F125cc.com
oleos para as nossas motos F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
oleos para as nossas motos F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
52 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 52 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

oleos para as nossas motos

+5
nfacs
Prometeu
Ricardo
HMEGRE
Marco Machado
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty oleos para as nossas motos

Mensagem  Convidad Qua 12 Ago - 13:41

qual sera o melhor oleo para as nossas motos?
sera que os oleos marca modelo ou continente etc com as mesmas caracteristicas sao tao bons como os de marca ?
a quem diga que um oleo marca continente por 10w40 100%sintetico com preço de 10 euros é muito melhor que um castrol 10w40 gps com o mesmo preço.
normalmente uma 125cc gasta perto de um litro de oleo esse mesmo oleo tem como funçao lubrificar o motor e caixa de velocidades o preço vai desde 6 euros ate 15 ou mais euros mas por 10 euros ja compras um grande oleo.

falem da vossa experiençia em oleos e que oleo vao meter nas vossas motos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  Marco Machado Qua 12 Ago - 13:46

eu por agora ainda não sei nada de oleos a maior parte de nós ainda agora vai começar nestas andanças.
foi boa idea este topico para se poder trocar ideas e expriencias
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Concordo com o tópico

Mensagem  Convidad Qua 12 Ago - 14:10

Também sou leigo na matéria...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  Convidad Qua 12 Ago - 14:18

Óleos... só mesmo para o corpo e para a cozinha... :lol:

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Paty... e não só...

Mensagem  Convidad Qua 12 Ago - 14:26

mas vamos manter o forum só sobre motos... lol...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  Convidad Qua 12 Ago - 14:42

Bom dia,

Pessoal quanto a marcas nao sei, mas vi em bastantes foruns em que aconcelhavam oleo 100% sintentico...
Inclusive alguem ate mencionou um que nem sei a marca e que se vende bastante bem no Continente.

abçç a todos

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  Convidad Qua 12 Ago - 14:51

Os óleos que usamos nas motos, carros, etc. são uma excelente forma de dar dinheiro aos outros.

Evidentemente que não vou dizer que são todos iguais (não são) mas são todos igualmente bons. Existem diferenças essencialmente nos aditivos. E os aditivos mais significativos são: Ba, Ca, Li, Mg, P e Zn (simbolos quimicos).

Ao longo do tempo, o estado do lubrificante deteriora-se, e alguns destes aditivos começam a aumentar ou a reduzir no seu valor em ppm (partes por milhão). Por exemplo, se andarem de moto num sitio com muito pó, os níveis de Ca podem aumentar. De uma forma geral todos os fabricantes têm valores idênticos de aditivos não havendo necessidade de fazer uma escolha de lubrificante com base nestes dados. Ou seja, aquilo que os difere e que certamente que irão dar como trunfo... não interessa.

No entanto, o que interessa é a especificação que é dada de origem pelo fabricante (código SAE e essa normalmente convém cumprir e não vale a pena exceder). Na parte de trás da embalagem vem a norma que é cumprida pelo lubrificante. Se cumprir a que é dada pelo fabricante, pode ser do Continente que tem o mesmo efeito na mecânica.

Espero ter ajudado.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  Marco Machado Qua 12 Ago - 14:57

obrigado pelo esclarecimento é que quando se é leigo toda a informação ajuda
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty algumas duvidas

Mensagem  Convidad Qui 13 Ago - 22:13

quando comprei a mota stand oficial da honda disse que tinha mudado o oleo e poderia fazer 3000 kilometros com ele mas nao acredito muita na revisao que ele diz que fez porque disse que por ex os calços de travao a frente estavam bons vou uns dias depois vereficar e estavam completamente gastos mais nao dava luz stop entre outras maselas mais que eles tiveram que resolver verifiquei o filtro de ar engraçado é como o de um carro mas pequenino esta limpo portanto o oleo vou eu proprio mudar pois fazer isso é super facil quanto a marca ainda vou ver qual o melhor e nao muito caro mas penço que por 10 euros compro um exelente oleo.ate a proxima e bons passeios de mota lol!

ps:nao sei se é verdade mas ha oficinas que dizem ao cliente que meteu um grande oleo e na verdade metem um oleo barato com especificaçao minima pois eles têm oleo aos montes tipo latao de 200 litros o oleo para eles nessa quantidade fica preço de quase agua :lol: e ganham balurdios por isso mudo eu o oleo a minha moto porque sei aquilo que meto igualmente faso isso a anos com meu carro filtros gasoleo,oleo,filtro,ar etc

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  Convidad Sex 14 Ago - 0:10

Ricardo escreveu:

ps:nao sei se é verdade mas ha oficinas que dizem ao cliente que meteu um grande oleo e na verdade metem um oleo barato com especificaçao minima pois eles têm oleo aos montes tipo latao de 200 litros o oleo para eles nessa quantidade fica preço de quase agua :lol: e ganham balurdios por isso mudo eu o oleo a minha moto porque sei aquilo que meto igualmente faso isso a anos com meu carro filtros gasoleo,oleo,filtro,ar etc
Em tempos trabalhei no importador de uma marca de automóveis altamente conceituada com uma gama de produtos relativamente alargada. Dentro da mesma marca, quanto mais alta fosse a gama "melhor" e mais caro o óleo de motor utilizado. Ia desde os 10€/litro até aos 45€/litro. Curiosamente o óleo vinha do mesmo depósito.

E só por curiosodade... eles compravam o óleo a 2,4 €/litro. Já dá para entender de onde vêm a maior parte do lucro de uma manutenção, certo?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty RPereira

Mensagem  Convidad Sex 14 Ago - 9:05

O que contas só tem uma palavra... mas é feia e não a vou escrever...

Impressionante...

Um abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  Convidad Sex 14 Ago - 20:20

Para o pessoal k comprou mota nova não inventem só oleo de origem para ajustar nivel e mais nada,é k se acontece alguma coisa a mota e eles suspeitem que o oleo é outro anulam a garantia com justa causa. Depois quando acabar fica ao vosso critério mas convem usar um oleo com as mesma caracteristicas que o original (100% sintético ou não, SAE, e se é um 10-40, 5-40 etc..) :cyclops:

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty ate me arrepiou

Mensagem  Convidad Sáb 15 Ago - 14:21

ate me arrepiou a resposta do sr . r. pereira isso nao tem so um nome tem varios nomes a dar as esses"senhores" :twisted: concordo plenamente quem comprou mota nova deixem eles meter o oleo da "marca bom ou mau nao sei mas têm de aceitar por se nao perdem a garantia dos dois anos depois disso ja é com vcs.

olhem so eu quero acreditar que nem todas as oficinas sejam assim como falou o nosso colega mas eu nao quero arriscar quem nao souber mudar o oleo ou nao tiver tempo ou ate nao se quiser sujar tente arranjar um mecanico motas de confiança a minha mota por ex é usada tem 4 anos honda xr comprei mesmo na marca com 12 meses de garantia e tambem diseram depois de 3000 kilometros ja sabe mudança de oleo pois pois :D obrigado

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  HMEGRE Seg 17 Ago - 17:23

AS 1ªas revisões da minha mota dado que é nova, vou ao Stand da Honda... disseram-me que não pagaria mais de 20€ pela revisão... aver vamos e depois logo se vê...
HMEGRE
HMEGRE

Masculino Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Honda PCX

Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty castrol 10w 40 gps

Mensagem  Ricardo Qua 7 Abr - 19:22

boas amigos mudei eu próprio o oleo da minha xr ela é mesmo poupadinha até no oleo gasta apenas 900ml ou seja menus de 1l por isso comprei um litro do oleo marca castrol "10w40 gps"pelo preço de 10 euros.

mudar o oleo é muito fácil pelo menus nesta mota primeito desapertar bujão e deixar o oleo sair completamente limpar o filtro de rede e depois do oleo sair completamente apertar o bujão depois meter o oleo e verificar o nivel nota este oleo é de cor vermelha :D tipo sangue :happy:.
ps:não esquecer de verificar o filtro de ar que na minha mota fica mesmo por baixo do banco e é tipo igual a um carro só que mais pequenino obrigado e boa manuntenção mas claro só para quem pode e acha que sabe ou é capaz. ☀
Ricardo
Ricardo

Masculino Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2010
Mota : honda xr 125l

Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  Convidad Qua 7 Abr - 20:12

Ricardo escreveu:boas amigos mudei eu próprio o oleo da minha xr ela é mesmo poupadinha até no oleo gasta apenas 900ml ou seja menus de 1l por isso comprei um litro do oleo marca castrol "10w40 gps"pelo preço de 10 euros.

mudar o oleo é muito fácil pelo menus nesta mota primeito desapertar bujão e deixar o oleo sair completamente limpar o filtro de rede e depois do oleo sair completamente apertar o bujão depois meter o oleo e verificar o nivel nota este oleo é de cor vermelha :D tipo sangue :happy:.
ps:não esquecer de verificar o filtro de ar que na minha mota fica mesmo por baixo do banco e é tipo igual a um carro só que mais pequenino obrigado e boa manuntenção mas claro só para quem pode e acha que sabe ou é capaz. ☀

E que tal abrires um Diário de Bordo para contares as histórias e colocares umas fotos destas pequenas revisões?

Era bem, não?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  Convidad Qua 7 Abr - 23:33

Paulo Varela escreveu:
Ricardo escreveu:boas amigos mudei eu próprio o oleo da minha xr ela é mesmo poupadinha até no oleo gasta apenas 900ml ou seja menus de 1l por isso comprei um litro do oleo marca castrol "10w40 gps"pelo preço de 10 euros.

mudar o oleo é muito fácil pelo menus nesta mota primeito desapertar bujão e deixar o oleo sair completamente limpar o filtro de rede e depois do oleo sair completamente apertar o bujão depois meter o oleo e verificar o nivel nota este oleo é de cor vermelha :D tipo sangue :happy:.
ps:não esquecer de verificar o filtro de ar que na minha mota fica mesmo por baixo do banco e é tipo igual a um carro só que mais pequenino obrigado e boa manuntenção mas claro só para quem pode e acha que sabe ou é capaz. ☀

E que tal abrires um Diário de Bordo para contares as histórias e colocares umas fotos destas pequenas revisões?

Era bem, não?

Algures no fórum está um link para uma página dedicada às Superlight que tem muita informação útil para os adeptos do "faça você mesmo".

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  Convidad Qua 7 Abr - 23:48

Malta,

Mudar o óleo "em casa" é óptimo, desde que tenham onde colocar o óleo usado :scratch:

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  Convidad Qui 8 Abr - 0:09

Cristina escreveu:Malta,

Mudar o óleo "em casa" é óptimo, desde que tenham onde colocar o óleo usado :scratch:

Verifiquem no local onde compram se aceitam o óleo usado. Acima de tudo não o deitem fora "na rua".

Bem lembrado Cristina.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  Convidad Qui 8 Abr - 0:13

RPereira escreveu:
Cristina escreveu:Malta,

Mudar o óleo "em casa" é óptimo, desde que tenham onde colocar o óleo usado :scratch:

Verifiquem no local onde compram se aceitam o óleo usado. Acima de tudo não o deitem fora "na rua".

Bem lembrado Cristina.

Há uns recipientes próprios para recolher óleos e são relativamente baratos.
Depois baste leva-los a uma oficina qualquer que eles não levantam problemas...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty tudo dentro da legalidade

Mensagem  Ricardo Sex 9 Abr - 20:56

boas o oleo foi mudado na oficina do meu mecânico"mecânico de carros" que por acaso é um gajo porreiro diz ele fica a vontade e pega nas chaves que quiseres bom amigo não? :happy: e claro o oleo foi para um deposito que depois será encaminhado para o local certo.
não tirei fotos fica para a proxima vez talvez para o verão eu ando pouco na mota não a utilizo para ir trabalhar mas sim por prazer e porque sempre gostei de motas. :happy:
Ricardo
Ricardo

Masculino Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2010
Mota : honda xr 125l

Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Questão...

Mensagem  Prometeu Ter 18 Out - 0:28

Convidad escreveu:Para o pessoal k comprou mota nova não inventem só oleo de origem para ajustar nivel e mais nada,é k se acontece alguma coisa a mota e eles suspeitem que o oleo é outro anulam a garantia com justa causa. Depois quando acabar fica ao vosso critério mas convem usar um oleo com as mesma caracteristicas que o original (100% sintético ou não, SAE, e se é um 10-40, 5-40 etc..) :cyclops:

Pois...até seria fácil se houvesse óleo de origem à venda; ou seja, no caso da minha scooter o manual recomenda Sym Genuine 4X OIL.
Agora basta fazer uma busca no google para descobrir...que não há nada disto a vender... Pelo menos em Portugal!

Vou-me socorrer de outra marca, e utilizar o 10w-30 oleos para as nossas motos 536420

Prometeu

Masculino Mensagens : 18
Data de inscrição : 09/10/2011
Mota : Sym Fiddle II 125

Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty oleo para a moto

Mensagem  nfacs Qui 20 Out - 23:53

Prometeu escreveu:
Convidad escreveu:Para o pessoal k comprou mota nova não inventem só oleo de origem para ajustar nivel e mais nada,é k se acontece alguma coisa a mota e eles suspeitem que o oleo é outro anulam a garantia com justa causa. Depois quando acabar fica ao vosso critério mas convem usar um oleo com as mesma caracteristicas que o original (100% sintético ou não, SAE, e se é um 10-40, 5-40 etc..) :cyclops:

Pois...até seria fácil se houvesse óleo de origem à venda; ou seja, no caso da minha scooter o manual recomenda Sym Genuine 4X OIL.
Agora basta fazer uma busca no google para descobrir...que não há nada disto a vender... Pelo menos em Portugal!

Vou-me socorrer de outra marca, e utilizar o 10w-30 oleos para as nossas motos 536420
Para a tua posso dizer que o recomendado é o 10W40 GPS Castrol
nfacs
nfacs

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 12/06/2011
Mota : Sym vs 125

Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  yoshi Qua 25 Jan - 18:22

Boas pessoal. Esta questao dos oleos é uma questao muito pertinente.

existem diversas marcas de oleos e isso por vezes confunde-nos bastante . Qual será a melhor? com preços tao distintos e querendo nos poupar o mais possivel, todos nos queremos fazer a melhor escolha possivel:)

Como diz a velha maxima da economia2 os agentes economicos sao racionais e coerentes", ou seja, procuram fazer sempre a melhor escolha possivel com os recusrso que têm e em identicas situaçoes tomam sempre a mesma decisao.


Como encontrar o oleo mais apropriado?

Existem os mais variados óleos de motor que satisfazem as mais variadas
especificações.

ACEA As diferentes aplicações dos óleos de motor descrevem-se através de
letras com a classificação europeia ACEA (Associação dos Construtores
Europeus Automóvel):

A para motores a gasolina de veículos ligeiros

B para motores Diesel de veículos ligeiros e comerciais

C para veículos ligeiros com filtros de partículas Diesel.

API: As classes API (American Petroleum Institute) classificam os óleos de motor
de acordo com as exigências americanas e critérios de qualidade exigidos. A
classificação corrente API para óleos de motor a gasolina é a SM. Actualmente
os veículos ligeiros a Diesel não estão classificados com a norma API.

SAE: A norma SAE (Society of Automotive Engineers) descreve através de um
conjunto de números, as propriedades de viscosidade (fluidez) de um lubrificante
a diferentes temperaturas. Assim, um óleo de motor SAE 0W-30 descreve
com o primeiro número a fluidez “fina” a baixas temperaturas. Quanto mais
baixo for o número, melhor pode fluir o óleo de motor a baixas temperaturas e
assim chegar mais rapidamente aos pontos de lubrificação importantes do
motor. O segundo número identifica a fluidez a altas temperaturas.

Motores a Gasolina
A1 Categoria de óleos de motor que permitem economia de combustível
“Fuel-economy” de extrema baixa viscosidade “High Temperature
High Shear” (HTHS, < 3,5 mPas). As classes de viscosidade
recomendadas são XW-30 e XW-20.
A2 Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa
viscosidade.
A3 Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa
viscosidade com utilização mais severa do que A2. Supera A2 no
respeitante ao “Noack” (perdas por evaporação), limpeza dos pistões
e estabilidade à oxidação.
A5 Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa
viscosidade. Cumpre ACEA A3 mas com inferior viscosidade HTHS.
Num motor de teste tem que ser comprovada uma economia de
combustível ≥ 2,5% em comparação com um óleo 15W-40 de referência.
Motores a Diesel
B1 Categoria de óleos de motor com economia de combustível
“Fuel-economy” de extrema baixa viscosidade “High Temperature
High Shear” (corresponde a A1).
B2 Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa
viscosidade.
B3 Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de baixa
viscosidade. Supera ACEA B2 no respeitante ao desgaste, limpeza dos
pistões e estabilidade da viscosidade em condições elevadas de fuligem.
B4 Nova categoria para motores Diesel com injecção directa TDI.
B5 Similar ao ACEA B4, mas com inferior viscosidade HTHS. Num motor de
teste tem que ser comprovada uma economia de combustível ≥ 2,5%,
em comparação com um óleo 15W-40 de referência.
C1 Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de
cinzas sulfatadas 0,5%. Com rebaixado HTHS (FORD).
C2 Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de
cinzas sulfatadas 0,8%. Com HTHS > 2,9 mPas (PEUGEOT).
C3 Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de
cinzas sulfatadas 0,8%. Com HTHS > 3,5 mPas (Mercedes-Benz,
BMW).
C4 Introduzida em 02/2007. Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de
partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,5%. Com HTHS ≥ 3,5
mPas
yoshi
yoshi

Masculino Mensagens : 375
Data de inscrição : 14/01/2012
Mota : Honda nc700XA / vespa et2 50

Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  yoshi Qua 25 Jan - 18:27

Na mensagem anterior estao as designaçoes que geralmente vêm no rotulo traseiro dos oleos .

essas designaçoes especificas devem ser respeitadas, e é facil saber quais as especificaçoes de oleo q a nossa maquina quer, seja mota ou carro. Bats pegar no manual da viatura. Esta la de certeza.

Ha marcas que designam os seus oleos de uma forma diferente . por exemplo a mercedes:

MB-APPROVAL 229.1 Óleos para motores a gasolina e a Diesel.
Mais exigentes que ACEA A2-96/A3-96 e
B2-96/B3-96.

MB-APPROVAL 229.3 Igual à 229.1, mas com intervalos de mudança de
óleo alargados (15.000 – 20.000 km).
MB-APPROVAL 229.31 Óleos de motor para veículos equipados com filtros
de partículas Diesel.

MB-APPROVAL 229.5 Óleos de motor para veículos com intervalos de
mudança de óleo alargados (20.000 km) e baixas
emissões de partículas.

MB-APPROVAL 229.51 Óleos de motor para veículos equipados com filtros


SE seguir-mos as indicaçoes dos manuais e as procurar-mos nos recipientes de oleo, vamos encontrar de certeza o oleo indicado sem problemas.


de partículas Diesel e intervalos de mudança de
óleo alargados (20.000 km).
yoshi
yoshi

Masculino Mensagens : 375
Data de inscrição : 14/01/2012
Mota : Honda nc700XA / vespa et2 50

Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Noçoes basicas sobre oleos lubrificantes

Mensagem  yoshi Qua 25 Jan - 18:42



O que é um lubrificante?

Um lubrificante pode definir-se, de uma forma simples, como uma substância destinada a reduzir o atrito, o calor e o desgaste, quando colocada entre duas superfícies com movimento relativo entre si. Esta designação pode ser aplicada a várias categorias de produtos, como óleos de motor, óleos de engrenagens, óleos hidráulicos, massas lubrificantes, etc.

O que é um lubrificante sintético?
Um lubrificante sintético é um produto com elevado grau de pureza e excepcionais características de performance, que resulta de reacções químicas complexas com componentes específicos.
Relativamente aos lubrificantes minerais, oferecem inigualáveis características de resistência à oxidação (logo, maior duração em serviço), estabilidade química e térmica, fluidez a baixa temperatura, detergência e dispersância (ou seja, limpeza interna dos motores), bem como uma economia de energia significativa.
O grau de protecção que os lubrificantes sintéticos oferecem torna-os a escolha prioritária sempre que o prolongamento da vida dos motores num estado impecável de funcionamento é o objectivo principal.



O que é um lubrificante semi-sintético?
Se não é requerida a completa performance dos benefícios de um lubrificante sintético e, por outro lado, um óleo mineral não é suficiente para uma determinada aplicação, a mistura de um óleo de base mineral e outro de base sintética poderá ser usada para produzir um lubrificante com características intermédias. Estes lubrificantes são chamados semi-sintéticos.


Quais são as vantagens da utilização de um lubrificante sintético?
Os lubrificantes sintéticos são especialmente recomendados para equipamentos de elevada performance que operem sob condições de serviço muito severas. Isto significa:

•Excelente arranque a frio: Lubrificantes convencionais contêm uma quantidade diminuta de ceras, as quais retardam o escoamento do óleo a baixas temperaturas. Poderá levar alguns segundos até que o óleo alcance todas as partes móveis do motor, durante este precioso tempo ocorre desgaste. Os lubrificantes sintéticos são isentos de ceras pelo que a sua fluidez a baixas temperaturas é excelente, permitindo uma redução do desgaste no arranque a frio.
•A Longos intervalos de mudança: Os lubrificantes sintéticos resistem melhor ao processo de envelhecimento dada a sua excelente resistência à oxidação. Por este facto, estes produtos duram mais tempo em serviço, permitindo o alargamento dos períodos de mudança. Isto significa a redução do consumo de óleo, menores custos e a redução da criação de resíduos.
•Motores limpos: O processo de envelhecimento do óleo poderá causar o aparecimento de lamas e a criação de depósitos no motor. Os lubrificantes sintéticos estão aptos a resistir a estes processos de degradação, mantendo, desta forma, o motor mais limpo.


O que significa a viscosidade de um lubrificante?
A viscosidade define-se como a resistência que um fluido oferece ao escoamento a uma determinada temperatura. Assim, se um fluido for muito viscoso, o escoamento é mais lento; se o fluido for pouco viscoso, o escoamento é mais rápido. Quanto mais baixa for a temperatura, mais viscoso (ou mais espesso) um fluido se torna e, inversamente, quanto mais alta for a temperatura, menos viscoso (ou mais fino) um fluido se torna.

Qual é a melhor viscosidade?
Deverá em primeiro lugar consultar o manual do equipamento e respeitar a sua recomendação. A temperatura tem uma grande influência na viscosidade do óleo, i.e., com o aumento de temperatura o óleo perde viscosidade (fica mais fino) e a temperaturas baixas torna-se mais viscoso. Assim foram desenvolvidos os lubrificantes multigraduados (10W-40, 15W-40, etc.) de forma a serem utilizados numa gama alargada de temperaturas. Contacte-nos para um melhor aconselhamento.

Que significa a classificação SAE presente nas embalagens (p. ex. 15W-40)?
Esta numeração está associada às características da viscosidade do lubrificante em condições extremas de temperatura.
Por exemplo "15W" é uma medida da fluidez de um lubrificante a baixas temperaturas ( "W" significa Winter, Inverno em Inglês). Assim, quanto mais baixo for o número associado ao "W", melhor o comportamento do lubrificante a baixas temperaturas. Por outro lado "40" representa um grau de viscosidade do lubrificante em operação a alta temperatura (100º C). Quanto mais elevado for este número, maior a viscosidade do óleo e quanto mais baixo for o número, menor a sua viscosidade.
A viscosidade de um lubrificante deve ser sempre a menor possível, que garanta uma adequada protecção anti-desgaste.


Que significam as letras SAE?
Esta terminologia aparece frequentemente nas embalagens de lubrificantes, estando relacionada com a “Society of Automotive Engineers”, entidade Americana que criou um processo que classifica os lubrificantes auto segundo as suas características de fluidez a diferentes temperaturas.
Estes números são representativos e estão associados a intervalo de viscosidade, de acordo com a tabela de viscosidades SAE J300 para lubrificantes de motor e SAE J306 para lubrificantes de transmissões auto.

O que representam as siglas API e ACEA?
API são as iniciais do organismo americano “American Petroleum Institute” e das respectivas especificações para óleos de motor. Este organismo Americano regulamenta critérios de performance dos lubrificantes com base em testes físico-químicos e testes em motores de prova.
A sigla API aparece associada normalmente a um ou dois conjuntos de letras, i.e. API SL, API CF ou API SL/CF, que indica estarmos na presença de um óleo para motores a gasolina (S..), motores diesel (C..), ou para ambos (S../C..). A segunda letra de cada um destes conjuntos indica critérios de performance mais severos à medida que se progride no alfabeto.
ACEA são as iniciais do organismo europeu ‘Associação dos Construtores Europeus de Automóveis’ e das respectivas especificações para lubrificantes de motor.
Este organismo gere um sistema de classificação de desempenho dos lubrificantes para motores homólogo ao do API, mas adaptado aos veículos automóveis fabricados na Europa. No critério ACEA, a letra A refere-se aos óleos para motores a Gasolina, a letra B para os motores Diesel rápidos e a letra E para os Motores Diesel pesados.
Mais recentemente (2005) foi introduzida a letra C , que classifica os lubrificantes com baixos teores de enxofre, fósforo e cinzas sulfatadas (Low SAPS) para os novos motores Diesel ligeiros com filtros de partículas.


Qual a função dos aditivos?
Os aditivos conferem aos óleos base as propriedades adequadas à protecção e bom desempenho dos motores. Os melhoramentos efectuados ao longo dos tempos nos óleos de motor minerais têm sido devidos, sobretudo, à crescente sofisticação dos aditivos que são utilizados.
Existem três grupos principais de aditivos para óleos de motor:

•Aditivos de Performance

Aditivos que modificam as características do óleo base, conferindo-lhe melhores propriedades lubrificantes.

•Aditivos de Protecção das Superfícies
Aditivos que aumentam a protecção das superfícies metálicas nos motores, reduzindo a corrosão o atrito e o desgaste.

•Aditivos de Protecção do Lubrificante
Aditivos que protegem o próprio óleo em si, prolongando a sua vida útil em serviço.
Por exemplo, os aditivos detergentes e dispersantes inibem a formação de lamas e lacas, mantendo as superfícies metálicas limpas e fazendo com que o lubrificante dure mais tempo em serviço, protegendo o motor do desgaste e de possíveis avarias. Os aditivos anti-desgaste aumentam as capacidades de redução do atrito. Os aditivos anti-oxidantes evitam o espessamento do lubrificante, aumentando a sua vida útil.


E pronto. Depois desta leitura olharao de outra forma para a vossa embalagem de oleo.

nao sei é quantos se vao dar ao trabalho de ler isto :)

yoshi
yoshi

Masculino Mensagens : 375
Data de inscrição : 14/01/2012
Mota : Honda nc700XA / vespa et2 50

Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty mas os motores podem levar qq oleo?

Mensagem  yoshi Qua 25 Jan - 18:49

Na pratica , podem, e muitos mecanicoa metem o mesmo oleo em todos os carros. Poerem isso é sinal desleixo para com o carro do cliente, ou falta de conhecimentos.

O motor andando lubrificado nao gripa, mas, a sua longevidade pode ser posta em causa. So que isto nao é de um dia para o outo.

Se as marcas definem um determinado tipo de oleo, geralmente mais q um, devemso respeitar.

Agora, se é castrol, ou Bp, ou esso ou outra coisa qq isso ja fica ao criterio de cada um, e nao creio que seja necessario meter a marca que as marcas indicam, pois na minha opiniao isso é apenas fonte de negocio. O que eu acho fundamental é respeitar as espesificaçoes indicadas pelo fabricante.

Existem variaveis como pressoes, temperaturas etc que tem q ser levadas em conta .

ha oleos mais especificos para maquinas turbocomprimidas, diesel, gasolina etc.... ha materias com distintos comportamentos quando submetidos a temperaturas distintas.

A lubrificalçao exigida em casa carro pode ser distinta.

leiam um pouco sobre as coisas, criem a vossa proprias opiniao, discutam , e tomem as melhores decisoes.

Lembrem se sempre que quem vende quer vender, vai sempre dizer q o que vende é bom .

Nao ha nada pior do que viver na ignorancia seja do que for...delegar nos outros sem saber o que ele vai fazer pode custar muitos eurinhos a mais :)

cumprimentos a todod
yoshi
yoshi

Masculino Mensagens : 375
Data de inscrição : 14/01/2012
Mota : Honda nc700XA / vespa et2 50

Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  Marco Machado Qui 26 Jan - 10:08

Exelente post oleos para as nossas motos 952112

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  yoshi Qui 26 Jan - 17:03

Resististe á tentaçao de desistir da leitura massiva? nao é facil..... mas o que está escrito é util .
yoshi
yoshi

Masculino Mensagens : 375
Data de inscrição : 14/01/2012
Mota : Honda nc700XA / vespa et2 50

Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  Fogueiras Sex 27 Jan - 10:48

obrigado pela partilha!!!



Post bastante útil!!!!oleos para as nossas motos 952112
Fogueiras
Fogueiras

Masculino Mensagens : 5833
Data de inscrição : 07/12/2010
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage

Ir para o topo Ir para baixo

oleos para as nossas motos Empty Re: oleos para as nossas motos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos