Quem está conectado?
Há 103 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 103 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
Duvidas compra/venda de 125cc
+3
Helder Cruz
j-santos
Mario_Marques
7 participantes
Página 1 de 1
Duvidas compra/venda de 125cc
Boas,
Vou me iniciar recentemente no mundo das duas rodas e tenho algumas questões e agradecia se me pudessem responder.
Andei indeciso entre vários modelos de motos,cbf125,cbr125r,sym wolf,pcx,yzf125,etc e acabeou por surgir uma oportunidade de negócio de um conhecido do Algarve por uma cb125f vi várias reviews na net,entre elas a visordown motorcycle news,autotrader e MPANeves (que é português,portanto se andares por aqui muito obrigado).
No entanto eu sou uma pessoa um pouco desconfiada e não conheço esta pessoa do lado nenhum,é um amigo de um amigo de um amigo e a minha questão é a seguinte:
Eu não percebo de nada de motas mas já me disseram para ter atenção ao numero do quadro da mota,se coincide com o livrete mas eu nem sei onde isso fica.
Já agora,como posso ver se a mota tem algum problema legal ?Para me proteger,claro.
Penhoras ou multas ou coisas do género . . .É que não me apetece estar a pagar a mota,o registo e depois veem-me buscar a mota a casa.
É que com os carros bastava-me ir á policia e perguntar e eles normalmente diziam se estava tudo bem.
Eu nunca andei de moto,será que consigo trazê-la do Algarve,sozinho,pela A2?
É que já arranjei alternativa para a ponte,faço um desvio e apanho o barco em Cacilhas . . .isto se a comprar (se não tiver nenhum problema).
Cumprimentos
Vou me iniciar recentemente no mundo das duas rodas e tenho algumas questões e agradecia se me pudessem responder.
Andei indeciso entre vários modelos de motos,cbf125,cbr125r,sym wolf,pcx,yzf125,etc e acabeou por surgir uma oportunidade de negócio de um conhecido do Algarve por uma cb125f vi várias reviews na net,entre elas a visordown motorcycle news,autotrader e MPANeves (que é português,portanto se andares por aqui muito obrigado).
No entanto eu sou uma pessoa um pouco desconfiada e não conheço esta pessoa do lado nenhum,é um amigo de um amigo de um amigo e a minha questão é a seguinte:
Eu não percebo de nada de motas mas já me disseram para ter atenção ao numero do quadro da mota,se coincide com o livrete mas eu nem sei onde isso fica.
Já agora,como posso ver se a mota tem algum problema legal ?Para me proteger,claro.
Penhoras ou multas ou coisas do género . . .É que não me apetece estar a pagar a mota,o registo e depois veem-me buscar a mota a casa.
É que com os carros bastava-me ir á policia e perguntar e eles normalmente diziam se estava tudo bem.
Eu nunca andei de moto,será que consigo trazê-la do Algarve,sozinho,pela A2?
É que já arranjei alternativa para a ponte,faço um desvio e apanho o barco em Cacilhas . . .isto se a comprar (se não tiver nenhum problema).
Cumprimentos
ion- Mensagens : 11
Mota : CB125F
Re: Duvidas compra/venda de 125cc
Pode consultar as duvidas legais na loja do cidadão.
Não creio que haja muita gente a "martelar" quadros de motas dessas, mas sim, deve conferir isso, o numero de quadro deve estar à partida ao pé da caixa de direção.
Em relação a trazer a mota pela autoestrada com zero experiência eu pessoalmente não acho boa ideia pois não é uma situação muito confortável, não é impossível mas se puder evitar melhor pelo menos ate ter alguma experiência e se sentir confortável e confiante com ela.
Não creio que haja muita gente a "martelar" quadros de motas dessas, mas sim, deve conferir isso, o numero de quadro deve estar à partida ao pé da caixa de direção.
Em relação a trazer a mota pela autoestrada com zero experiência eu pessoalmente não acho boa ideia pois não é uma situação muito confortável, não é impossível mas se puder evitar melhor pelo menos ate ter alguma experiência e se sentir confortável e confiante com ela.
Mario_Marques- Mensagens : 238
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125
Mario_Marques escreveu:Pode consultar as duvidas legais na loja do cidadão.
Obrigado pela resposta Mário Marques,
Eu ainda pensei em andar em horas em que houvesse menos gente e andei a ver tutoriais no youtube (cagerontwowheels,também é português e se estiver por aqui tambem lhe agradeço muito) mas sei bem que não é boa ideia por isso é que convidei o meu irmão que já tem uns 10 anos de experiência mas ele é um cortes
Não há uma forma de alguem a levar? Tipo uma transportadora? Ou um reboque ou assim?
Outra coisa é que ainda não comprei material e vou ver amanhã,já li acerca do capacete agk k3/k4 mas acho que vou optar pelo LS2 FF352 Rookie/Stream,que acham?
A CB125F parece-me bem.
Conduzir uma 125cc por autoestrada é bastante penoso, para mais numa viagem tão longa.
Pela Nacional faz-se melhor, com bastantes paragens, mas levas uma eternidade.
Por transportadora ou através de uma empresa de reboques fica-te numa fortuna!
Melhor que convenceres o teu irmão é arranjar um amigo com uma carrinha de caixa aberta ou um furgão.
O número de quadro, como já te disseram, deve estar na direção: viras o guiador para a esquerda e deve aparecer uma placa de alumínio no lado direito com o número do quadro.
Pode acontecer muita coisa, mas o que deves estar mais alertado é para defeitos e anomalias que a mota tenha e não te queiram dizer para não desvalorizares a máquina ou desistires do negócio - verifica os tópicos sobre esta matéria de compra de usadas.
Conduzir uma 125cc por autoestrada é bastante penoso, para mais numa viagem tão longa.
Melhor que convenceres o teu irmão é arranjar um amigo com uma carrinha de caixa aberta ou um furgão.
O número de quadro, como já te disseram, deve estar na direção: viras o guiador para a esquerda e deve aparecer uma placa de alumínio no lado direito com o número do quadro.
Pode acontecer muita coisa, mas o que deves estar mais alertado é para defeitos e anomalias que a mota tenha e não te queiram dizer para não desvalorizares a máquina ou desistires do negócio - verifica os tópicos sobre esta matéria de compra de usadas.
Helder Cruz- Mensagens : 8369
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750
Obrigado a todos!
Helder Cruz escreveu:A CB125F parece-me bem.
Obrigado pela resposta Hélder.
Já o convenci o sacana a vir comigo
Pronto agora já sei onde fica o numero de quadro,assim é melhor.
Outra coisa,para quem estiver a ler e para ajudar também,estive a informar-me e esse problema de penhoras e afins pode mesmo ocorrer.
O registo novo não anula nada e podemos ser responsabilizados pelo pagamento dessas dividas (por exemplo IUC),ou perder a mota (no caso de uma entidade privada,como um banco) e para prevenção as pessoas devem se dirigir á conservatória de registo automóvel com a matricula da viatura e pedir um certificado que penso que custa cerca de 6 euros e que tem a validade de 2 anos,este registo tem informações de possiveis penhoras,dividas de IUC e respectivas multas a pagar até á data do requerimento.
Acho que não é por esse valor que se paga.
Prefiro pagar e saber que não terei problemas no futuro se adquirir a mota do que ir sempre com a pulga atrás da orelha ou aparecer-me os problemas de surpresa
Amanhã vou lá e logo vejo o que me dizem e posto qualquer coisa para futuramente se saber.
Cumprimentos
Na conservatoria do registo automovel podes ver e fazer tudo: certificar a isenção de penhoras e onus e transferir a propriedade.
Helder Cruz escreveu:Na conservatoria do registo automovel podes ver e fazer tudo: certificar a isenção de penhoras e onus e transferir a propriedade.
Obrigado Helder,
Hoje fui á conservatória como disse no post anterior e á qual a senhora (a fazer um frete de estar ali) me perguntou se queria mesmo o certificado e gastar dinheiro ou ela dava-me a informação e era mais fácil para nós os dois (deve dar uma trabalheira imprimir um papel ),eu preferi não gastar dinheiro,como é óbvio . . .
A mota está limpa e não tem nada até á data de hoje,amanhã vou ver e adquirir a mota se ela não estiver toda partida
Depois ponho aqui mais detalhes do negócio.
Quanto a material para a malta que anda á procura agora de umas coisitas . . .
Eu comprei tudo na Motovest,o senhor é brasileiro e é uma simpatia de pessoa,aconselhou-me dentro do meu orçamento já reduzido e dentro dos meus gostos aquilo que ele tinha na loja.
Fui a várias lojas desde a altura em que decidi iniciar esta aventura e de todas a unica que não fiquei satisfeito foi a Lismotor,fui lá por volta das 10h30 - 11h00 e as pessoas pareciam que me estavam a fazer um favor,só depois de estar lá um tempo é que um dos senhores decidiu vir me tentar ajudar,eu perguntei ao senhor acerca de um artigo e o senhor nem sabia que o vendia.
Vi logo que estava a lidar com um vededor,enquanto na MotoVest vi que estava a falar com uma pessoa que gosta de motas e que sabe os produtos que tem/vende.
Cumprimentos
Foi duro
(Em actualização)
Bem,na passada sexta-feira lá fui eu ao Algarve buscar a minha menina. Honda CB125F 2015 com 1900km.
Vim a guiá-la ainda 40 km apesar de não ter experiencia,o senhor que me vendeu a mota viu que inicialmente não conseguia guiar a mota então levou-me para um parque de bombeiros e eu chamei um amigo para ir lá buscar a mota,entretanto um bombeiro viu-me aflito a tentar andar na mota e veio me ajudar (Vergonha ),ele disse que quando era mais novo tinha sido instrutor e mandou-me fazer oitos e treinou o meu arranque e a quantidade de punho,passado 15 minutos no máximo fiz me á estrada e um camião ia-me passando por cima por querer me ultrapassar á força apesar de estar no limite da velocidade regulamentar,tentei me desviar mas a corrente de ar empurrou-me para os limites e raspei ligeiramente a mota (damn) nos rails.
Encontrei-me com o rapaz um pouco mais acima e ele veio a guiar (ele tem algumas motas e é mecanico) ele veio a guiar para Lisboa e guardou-me a mota numa garagem dele mas disse que o meu travão da frente não estava a travar bem (wtf?) mas para não me preocupar muito que era capaz de ser do pneu estar um pouco vazio (que acham?)
Apanhei chuva,granizo,uma porradona do vento e ia sendo atropelado por um idiota de um camião mas acho que valeu a pena,inicialmente estava com frio e chateado (esqueci-me da ventilação aberta no capacete e as luvas aparentemente não eram muito resistentes á chuva),apanhei alguns sustos com o vento mas a adrenalina de ter tido aquela aventura é muito boa.
Mas,se fosse hoje tinha esperado mais uns dias e ia buscar quando fizesse melhor tempo porque não recomendo a ninguem ir nestas condições fazer o que fiz.
Quanto ao arranjo,tenho um amigo que é pintor e ele é capaz de me arranjar aquilo por 10-30 eurosmais comprar o autocolante que estraguei mas ainda não vou arranjar porque ainda estou em fase de aprendizagem e ainda sou capaz de a raspar mais um pouco
Já agora agradeço aqueles que contribuiram para esclarecer as minhas duvidas e agradeço pelas vossas opiniões.
Agora o meu maior desafio são as descidas que me metem um medo terrivel e as curvas muito acentuadas que ainda não faço bem,de resto vai com o tempo,se calhar . . .
Cumprimentos
Bem,na passada sexta-feira lá fui eu ao Algarve buscar a minha menina. Honda CB125F 2015 com 1900km.
Vim a guiá-la ainda 40 km apesar de não ter experiencia,o senhor que me vendeu a mota viu que inicialmente não conseguia guiar a mota então levou-me para um parque de bombeiros e eu chamei um amigo para ir lá buscar a mota,entretanto um bombeiro viu-me aflito a tentar andar na mota e veio me ajudar (Vergonha ),ele disse que quando era mais novo tinha sido instrutor e mandou-me fazer oitos e treinou o meu arranque e a quantidade de punho,passado 15 minutos no máximo fiz me á estrada e um camião ia-me passando por cima por querer me ultrapassar á força apesar de estar no limite da velocidade regulamentar,tentei me desviar mas a corrente de ar empurrou-me para os limites e raspei ligeiramente a mota (damn) nos rails.
Encontrei-me com o rapaz um pouco mais acima e ele veio a guiar (ele tem algumas motas e é mecanico) ele veio a guiar para Lisboa e guardou-me a mota numa garagem dele mas disse que o meu travão da frente não estava a travar bem (wtf?) mas para não me preocupar muito que era capaz de ser do pneu estar um pouco vazio (que acham?)
Apanhei chuva,granizo,uma porradona do vento e ia sendo atropelado por um idiota de um camião mas acho que valeu a pena,inicialmente estava com frio e chateado (esqueci-me da ventilação aberta no capacete e as luvas aparentemente não eram muito resistentes á chuva),apanhei alguns sustos com o vento mas a adrenalina de ter tido aquela aventura é muito boa.
Mas,se fosse hoje tinha esperado mais uns dias e ia buscar quando fizesse melhor tempo porque não recomendo a ninguem ir nestas condições fazer o que fiz.
Quanto ao arranjo,tenho um amigo que é pintor e ele é capaz de me arranjar aquilo por 10-30 eurosmais comprar o autocolante que estraguei mas ainda não vou arranjar porque ainda estou em fase de aprendizagem e ainda sou capaz de a raspar mais um pouco
Já agora agradeço aqueles que contribuiram para esclarecer as minhas duvidas e agradeço pelas vossas opiniões.
Agora o meu maior desafio são as descidas que me metem um medo terrivel e as curvas muito acentuadas que ainda não faço bem,de resto vai com o tempo,se calhar . . .
Cumprimentos
Qual é o ícon que devo colocar para mostrar que fiquei a rir à gargalhada da forma mais respeitosa possível?
Primeira aventura e logo uma série de histórias para contar aos netos.
Bem vindo ao mundo das motas, maluco. Considera-te baptizado!
Primeira aventura e logo uma série de histórias para contar aos netos.
Bem vindo ao mundo das motas, maluco. Considera-te baptizado!
Última edição por Helder Cruz em Ter 7 Mar - 15:11, editado 1 vez(es)
:venia: : :venia: : :venia: : :venia: : :venia: : :venia: : :venia: :
j-santos- Mensagens : 1424
Mota : ex:sym wolf 250, honda cb650f
eheheh
isso não foi uma experiência, isso foi uma aventura, lolll.
depois disso tudo habitua-te à mota que é só o que te falta.
isso não foi uma experiência, isso foi uma aventura, lolll.
depois disso tudo habitua-te à mota que é só o que te falta.
nunes- Mod
Mota : Honda PCX (cinzenta)
Grande história...grande aventura...há valente!!!
Vai dando novidades!
Vai dando novidades!
linhos- Mod
Mota : KTM Duke 125 Laranjinha ABS - Vê a Laranjinha no Youtubiu!
Este Ion faz-me lembrar aquele maluco que foi de Castelo Branco até ao Algarve e voltou, também para apanhar granizo e chuva, com roupa de verão, ainda no inverno!
Tudo por amor e para a namorada acabar por terminar tudo com ele...
Pelo menos esta história de amor está a começar e não a terminar, como a outra...
Pelo menos esta história de amor está a começar e não a terminar, como a outra...
Támos sintonizados!!! Tb me lembrei disso!Helder Cruz escreveu:Este Ion faz-me lembrar aquele maluco que foi de Castelo Branco até ao Algarve e voltou, também para apanhar granizo e chuva, com roupa de verão, ainda no inverno!
linhos- Mod
linhos escreveu:Támos sintonizados!!! Tb me lembrei disso!Helder Cruz escreveu:Este Ion faz-me lembrar aquele maluco que foi de Castelo Branco até ao Algarve e voltou, também para apanhar granizo e chuva, com roupa de verão, ainda no inverno!
Vê-se que és uma pessoa de elevado intelecto...
Realmente estás-me a tirar as palavras da boca!Helder Cruz escreveu:linhos escreveu:Támos sintonizados!!! Tb me lembrei disso!Helder Cruz escreveu:Este Ion faz-me lembrar aquele maluco que foi de Castelo Branco até ao Algarve e voltou, também para apanhar granizo e chuva, com roupa de verão, ainda no inverno!
Vê-se que és uma pessoa de elevado intelecto...
linhos- Mod
estai a falar de mim nas minhas costas, porquê???!!
nunes- Mod
Mota : Honda PCX (cinzenta)
Olha...chegou...daqui a pouco vem o de bigode, ou o do tuperware, ou o da virago...ou o da...bem...avante!nunes escreveu:estai a falar de mim nas minhas costas, porquê???!!
linhos- Mod
ion escreveu:(Em actualização)
Cumprimentos
É pah grande aventura
Ruben Vieira- Mensagens : 187
Mota : Honda Varadero 125cc
=)
Obrigado malta,
Foi mesmo uma grande aventura. Nesse dia saí de casa pelas 08h da manhã e cheguei perto das 3h do dia a seguir xD
Se souberem podem esclarecer-me mais umas duvidas? Quando esiver a andar de mota posso usar auricular para ouvir musica?
Como apanhei chuva o meu irmão disse para comprar um lubrificant de corrente porque quando se apanha chuva tem de se por para não corroer.
Eu tive a ler no manual e a mota tem Orings,podem me indicar uma boa marca para por?
Já tive a ver uma da valvoline,uma WD-40 e uma da Motul,acho que era o C4 (mas não era Pedro ).
Achei isto:
https://www.youtube.com/watch?v=wNSGEzbDxKY
Vi no site da motovest na parte da manutenção. Já agora,que acham do Progrip? Devo comprar mesmo o da marca ou o da Honda?
Já agora vi na net um cartão chamado cartão de motociclista e estou a pensar aderir,nem é pelos descontos mas o seguro que aquilo trás parece ser porreiro e é 25 aérios anuais,que não seja por isso até porque vou ter mais que um seguro desses porque o meu seguro da mota engloba tambem esse aspecto mas cobre menos capital e em caso de azar penso que dê para cobrar os dois (penso eu),que acham?
Muito obrigado e,
Cumprimentos
Foi mesmo uma grande aventura. Nesse dia saí de casa pelas 08h da manhã e cheguei perto das 3h do dia a seguir xD
Se souberem podem esclarecer-me mais umas duvidas? Quando esiver a andar de mota posso usar auricular para ouvir musica?
Como apanhei chuva o meu irmão disse para comprar um lubrificant de corrente porque quando se apanha chuva tem de se por para não corroer.
Eu tive a ler no manual e a mota tem Orings,podem me indicar uma boa marca para por?
Já tive a ver uma da valvoline,uma WD-40 e uma da Motul,acho que era o C4 (mas não era Pedro ).
Achei isto:
https://www.youtube.com/watch?v=wNSGEzbDxKY
Vi no site da motovest na parte da manutenção. Já agora,que acham do Progrip? Devo comprar mesmo o da marca ou o da Honda?
Já agora vi na net um cartão chamado cartão de motociclista e estou a pensar aderir,nem é pelos descontos mas o seguro que aquilo trás parece ser porreiro e é 25 aérios anuais,que não seja por isso até porque vou ter mais que um seguro desses porque o meu seguro da mota engloba tambem esse aspecto mas cobre menos capital e em caso de azar penso que dê para cobrar os dois (penso eu),que acham?
Muito obrigado e,
Cumprimentos