F125cc.com
À esquerda ou à direita? F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
À esquerda ou à direita? F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
68 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 68 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

À esquerda ou à direita?

4 participantes

Ir para baixo

À esquerda ou à direita? Empty À esquerda ou à direita?

Mensagem  Dias Qua 18 Jun - 11:52

Como ainda sou novo (pouco mais de 4 anos) nas motos, é natural que haja coisas que ainda não entenda.
Ao contrário do que costumo fazer, desta vez vou começar pelos "finalmentes" para perceberem do que vou falar.
As minhas questões são:
 
- O escape deve estar do lado direito e a transmissão do lado esquerdo, como em Portugal, ou deve ser ao contrário?
- Porque é que o descanso lateral está sempre do lado esquerdo, independentemente da posição do escape/transmissão?
- Porque é que a posição do escape/transmissão não depende de se circular à direita ou à esquerda?
- Há motos para canhôtos, ou, se não há, porquê? (estou a falar da localização dos controlos da moto)

 
Peço desculpa de estou a fazer perguntas estúpidas, ou a perguntar coisas que toda a gente sabe, mas eu não sei!
 
Agora, que já apresentei os "finalmentes", posso passar mais calmamente aos "considerandos".
 
Nos enlatados que circulam pelo lado direito da via, o volante está à esquerda (para que o condutor esteja mais perto dos veículos que circulam em sentido contrário), a alavanca das velocidades e o travão de mão estão do lado direito (por uma questão de "arrumação" e porque o motor/transmissão estão ao centro) e o escape está à esquerda (para ficar mais afastado dos passeios). Na circulação à esquerda, e pelas mesmas razões apresentadas acima, as posições do volante, caixa, travão de mão e escape estão invertidas.
O mesmo não acontece nas motos com o sentido da circulação. Porquê?
Ups... estava-me a esquecer de uma situação ainda mais bizarra: as motos com "side-car", em que só o carro é que está do lado da circulação, mas o escape, transmissão e controlos da moto ficam na mesma.
 
Desde já os meus agradecimentos a quem conseguir explicar estas coisas.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

À esquerda ou à direita? Empty Re: À esquerda ou à direita?

Mensagem  tiagopinto Qua 18 Jun - 12:11

Bom dia Dias,

Eu vou tentar responder á primeira com algo que me disseram sobre carros há uns tempos, em que as linhas de escape eram desenhadas de acordo com os paises de origem dos mesmos, por exemplo um carro de um pais onde se conduz pela faixa esquerda( Japão, Inglaterra) a saida de escape é à direita, enquanto que um carro de um pais europeu tem a saida de escape á esquerda.

Exemplo: Nissan Micra( Japão)

À esquerda ou à direita? Nissan-micra-back

À esquerda ou à direita? Audi_A6_922318-0

Nos motociclos não sei, talvez seja mais facil devido ao manuseamento da caixa de velocidades que se encontra à esquerda, pelo que acho que é isso o porquê de estar à direita o escape.

O a caixa ser sempre à esquerda penso que possa ser para ser uma "norma universal", para facilitar a condução de qualquer moto por parte de qualquer condutor, mas sei que algumas motos têm caixa invertida: (Uma para cima, o resto para baixo)

A parte do descanso e dos controlos para canhotos, nao faço a minima ideia, e também nao tenho a certeza do que digo, é o que eu suponho, mas caso alguem saiba responder gostava de entender também melhor, pois entrei neste mundo de motos há menos de um ano e pouco entendo para além de conduzir.
tiagopinto
tiagopinto

Masculino Mensagens : 136
Data de inscrição : 01/03/2014
Mota : Keeway RKV 125

Ir para o topo Ir para baixo

À esquerda ou à direita? Empty Re: À esquerda ou à direita?

Mensagem  Dias Qua 18 Jun - 12:20

Pois... O problema é que eu só tenho tido Toyota (Japão) e os escapes estão todos à esquerda.

Nota: Como a linha de escape não cruza a transmissão nos com tracção atrás, nos de motor longitudinal até a cabeça tem as janelas de escape para o lado oposto ao da circulação.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

À esquerda ou à direita? Empty Re: À esquerda ou à direita?

Mensagem  tiagopinto Qua 18 Jun - 13:00

Pois, quanto a isso nao sei, tanto no Yaris da casa como no A6 a regra que te expliquei cumpre-se, só se tiver a ver com a fabrica em que são feitos os veículos ou então em determinados modelos a marca prevê uma adesão de um mercado com regras de condução diferente e faz uma gama com o escape de lado diferente do de pais de origem, adaptando-os assim para o estilo de vida que o modelo vai ter no mundo.

Isto são tudo suposições, mas pode ser que dentro daqui saia alguma conclusão verdadeira
tiagopinto
tiagopinto

Masculino Mensagens : 136
Data de inscrição : 01/03/2014
Mota : Keeway RKV 125

Ir para o topo Ir para baixo

À esquerda ou à direita? Empty Re: À esquerda ou à direita?

Mensagem  Dias Qua 18 Jun - 16:20

Para ajudar à confusão, quando fui almoçar reparei nos Citroën (C3 e C1) e tinham o escape do lado direito.
Quem ajuda?
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

À esquerda ou à direita? Empty Re: À esquerda ou à direita?

Mensagem  luism Qui 19 Jun - 15:38

Bem, a embreagem, o descanso, o acelerador e os travões têm mesmo que estar onde estão, por normas universais( nos carros também não podes inverter a posição do travão com o acelerador). Se o travão traseiro está do lado direito o pedal das mudanças tem que ir para o lado esquerdo e como consequência a caixa e transmissão também. O escape não é uma obrigatoriedade estar no lado direito, existem motas com escape duplo e outras com escape central, na realidade este componente deveria estar sempre "do lado do passeio" para que os peões, e os carros ao serem ultrapassados dessem mais pela nossa presença mas acho que é uma questão mercado e custos.
luism
luism

Masculino Mensagens : 389
Data de inscrição : 14/03/2012
Mota : Aprilia pegaso 650

Ir para o topo Ir para baixo

À esquerda ou à direita? Empty Re: À esquerda ou à direita?

Mensagem  NPedrosa Qui 19 Jun - 17:05

Os meus dois alemães cá de casa (Opel e Audi) têm o escape do lado esquerdo.
NPedrosa
NPedrosa

Masculino Mensagens : 2005
Data de inscrição : 27/02/2014
Mota : KTM 1290 Super Duke R Exs: Yamaha MT-09 (X2), Yamaha MT-07, KTM Duke 125 ABS

Ir para o topo Ir para baixo

À esquerda ou à direita? Empty Re: À esquerda ou à direita?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos