Quem está conectado?
Há 103 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 103 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
pre carga suspensao RKV
+4
moreno
CARLOS VINHA
sérgio Almeida
JGabriel
8 participantes
F125cc.com :: Marcas :: Marcas & Modelos 125cc :: Keeway :: Questões Técnicas
Página 1 de 1
pre carga suspensao RKV
A minha duvida é exatamente esta: tendo a RKV a suspensão traseira a ar, a titulo de curiosidade e ate de futura manutenção, qual será a pressão de pré-carga da mesma? aquilo tem la uma válvula mas o meu manómetro de pressão do compressor é muito grande para encaixar la.
Alguém expert neste tema de suspensões a ar?
Alguém expert neste tema de suspensões a ar?
pussymagnet- Mensagens : 305
Mota : BMW F800R Ex Keeway RKV
Re: pre carga suspensao RKV
Segundo sei, os amortecedores traseiros são a gás e não a ar...
JGabriel- Mensagens : 36
Mota : Keeway RKV 125 Branca
Olá companheiro,
talvez alguém mais possa confirmar mas parece-me que a suspensão traseira das nossas RKV é assistida a gás (nitrogénio, se não estou em erro).
E a pré-carga, se é isso que pretendes fazer, regula-se através da "anilha" que tem entre as duas molas...
Cumps
talvez alguém mais possa confirmar mas parece-me que a suspensão traseira das nossas RKV é assistida a gás (nitrogénio, se não estou em erro).
E a pré-carga, se é isso que pretendes fazer, regula-se através da "anilha" que tem entre as duas molas...
Cumps
moreno- Mensagens : 124
Mota : ??????? (ex-RKV125)
a "anilha" já está a gosto agora gostava era de saber so por curiosidade qual a pressão do tal gás que leva. E também se da para recarregar o dito gás com algum kit especifico ou se com um simples compressor da....qual a diferença em termos de propriedades físicas a suspensão a gás e a susp a ar comprimido? ambas serão compatíveis?
As propriedades do ar e do nitrogénio são diferentes. O nitrogénio não tem oscilações de pressão com a diferença de temperatura, por exemplo.
Quanto à pressão, não sei qual será o valor. Os amortecedores são carregados com gás no momento de fabrico e não me parece que consigas recalegá-lo em casa... Não sei se haverá algum concessionário que te regarregue isso. Nunca perguntei mas suspeito que em caso de necessidade, substituem o amortecedor e pronto. E se calhar até fica mais barato!
Carregar com um simples compressor? Não me parece. A não ser que tenhas em casa um compressor com nitrogénio e ferramenta especializada para o efeito...
Se podes carregar os amortecedores com ar comprimido?
Teoricamente, podes. Existem muitos amortecedores no mercado com ar comprimido. Mas na minha opinião só perdes com isso. Como referi em cima, a pressão do ar vai variar com a temperatura (como acontece com os pneus, por exemplo).
Imagina que circulas numa estrada com muitas oscilações/depressões. A suspensão vai estar constantemente em actividade intensa. O ar comprimido dentro do amortecedor vai aquecendo e a pressão altera-se. Para além disso o ar comprimido contém oxigénio, H2O, etc. O que significa que pode criar condensação (dentro do reservatório). Mais ainda, as borrachas/selantes têm mais dificuldade em reter o ar do que o nitrogénio. Ou seja, vai perdendo ar com o passar do tempo. Tudo isto vai alterar a performance do amortecedor e diminuir a sua eficácia.
Mas queres transformar isso num amortecedor de competição, é? Não te esqueças que é só uma 125cc!! hehe
Quanto à pressão, não sei qual será o valor. Os amortecedores são carregados com gás no momento de fabrico e não me parece que consigas recalegá-lo em casa... Não sei se haverá algum concessionário que te regarregue isso. Nunca perguntei mas suspeito que em caso de necessidade, substituem o amortecedor e pronto. E se calhar até fica mais barato!
Carregar com um simples compressor? Não me parece. A não ser que tenhas em casa um compressor com nitrogénio e ferramenta especializada para o efeito...
Se podes carregar os amortecedores com ar comprimido?
Teoricamente, podes. Existem muitos amortecedores no mercado com ar comprimido. Mas na minha opinião só perdes com isso. Como referi em cima, a pressão do ar vai variar com a temperatura (como acontece com os pneus, por exemplo).
Imagina que circulas numa estrada com muitas oscilações/depressões. A suspensão vai estar constantemente em actividade intensa. O ar comprimido dentro do amortecedor vai aquecendo e a pressão altera-se. Para além disso o ar comprimido contém oxigénio, H2O, etc. O que significa que pode criar condensação (dentro do reservatório). Mais ainda, as borrachas/selantes têm mais dificuldade em reter o ar do que o nitrogénio. Ou seja, vai perdendo ar com o passar do tempo. Tudo isto vai alterar a performance do amortecedor e diminuir a sua eficácia.
Mas queres transformar isso num amortecedor de competição, é? Não te esqueças que é só uma 125cc!! hehe
olha rapaz, vai á loja onde compraste pois eles têm que te restabelecer a carga com a pressão correcta... e se fores ver bem o manual da tua mota vais ver que vem lá quantos psi´s ela leva... eu faço isso com a minha pois ando muitas vezes com pendura.
ha e já agora, nem todas as motas têm este tipo de amortecedor ou melhor, afinação. As nossas pelos vistos têm! lol
abraço camarada.
ha e já agora, nem todas as motas têm este tipo de amortecedor ou melhor, afinação. As nossas pelos vistos têm! lol
abraço camarada.
sérgio Almeida- Mensagens : 162
Mota : Derbi GPR 125 4T
bem, antes de mais obrigado pela resposta,
quanto ao manual tenho o do proprietário e o parts catalog e nenhum faz referencia a pressão nem do tipo de gas utilizado....
no stand duvido que tenham alguma info em relação a isto....o mais certo é saber através do importador, ai talvez já me esclareçam em relação a isto uma vez que considero um assunto importante pois é um aspecto que deveria ser tomado em conta no acto de manutenções.
Por ex, na suspensão frontal vem referido no manual a dita inspeção periódica e substituição do óleo e vedantes....agora a traseira não diz nada, talvez seja como alguns dizem, substituem e pronto, mas se assim fosse não estava la o "pipo" para carregar digo eu....
quanto ao manual tenho o do proprietário e o parts catalog e nenhum faz referencia a pressão nem do tipo de gas utilizado....
no stand duvido que tenham alguma info em relação a isto....o mais certo é saber através do importador, ai talvez já me esclareçam em relação a isto uma vez que considero um assunto importante pois é um aspecto que deveria ser tomado em conta no acto de manutenções.
Por ex, na suspensão frontal vem referido no manual a dita inspeção periódica e substituição do óleo e vedantes....agora a traseira não diz nada, talvez seja como alguns dizem, substituem e pronto, mas se assim fosse não estava la o "pipo" para carregar digo eu....
não stresses............
ó Magnet não te esquentes com isso,as nossas RKV,trazem amortecedores de nivel superior,e quando eu sentir algo de estranho vou ao meu mecanico particular,que ele onde mete as mãos.................vai ai vai vai..............até rebentar,sem stressssssssssssssss
CARLOS VINHA- Mensagens : 57
Mota : KEEWAY RKV 125
Magnet estive a espreitar na minha RKV e de facto, parece ser bastante fácil recarregar os amortecedores pelas válvulas que lá tem..
Tenho a mota há pouco tempo e ainda não conheço os pormenores todos.. hehe
Mas lá está.. Convinha saber a pressão que aquilo leva e, como já disse, não sei até que ponto farão isso nos concessionários. Olha, pergunta! não perdes nada... ;)
Mas como disse o amigo Carlos, a suspensão das nosas RKV é bastante boa!
Eu até acho que o amortecedor dianteiro é demasiado duro... Levo com cada safanão nas ruas de Lx que não sei até que ponto não seria mais confortável uma coisita mais mole na roda da frente..
Cumps.
Mas lá está.. Convinha saber a pressão que aquilo leva e, como já disse, não sei até que ponto farão isso nos concessionários. Olha, pergunta! não perdes nada... ;)
Eu até acho que o amortecedor dianteiro é demasiado duro... Levo com cada safanão nas ruas de Lx que não sei até que ponto não seria mais confortável uma coisita mais mole na roda da frente..
Cumps.
moreno escreveu:Magnet estive a espreitar na minha RKV e de facto, parece ser bastante fácil recarregar os amortecedores pelas válvulas que lá tem..
Cumps.
eu também acho que aquilo será facil agora resta saber os pormenores tecnicos
mas concordo com o Carlos, material de qualidade está la
Boas pessoal!
Pussymagnet, se ainda estiveres interessado, a pressão dos amortecedores recomendada pelo fabricante é de 0.8MPa (que equivale a 8 bar). Este valor não deve ser ultrapassado!
Agora é só arranjares maneira de carregar os amortecedores com nitrogénio a 8 bar de pressão ;)
Boa sorte!
Cumps,
Rui.
Pussymagnet, se ainda estiveres interessado, a pressão dos amortecedores recomendada pelo fabricante é de 0.8MPa (que equivale a 8 bar). Este valor não deve ser ultrapassado!
Agora é só arranjares maneira de carregar os amortecedores com nitrogénio a 8 bar de pressão ;)
Boa sorte!
Cumps,
Rui.
obrigado moreno, já agora, onde conseguiste a info? e se for ar normal? ou outro? azoto, árgon....há tantos lol. em teoria os gases a uma mesma pressão têm comportamentos diferentes mas será notório ou importante nas nossas rkv´s?
Nos manuais antigos das RKV tem lá isso tudo ;)
Quanto ao gás a usar... ar não aconselho porque o ar contém humidade e não queres H2O dentro dos teus amortecedores, pois não? Depois ficas como a outra senhora: "O problema é da humidade!"
O azoto e o nitrogénio são a mesma coisa (penso que é o que eles trazem de origem).
Quanto a outros gases, o problema não está em saber se são melhores ou piores, está em saber se é prático/económico de se fazer. Por exemplo, onde irias conseguir injectar Árgon a 8 bar nos amortecedores? E Quanto é que isso iria custar?
Cumps,
Moreno.
Quanto ao gás a usar... ar não aconselho porque o ar contém humidade e não queres H2O dentro dos teus amortecedores, pois não? Depois ficas como a outra senhora: "O problema é da humidade!"
O azoto e o nitrogénio são a mesma coisa (penso que é o que eles trazem de origem).
Quanto a outros gases, o problema não está em saber se são melhores ou piores, está em saber se é prático/económico de se fazer. Por exemplo, onde irias conseguir injectar Árgon a 8 bar nos amortecedores? E Quanto é que isso iria custar?
Cumps,
Moreno.
pussymagnet escreveu:a "anilha" já está a gosto agora gostava era de saber so por curiosidade qual a pressão do tal gás que leva. E também se da para recarregar o dito gás com algum kit especifico ou se com um simples compressor da....qual a diferença em termos de propriedades físicas a suspensão a gás e a susp a ar comprimido? ambas serão compatíveis?
a anilha da suspensao traseira da minha nao afina a suspensao. apenas serve para separar as molas
pt_ribeiro- Mensagens : 11
Mota : keeway rkv
Se reparares bem, quando comprimes a mola aperatando a anilha tens um determinado comportamento (susp. Mais dura) se desapertares tudo tens outro (mais suave)pt_ribeiro escreveu:pussymagnet escreveu:a "anilha" já está a gosto agora gostava era de saber so por curiosidade qual a pressão do tal gás que leva. E também se da para recarregar o dito gás com algum kit especifico ou se com um simples compressor da....qual a diferença em termos de propriedades físicas a suspensão a gás e a susp a ar comprimido? ambas serão compatíveis?
a anilha da suspensao traseira da minha nao afina a suspensao. apenas serve para separar as molas
pode ser que sim.. mas ela nem comprime as molas.. pq nao esta a enrroscar no amortecedor.. mas tambem nao vou ateimar
pt_ribeiro
Comprime, sim!
Comprime, sim!
Ok amigo.. como andei a ver os da minha e os mandei carregar e essa anilha nao ta a enroscar no amortecedor pensei que nao.. abracos
Boa noite, sou novo aqui e precisava de uma ajuda,tenho uma RKV de 2012, e reparei a dois dias que os meus amortecedores atras estao todos babados de oleo. Alguem sabe do que podera ser? Obrigado e boas curvas.
Virus_mc- Mensagens : 1
Mota : Keeway Rkv
Olá Virus_mc,
Isso significa que os vedantes dos amortecedores estão a ir à vida.
Estão os dois com óleo?
Moreno.
Isso significa que os vedantes dos amortecedores estão a ir à vida.
Estão os dois com óleo?
Moreno.
BrunoSilva- Mensagens : 2986
Mota : Kawasaki ER-6N '13
BrunoSilva- Mensagens : 2986
Mota : Kawasaki ER-6N '13