Quem está conectado?
Há 146 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 146 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
Manuais de serviço
+4
Marco Machado
Joel Maia
luis_ribeiro75
Dias
8 participantes
Página 1 de 1
Manuais de serviço
Quem precisa ou gosta, por si próprio, de tratar da manutenção, reparação ou modificação das suas meninas, seguramente que já se perguntou (ou perguntou a alguém) "onde é que raio é que posso encontrar informação técnica?".
Há, pelo menos, 3 respostas para a pergunta anterior:
- Perguntar a quem saiba, e.g. um mecânico profissional (esta é uma boa alternativa do ponto de vista técnico, mas é a mais cara; por favor não digam mal dos mecânicos se eles ficarem chateados quando, às 18:59 de 6ª Feira, lhes fazemos aquelas perguntas "simples" cuja resposta precisa de uma hora de expliacação).
- "Pé na tábua e fé em Deus", isto é, meter mãos à obra e ir aprendendo à medida que sobram peças, que se parte o dedo do pé quando leva com o motor em cima, que se inventam palavrões novos, etc. (esta é a alternativa mais educativa, mas pode sair ainda mais cara do que pedir ajuda qualificada).
- Encontrar o "FDP" do Manual de Serviço... aquela coisa que diz exactamente o que se tem que fazer para se conseguir chegar a onde se quer (embora ache que esta é a melhor alternativa, o problema está em conseguir encontrar o tal Manual... aquela coisa que diz coisas tão simples como "para retirar os discos da embraiagem sem os danificar é preciso ter uma ferramenta com um iman").
Pois... mas onde é que se encontram os tais Manuais de Serviço?
Eu já procurei na Net, mas só os encontro "para comprar" ou são "free" se e só se eu der a morada, o nome do pai, mãe, IP address, etc.
Nestas condições, vinha sugerir que quem conseguisse descobrir links para os manuais que criasse um tópico "Manuais" em "Questões Técnicas" da respectiva marca (note-se que não sugeri que fiquem em "Modelos" porque muitos manuais englobam mais do que um modelo).
Como seguramente não pensei em todas as hipóteses, agradeço todas as sugestões constructivas.
Há, pelo menos, 3 respostas para a pergunta anterior:
- Perguntar a quem saiba, e.g. um mecânico profissional (esta é uma boa alternativa do ponto de vista técnico, mas é a mais cara; por favor não digam mal dos mecânicos se eles ficarem chateados quando, às 18:59 de 6ª Feira, lhes fazemos aquelas perguntas "simples" cuja resposta precisa de uma hora de expliacação).
- "Pé na tábua e fé em Deus", isto é, meter mãos à obra e ir aprendendo à medida que sobram peças, que se parte o dedo do pé quando leva com o motor em cima, que se inventam palavrões novos, etc. (esta é a alternativa mais educativa, mas pode sair ainda mais cara do que pedir ajuda qualificada).
- Encontrar o "FDP" do Manual de Serviço... aquela coisa que diz exactamente o que se tem que fazer para se conseguir chegar a onde se quer (embora ache que esta é a melhor alternativa, o problema está em conseguir encontrar o tal Manual... aquela coisa que diz coisas tão simples como "para retirar os discos da embraiagem sem os danificar é preciso ter uma ferramenta com um iman").
Pois... mas onde é que se encontram os tais Manuais de Serviço?
Eu já procurei na Net, mas só os encontro "para comprar" ou são "free" se e só se eu der a morada, o nome do pai, mãe, IP address, etc.
Nestas condições, vinha sugerir que quem conseguisse descobrir links para os manuais que criasse um tópico "Manuais" em "Questões Técnicas" da respectiva marca (note-se que não sugeri que fiquem em "Modelos" porque muitos manuais englobam mais do que um modelo).
Como seguramente não pensei em todas as hipóteses, agradeço todas as sugestões constructivas.
Dias- Mensagens : 5629
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)
Re: Manuais de serviço
Concordo plenamente!!!
seria muito mais rápida a procura, a resposta e mais fácil a organização!!!!
seria muito mais rápida a procura, a resposta e mais fácil a organização!!!!
luis_ribeiro75- Mensagens : 13
Mota : Hyosung Aqhuila GV125
No meu caso comprei o manual da cfb no Ebay em formato digital por 5 eur.
De graça é difícil arranjar
De graça é difícil arranjar
Joel Maia- Mensagens : 117
Mota : Honda CBF 125
para já este site tem alguns manuais
http://www.manuaisdemotos.com.br/pg_manuais.php?id=404
http://www.manuaisdemotos.com.br/pg_manuais.php?id=404
Marco Machado- Adm
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
Calculo que seja.Joel Maia escreveu:... De graça é difícil arranjar
De qualquer modo, o facto de se saber quem tem já é uma ajuda para quem possa precisar de informação.
@Marco Machado
eu tenho da virago 125cc/250cc proprietario, peças e oficina se alguem precisar diga
Marco Machado- Adm
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
aqui vai mais um não tem em Tuga mas desenrasca
http://www.carlsalter.com/motorcycle-manuals.asp
http://www.carlsalter.com/motorcycle-manuals.asp
Marco Machado- Adm
manual sym vs 125
https://rapidshare.com/files/2142356139/VS125_Service_Manual_1_.pdf
Esta em inglês mas é o que se arranja.
Esta em inglês mas é o que se arranja.
nfacs- Mensagens : 13
Mota : Sym vs 125
Este Serviço Público está-se a compor.
Em nome de todos os que possam vir a beneficiar, desde já os meus agradecimentos.
Como complemento, quando contribuírem para o tópico ... & DIY, não se esqueçam de mencionar:
- se a moto precisa de algum apoio especial (que não apenas os descansos de origem);
- a ferramenta necessária (seja a apropriada ou como nos podemos desenracar);
- as peças que obrigatoriamente temos que adquirir antes de começar o trabalho para não ficarmos "pendurados" a meio, ou as que ainda se podem aproveitar (ver explicação a seguir).
Explicação:
Um grande número de trabalhos não devem ser começados sem ter o respectivo "kit de reparação" e um bom exemplo são as juntas. Contudo, mesmo as juntas poderão, ou não, ser reaproveitadas dependendo do tipo de material de que são feitas e da sua idade. Por exemplo, juntas de "cartão" e de folha de metal devem ser sempre substituídas (por serem pouco elásticas e feitas para serem deformadas apenas uma vez) enquanto as de material "aborrachado" podem suportar mais do que uma aplicação desde que... não sejam muito velhas (perdem a elasticidade) e não estejam ou tenham ficado coladas (ficam bocados agarrados).
Dicas:
- Pode-se desenrascar juntas com câmaras de ar e capas de cadernos.
- Se tiverem que reaproveitar uma junta de "cartão", poderá ser boa técnica ensopá-la em massa consistente ou óleo e esperar umas horas para que inche.
- Os "O-rings" deformados recuperam parcialmente a forma original se forem metidos dentro de água a ferver durante alguns minutos.
Em nome de todos os que possam vir a beneficiar, desde já os meus agradecimentos.
Como complemento, quando contribuírem para o tópico ... & DIY, não se esqueçam de mencionar:
- se a moto precisa de algum apoio especial (que não apenas os descansos de origem);
- a ferramenta necessária (seja a apropriada ou como nos podemos desenracar);
- as peças que obrigatoriamente temos que adquirir antes de começar o trabalho para não ficarmos "pendurados" a meio, ou as que ainda se podem aproveitar (ver explicação a seguir).
Explicação:
Um grande número de trabalhos não devem ser começados sem ter o respectivo "kit de reparação" e um bom exemplo são as juntas. Contudo, mesmo as juntas poderão, ou não, ser reaproveitadas dependendo do tipo de material de que são feitas e da sua idade. Por exemplo, juntas de "cartão" e de folha de metal devem ser sempre substituídas (por serem pouco elásticas e feitas para serem deformadas apenas uma vez) enquanto as de material "aborrachado" podem suportar mais do que uma aplicação desde que... não sejam muito velhas (perdem a elasticidade) e não estejam ou tenham ficado coladas (ficam bocados agarrados).
Dicas:
- Pode-se desenrascar juntas com câmaras de ar e capas de cadernos.
- Se tiverem que reaproveitar uma junta de "cartão", poderá ser boa técnica ensopá-la em massa consistente ou óleo e esperar umas horas para que inche.
- Os "O-rings" deformados recuperam parcialmente a forma original se forem metidos dentro de água a ferver durante alguns minutos.
Boas, eu tenho o manual da minha daystar foi fornecido quando a comprei, mas penso que não é muito especifico tb é verdade que ainda não o li com muita atenção.
Aqui fica o link para o manual da Daystar.
http://www.daelim.es/5doc/1/Manual%20do%20proprietario-349-0.pdf
Aqui fica o link para o manual da Daystar.
http://www.daelim.es/5doc/1/Manual%20do%20proprietario-349-0.pdf
rferreira- Mensagens : 54
Mota : Suzuki SV650 N
Ora viva já sabem porque já enviei diversas vezes o Manual da Keeway RKV / RKS 125cc.
outras dúvidas que possa ajudar
outras dúvidas que possa ajudar
Maçarico- Mensagens : 412
Mota : Ex.Yamaha Neo's / Keeway RKS 125 Preta / Yamaha XJ 600 N,Honda Hornet 600
Boas.
Eu tenho o manual de manutenção da Hyosung 125cc\250cc em ingles.
Se precisarem envem uma mensagem com mail que eu envio.
Eu tenho o manual de manutenção da Hyosung 125cc\250cc em ingles.
Se precisarem envem uma mensagem com mail que eu envio.
Snap- Mensagens : 897
Mota : Hyosung Comet 125cc Honda CBF1000