F125cc.com
KTM Duke 125 - Falha Mecânica F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
KTM Duke 125 - Falha Mecânica F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
100 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 100 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

KTM Duke 125 - Falha Mecânica

+2
nunes
IamLeandro
6 participantes

Ir para baixo

KTM Duke 125 - Falha Mecânica Empty KTM Duke 125 - Falha Mecânica

Mensagem  IamLeandro Sex 13 Set - 9:26

Bom dia,

Como podem ver pelo título tenho uma falha mecânica que nem consigo descrever ou explicar e preciso da vossa ajuda para tentar perceber o que se passa, vou começar onde isto tudo começou.

Basicamente ia na A2 há um mês atrás numa descida(Junto da entrada que vai para Almada) e ia com a mota embalada, ou seja, ia numa 3ª com a mão na embraiagem quando de repente liga a luz do motor no painel e tenho que encostar na berma pq pronto, a mota deixou de funcionar. Chamei o reboque, fui para o mecânico, cheguei lá com a mota e aquilo começou a funcionar, como se nada tivesse acontecido.
Deixei lá a mota, ligaram à máquina e fizeram montes de testes e não encontraram problema nenhum, NEM A MÁQUINA DISSE QUE A MOTA TINHA PROBLEMAS, no entanto, mandei trocar a bomba de combustível porque a minha bóia estava estragada(O módulo da bomba e da bóia estão juntos por isso tem que ser tudo substituído). Eu até pensei que fosse um problema de injecção electrónica e assim matava 2 males.
Passou 1 mês e ontem, já estava a chegar a casa, ia com a mota embalada e com a mão na embraiagem quando acontece o mesmo, precisamente o mesmo. Desta vez lembrei-me do que o rapaz da oficina fez para meter a mota a trabalhar e foi só clicar no botão do ligar e dar acelerador na mota, até que ao fim de 3 ou 4 vezes a fazer isso a mota voltou a funcionar perfeitamente.
Hoje de manhã, peguei na mota e fui super à vontade para o trabalho, sem algum problema, como se nada tivesse acontecido.

Conseguem-me explicar o que poderá ser isto? As mudanças de óleos e filtros está tudo em dia, tem uma bomba nova, por isso, sinceramente, não sei o que poderá ser e daí estar a precisar de ajuda neste sentido. Algo que reparei, que pode ser só coincidência, é que sempre que isso aconteceu, a mota estava embalada e com a embraiagem a ser accionada.

IamLeandro

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/09/2019
Mota : KTM Duke 125

Ir para o topo Ir para baixo

KTM Duke 125 - Falha Mecânica Empty Re: KTM Duke 125 - Falha Mecânica

Mensagem  nunes Sex 13 Set - 11:45

1º - Leandro, passa nas apresentações para a malta te ficar a conhecer um pouco.

2ª- Não percebo nada de mecânica mas, sendo uma duque, pode ser sumo de laranja a mais. (na brinca).

Nos diários de bordo que por aqui há ainda não li nada desse género.
Espera ai a ver se os nossos "mecânicos" (gente mais entendida na matéria) te dá uma ajuda.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

KTM Duke 125 - Falha Mecânica Empty Re: KTM Duke 125 - Falha Mecânica

Mensagem  Lallo Sex 13 Set - 11:50

Esse problema de o motor vir abaixo numa descida jamais aconteu comigo.

Com certeza algo errado não estava certo e isso não foi  com a moto.
Porque existe uma regra básica de segurança:

"Nunca conduzir qualquer veículo automotor ou ciclomotor em declive sem que este esteja engrenado."

Pois sem estar engrenada a moto não terá o recurso do freio (travão) motor.
Ademais, disso decorre que o eixo do pinhão e rolamentos não teriam a lubrificação adequada à rotação por falta de pressão suficiente da bomba de óleo trocoidal.

Vejas a situação por um ângulo positivo: fizeste um mecânico feliz.

Passa lá nas apresentações que a regra do fórum agradece.
Lallo
Lallo

Masculino Mensagens : 352
Data de inscrição : 23/01/2018
Mota : Fazer 250 Yamaha

Ir para o topo Ir para baixo

KTM Duke 125 - Falha Mecânica Empty Re: KTM Duke 125 - Falha Mecânica

Mensagem  nunes Sex 13 Set - 12:29

Lallo, a mota ia engrenada, em 3ª.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

KTM Duke 125 - Falha Mecânica Empty Re: KTM Duke 125 - Falha Mecânica

Mensagem  Lallo Sex 13 Set - 13:46

nunes escreveu:Lallo, a mota ia engrenada, em 3ª.


Ok Nunes na prática é como se não estivesse engrenada pois a embreagem estava acionada percebes? A realidade  prática é a mesma, a mota tava na banguela.
Nem quis comentar que os discos de embreagem assim vão pro saco rapidamente para não apavorar o caboclo.
Lallo
Lallo

Masculino Mensagens : 352
Data de inscrição : 23/01/2018
Mota : Fazer 250 Yamaha

Ir para o topo Ir para baixo

KTM Duke 125 - Falha Mecânica Empty Re: KTM Duke 125 - Falha Mecânica

Mensagem  Dias Sex 13 Set - 19:00

Sem querer comparar a KTM à Hyosung, o problema apresentado pelo Leandro parece-se com o que a minha Aquila tinha o ano passado:
- O motor vai abaixo, mas pega carregando no "start" (no meu caso, também pegava apertando a embraiagem para que o motor parasse completamente de rodar e depois largando a embraiagem DESDE QUE o punho estivesse desenrolado).
- A avaria começou por acontecer de uma maneira completamente aleatória, mas acabou com o motor, também aleatoriamente, só se aguentar ao ralenti com o punho meio-enrolado.
- A ECU nunca apresentava qualquer código de erro.

Quando o problema finalmente ficou resolvido, a explicação que me deram (que tenho dificuldade em aceitar) é que eram os espaçadores das touches das válvulas que estavam gastos (não comento como é que os espaçadores só estão gastos quando lhes apetece!).

Explicação: Os motores "modernos" não precisam de ajustar a folga das válvulas porque têm comando hidráulico (por óleo). Contudo, a acreditar no que me disseram, há sempre um espaçador que se gasta.

Não sei se ajudei, mas, obviamente, gostaria de saber o que é que os gurus da KTM vão concluir.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

KTM Duke 125 - Falha Mecânica Empty Re: KTM Duke 125 - Falha Mecânica

Mensagem  linhos Qui 3 Out - 12:46

IamLeandro escreveu:Bom dia,

Como podem ver pelo título tenho uma falha mecânica que nem consigo descrever ou explicar e preciso da vossa ajuda para tentar perceber o que se passa, vou começar onde isto tudo começou.

Basicamente ia na A2 há um mês atrás numa descida(Junto da entrada que vai para Almada) e ia com a mota embalada, ou seja, ia numa 3ª com a mão na embraiagem quando de repente liga a luz do motor no painel e tenho que encostar na berma pq pronto, a mota deixou de funcionar. Chamei o reboque, fui para o mecânico, cheguei lá com a mota e aquilo começou a funcionar, como se nada tivesse acontecido.
Deixei lá a mota, ligaram à máquina e fizeram montes de testes e não encontraram problema nenhum, NEM A MÁQUINA DISSE QUE A MOTA TINHA PROBLEMAS, no entanto, mandei trocar a bomba de combustível porque a minha bóia estava estragada(O módulo da bomba e da bóia estão juntos por isso tem que ser tudo substituído). Eu até pensei que fosse um problema de injecção electrónica e assim matava 2 males.
Passou 1 mês e ontem, já estava a chegar a casa, ia com a mota embalada e com a mão na embraiagem quando acontece o mesmo, precisamente o mesmo. Desta vez lembrei-me do que o rapaz da oficina fez para meter a mota a trabalhar e foi só clicar no botão do ligar e dar acelerador na mota, até que ao fim de 3 ou 4 vezes a fazer isso a mota voltou a funcionar perfeitamente.
Hoje de manhã, peguei na mota e fui super à vontade para o trabalho, sem algum problema, como se nada tivesse acontecido.

Conseguem-me explicar o que poderá ser isto? As mudanças de óleos e filtros está tudo em dia, tem uma bomba nova, por isso, sinceramente, não sei o que poderá ser e daí estar a precisar de ajuda neste sentido. Algo que reparei, que pode ser só coincidência, é que sempre que isso aconteceu, a mota estava embalada e com a embraiagem a ser accionada.
Vai falar a voz da experiência.
Isso é um problema que acontece com a maioria destas espetaculares KTM Duke 125...o desligar em andamento.

Não te preocupes...algo não está bem aí mas não é problemático.
Isto acontece mais quando a mota está fria e nestas situações ao apertar a embraiagem, por isso o segredo é não deixes a mota ficar ao ralenti vinda de andamento.
Volta e meia a minha Laranjinha FAZIA isto (tipo 2-3x ao ano), eu arrancava e ela estando fria e ao percorrer os primeiros 300 metros e ao chegar a um cruzamento eu apertava a embraiagem e ela ia abaixo, o truque é fazer o que disse acima, não a deixar completamente ao ralenti. Já não sei se ainda fará isto, pois já não passo por esta situação sei lá...praí há uns 5 anos...

Se eu continuo a confiar nesta mota...há dúvidas?! Melhor 125 que por aqui anda ;)

Já sei que isto não devia acontecer e pardais ao ninho...por isso poupem-me...

Confia aqui no GURU da KTM...don't worry, just relax and enjoy the machine my friend

_________________
KTM Laranjinha YouTube
Subscreve!

DB: Pt1, Pt2 e Parte 3!

1ª Duke: 21'k Kms 8Set11->11Abr14 VMax 134km/h
2.6lt/100

2ª Duke: 15'k Kms Kms 11ABR14->Hoje, VMax: 139km/h
KTM Duke 125 - Falha Mecânica 633800_2
KTM Duke 125 - Falha Mecânica 281929
linhos
linhos
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 7618
Data de inscrição : 12/09/2011
Mota : KTM Duke 125 Laranjinha ABS - Vê a Laranjinha no Youtubiu!

Ir para o topo Ir para baixo

KTM Duke 125 - Falha Mecânica Empty Re: KTM Duke 125 - Falha Mecânica

Mensagem  nunes Qui 3 Out - 13:57

linhos escreveu:
IamLeandro escreveu:Bom dia,

Como podem ver pelo título tenho uma falha mecânica que nem consigo descrever ou explicar e preciso da vossa ajuda para tentar perceber o que se passa, vou começar onde isto tudo começou.

Basicamente ia na A2 há um mês atrás numa descida(Junto da entrada que vai para Almada) e ia com a mota embalada, ou seja, ia numa 3ª com a mão na embraiagem quando de repente liga a luz do motor no painel e tenho que encostar na berma pq pronto, a mota deixou de funcionar. Chamei o reboque, fui para o mecânico, cheguei lá com a mota e aquilo começou a funcionar, como se nada tivesse acontecido.
Deixei lá a mota, ligaram à máquina e fizeram montes de testes e não encontraram problema nenhum, NEM A MÁQUINA DISSE QUE A MOTA TINHA PROBLEMAS, no entanto, mandei trocar a bomba de combustível porque a minha bóia estava estragada(O módulo da bomba e da bóia estão juntos por isso tem que ser tudo substituído). Eu até pensei que fosse um problema de injecção electrónica e assim matava 2 males.
Passou 1 mês e ontem, já estava a chegar a casa, ia com a mota embalada e com a mão na embraiagem quando acontece o mesmo, precisamente o mesmo. Desta vez lembrei-me do que o rapaz da oficina fez para meter a mota a trabalhar e foi só clicar no botão do ligar e dar acelerador na mota, até que ao fim de 3 ou 4 vezes a fazer isso a mota voltou a funcionar perfeitamente.
Hoje de manhã, peguei na mota e fui super à vontade para o trabalho, sem algum problema, como se nada tivesse acontecido.

Conseguem-me explicar o que poderá ser isto? As mudanças de óleos e filtros está tudo em dia, tem uma bomba nova, por isso, sinceramente, não sei o que poderá ser e daí estar a precisar de ajuda neste sentido. Algo que reparei, que pode ser só coincidência, é que sempre que isso aconteceu, a mota estava embalada e com a embraiagem a ser accionada.
Vai falar a voz da experiência.
Isso é um problema que acontece com a maioria destas espetaculares KTM Duke 125...o desligar em andamento.

Não te preocupes...algo não está bem aí mas não é problemático.
Isto acontece mais quando a mota está fria e nestas situações ao apertar a embraiagem, por isso o segredo é não deixes a mota ficar ao ralenti vinda de andamento.
Volta e meia a minha Laranjinha FAZIA isto (tipo 2-3x ao ano), eu arrancava e ela estando fria e ao percorrer os primeiros 300 metros e ao chegar a um cruzamento eu apertava a embraiagem e ela ia abaixo, o truque é fazer o que disse acima, não a deixar completamente ao ralenti. Já não sei se ainda fará isto, pois já não passo por esta situação sei lá...praí há uns 5 anos...

Se eu continuo a confiar nesta mota...há dúvidas?! Melhor 125 que por aqui anda ;)

Já sei que isto não devia acontecer e pardais ao ninho...por isso poupem-me...

Confia aqui no GURU da KTM...don't worry, just relax and enjoy the machine my friend


estavas a demorar muito a chegar.
estava a ver que tinha que te telefonar ehehe.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

KTM Duke 125 - Falha Mecânica Empty Re: KTM Duke 125 - Falha Mecânica

Mensagem  Dr_Lion Seg 21 Out - 22:57

Vou-te dar um exemplo muito bom, e que pode perfeitamente ser isso.

Não foi de mota, foi de carro, passou-se comigo umas 4-5 vezes até me ter apercebido do porquê. O carro era um fiat 127, e a autoestrada era a que vai do Porto para Viana do castelo. Na última descida para Viana (a maior/mais longa) eu desengatava o carro no início porque obiavemente com 4 mudanças chegava lá a baixo mais depressa desengatado do que engatado e para mais poupava gasolina e desgaste do motor.

Sempre que chegava à saída o carro ia abaixo quando tentava entrar na rotunda. Umas daz vezes olhei para o ponteiro da temperatura e estava no gelo! Toda a gente sabe que carros antigos com 40 anos tens que fechar o ar quando estão frios ou ao arrancar ficas parado..

Ou seja uma descida tão grande, a deslocação de ar e o motor ao relantim a aquecer pouco, arrefecia até ao semelhante a estar desligado há horas.

Ires desengatado, ou engatado com a embraiagem pressionada dá "no mesmo" mais ou menos, tens desgaste da embraiagem que se desengatares não tens, portanto mais vale desengatar.. Na verdade mais e mais em mota mais vale ires engatado e não inventares.. Mas o que acontece é que a rotação do motor desce para o relantim, aquecendo menos o motor do que se fosse a rodar ás 6-10k... O que faz com que a deslocação de ar arrefeça o motor...

E aposto que é por isso que ela vai a baixo. A razão exata não sei, mas acredito que embora a temperatura baixe bastante não vá ao valor que teria se estivesse parada há horas, daí que talvez a centralina pense que a mota está "quente" e não faz a compensação da gasolina, na verdade ela está fria e sem a compensação não aguenta..

Dr_Lion

Masculino Mensagens : 111
Data de inscrição : 18/07/2018
Mota : Suzuki DRZ400

Ir para o topo Ir para baixo

KTM Duke 125 - Falha Mecânica Empty Re: KTM Duke 125 - Falha Mecânica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos