F125cc.com
Novembro 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado
42 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 40 Visitantes :: 2 Motores de busca

Carlos Alexandre, Dias

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Equipamento: a prova dos 9

Ir em baixo

Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  Helder Cruz em Seg 12 Set - 12:06

Existem imensos tópicos sobre equipamento em geral ou determinadas peças em particular.
Já bastante se disse, mas todos os tópicos acabam por pecar, felizmente, pelas provas finais, ao traduzir as suas qualidades ou falta delas, em danos nas peças e não na nossa pele.
Tento aproveitar a experiência recente para que possam aproveitar em vosso favor, algumas das conclusões que eu próprio retirei.

Como alguns de vocês sabem, tive um acidente com a Varadero no passado dia 30 de Agosto. Seguia com a minha filha, de 12 anos.

Levava calças de ganga velhas mas grossas, ténis (tipo bota), blusão de verão (em rede) da Haisen, capacete modular Haisen e luvas sem dedos da Casa das Peles.
A minha filha levava ténis normais, calças de ganga finas, blusão em pele Alpinestars com carapaça de proteção para track day, capacete Nau e luvas de verão da Try.

O meu capacete modular da Haisen foi para o lixo. Apesar de ser um capacete fraco sem oferecer grande proteção ao nível da queixeira, foi arrastado pelo alcatrão em cima da viseira e da queixeira, protegendo o que interessava. Os danos na minha cara e cabeça tiveram origem no ingresso de areia e ramos que entraram depois da viseira ser parcialmente arrancada e pelo embate violento ao nível da testa.
O blusão ficou desfeito. Um farrapo. A escoriações sofridas no meu braço esquerdo deveram-se ao rodar da cotoveleira, que saiu do lugar. Defeito que sempre apontei a este blusão - mangas demasiado largas. A manga direita ficou igualmente desfeita mas como a cotoveleira se manteve no seu lugar, o meu braço ficou intacto, à parte das naturais nódoas negras.
As luvas mantiveram a pele das minha mãos. Apesar de não protegerem a ponta dos dedos, não sofri qualquer arranhão. A pele das luvas foi desgastada pelo alcatrão, algumas costuras arrancadas, mas mantiveram-se. Ainda poderiam ser usadas!
A falta de proteção ao nível dos pulsos traduziu-se em escoriações leves.
O blusão da minha filha (era o meu preferido e de maior valor), apresentava alguma abrasão, não muita. Poderia ser utilizado novamente, não fosse completamente estraçalhado pelos Bombeiros e INEM para o retirarem à minha filha.
O seu tronco ficou intacto!!
As luvas que levava não foram testadas, já que nem sujas ficaram!!

O nosso principal problema residiu mesmo na falta de protecção ao nível das pernas.
Provavelmente, umas calças de protecção iriam minimizar as escoriações que sofri na perna esquerda, em especial no joelho.
Se levasse as minhas joelheiras, acredito que me tivesse safo da lesão mais grave: um buraco na canela direita.
Quanto ao corte que a minha filha sofreu na perna esquerda, duvido que algumas calças ou potecção de motocross a pudesse poupar à cicatriz que irá ter...

Concluindo: a melhor peça de proteção que poderão usar é mesmo a sorte. Mas se puderem investir em peças de pele, poderão poupar-se a algumas dolorosas queimaduras por abrasão no alcatrão.
Material da Haisen pode ser barato e fraco, mas não deixou ficar o nome mal visto. Fiquei impressionado com o estado em que ficou o blusão e o capacete, mantendo o meu corpo mais ou menos intacto.´

Com uma proteção de costas da Alpinestars de 90€, vejo-me agora "obrigado" a comprar outro blusão da mesma marca para o poder re-utilizar.

Serão bem vindas quaisquer dúvidas, perguntas e outros testemunhos!


Última edição por Helder Cruz em Seg 12 Set - 14:09, editado 1 vez(es)

Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8038
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  Fary em Seg 12 Set - 13:12

Boas

Também já tive um acidente quando tinha a minha sym wolf 125, ia com calças de ganga uns tennis da decathlon capacete NEXX, blusao alpinestars  e luvas alpinestars.

Lembro-me do acidente como se fosse hoje, foi uma sensação horrível enfim..

Vou resumir senão nunca mais acabo.. e tenho de ir almoçar.. lol ia para o trabalho e ao passar no radar da 2 circular um caramelo trava a fundo a minha frente sem qualquer necessidade travei com o travão da frente e perdi a frente... senti o guiador a varejar e lá fui ao tapete ia prai a uns 90.. levava uma mala com o almoço as costas e ao cair fez-me subir o blusão e fiquei com uma queimadura na zona da cintura  os sapatos ficaram com um buraco as calças foram a vida, e as luvas ficaram gastas.

Quando estava a cair lembro-me de tentar proteger a cabeça enquanto rebolava pelo chão por isso é que o capacete apenas ficou com um pequeno raspão e ainda uso o mesmo capacete em relação as luvas tentei parar colocando as maos no chão e vi logo que não ia adiantar de nada então apenas tentei apenas amparar o corpo para não começar a rodar e seria bem pior.

O blusão ficou com um buraco na manga direita, as protecções fizeram o trabalho delas nem tive um arranhão... apenas fiquei com feridas nos joelhos canelas e nas costas devido a mala ter subido o casaco.

Como estamos sempre a aprender após ter ido ao chão comprei joelheiras e ando sempre com camara no capacete para me tentar proteger um pouco mais pois na maior parte dos casos a culpa é sempre do motociclista..

Neste momento ando com uma 600 e posso mesmo dizer que sair de casa sem protecções não obrigada.. vou só ao café é na boa.. não obrigado...
Quando me dizem andas com isso porque? Apenas respondo assim.. alguma vez foste ao chão?

Quando vejo pessoal a andar de t-shirt ou de chinelos até fico azul... mas pronto cada um sabe de si e Deus sabe de todos.

avatar
Fary

Masculino Mensagens : 520
Data de inscrição : 17/03/2014
Mota : Yamaha Fazer

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  Dissidente em Seg 12 Set - 13:51

Portanto, "espremendo" os vossos dois relatos, e retirando as conclusões que apenas com alguns anos de utilização de equipamento (e eventualmente o seu teste) se aprendem sobre o que é importante (além de nos dar uma valente pinta  ):

* Calças de ganga não são propriamente resistentes à abrasão, mas podem eventualmente safar-se mais ou menos se a ganga (e os pontos) for resistente e mínimamente grossa

* Blusões de Verão em rede oferecem protecção contra abrasão muito limitada; será preferível ir para blusões de cordura de malha menos densa ou melhor ainda, pele perfurada

* É importante o blusão ter ajustes de forma a que fiquem justos ao corpo, incluindo nos braços, pela situação que o Hélder descreveu; infelizmente muitos não têm ou têm ajustes "da treta" (escolham sempre ajustes de Velcro, especialmente os mais compridos, em detrimento dos botões que podem abrir-se num acidente)

* Um blusão não se destina apenas a dar pinta, proteger do frio ou resistir contra a abrasão do alcatrão; também deve ter protecções para proteger do impacto; senão houver possibilidade de retrofitting no blusão usem ao menos protecções internas (das que se vestem sobre o corpo, com protecção dorsal, etc)

* Luvas, sempre! Nas palavras do Balasteiro ou do Durão (nunca me lembro quem mas disse), "para mijar é preciso mãozinhas" (confere... senão tentem fazê-lo sem as usar e vejam a sopa que dá)

* Costumamos relegar as perninhas para segundo plano (contra mim falo) mas esquecemo-nos que no chão sofrem sempre danos, e os joelhos são sistemas muito frágeis e que nunca vão novamente ao sítio após uma lesão

* Andar com coisas às costas é sempre muito má ideia em caso de queda, quer pelo que o Fary relatou quer por eventualmente servir de alavanca contra a coluna, arriscando a exacerbar bastante as lesões que se podem sofrer; optem sempre por alguma forma de transporte na mota em vez de no lombo: top case, tank bag, tail bag, aranha... algo

* No caso de queda em vez de tentarem parar tentem estabilizar (se conseguirem tentar sequer alguma coisa... dependendo da situação os poucos segundos transformam-se em minutos ou milissegundos); não conseguem parar porra nenhuma e o atrito só vos fará enrrolar e lesionar mais zonas, ao passo que tentando estabilizar o deslize minimizam a vossa exposição à sorte e confiam na eficácia do vosso equipamento para vos manter "sequinhos"

* Equipamento sempre, seja para uma viagem de 300 km's ou para ir meter gasosa ali ao lado; não fazem o mesmo com o cinto de segurança no carro? (se não fazem deviam fazer, ou deviam conhecer alguém que "ia só ali" e foi uma sorte continuar a poder ir)

Pronto, só para sistematizar aqui um pouco a informação 
avatar
Dissidente

Masculino Mensagens : 5649
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  ZILLA_PT em Seg 12 Set - 15:43

Eu deixo aqui também o meu testemunho de quando caí no Geres. 

Capacete acho que nem no chão tocou, já o casaco da OXFORD, arrastou, e fez um ótimo trabalho, fiquei com nadinha nos braço e tronco, e ainda uso esse casaco (no inverno) já que tá raspado, mas não rasgado ;)

Luvas, mandei vir do ebay, marca duchinni, foram baratas por serem um modelo de 2014 se não estou em erro. e era fim de stock.Mal chegaram fiquei logo surpreendido pela qualidade, tinham ar de serem boas, eram "sólidas" vá. Na queda também se aguentaram bem, fiquei só com toquesinho de nada na coxa do polegar, coisa insignificante.

Já a perna, só tinha umas calças normais, foi o pior, além das escoriações fiquei com uma dor no joelho que me acompanhou durante os 3-4 meses seguintes ! Não conseguia por força no joelho, tipo, levantar-me com assistência do joelho ..  Ouve uma vez que me lembro em educação física, que era um contra relogio, tive que correr, fazer flexões, e voltar .. quando acabo de correr e vou pra fazer as flexões, meto o joelho no chão com  força ... ui até vi estrelas ! Isto uns 3 meses depois de ter acontecido o acidente !

Agora comprei umas calças (que ate foram pra trocar que se resgaram) e vou comprar umas joelheiras pra quando usar calças normais ( ir pra escola etc)
avatar
ZILLA_PT

Masculino Mensagens : 870
Data de inscrição : 13/11/2015
Mota : Benelli TRK 502 & Yamaha BW'S 50 & VOR ENDURO 503

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  BrunoSilva em Seg 12 Set - 17:07

Eu também já passei por isto (infelizmente).

Andar equipado sempre! O perigo está a qualquer momento!

Alguns já devem ter reparado, por exemplo, que nos encontros ando sempre com um protector de costas integral que protege do cóccix até ao pescoço. Para mim uma das peças fundamentais de andarmos ao tombos na estrada.

Casa de verão não uso. De verão ando sem o forro do casaco 2 estações com os fechos de ventilação abertos. Os casacos de verão não me inspiram tanta confiança, parecem frágeis...

Calças sempre com as protecções. Botas também ajudam nos tornozelos.

Luvas de verão em pele. Em viagens maiores luvas das compridas que vem a meio do antebraço, já para proteger a parte dos pulsos (as minhas têm umas protecções em espécie de almofada à volta desta zona).

Em suma, só temos de andar protegidos para nos protegermos a nós. Também me faz confusão ver pessoal de R de calções e chinelos de dedo.
avatar
BrunoSilva

Masculino Mensagens : 2977
Data de inscrição : 21/08/2012
Mota : Daelim Roadwin 125 FI '11 | Kawasaki ER-6N '13

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  Helder Cruz em Ter 13 Set - 12:53

Próximo blusão de verão: pele perfurada!!!
Mas os ténis e as calças de ganga, sei que voltarei a fazê-lo, principalmente no verão.

Luvas de verão, não protegem os pulsos, também será sempre algo que ficará menos protegido.

Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8038
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  BrunoSilva em Ter 13 Set - 12:58

Não andes com luvas sem dedos.
Isso faz-me cá uma impressão...
avatar
BrunoSilva

Masculino Mensagens : 2977
Data de inscrição : 21/08/2012
Mota : Daelim Roadwin 125 FI '11 | Kawasaki ER-6N '13

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  nunes em Ter 13 Set - 14:09

eu nem me pronuncio. Sei bem os riscos que corro. E acho que vou aprender quando for ao tapete.
avatar
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 6652
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  Fary em Ter 13 Set - 15:36

nunes escreveu:eu nem me pronuncio. Sei bem os riscos que corro. E acho que vou aprender quando for ao tapete.

Não me digas que andas sem casaco? Ou sem luvas ou sem capacete.. lol
avatar
Fary

Masculino Mensagens : 520
Data de inscrição : 17/03/2014
Mota : Yamaha Fazer

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  nunes em Ter 13 Set - 15:58

Fary escreveu:
nunes escreveu:eu nem me pronuncio. Sei bem os riscos que corro. E acho que vou aprender quando for ao tapete.

Não me digas que andas sem casaco? Ou sem luvas ou sem capacete.. lol


capacete e luvas sempre, seja verão ou inverno.
casaco nem por isso.
é a tal história "de casa ao trabalho são só 2 Km, é logo ali"
Mas é o suficiente para a coisa correr mal.
avatar
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 6652
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  Dias em Ter 13 Set - 17:12

A história da minha queda (em Dezembro) já foi contada, mas, como estou mal-disposto (por causa de uma certa oficina que demora mais de 50 dias para reparar o depósito de gasolina que estava em Julho na minha moto; note-se que eu não escrevi o "meu depósito"), volto a falar dos "estragos":
- O capacete era um "jet" e fez o seu serviço: ficou com a viseira toda riscada (não me vou esquecer de ver o alcatrão a passar, tipo filme, na frente dos olhos); a viseira foi substituída e aquele capacete continua a ser o meu grande amigo; tem uma pequena raspadela na calota, ligeiramente acima da zona da viseira, mas vai continuar assim para me relembrar a ter mais cuidado todos os dias (supostamente os capacetes devem ser substitídos ao mínimo toque, mas eu não me chamo Barroso).
- O blusão era de cordura (não me lembro da marca), rasgou no braço, mas a protecção do cotovelo fez 95% do seu serviço; não fez 100% porque estava largo e a protecção rodou. Levei-o para o Algarve para usar como blusão de Inverno com a Cygnus e comprei um em cabedal (na Caparica Peles são mais baratos do que os de cordura de "marca"). Conclusão: o blusão deve ser justo ao corpo e, depois de experimentarem um blusão em cabedal... não vão querer outra coisa!
- As luvas de pele (Drenaline) fizeram o seu serviço, mal se notam as raspadelas no alcatrão e espero continuar a usá-las por muitos anos. Contudo, apesar da queda ter sido para o lado direito, houve qualquer coisa ponteaguda que furou o polegar da mão esquerda (e a luva)... Não faço a minima ideia do que poderá ter sido!
- As calças de "bombazine" aguentaram a queda sem rasgar e só ficaram "pintadas de preto" na anca.
- Quanto às minhas botas (que eram muito confortáveis para passear a pé), a sola da bota direita foi arrancada e notei a falta de protecção no tornozelo (o hematoma desapareceu ao fim de 2 semanas). Conclusão: usem botas como deve ser!

Fora o anterior:
- Parti 4 costelas quando o meu braço direito ficou entre o tórax e o chão. Quanto a isto, não há nada a fazer a não ser NÃO CAIR SOBRE O BRAÇO. Contudo, pode ser muito pior "irem à reboleta", porque arriscam-se a partir braços, pernas, cabeça, pescoço e coluna... para além das costelas! Vejam o que fazem os tipos do MotoGP quando caem!
- Levava uma mochila às costas com o PC. A mochila nem tocou no chão, mas, mesmo assim, a caixa do PC partiu-se (entre o PC e o chão estavam as minhas costelas).

No Algarve e no Verão também ando na Cygnus em calções...
Não façam como os tipos que vi na 2ª Feira em Odivelas, uma scooter branca com pendura, ambos em calções e T-shirt, e o condutor com chinelas de "prender entre-os-dedos"! Fartei-me de rir (ou de chorar) quando ele teve que meter os pés no chão!
avatar
Dias

Masculino Mensagens : 5058
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  ZILLA_PT em Ter 13 Set - 23:26

Helder Cruz escreveu:Próximo blusão de verão: pele perfurada!!!
Mas os ténis e as calças de ganga, sei que voltarei a fazê-lo, principalmente no verão.

Luvas de verão, não protegem os pulsos, também será sempre algo que ficará menos protegido.

Helder, compra pelo menos uma joelheiras, não são muito caras, usas por cima das calças de ganga, e sempre e uma proteção jeitosa !
avatar
ZILLA_PT

Masculino Mensagens : 870
Data de inscrição : 13/11/2015
Mota : Benelli TRK 502 & Yamaha BW'S 50 & VOR ENDURO 503

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  Helder Cruz em Qua 14 Set - 6:40

Eu tenho joelheiras dessas!

Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8038
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  ZILLA_PT em Qua 14 Set - 12:51

Helder Cruz escreveu:Eu tenho joelheiras dessas!

Atão usa homem ! Andas ai de perna ao léu !
avatar
ZILLA_PT

Masculino Mensagens : 870
Data de inscrição : 13/11/2015
Mota : Benelli TRK 502 & Yamaha BW'S 50 & VOR ENDURO 503

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  Dias em Qua 14 Set - 15:47

ZILLA_PT escreveu:... Atão usa homem ! Andas ai de perna ao léu !
Dá tempo ao tempo!
O bicho homem, que é um animal supostamente inteligente, parece que só aprende à porrada!
Veja-se o meu exemplo:
- A primeira vez que andei de moto foi em calções, sem blusão, sem luvas e sem capacete (em 1965 não era obrigatório). Não aconteceu nada a não ser o ataque de nervos que preguei ao dono da Vespa, porque foi à noite e era só para ir "até ao fundo da rua", mas "enganei-me" no caminho e fui de Portimão à Rocha e voltei.
- A primeira vez que caí com a Cygnus usava as luvas de pele de "sair ao Domingo"... que cortavam só 50% do frio e só evitaram raspar com a pele das mãos no asfalto. Nessa altura aprendi à minha custa o que eram luvas "motard".
- Da segunda vez que caí com a Cygnus, já tinha luvas mais-ou-menos decentes (porque eram as para "andar no Algarve") e aprendi que raspar com o braço no chão dá direito a ficar 2-3 semanas a pôr Biafine.
- Da terceira vez que caí com a Cygnus, já não me aconteceu nada (a não ser ter ficado lixado por não ter acelerado e entrado pela porta do enlatado que se me atravessou na rotunda).
- Quando caí com a Aquila, aprendi que botas de "fazer de conta" não funcionam (mas ainda não comprei botas decentes).
avatar
Dias

Masculino Mensagens : 5058
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  Helder Cruz em Qua 14 Set - 16:31

Sou muito encalorado. Para trajectos curtos, de ir ao café e voltar, tenho alguma tendencia para descurar as pernas e os pés.
Vamos a ver como fica o orçamento para comprar um casaco de verão novo... em pele está difícil...

Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8038
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  BrunoSilva em Qua 14 Set - 17:04

Vejam a reportagem que deu hoje na RTP1 na Praça da Alegria.

Um amigo nosso das 2 rodas, o Paulinho, foi dar uma entrevista da recuperação de um acidente que teve de moto em 2014.

Vale a pena ver e tirar cada um as suas conclusões. Felizmente ele está a recuperar a cada dia que passa...
avatar
BrunoSilva

Masculino Mensagens : 2977
Data de inscrição : 21/08/2012
Mota : Daelim Roadwin 125 FI '11 | Kawasaki ER-6N '13

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  Dias em Qua 14 Set - 17:17

SFF manda link porque só encontro:
Cavala fumada, salmão braseado e gelatina de gaspacho
Mestres na arte de fazer renda de bilros
Patrícia Teixeira – Finalista do “The Voice Portugal”
Pudim de Papaia (Receita tradicional da Ilha da Madeira)
Dra. Alexandra Bento – Lanches saudáveis para crianças e jovens
avatar
Dias

Masculino Mensagens : 5058
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  BrunoSilva em Qua 14 Set - 17:28

http://www.rtp.pt/play/p2778/e249863/a-praca

é a partir de meio para a frente.

é uma história emocionante, principalmente para mim que soube logo no 1º dia e fui a correr para o hospital mal saí do trabalho.

o paulo ia casar 3 dias depois e tinha um bébé de 5 meses na altura do acidente.

tudo consta, apenas há uma testemunha, que foi um velhote que atravessou o carro ao sair da garagem na estrada. o paulo para não bater nele desviou a NC para a esquerda e bateu num poste.

o resto diz a reportagem. as mazelas foram muitas (a maior parte já tratadas).

vejam, reflictam, e depois venham dizer se o equipamento não ajuda. 
achei que se integrava neste tópico.
avatar
BrunoSilva

Masculino Mensagens : 2977
Data de inscrição : 21/08/2012
Mota : Daelim Roadwin 125 FI '11 | Kawasaki ER-6N '13

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  Helder Cruz em Qua 14 Set - 17:57

Claro que ajuda!
Mas conduzir uma mota e suar em bica é coisa que não suporto.

Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8038
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  ZILLA_PT em Qui 15 Set - 0:38

Dias escreveu:
ZILLA_PT escreveu:... Atão usa homem ! Andas ai de perna ao léu !
Dá tempo ao tempo!
O bicho homem, que é um animal supostamente inteligente, parece que só aprende à porrada!

Tão o home tem as proteções e não usa? ai, ai ..

Não arrisquem, mesmo que o percurso o percurso seja pequeno ...

Eu não tenho certas proteções, e tento juntar dinheiro pra comprar (neste caso, as minha proxima serão joelheiras acerbis) e vocês com as proteçoes deixam-nas em casa ? 
Assim não, gente  :padre:
avatar
ZILLA_PT

Masculino Mensagens : 870
Data de inscrição : 13/11/2015
Mota : Benelli TRK 502 & Yamaha BW'S 50 & VOR ENDURO 503

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  Dissidente em Qui 15 Set - 10:12

Zilla, pede comparticipação parental, que acredita que se for para a tua segurança eles ajudam. 
avatar
Dissidente

Masculino Mensagens : 5649
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  ZILLA_PT em Qui 15 Set - 22:47

Dissidente escreveu:Zilla, pede comparticipação parental, que acredita que se for para a tua segurança eles ajudam. 

Os meu pais são daqueles que dizem que se importam, mas pra abrir a carteira, sabe Deus haha, mas pronto, já ajudam na gasosa e tal ...
avatar
ZILLA_PT

Masculino Mensagens : 870
Data de inscrição : 13/11/2015
Mota : Benelli TRK 502 & Yamaha BW'S 50 & VOR ENDURO 503

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  Dissidente em Sex 16 Set - 10:01

Bem, podes sempre esmurrar um braço ou uma perna e usá-lo como argumento (mas deliberadamente hein? nada de cenas não programadas!  )
avatar
Dissidente

Masculino Mensagens : 5649
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  durao em Dom 28 Out - 13:05

\"* Luvas, sempre! Nas palavras do Balasteiro ou do Durão (nunca me lembro quem mas disse), "para mijar é preciso mãozinhas" (confere... senão tentem fazê-lo sem as usar e vejam a sopa que dá)" - check , fui eu. Um dos grandes ensinamentos que aprendi na oficina da Ondamil em conversa com outros motards - acho que tinha uma BMW 1200 - mas segundo ele era valido para todosDissidente escreveu:Portanto, "espremendo" os vossos dois relatos, e retirando as conclusões que apenas com alguns anos de utilização de equipamento (e eventualmente o seu teste) se aprendem sobre o que é importante (além de nos dar uma valente pinta  ):

* Calças de ganga não são propriamente resistentes à abrasão, mas podem eventualmente safar-se mais ou menos se a ganga (e os pontos) for resistente e mínimamente grossa

* Blusões de Verão em rede oferecem protecção contra abrasão muito limitada; será preferível ir para blusões de cordura de malha menos densa ou melhor ainda, pele perfurada

* É importante o blusão ter ajustes de forma a que fiquem justos ao corpo, incluindo nos braços, pela situação que o Hélder descreveu; infelizmente muitos não têm ou têm ajustes "da treta" (escolham sempre ajustes de Velcro, especialmente os mais compridos, em detrimento dos botões que podem abrir-se num acidente)

* Um blusão não se destina apenas a dar pinta, proteger do frio ou resistir contra a abrasão do alcatrão; também deve ter protecções para proteger do impacto; senão houver possibilidade de retrofitting no blusão usem ao menos protecções internas (das que se vestem sobre o corpo, com protecção dorsal, etc)

* Luvas, sempre! Nas palavras do Balasteiro ou do Durão (nunca me lembro quem mas disse), "para mijar é preciso mãozinhas" (confere... senão tentem fazê-lo sem as usar e vejam a sopa que dá)

* Costumamos relegar as perninhas para segundo plano (contra mim falo) mas esquecemo-nos que no chão sofrem sempre danos, e os joelhos são sistemas muito frágeis e que nunca vão novamente ao sítio após uma lesão

* Andar com coisas às costas é sempre muito má ideia em caso de queda, quer pelo que o Fary relatou quer por eventualmente servir de alavanca contra a coluna, arriscando a exacerbar bastante as lesões que se podem sofrer; optem sempre por alguma forma de transporte na mota em vez de no lombo: top case, tank bag, tail bag, aranha... algo

* No caso de queda em vez de tentarem parar tentem estabilizar (se conseguirem tentar sequer alguma coisa... dependendo da situação os poucos segundos transformam-se em minutos ou milissegundos); não conseguem parar porra nenhuma e o atrito só vos fará enrrolar e lesionar mais zonas, ao passo que tentando estabilizar o deslize minimizam a vossa exposição à sorte e confiam na eficácia do vosso equipamento para vos manter "sequinhos"

* Equipamento sempre, seja para uma viagem de 300 km's ou para ir meter gasosa ali ao lado; não fazem o mesmo com o cinto de segurança no carro? (se não fazem deviam fazer, ou deviam conhecer alguém que "ia só ali" e foi uma sorte continuar a poder ir)

Pronto, só para sistematizar aqui um pouco a informação 
avatar
durao

Masculino Mensagens : 200
Data de inscrição : 19/09/2011
Mota : NC750X

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Equipamento: a prova dos 9

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum