Quem está conectado?
Há 93 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 93 visitantes :: 3 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
Os 2 tubos de purga das scooters
+3
carlos
Marco Machado
Dias
7 participantes
Página 1 de 1
Os 2 tubos de purga das scooters
Já sem falar do "tubo ladrão" da gasolina, as scooters costumam ter dois tubos de plástico, tapados com um bujão, que saiem de dentro da caixa do variador. Contudo, os manuais nem dizem o que são nem o que se deve fazer quando tiverem líquido dentro.
Quem souber que se chegue à frente.
Quem souber que se chegue à frente.
Dias- Mensagens : 5629
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)
Re: Os 2 tubos de purga das scooters
Eh malta, dêem aí uma ajudinha porque estou a ficar preocupado. Será que fiz uma daquelas perguntas de que toda a gente (menos eu) sabe a resposta, e é por isso que ninguém respondeu, ou será que não há mesmo ninguém saiba para que servem os 2 tubos?
Pelo que sei de vez em quando tem de se tirar os tampões dos tubos ( não os dos ouvidos lol) para tirar a condensação que se cria, pelo que já me foi dito por companheiros do F125cc quando se anda na cidade cria mais condensação do que em estrada, espero que tenha ajudado
Marco Machado- Adm
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
Dias escreveu:Eh malta, dêem aí uma ajudinha porque estou a ficar preocupado. Será que fiz uma daquelas perguntas de que toda a gente (menos eu) sabe a resposta, e é por isso que ninguém respondeu, ou será que não há mesmo ninguém saiba para que servem os 2 tubos?
nada disso amigo Dias, no caso da PCX e como vem no manual o tubo transparente que está colocado na caixa do filtro de ar serve para no caso de se circular debaixo de muita chuva verificar se existe água acumulada no próprio tubo e se for o caso retirar o dito tubo e despeja-lo,no meu caso ainda não foi limpo vez nenhuma , no do carter da transmissão na PCX não se mexe serve simplesmente para respirar
carlos- Mensagens : 1545
Mota : Honda PCX
Marco Machado escreveu:Pelo que sei de vez em quando tem de se tirar os tampões dos tubos ( não os dos ouvidos lol) para tirar a condensação que se cria, pelo que já me foi dito por companheiros do F125cc quando se anda na cidade cria mais condensação do que em estrada, espero que tenha ajudado
e eu a julgar que aquilo era um enfeite tipo rasta
Carlos Alexandre- Mensagens : 6430
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i
Qualquer dia um gajo tem que tirar um curso de mecânica, que nem era nada mal pensado que poupas muito dinheiro que os ( alguns) dos mecânicos (não quero ofender ninguém) levam por coisas tão simples como desapertar uma caixa encher de dot3 e purgar.
Última edição por Marco Machado em Seg 27 Jun - 14:38, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Moderado de acordo com as regras do F125cc)
fseco- Mensagens : 1001
Mota : Harley Davidson 1200, Triumph Bonneville e AJS Daytona 125cc Custom
Obrigado pessoal. Já começa a fazer sentido!
Daqui por 217 km vou à revisão da trotineta no Parchal, pergunto e depois meto aqui a informação (o que não impede que entretanto haja mais comentários).
Daqui por 217 km vou à revisão da trotineta no Parchal, pergunto e depois meto aqui a informação (o que não impede que entretanto haja mais comentários).
A esses tubos vão ter todo o tipo de lixos acumulados pelo e no motor.
No entanto no caso das motos, por vezes existe só um tubo de purga destes resíduos, sendo o outro da bateria, para quando existe liquido em excesso, saindo para o chão e não para o interior da moto, derretendo tudo.
Antes das leis pró ambiente, esses tubos estavam abertos e por isso iam soltando os tais "lixos" sem que nos apercebesse-mos da sua existência.
Actualmente por causa das tais leis rigorosas que obrigam a que nenhum detrito seja deitado para o chão, esses tais tubinhos passaram a estar tapados com uma pequena "rolha" de plástico/borracha.
Só que... essa tampinha devia ser retirada sempre que a moto fosse às revisões, o que em 99% dos casos não acontece. Esquecimento, preguiça, sei lá.
Por isso habitue-me, desde a GTS 250, a de vez em quando abrir a tal "rolha" e deixar sair o "lixo".
Espero ter ajudado.
No entanto no caso das motos, por vezes existe só um tubo de purga destes resíduos, sendo o outro da bateria, para quando existe liquido em excesso, saindo para o chão e não para o interior da moto, derretendo tudo.
Antes das leis pró ambiente, esses tubos estavam abertos e por isso iam soltando os tais "lixos" sem que nos apercebesse-mos da sua existência.
Actualmente por causa das tais leis rigorosas que obrigam a que nenhum detrito seja deitado para o chão, esses tais tubinhos passaram a estar tapados com uma pequena "rolha" de plástico/borracha.
Só que... essa tampinha devia ser retirada sempre que a moto fosse às revisões, o que em 99% dos casos não acontece. Esquecimento, preguiça, sei lá.
Por isso habitue-me, desde a GTS 250, a de vez em quando abrir a tal "rolha" e deixar sair o "lixo".
Espero ter ajudado.
veiga- Mensagens : 2876
Mota : Sym GTS 300i Evo
@ veiga
É isso mesmo... a "ecologia"!
Acho que fiz bem em ter levantado a "lebre" sobre este assunto dos "2 tubos" porque, como disseste, nem sempre nas revisões eles são purgados.
De qualquer modo, há aqui três questões:
1) Para que é que servem os tubos. Isto é, se lá estão é para alguma coisa, pelo que não é preciso entrar em pânico se tiverem alguma coisa lá dentro. Já deu para perceber que um, se tiver, só deverá ser água, enquanto que o "escuro" vai ter qualquer coisa parecida com óleo.
2) É para apertar a molinha, sacar a "rolha" e purgar.
3) Agora vem o verdadeiro problema, isto é, quando é que devemos ficar preocupados com a quantidade de (qq coisa parecida com) óleo acumulada... Não me venham dizer "espreitem para dentro da transmissão final e juntem óleo se faltar"! Isto é a mesma coisa que me virem dizer que "se a minha avó não tivesse morrido... ainda estava viva"!
Aquele tubo é o melhor indicador de que há óleo que vem de algum sítio. Portanto, a informação que eu acho que todos queremos ter é saber a partir de que quantidade de óleo no tubo por cada (por exemplo) 1.000 km é que nos devemos começar a preocupar!
É isso mesmo... a "ecologia"!
Acho que fiz bem em ter levantado a "lebre" sobre este assunto dos "2 tubos" porque, como disseste, nem sempre nas revisões eles são purgados.
De qualquer modo, há aqui três questões:
1) Para que é que servem os tubos. Isto é, se lá estão é para alguma coisa, pelo que não é preciso entrar em pânico se tiverem alguma coisa lá dentro. Já deu para perceber que um, se tiver, só deverá ser água, enquanto que o "escuro" vai ter qualquer coisa parecida com óleo.
2) É para apertar a molinha, sacar a "rolha" e purgar.
3) Agora vem o verdadeiro problema, isto é, quando é que devemos ficar preocupados com a quantidade de (qq coisa parecida com) óleo acumulada... Não me venham dizer "espreitem para dentro da transmissão final e juntem óleo se faltar"! Isto é a mesma coisa que me virem dizer que "se a minha avó não tivesse morrido... ainda estava viva"!
Aquele tubo é o melhor indicador de que há óleo que vem de algum sítio. Portanto, a informação que eu acho que todos queremos ter é saber a partir de que quantidade de óleo no tubo por cada (por exemplo) 1.000 km é que nos devemos começar a preocupar!
Ao vir ao tópico acabou por me surgir uma dúvida, então e esses mesmo 2 tubos também existem em motos? Ou é típico apenas das scooters?
Em avanço obrigado pelo tempo e atenção
Em avanço obrigado pelo tempo e atenção
vinnys- Mensagens : 1715
Mota : Roadwin 125 R
Só scooters e só das que têm variador.vinnys escreveu:... esses mesmo 2 tubos também existem em motos? Ou é típico apenas das scooters?...
Dias escreveu:Só scooters e só das que têm variador.vinnys escreveu:... esses mesmo 2 tubos também existem em motos? Ou é típico apenas das scooters?...
na, na, na, as motos também têm, só que estão melhor escondidos.
Na maioria das vezes até costumam ser três tubinho:
- purga da bateria
- purga do carburador
- purga da caixa de ar
veiga- Mensagens : 2876
Mota : Sym GTS 300i Evo
minha viragueta tem os 3 que o veiga fala
Marco Machado- Adm
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
As minhas desculpas pela informação errada, mas ainda não tinha visto os tubos nos ferros. Já aprendi qualquer coisa!
Já agora, ainda pode haver mais um tubo: o da gasolina (para evitar a acumulação de gasolina à volta do tampão, quando este não está à face; tanto a Cygnus como a X-Max têm).
Já agora, ainda pode haver mais um tubo: o da gasolina (para evitar a acumulação de gasolina à volta do tampão, quando este não está à face; tanto a Cygnus como a X-Max têm).