F125cc.com
Óculos polarizados e Viseiras F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Óculos polarizados e Viseiras F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
78 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 78 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Óculos polarizados e Viseiras

2 participantes

Ir para baixo

Óculos polarizados e Viseiras Empty Óculos polarizados e Viseiras

Mensagem  Sara Santos Qui 20 Abr - 17:43

Boas malta,

Tenho o capacete smk retro/eldorado que já trás viseira contra raios uv. No entanto porque tenho alguma sensibilidade à claridade comprei uns óculos e sol polarizados que encaixassem o melhor possível no capacete, sem levantar do nariz ou fazer pressão nas orelhas. Acontece que se colocar os óculos e baixar a viseira vejo tudo rainbow. Ou seja o mesmo efeito que se tem quando se olha para um telemóvel com óculos polarizados. É normal acontecer?
Também devo dizer que talvez tenha cometido o erro de lavar a viseira com detergente da loiça. 
Devo comprar uma viseira nova para substituir ou o problema é usar óculos de sol polarizados com visieiras de moto?

Obrigada.

Sara Santos

Feminino Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/04/2023
Mota : Brixton

Ir para o topo Ir para baixo

Óculos polarizados e Viseiras Empty Re: Óculos polarizados e Viseiras

Mensagem  Dias Sex 21 Abr - 11:59

Bem-vinda!
Começo pelo "mito urbano", quanto a mim criado pelos fabricantes do que chamam de produtos especiais de limpeza (minha opinião, que vale o que vale), de que não se deve lavar viseiras de moto (e lentes de óculos) com detergente de loiça. Sempre usei e não me arrependo.

Nota: Dizem eles que o detergente da loiça, que só está em contacto com a viseira durante 10 segundos, faz mal. Mas um moscardo, que se esborracha a 120 km/h e fica lá agarrado durante uma hora... já não faz mal?

O irisado (ou manchas) é um efeito normal quando a luz passa por dois polarizadores. Um, são os óculos, o outro polarizador é a viseira (mas também já vi com para-brisas de carros), cujo material fica com tensões internas, não só durante o processo de fabrico como quando é dobrado a frio para se adaptar ao capacete, o que altera as características ópticas do material em função do comprimento de onda (vulgo, cor), do angulo de incidência e da polarização. Mesmo que o plástico da viseira fosse perfeitamente homogéneo, ia parecer mais claro ou mais escuro olhando para a frente ou de lado.

Conclusão: Não foi do detergente e não é defeito... é feitio!
Sara Santos escreveu:... Devo comprar uma viseira nova para substituir ou o problema é usar óculos de sol polarizados com visieiras de moto? ...
Atendendo a que a viseira já tem protecção UV, e que não vais andar de moto a olhar para uma fonte de radiação IR, eu optava por comprar os óculos escuros mais baratos que não incomodem (muito) dentro do capacete.
Caso esse capacete tenha a versão de dupla viseira, como alternativa podes perguntar à SMK se dará para meter a viseira escura nesse.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Óculos polarizados e Viseiras Empty Re: Óculos polarizados e Viseiras

Mensagem  Sara Santos Sex 21 Abr - 13:32

Boas,

Antes de mais agradeço o feedback. 
Pois dei-me conta que talvez me precipitei nas compra dos óculos. Já tinha uns de dia a dia mas não servem para este capacete da smk. Comprei uns especialmente para andar com o capacete, mas acho que também posso mudar as lentes porque na verdade a armação cai que nem uma luva. 
Ontem fui dar uma volta com a viseira sempre levantada e de facto estava muito confortável. Como não posso conduzir com a viseira levantada vou ter mesmo que arranjar uma solução.

Obrigada pela ajuda.  Óculos polarizados e Viseiras 952112 Óculos polarizados e Viseiras 952112

Sara Santos

Feminino Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/04/2023
Mota : Brixton

Ir para o topo Ir para baixo

Óculos polarizados e Viseiras Empty Re: Óculos polarizados e Viseiras

Mensagem  Dias Sex 21 Abr - 15:20

Ver o mundo às cores até pode ser giro, mas também concordo que o irisado pode perturbar a condução. Contudo, os óculos polarizados (que vulgarmente cortam a polarização chamada de "horizontal") são uma bênção para quem conduz à noite em estradas molhadas, porque cortam o reflexo dos faróis dos veículos que vêm em sentido contrário (a reflexão na água corta a polarização "vertical").
Dito de outro modo, os óculos polarizados, apesar da sua desvantagem, até podem ser a melhor escolha para alguns condutores.

@Sara Santos
Atendendo a que a Brixton Motorcycles é uma marca recente e, que eu saiba, a tua é a primeira aqui no Fórum, que tal abrires um DB e partilhares a tua experiência?
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Óculos polarizados e Viseiras Empty Re: Óculos polarizados e Viseiras

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos