F125cc.com
Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
86 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 86 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool

+8
power_of_night
infiltrado
BrunoSilva
vinnys
JoaoTomas
paulorcosta
Fogueiras
khamsim
12 participantes

Ir para baixo

Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool Empty Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool

Mensagem  khamsim Qui 21 Fev - 18:33

As alterações ao Código da Estrada hoje aprovadas em Conselho de Ministros limitam a velocidade a 20 quilómetros por hora em algumas zonas residenciais e reduzem a taxa de álcool para condutores profissionais e recém-encartados.
Segundo a proposta de lei, a taxa de álcool vai ser reduzida para 0,2 gramas por litro de sangue para os condutores em regime probatório e de veículos de socorro ou de serviço urgente, de transportes colectivos de crianças, táxis, automóveis pesados de passageiros e de mercadorias perigosas.

Com esta alteração, estes condutores vão passar a ser multados quando apresentarem uma taxa de álcool igual ou superior a 0,2 gramas por litro de sangue.

As mexidas no Código da Estrada prevêem também a criação das “zonas residenciais de coexistência”, áreas partilhadas por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito, tais como limites reduzidos de velocidade, nomeadamente a velocidade máxima de 20 quilómetros por hora.

Entre as alterações estão igualmente a redução da altura das crianças que são seguras por sistemas de retenção, passando dos actuais 150 centímetros para os 135 centímetros, e a utilização de um reboque destinado ao transporte de bagagens nos táxis.

A proposta do Governo, hoje aprovada em Conselho de Ministros, preocupa-se com o reforço da segurança dos peões, ciclistas e pessoas com deficiência, além de procurar incentivar o uso da bicicleta.

Os condutores, que até agora tinham de moderar a velocidade junto das passadeiras, vão passar a abrandar também junto às ciclovias.

Nas zonas para bicicletas, os condutores vão passar a ceder passagem aos ciclistas e, à semelhança do actualmente determinado para as passadeiras de peões, vai passar a ser proibida a ultrapassagem nas ciclovias.

O novo Código da Estrada prevê também que as bicicletas deixem de dar prioridade aos veículos com motor.

Outra das alterações é a introdução de novas regras na colocação nas vias públicas, ou nas suas proximidades, de painéis, anúncios e cartazes, passando a ser interdita a sua afixação quando dificultarem a circulação de peões nos passeios.

Quando se fazem obras nos passeios, vai passar a ser obrigatória a sua sinalização, assim como o estabelecimento de uma passagem temporária para os peões.

Segundo o Governo, a proposta de lei de alteração ao Código da Estrada vai colmatar “inconstitucionalidades orgânicas, identificadas pelo Tribunal Constitucional” através da introdução de “alterações processuais, de forma a conferir maior celeridade à aplicação e à execução das sanções rodoviárias”.

Lusa/SOL

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=68653
khamsim
khamsim

Masculino Mensagens : 942
Data de inscrição : 16/10/2012
Mota : Honda CRF1000L Africa Twin

Ir para o topo Ir para baixo

Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool Empty Re: Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool

Mensagem  Fogueiras Qui 21 Fev - 19:37

cheira-me que essa dos 20km/h vai servir para muita caça há multaCódigo da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool 7373

de resto nada contraCódigo da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool 952112
Fogueiras
Fogueiras

Masculino Mensagens : 5833
Data de inscrição : 07/12/2010
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage

Ir para o topo Ir para baixo

Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool Empty Re: Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool

Mensagem  paulorcosta Qui 21 Fev - 20:48

Andar a 20 km/h, mais vale ir a pé ......
Quanto ao álcool deveria de ser 0%
paulorcosta
paulorcosta

Masculino Mensagens : 129
Data de inscrição : 20/01/2013
Mota : Yamaha YZF-125

Ir para o topo Ir para baixo

Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool Empty Re: Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool

Mensagem  JoaoTomas Qui 21 Fev - 22:23

paulorcosta escreveu:Andar a 20 km/h, mais vale ir a pé ......
Quanto ao álcool deveria de ser 0%
nao faz sentido ser 0%, vais almoçar e apetece-te uma cerveja e nao podes beber? faz todo o sentido ser 0,2%
JoaoTomas
JoaoTomas

Masculino Mensagens : 87
Data de inscrição : 28/01/2013
Mota : Hornet 600 Fx Ex RT Karion

Ir para o topo Ir para baixo

Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool Empty Re: Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool

Mensagem  vinnys Qui 21 Fev - 22:46

Essa dos 20kmh tá muito exagerada, mesmo que o objectivo seja zelar pela saúde de todos, isso devia ser tipo 35kmh, um carro pára bem a essa velocidade porra, mesmo que este não tenha ABS.

Agora imaginem o que é ir à vossa vila mais próxima ou em toda a baixa de Coimbra tudo tem passeios para peões, e, como coexistem peões e automóveis, vai tudo andar a 20kmh? É engarrafamentos até mais não!!!

Uma pergunta há mais algum país que tenha feito uma legislação assim deste género, ou queremos ser os primeiros a implementar uma bacorada tão extrema? Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool 750583
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool Empty Re: Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool

Mensagem  vinnys Qui 21 Fev - 22:53

E mais acrescento, é sempre a mesma treta, fazem tudo pela calada, aprovam, e o povo não concorda quer reclamar e dizem que já tá aprovado blablabla whyskas saquetas, ehpah onix! Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool 142750
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool Empty Re: Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool

Mensagem  BrunoSilva Sex 22 Fev - 12:47

a 20 km/h alguém se consegue equilibrar na mota? Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool 750583

eu acho que não! vai ser tudo com a mota a pé! Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool 314343
BrunoSilva
BrunoSilva

Masculino Mensagens : 2986
Data de inscrição : 21/08/2012
Mota : Kawasaki ER-6N '13

Ir para o topo Ir para baixo

Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool Empty Re: Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool

Mensagem  infiltrado Sáb 23 Fev - 1:41

No meu ver os 20km/h não é a velocidade dentro das localidades, essa continua a ser a 50. Os 20 são para zonas de perigo elevado de acidente com piões, onde actualmente se circula com um limite de 30km/h. A exemplo, a Covilhã tem uma zona antiga onde as ruas são muito estreitas em que mal passa um carro e ao mesmo tempo passam pessoas, neste caso existe um sinal de zona de 30km/h. O mesmo se aplica em zonas residênciais, que me parece ser para essas que se aplica a lei.

Para estas situações, 20 ou 30 é quase a mesma coisa, com a margem de tolerância Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool 70049
infiltrado
infiltrado

Masculino Mensagens : 127
Data de inscrição : 06/01/2012
Mota : MH7

Ir para o topo Ir para baixo

Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool Empty Re: Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool

Mensagem  power_of_night Sáb 23 Fev - 9:13

É tudo muito bonito, vamos ver na prática como resulta..

O 20km/h não me espanta, uma vez que, pelos vistos vai ser dentro de Bairros e Urbanizações, coisa que normalmente a malta já anda mais devagar, aqui ao pé de mim tenho um "bocado" de uma rua que está limitada a 30km/h nem a polícia anda a essa velocidade quando lá passa... Agora se acontecer alguma coisa ai sim vai ser tirada a "prova dos 9" e acredito que o objetivo deste limite é esse..

Quanto a taxa de álcool, principalmente para ambulâncias e transporte de passageiros por mim era 0.000% , são pessoas que tem a sua responsabilidade outras pessoas, não é por 8H sem beber uma cerveja que alguém "morre"

quanto aos restantes condutores 0.2 é aceitável..

Agora as bicicletas com prioridade face aos carros, não acho mal, mas já estou a ver que vai acontecer o mesmo que certas pessoas nas passadeiras (o ciclista manda-se para a frente do carro só porque tem prioridade, depois é "encaixotado" e a culpa é do carro que até ia sossegado, mas quem paga é o seguro e o condutor fica cá para contar a historia...

power_of_night

Masculino Mensagens : 111
Data de inscrição : 31/12/2011
Mota : SYM GTS 125i EVO / Honda Monkey / Honda MiniTrail / Skyteam ST90 / Sachs Motozax

Ir para o topo Ir para baixo

Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool Empty Re: Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool

Mensagem  helder santos Sáb 23 Fev - 16:09

Boas,
verdadeira caça á multa. Bebida é tolerancia zero (com uma cerveja facilmente ultrapassa os 0,20 de taxa maxima), no limite de velocidade mais vale deixar os motores em casa e ir a pé.
helder santos
helder santos

Masculino Mensagens : 21
Data de inscrição : 10/11/2011
Mota : hyosung aquila gv 125

Ir para o topo Ir para baixo

Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool Empty Re: Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool

Mensagem  paulo paulino Sáb 23 Fev - 17:22

Como condutor de veiculos prioritarios, estou de acordo.
Pois eu quando vou entrar de serviço muito antes ja não bebo nada.
Quanto aos limites é muito discutivel...contudo um ponto que devia ser fiscalizado era a correta colocação de sinalização, e o estado em que se encontra !!!!!!!!!!
As velocidades meus amigos la diz o ditado, de vagar se vai ao longe e a condução defensiva inflizmente é coisa que muitos nem sabem o que é !!!!!!!!!!
Contudo muitos por andar devagar, ainda fazem mais asneiras do que quem anda a pressa !!!!

Boas curvas em segurança para todos . Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool 1522232137

paulo paulino
paulo paulino

Masculino Mensagens : 1659
Data de inscrição : 05/08/2011
Mota : Yamaha Tracer 700

Ir para o topo Ir para baixo

Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool Empty Re: Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool

Mensagem  Dias Sáb 23 Fev - 20:04

khamsim escreveu:... Segundo o Governo, a proposta de lei de alteração ao Código da Estrada vai colmatar “inconstitucionalidades orgânicas, identificadas pelo Tribunal Constitucional” através da introdução de “alterações processuais, de forma a conferir maior celeridade à aplicação e à execução das sanções rodoviárias” ...
Será?
- Os patins, que eu saiba, também são um veículo de "tracção humana" como a bicicleta. Portanto, será inconstitucional se não se aplicar aos patins o que se diz para as bicicletas. Note-se que nem me passa pela cabeça que os patins ainda não estejam previstos no código, porque, se tal for verdade, o legislador só tem que se demitir por incompetente e revogar as bestialidades que mandou cá para fora.
- Não vi qualquer referência à limitação de velocidade das bicicletas e dos peões. Note-se as velocidades máximas registadas em bicicleta (http://en.wikipedia.org/wiki/Cycling_records) são de 133 km/h em plano e de 222 km/h a descer, que são muito superiores às que se conseguem com as nossas 125's, mas o legislador deve achar que as motos é que são perigosas. Quanto aos peões, temos (http://hypertextbook.com/facts/2000/KatarzynaJanuszkiewicz.shtml) 10,35 m/s nos 200 metros (uma passadeira de peões é mais curta do que 200 m) o que equivale a 37,26 km/h... mais do que a actual limitação de 30 km/h! Contudo, não conheço nenhum peão que tenha sido multado por excesso de velocidade.
- Quanto às bicicletas não terem que ceder a prioridade aos veículos motorizados, e atendendo a que não vi referência a excepções, será que as bicicletas passam a ter prioridade à entrada nas rotundas e quando têm um sinal de stop?
- E como é passa a ser a prioridade entre uma bicicleta e um veículo de tracção animal (que não humano, vulgo carro de mula)?
- E entre uma bicicleta e um peão... qual é o que legalmente pode passar por cima do outro/a?

Mantenham-se calmos. Do mesmo modo que o Dias foi à Batalha só para dizer que não gostou do cancelamento do ExpoMoto, também só preciso de mais uns quantos camarigueiros para fazer uma greve de zelo... cumprir escrupulosamente os novos limites de velocidade e empancar o trânsito (de preferência quando o "marocas" quizer mostrar que a lei só se aplica aos outros).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool Empty Re: Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool

Mensagem  Dias Dom 24 Fev - 15:56

Aditamento ao post anterior.

Hoje resolvi experimentar como será conduzir de acordo com a NOVA LEI, isto é, andar a 20 km/h numa povoação. Como a lei deve ser igual para todos, se eu vou a 20 os que vierem atrás também vão, Conclusões:
- Não foi difícil aguentar-me em cima da moto a 20 km/h, mas garanto que vai ser preciso habituação para não estar sempre a travar.
- Para conseguir não ultrapassar a velocidade estonteante limite legal tinha que estar quase sempre a olhar para o velocímetro.
- Como resultado do ponto anterior e atendendo a que não atropelei peões, só posso concluir que não houve nenhum que se tenha atravessado na frente. Caso contrário, não sei se o veria. Contudo, seguramente que o legislador já pensou no assunto quando teve a diarreia mental de produzir a lei e deve ser ele a assumir a responsabilidade por atropelamentos devidos ao cumprimento da lei.
- Por analogia com o ponto anterior, também será da responsabilidade do legislador o aumento drástico de poluição urbana e de consumo de combustível resultantes dos motores estarem a trabalhar em condições que estão muito longe do seu regime ideal. Note-se que até dava dó sentir a Cygnus, que é uma trotineta com motor... agora imaginem o que vai sofrer uma 700.
- Fartei-me de rir com a velocidade a que via o chão passar debaixo dos pés... a correr é mais rápido!
- Para evitar ferir ouvidos mais delicados, não vou descrever ao pormenor os efeitos sonoros (buzinadelas e "cumprimentos") provenientes dos enlatados que vinham atrás de mim.

Nota: A ideia de fazer este teste foi-me dada por uma viatura da GNR que, cerca de uma hora antes, a certa altura ia à minha frente a... 20 km/h. Nada como seguir os bons exemplos!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool Empty Re: Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool

Mensagem  Filipe Almeida Dom 3 Mar - 18:29

Quando saia a lei?
Filipe Almeida
Filipe Almeida

Masculino Mensagens : 90
Data de inscrição : 16/06/2012
Mota : Kymco Pulsar 125

Ir para o topo Ir para baixo

Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool Empty Re: Código da Estrada: Aprovados novos limites de velocidade e redução da taxa de álcool

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos