, não conheço ninguém que tenha sido multado por excesso de barulho.
Cabecinhas
Cabecinhas

Masculino Mensagens : 150
Data de inscrição : 05/06/2014
Mota : Ninja 250R com vitaminas

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  nunes Qui 5 Jun - 16:49

fernando.gil.14855 escreveu:
Nunes escreveu:
...........

o tipo da Honda tb não disse que não lho vende.
apenas lhe disse que é proibido.
claro que sendo proibido acredito que se o Jordan o colocar pode dizer adeus á garantia.
é que as motas a fazer barulho são muitos lindas, dão um gozo do caraças, mas só para alguns. o "gajo" que vai em cima da mota leva um utencilio na cabeça chamado capacete que abafa, muito, o som produzido pela mota mas aqueles por quem a mota passa não estão prevenidos para esse efeito. Pena é que as nossas autoridades fiscalizem tanta coisa sem sentido.

Há escapes homologados para "estrada" que fazem um som lindo. Não se deve confundir este som com ruído, que é bem diferente. Mas também acredito que isto é subjetivo. Se todos gostassem só de scooters elétricas, o mundo das motas não seria o mesmo, não é verdade Nunes? Mas isto sou eu a falar  CBR 125 - proibido escape!?  7373

tens toda a razão Fernando. E eu gosto de ouvir um bom som vindo de uma mota. Mas quase todos os bons sons são homologados para estrada. Agora o "som" que se ouve vindo de uma mota de pista que passa ao lado da esplanada onde eu estou em amena conversa a beber uma jola e a comer uns caracóis transforma-se em ruído.
Ora, se eu colocar um escape próprio para corridas na mota com que ando na estrada, se esse escape emite décibeis bem acima do permitido para estrada, essa mota emite som ou emite ruído?
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  Cabecinhas Qui 5 Jun - 16:51

nunes escreveu:escape emite décibeis bem acima do permitido para estrada, essa mota emite som ou emite ruído?

Isso é como a questão da beleza é subjectivo, eu não gosto muito de granel mas gosto de um barulho que se ouça e faça ouvir e que vá abrindo consoante a rotação.

Cabecinhas
Cabecinhas

Masculino Mensagens : 150
Data de inscrição : 05/06/2014
Mota : Ninja 250R com vitaminas

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  nunes Qui 5 Jun - 17:00

só por curiosidade, aqui há uns dias estive nas verificações técnicas das motas que participaram no enduro aqui em castelo Branco. Vocês sabem que a 1ª verificação que é feita a essas motas é exatamente a verificação do som/ruído emitido pelas mesmas? E que esta verificação é feita por um membro da Federação Portuguesa de Motociclismo? E que se uma mota ultrapassar o som permitido mais a tolerância que é dada, não participa na prova a menos que resolva o problema a tempo?
Porque será?
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  Cabecinhas Qui 5 Jun - 17:04

Sei que em Enduro fazem vistoria... agora nas provas de velocidade...

Faz sentido, porque existe aberrações em termos de ruído que se torna prejudicial para o piloto e plateia.
Cabecinhas
Cabecinhas

Masculino Mensagens : 150
Data de inscrição : 05/06/2014
Mota : Ninja 250R com vitaminas

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  nunes Qui 5 Jun - 17:07

Cabecinhas escreveu:Sei que em Enduro fazem vistoria... agora nas provas de velocidade...

Faz sentido, porque existe aberrações em termos de ruído que se torna prejudicial para o piloto e plateia.

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh. é isto que estou a querer dizer desde o inicio.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  Dissidente Qui 5 Jun - 20:15

O ideal e mais barato é comprar um intercom bluetooth e ter no telemóvel uns MP3 de uns motores porreiros. Assim podem escolher que motor querem estar a "conduzir" e o volume do mesmo  CBR 125 - proibido escape!?  326955  CBR 125 - proibido escape!?  314343  CBR 125 - proibido escape!?  314343  CBR 125 - proibido escape!?  314343
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  nunes Qui 5 Jun - 21:31

Dissidente escreveu:O ideal e mais barato é comprar um intercom bluetooth e ter no telemóvel uns MP3 de uns motores porreiros. Assim podem escolher que motor querem estar a "conduzir" e o volume do mesmo  CBR 125 - proibido escape!?  326955  CBR 125 - proibido escape!?  314343  CBR 125 - proibido escape!?  314343  CBR 125 - proibido escape!?  314343


isso dava jeito para a minha scooter. aproveitava e colocava uma colunas para a malta dos carros me ouvir.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 125 - proibido escape!?  Empty Re: CBR 125 - proibido escape!?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos