Quem está conectado?
Há 15 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 15 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
Apoio de mãos obrigatório?
+22
ed. mateus
Maçarico
elsobrolho
João Lambelho
Fogueiras
khamsim
joaoadias
TMO
Carlos Alexandre
nunes
DBarbeiro
RLoureiro
ricmags
durao
Jackal
Zippo
RuiGaspar
paulo paulino
alfredo lopes
Marco Machado
RicardoDB
Paulo Ninja
26 participantes
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Apoio de mãos obrigatório?
Se não foi revogado, continua em vigor, sendo no entanto alterado o valor para euros.
Cumprimentos.
P.S. - Como a muitos, o facto de terem sido colocados em ESCUDOS, ao invés de EUROS, lhes faz espécie...
Aqui vai a actual "Leitura" do RCE.
5 - Nos motociclos o banco destinado ao transporte de passageiros deverá ter suficiente comodidade e
segurança e ser dotado de um apoio para as mãos, devendo possuir também um descanso ou estribo
para os pés do passageiro.
A contra-ordenação do disposto neste número será punida com a coima de 24,94 € a 124,70 €.
Circulação de motociclo (ou ciclomotor) não estando o banco destinado ao transporte de passageiros dotado de um apoio
para as mãos.
1.34.024.05.01 - LEVE - Coima: € 24,94 a € 124,70 - art.º 24.º n.º 5
Circulação de motociclo (ou ciclomotor) não estando equipado com um descanso (ou estribo) para os pés do passageiro.
1.34.024.05.02 - LEVE - Coima: € 24,94 a € 124,70 - art.º 24.º n.º 5.
O Desconhecimento da lei não invalida a autuação ou a "culpa", visto que as leis estão disponíveis para todos os cidadãos que assim o queiram.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
P.S. - Como a muitos, o facto de terem sido colocados em ESCUDOS, ao invés de EUROS, lhes faz espécie...
Aqui vai a actual "Leitura" do RCE.
5 - Nos motociclos o banco destinado ao transporte de passageiros deverá ter suficiente comodidade e
segurança e ser dotado de um apoio para as mãos, devendo possuir também um descanso ou estribo
para os pés do passageiro.
A contra-ordenação do disposto neste número será punida com a coima de 24,94 € a 124,70 €.
Circulação de motociclo (ou ciclomotor) não estando o banco destinado ao transporte de passageiros dotado de um apoio
para as mãos.
1.34.024.05.01 - LEVE - Coima: € 24,94 a € 124,70 - art.º 24.º n.º 5
Circulação de motociclo (ou ciclomotor) não estando equipado com um descanso (ou estribo) para os pés do passageiro.
1.34.024.05.02 - LEVE - Coima: € 24,94 a € 124,70 - art.º 24.º n.º 5.
O Desconhecimento da lei não invalida a autuação ou a "culpa", visto que as leis estão disponíveis para todos os cidadãos que assim o queiram.
Cumprimentos.
Última edição por RLoureiro em Seg 25 Nov - 10:24, editado 1 vez(es)
RLoureiro- Mensagens : 45
Mota : Keeway Superlight 125 L.E.
Acho que não é essa a questão, como podem ver está em decreto lei, agora a moeda mudou entretanto, não quer dizer que a lei tenha mudado.ricmags escreveu:
que código da estrada é esse com $$$$ ?
O erro está por parte do fabricante, não vindo de origem não devias ser multado.
O manual da minha anda sempre na mota.
P.S - atenção aos comentários, como disse o Rloureiro há bons e maus profissionais, mas entre nós há também o que exercem a profissão do profissional (bom ou mau fica para quem exerce com direito a reclamação por ser mau profissional) que multou o companheiro joaoadias.
João Lambelho- Mensagens : 178
Mota : Hyosung Aquila GV 125
Então vamos lá a resolver isto:
A Infração existe sim. Mas tens de reclamar.
1º: tu NÃO pagaste coisa nenhuma. Tu deixaste depósito. Se reclamares (já te explico como ), o que pagaste passa a ser depósito. Se te derem razão, devolvem-te o dinheiro, e se prescrever, tens de pedir a devolução do dinheiro.
2º: Como reclamar:
Isso está na parte de trás da multa, mas deixo aqui um texto de uma reclamação minha. A morada a enviar está na parte de trás da multa (é para a sede do IMTT).
3º: Vais reclamar de:
1) Não estavas naquele local áquela hora, pois dia 25 é segunda feira, e estavas no trabalho, tal como tens testemunhas.
2) A mota TEM os apoios legamente exigidos - são é embutidos na carenagem, não são uma peça á parte (tira foto dos apoios). Explica que são assim de origem, e a mota está homlogada e não alterada (mostra foto da mota em stand, ou no site da marca)
3) O auto não está assinado.
Pede a devolução imediata do valor pago por a infração ser claramente inexistente, e o auto estar incorrectamente elaborado.
Exemplo:
Venho por este meio requerer imediata devolução do valor(caução) pago constante no auto noº [NUMERO DO AUTO] pelos seguintes motivos:
1. No dia apresentado no auto (25/11/2013), a essa hora não me encontrava no local apresentado, pois estava no [trabalho/casa/whatever].
2. O veiculo tem os referido apoios para o passageiro. Estes apoios são embutidos na carenagem, não sao uma peça aparte e não são facilmente visiveis , como podem verificar na fotografia que envio em anexo (fotografia nº1)
3. O veiculo referido não foi alterado, e os apoios para o passageiro são exactamente os mesmos com que o mesmo foi homlogado, como podem comprovar pela fotografia nº2; de um veiculo igual, de origem.
4. O auto não foi assinado por mim (não mo foi pedido), está com uma data absurda, por uma infração não existente.
Junta as dias fotos, marca-as com #1 e #2, de preferencia escreve na traseira das fotos o URL onde podem encontrar a mesma foto na net, envias (com aviso de recepção)para a morada que está explicada na traseira do auto, e já está. Guarda isso tudo religiosamente, e daqui a 2 anos, mandas outra a exigir a devolução imediata da caução, pois a contra-ordenação prescreveu.
A Infração existe sim. Mas tens de reclamar.
1º: tu NÃO pagaste coisa nenhuma. Tu deixaste depósito. Se reclamares (já te explico como ), o que pagaste passa a ser depósito. Se te derem razão, devolvem-te o dinheiro, e se prescrever, tens de pedir a devolução do dinheiro.
2º: Como reclamar:
Isso está na parte de trás da multa, mas deixo aqui um texto de uma reclamação minha. A morada a enviar está na parte de trás da multa (é para a sede do IMTT).
3º: Vais reclamar de:
1) Não estavas naquele local áquela hora, pois dia 25 é segunda feira, e estavas no trabalho, tal como tens testemunhas.
2) A mota TEM os apoios legamente exigidos - são é embutidos na carenagem, não são uma peça á parte (tira foto dos apoios). Explica que são assim de origem, e a mota está homlogada e não alterada (mostra foto da mota em stand, ou no site da marca)
3) O auto não está assinado.
Pede a devolução imediata do valor pago por a infração ser claramente inexistente, e o auto estar incorrectamente elaborado.
Exemplo:
Venho por este meio requerer imediata devolução do valor(caução) pago constante no auto noº [NUMERO DO AUTO] pelos seguintes motivos:
1. No dia apresentado no auto (25/11/2013), a essa hora não me encontrava no local apresentado, pois estava no [trabalho/casa/whatever].
2. O veiculo tem os referido apoios para o passageiro. Estes apoios são embutidos na carenagem, não sao uma peça aparte e não são facilmente visiveis , como podem verificar na fotografia que envio em anexo (fotografia nº1)
3. O veiculo referido não foi alterado, e os apoios para o passageiro são exactamente os mesmos com que o mesmo foi homlogado, como podem comprovar pela fotografia nº2; de um veiculo igual, de origem.
4. O auto não foi assinado por mim (não mo foi pedido), está com uma data absurda, por uma infração não existente.
Junta as dias fotos, marca-as com #1 e #2, de preferencia escreve na traseira das fotos o URL onde podem encontrar a mesma foto na net, envias (com aviso de recepção)para a morada que está explicada na traseira do auto, e já está. Guarda isso tudo religiosamente, e daqui a 2 anos, mandas outra a exigir a devolução imediata da caução, pois a contra-ordenação prescreveu.
DBarbeiro- Mensagens : 580
Mota : NC 700 XA - Lotsotkey
mas o João diz que vinham de origem e que o antigo dono as tirou por isso o fabricante tb não tem culpa.João Lambelho escreveu:Acho que não é essa a questão, como podem ver está em decreto lei, agora a moeda mudou entretanto, não quer dizer que a lei tenha mudado.ricmags escreveu:
que código da estrada é esse com $$$$ ?
O erro está por parte do fabricante, não vindo de origem não devias ser multado.
O manual da minha anda sempre na mota.
P.S - atenção aos comentários, como disse o Rloureiro há bons e maus profissionais, mas entre nós há também o que exercem a profissão do profissional (bom ou mau fica para quem exerce com direito a reclamação por ser mau profissional) que multou o companheiro joaoadias.
o melhor é mesmo tentar colocar uma pegas para que não aconteça de novo.
tb não fazia a mais pequena ideia da existencia dessa Lei mas a verdade é que ela existe.
nunes- Mod
Mota : Honda PCX (cinzenta)
bem!!!
Reclama isso camarada!!!! é daquelas que é mesmo para chaterar.... enfim!!!
Reclama isso camarada!!!! é daquelas que é mesmo para chaterar.... enfim!!!
Fogueiras- Mensagens : 5833
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage
Pois eu sabida desta lei quem teve motorizadas sabe que todos os bancos tinha que ter uma cinta ao meio a tal pega de apoio para as mãos esta lei e mais antiga que a minha avo mas vigora como vigora a lei de cuspir e urinar para vias públicas tem coima também
Ora mais tarde inventarão as pegas laterais se não tiver e apanharmos uns **** jeitosos lá vem multa
portugal que temos
Ora mais tarde inventarão as pegas laterais se não tiver e apanharmos uns **** jeitosos lá vem multa
portugal que temos
Última edição por Carlos Alexandre em Seg 25 Nov - 13:54, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : era para por sacanas e outros nomes mas a Cpinto não deixa so pus cab´´es isto não e chamar nomes a ninguem)
Carlos Alexandre- Mensagens : 6429
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i
Vamos ter um bocado de respeito uns pelos outros, porque aqui dentro somo todos iguais e acima de tudo há vários companheiros que trabalham como agente de autoridade fora daqui e merecem o mesmo respeito que os outros.
Portanto se pretendem chamar nomes e ofender seja quem for arranjem maneira de o fazer cara-a-cara ou com quiserem, mas aqui no F125cc a atitude deverá ser de respeito uns pelos outros.
Portanto se pretendem chamar nomes e ofender seja quem for arranjem maneira de o fazer cara-a-cara ou com quiserem, mas aqui no F125cc a atitude deverá ser de respeito uns pelos outros.
CPinto- Mensagens : 5591
Mota : em busca de ...
tópico moderado
CPinto- Mensagens : 5591
Mota : em busca de ...
Antes de mais peço desculpa pela palavra, mas nao chamei xulos com intençao de ofender uma classe profissional que tanto prezo. Percebe-se claramente que era relativo apenas e só à situaçao em si. Rloureiro, nao fiques ofendido so porque tambem pertences à mesma classe porque isto nao é nenhum ataque pessoal ok peace.
Ainda assim mantenho a opiniao (ainda que desconhecesse esse artigo) que o agente agiu de má fé. Foi uma situacao tipica do "deixa ca ver como é que posso lixar este gajo". Como dizes e bem, existem bons e maus profissionais em todo o lado.
Alem do mais nao deviam ser os fabricantes ou concessionarios responsaveis pela falta das pegas?
Ninguem compra um carro novo sem cintos certo?
Há qualquer coisa aí que nao esta bem.
Ainda assim mantenho a opiniao (ainda que desconhecesse esse artigo) que o agente agiu de má fé. Foi uma situacao tipica do "deixa ca ver como é que posso lixar este gajo". Como dizes e bem, existem bons e maus profissionais em todo o lado.
Alem do mais nao deviam ser os fabricantes ou concessionarios responsaveis pela falta das pegas?
Ninguem compra um carro novo sem cintos certo?
Há qualquer coisa aí que nao esta bem.
Jackal- Mensagens : 1240
Mota : Honda NC700XA - Ex-Daelim Roadwin Fi 125cc
vamos lá ver se percebemos todos, de uma vez por todas, aquilo que aconteceu.joaoadias escreveu:Mas vem de origem o primeiro dono é que a retirouMarco Machado escreveu:em muitas motas isso é um acessório e não uma peça de origem que sendo obrigatória viria de origem.
a mota trazia a pegas para o pendura, de origem. o antigo dono retirou-as, logo, fez alterações à mota que não podia ter feito.
a minha mota traz espelhos. se eu os retirar e for multado não posso culpar o concessionário certo??!!
O João pode não ter culpa que o mota tenha sido alterada mas o agente que o autuou tem menos culpa ainda.
se a coisa podia ter passado só com uma chamada de atenção? se calhar até podia. Mas não nos podemos esquecer que os agentes da autoridade tb têm chefes e tb recebem ordens que são para cumprir. uma vez fui multado pk tinha o carro estacionado em cima de um passeio onde cabiam 2 camiões. claro que fiquei lixado pk havia muito espaço mas claro que o policia fez o seu papel e fez cumprir a lei.
João, no teu caso reclamava da coima pela data errada e pela falta de assinatura, partindo do principio que esta é obrigatória, mas só por isso. e mandava colocar as pegas para que não aconteça de novo.
nunes- Mod
Mota : Honda PCX (cinzenta)
CPinto escreveu:tópico moderado
Má-
Concordo a 100% com isto. Não podemos acusar uma policia da má fé por simplesmente cumprir a lei.nunes escreveu:se a coisa podia ter passado só com uma chamada de atenção? se calhar até podia. Mas não nos podemos esquecer que os agentes da autoridade tb têm chefes e tb recebem ordens que são para cumprir. uma vez fui multado pk tinha o carro estacionado em cima de um passeio onde cabiam 2 camiões. claro que fiquei lixado pk havia muito espaço mas claro que o policia fez o seu papel e fez cumprir a lei.
Se ficava lixado? Claro que ficava. Alias fico sempre com ou sem razão lol!
Já agora não sabia desta obrigação, obrigado pela partilha e boa sorte na reclamação.
TMO- Mensagens : 720
Mota : Hoyosung 250 GT
Bem, pessoal das Roadwins, temos as motas perfeitas para multas...
Aqueles 4 parafusos gordos fazem mesmo parecer que tiramos dali qualquer coisa...
Zippo- Mensagens : 275
Mota : Ex-Daelim Roadwin 125R
Tive a pensar e não vou reclamar, não vai levar a lado nenhum. Sim é verdade que o senhor agente se esqueceu de me pedir para assinar, sim é verdade que se enganou na data, mas a verdade maior é que a minha mota não tem os apoios para as mãos e está no RCE que é obrigatório ter, levando à multa.
Agora precisava só de uma ajudinha para saber onde se encontram aquelas fitas para o pendura se segurar (estilo do da GSXR)
Cumprimentos João Dias
Agora precisava só de uma ajudinha para saber onde se encontram aquelas fitas para o pendura se segurar (estilo do da GSXR)
Cumprimentos João Dias
joaoadias- Mensagens : 232
Mota : Kreidler Street 125 DD
Nem li o resto respondo já,multas com erros,datas não correctas,lixo! Que vão a tribunal ejustifica que não estvas no local !!joaoadias escreveu:E a multa foi passada como dia 25 e não 24, não sei, mas dia 25 de Novembro não fui ao cabo da roca
cumps,
Maçarico- Mensagens : 412
Mota : Ex.Yamaha Neo's / Keeway RKS 125 Preta / Yamaha XJ 600 N,Honda Hornet 600
pelo que soube hoje mas gostaria de confirmar se alguém souber é que aquela fita em cabedal transversal no banco é considerada apoio de mãos, se alguém tiver informação sobre o assunto que diga
Marco Machado- Adm
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
Boas,
Ora aqui vai a minha visão da coisa!
Eu tento sempre ver as coisas de 2 prespectivas!
Então, há aqui 2 coisas:
A mota foi alterada? Ou está de origem?
Se está alterada, então por muito que me custe e se a lei existe, foi bem aplicada.
Se a mota está de origem, posso-vos garantir que a minha resposta ao policia seria:
"Meu caro, se quiser passar a multa, passe à Marca...Pois eu comprei uma moto homologada para a circulação em espaço europeu, que cumpre com as normas, pois caso contrário não poderia ser vendida!"
E pura e simplesmente me recusaria a pagar a multa!
Consequência disso, ficaria com a carta apreendida mas poderia circular com uma guia que nestes casos (de recusa com, apresentação de reclamação) a policia é obrigada a passar! Eu já andei 1 ano com uma guia a substituir a carta, por me ter recusado a pagar uma multa e ter reclamado!
As motas para circular, cumprem determinadas normas, que são estipuladas algumas delas pelo próprio IMTT, logo se a mota cumpre as normas para circulação, não pode estar sujeita a este tipo de multas!
Se a mota foi alterada, então aí sim deve ser aplicada.
khamsim- Mensagens : 942
Mota : Honda CRF1000L Africa Twin
e sim pelo menos era no tempo das motorizadas vê as vespas as que tem banco corrido as que tem banco separado tem a frente uma pega de metalMarco Machado escreveu:pelo que soube hoje mas gostaria de confirmar se alguém souber é que aquela fita em cabedal transversal no banco é considerada apoio de mãos, se alguém tiver informação sobre o assunto que diga
esta
tem em metal as pegas laterais
Se for assim estou safo...Marco Machado escreveu:pelo que soube hoje mas gostaria de confirmar se alguém souber é que aquela fita em cabedal transversal no banco é considerada apoio de mãos, se alguém tiver informação sobre o assunto que diga
Zippo- Mensagens : 275
Mota : Ex-Daelim Roadwin 125R
no caso da minha Viragueta alem da dita tira tem o encosto que como parte da lateral da mota tambem serve para por as mãos
Marco Machado- Adm
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
o encosto não conta camarada!!! não vem de origem mas é um extra!!!
agora na minha.... o pendura nunca consegue agarrar a respectiva tira de cabedal!
agora na minha.... o pendura nunca consegue agarrar a respectiva tira de cabedal!
Fogueiras- Mensagens : 5833
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage
Sabem onde se pode arranjar uma tira dessas que dê a volta ao banco sem ter que furar nada para a aplicar?
Obrigado ;)
Obrigado ;)
Estou safo então. A minha pendura usa a correia como apoio para as mãos (quando não me está a agarrar)
João Lambelho- Mensagens : 178
Mota : Hyosung Aquila GV 125
um cinto de cabedal ou de outros materiais preso debaixo do banco a maior parte e so para enfeitarjoaoadias escreveu:Sabem onde se pode arranjar uma tira dessas que dê a volta ao banco sem ter que furar nada para a aplicar?
Obrigado ;)
as lojas de chinês vendem cintos baratos
e tens-te a ti!!Marco Machado escreveu:no caso da minha Viragueta alem da dita tira tem o encosto que como parte da lateral da mota tambem serve para por as mãos
que melhor apoio para as mãos é que a dona CPinto pode querer? hmm??
elsobrolho- Mensagens : 837
Mota : HD XG750
Obrigado!Carlos Alexandre escreveu:um cinto de cabedal ou de outros materiais preso debaixo do banco a maior parte e so para enfeitarjoaoadias escreveu:Sabem onde se pode arranjar uma tira dessas que dê a volta ao banco sem ter que furar nada para a aplicar?
Obrigado ;)
as lojas de chinês vendem cintos baratos
Quando tiver tempo passo num chinês à procura dum cinto preto fininho ;)
diga-se de passagem que no meu caso, os apoios servem apenas para enfeitar, qualquer pessoa que se agarre lá na primeira aceleração faz um mortal encarpado (ou encorpado, dependendo da pessoa) para trás.
elsobrolho- Mensagens : 837
Mota : HD XG750
Ao menos a GNR já não pode dizer que não tenho apoios para as maos
Daí estar a dizer,que não faz mais que ornamento... Não,se segure bem ao condutor..nem as pegas de sernelha lhe valem..
cumps
cumps
Mota : Ex.Yamaha Neo's / Keeway RKS 125 Preta / Yamaha XJ 600 N,Honda Hornet 600
E se aparecer lá um destes...LOL
Página 2 de 3 • 1, 2, 3