Quem está conectado?
Há 97 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 97 visitantes :: 3 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
Carta para motas 125cc
+5
Dias
Ana Isabel
Three Of Five
Mario_Marques
Luisjk
9 participantes
Página 1 de 1
Carta para motas 125cc
O governo quer ainda tornar obrigatória a carta de condução para quem conduzir motociclos de 125 cm3 de cilindrada, mesmo que tenha já carta de automóvel, e vai repensar os mecanismos de inspeção das motas. Segundo uma entrevista do ministro da Administração Interna à Antena 1, que será transmitida na íntegra no sábado, o executivo vai repensar a dispensa de formação para quem conduza motas de 125cm3 de cilindrada.
“Temos de repensar aquilo que foi uma decisão que nos suscitou as maiores dúvidas, que foi a dispensa de qualquer formação para quem, tendo uma carta de ligeiros, possa comprar uma mota até 125 cm3 e imediatamente sair para a estrada”, afirmou o Eduardo Cabrita. Na mesma entrevista, o ministro diz que não será exigível uma total revisão do código, mas sublinha: “as condições de condução de motociclo são claramente diferentes daquelas que temos num veículo automóvel ligeiro”.
“Temos de repensar aquilo que foi uma decisão que nos suscitou as maiores dúvidas, que foi a dispensa de qualquer formação para quem, tendo uma carta de ligeiros, possa comprar uma mota até 125 cm3 e imediatamente sair para a estrada”, afirmou o Eduardo Cabrita. Na mesma entrevista, o ministro diz que não será exigível uma total revisão do código, mas sublinha: “as condições de condução de motociclo são claramente diferentes daquelas que temos num veículo automóvel ligeiro”.
Luisjk- Mensagens : 21
Mota : Goes nk125
Re: Carta para motas 125cc
Já aconteceu o mesmo à uns anos com as 50cc, podia-se conduzir com carta de carro e deixou de se poder, depois saiu a lei das 125 volta-se a poder novamente, e agora volta-se ao zero.
Já sabia disso o ano passado e despachei as 125 todas que tinha enquanto valiam algo, agora os preços vão voltar ao que era antigamente, mas também a carta não é nenhum entrave por ai além e com toda a certeza ninguém vai deixar de andar de mota por causa disso.
Tem o seu lado mau o lado bom.
Pessoalmente não acho que a carta vai resolver o problema dos acidentes, mas isso são outros quinhentos...sou a favor de formação para esse contexto mas não é por isso que os acidentes vão acabar, não faltam ai péssimos condutores, perigosos, com carta.
Já sabia disso o ano passado e despachei as 125 todas que tinha enquanto valiam algo, agora os preços vão voltar ao que era antigamente, mas também a carta não é nenhum entrave por ai além e com toda a certeza ninguém vai deixar de andar de mota por causa disso.
Tem o seu lado mau o lado bom.
Pessoalmente não acho que a carta vai resolver o problema dos acidentes, mas isso são outros quinhentos...sou a favor de formação para esse contexto mas não é por isso que os acidentes vão acabar, não faltam ai péssimos condutores, perigosos, com carta.
Mario_Marques- Mensagens : 238
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125
Mas será que quem ja tem mota 125 e já conduz antes da lei sair que obriga a ter carta vai poder conduzir na mesma ou vai ter que tirar a carta de mota? Quero dizer se vai haver retroactivos. Ou vai ser obrigatório para toda a gente gente?
Luisjk- Mensagens : 21
Mota : Goes nk125
Se for como fizeram à uns anos nas 50cc volta tudo ao zero.
É esperar e ver
É esperar e ver
Onde é que voltou tudo ao zero ?Mario_Marques escreveu:Se for como fizeram à uns anos nas 50cc volta tudo ao zero.
É esperar e ver
Cartas B tiradas até 1998 continuam a permitir a condução de 50 cc.
Agora duvido que muitos vão pagar 300 € para adicionar a categoria A1 à carta B. A razão principal para o crescimento das 125 foi precisamente o não ser necessário tirar nova carta. A confirmar-se será a morte das 125 e o aumento do trânsito automóvel.
Os dados da ANSR foram manipulados pelos media por forma a culpabilizar os motociclos pelo aumento da sinistralidade. Obviamente que foi uma "encomenda" dos lobbies dos centros de inspecção e escolas de condução, mas o resultado será muito diferente do esperado.
Agora com a obrigação de carta para as 125 também queria ver carta para bicicletas.
Three Of Five- Mensagens : 4
http://www.andardemoto.pt/moto-news/29729-afinal-quem-e-que-pode-andar-de-moto-125cc/
Desde 13 de Agosto de 2009 que é permitido conduzir motos com cilindrada até 125cc, com potência não superior a 11 kW (15 cv), com Licença de condução de ligeiros, desde que reúna uma das seguintes condições:
- Tenha idade igual ou superior a 25 anos.
- Seja titular de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.
Tenho de fazer o averbamento da categoria A1 na minha licença de condução para poder conduzir um motociclo?
Não. Se for titular de carta de condução válida para a categoria B, e tiver mais de 25 anos, o averbamento é automático. Não necessita de realizar nenhum tipo de registo para poder conduzir um motociclo até 125cc.
O que tenho de fazer para ter o averbamento da categoria A1 na minha carta de condução?
O averbamento da categoria A1 é automático, desde que tenha idade igual ou superior a 25 anos ou for titular de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores. Não necessita de fazer averbar à sua licença a categoria A1, pois sempre que efectuar alguma alteração (por ex. mudança de morada, pedido de 2ª via, etc) o averbamento será efectuado automaticamente.
Quais os motociclos que posso conduzir com a categoria A1?
Poderá conduzir qualquer motociclo com cilindrada até 125cc, e cuja potência não exceda os 11 kW (15cv).
Desde 13 de Agosto de 2009 que é permitido conduzir motos com cilindrada até 125cc, com potência não superior a 11 kW (15 cv), com Licença de condução de ligeiros, desde que reúna uma das seguintes condições:
Tenho de fazer o averbamento da categoria A1 na minha licença de condução para poder conduzir um motociclo?
Não. Se for titular de carta de condução válida para a categoria B, e tiver mais de 25 anos, o averbamento é automático. Não necessita de realizar nenhum tipo de registo para poder conduzir um motociclo até 125cc.
O que tenho de fazer para ter o averbamento da categoria A1 na minha carta de condução?
O averbamento da categoria A1 é automático, desde que tenha idade igual ou superior a 25 anos ou for titular de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores. Não necessita de fazer averbar à sua licença a categoria A1, pois sempre que efectuar alguma alteração (por ex. mudança de morada, pedido de 2ª via, etc) o averbamento será efectuado automaticamente.
Poderá conduzir qualquer motociclo com cilindrada até 125cc, e cuja potência não exceda os 11 kW (15cv).
Ana Isabel- Mensagens : 601
Mota : Yamaha Dragstar 650 Custom
Foi precisamente o que disse, possivelmente não me fiz entender bem, as cartas até 30 março 98 permitiam utilização de 50cc ciclomotor(50cc motociclo não), dai para a frente(30março98), cartas novas, deixou de se poder conduzir com o mesmo tipo de carta e depois com a lei das 125 toda a gente ficou de novo habilitada, e se agora querem acabar com isso toda a gente nova volta ao zero.Three Of Five escreveu:Onde é que voltou tudo ao zero ?Mario_Marques escreveu:Se for como fizeram à uns anos nas 50cc volta tudo ao zero.
É esperar e ver
Cartas B tiradas até 1998 continuam a permitir a condução de 50 cc.
Agora duvido que muitos vão pagar 300 € para adicionar a categoria A1 à carta B. A razão principal para o crescimento das 125 foi precisamente o não ser necessário tirar nova carta. A confirmar-se será a morte das 125 e o aumento do trânsito automóvel.
Os dados da ANSR foram manipulados pelos media por forma a culpabilizar os motociclos pelo aumento da sinistralidade. Obviamente que foi uma "encomenda" dos lobbies dos centros de inspecção e escolas de condução, mas o resultado será muito diferente do esperado.
Agora com a obrigação de carta para as 125 também queria ver carta para bicicletas.
Se há mais viaturas 125cc na estrada é normal que vá haver muito mais acidentes, por acaso todos os acidentes que vi recentemente, bastantes e graves até, foi tudo 125cc e tudo pessoal a fazer manobras muito pouco conscientes.
Possivelmente o que irá acontecer será na melhor das hipoteses ficar como foi com essa lei de 98.
Eu vou mesmo mais longe... carta para peões, obviamente que por pontos, para serem impedidos de andar a pé quando fizerem asneiras!Three Of Five escreveu:... Agora com a obrigação de carta para as 125 também queria ver carta para bicicletas.
Caso contrário, a ideia "brilhante" do Sr. Ministro é discriminatória, pelo que é inconstitucional!
O Sr. Ministro deve é criar a carta para políticos e deputados, e usar a coimas relativas às besteiras que fazem para financiar os partidos.
Dias- Mensagens : 5629
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)
Ana Isabel escreveu:http://www.andardemoto.pt/moto-news/29729-afinal-quem-e-que-pode-andar-de-moto-125cc/
Nunca existiu este averbamento A1 na carta de quem está habilitado com B.
Já li o contrário, mas quando renovei a carta por mudança de residencia, não me foi acrescentada a licença A1.
Quando fiz exame para A, a data de exame para a classe A1 foi indicada como sendo a mesma da A!
Se agora alteram isto tudo, quem tem a carta B mas não tem a A1 bem patente no documento, não poderá conduzir coisa alguma com 2 rodas!
Não quero saber se faz sentido ou não conduzir uma 125cc com carta B e mais de 25 anos. Só sei que a lei é uma coisa muito séria para se brincar. Para se legislar e alterar passados poucos anos.
A aproximação ao padrão europeu custou-nos muito caro, a nós Portugueses. Ficamos com vencimentos de 3º mundo e legislação do G7.
Agora altera-se o que de positivo tinhamos dessa legislação, para motociclos, e inventa-se mais ainda?
Parece-me que se está a ir demasiado longe. Mantem-se a carga fiscal e anuncia-se um aumento de poder de compra, aumentam-se os preços de portagens, electricidade e outros bens de primeira necessidade sem anunciar nos media, proibem-se os piropos e limita-se o numero de animais que podemos ter em casa, limitam-se os alimentos que as empresas exploradoras das cantinas e bares do sector púbico podem vender...
Quero saber que direitos me restam para além de fazer graffitis nas paredes do vizinho, bater nos polícias, viver à custa de subsídios do estado, reclamar da inverdade no desporto e ver televisão com programas de clara propaganda política.
Sem sangue isto não vai lá. Resta decidirmos se será com o nosso ou o dos nossos filhos.
Última edição por Helder Cruz em Seg 15 Jan - 15:31, editado 2 vez(es)
Helder Cruz- Mensagens : 8369
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750
O Helder falou e disse!
Os Portugueses são conhecidos por serem "mansos" mas até os toureiros têm medo dos mansos!
Os Portugueses são conhecidos por serem "mansos" mas até os toureiros têm medo dos mansos!
vocês não stressem.
ainda agora começou a chover. os ribeiros ainda não correm. ainda vai ser preciso chover mais que muito para aquela gente fazer alguma coisa. e depois de fazerem o sr professor ainda vai ter que aprovar.
vão com calma, vivam felizes e que não nos doa a cabeça até que lá.
ainda agora começou a chover. os ribeiros ainda não correm. ainda vai ser preciso chover mais que muito para aquela gente fazer alguma coisa. e depois de fazerem o sr professor ainda vai ter que aprovar.
vão com calma, vivam felizes e que não nos doa a cabeça até que lá.
nunes- Mod
Mota : Honda PCX (cinzenta)
Como disse noutro tópico, neste país, quem manda bolsam pareceres e opiniões conforme o grau do vinho de 300€ que mamaram ao almoço (disse por outras palavras).
Quando li os comentários a que se refere este tópico, não lhe liguei pevide, mas com o repetir das mesmas palavras por toda a parte inclusivamente nos noticiários da hora nobre, parece-me legitimo algum alarmismo e perplexidade.
Acho estas declarações um nojo. Não porque são o prenuncio de mais umas despesas (tenho uma 1000cc e uma 1200cc com iluminação fora da lei), mas porque são tudo o que esperamos de quem nos governa não faça.
Quando li os comentários a que se refere este tópico, não lhe liguei pevide, mas com o repetir das mesmas palavras por toda a parte inclusivamente nos noticiários da hora nobre, parece-me legitimo algum alarmismo e perplexidade.
Acho estas declarações um nojo. Não porque são o prenuncio de mais umas despesas (tenho uma 1000cc e uma 1200cc com iluminação fora da lei), mas porque são tudo o que esperamos de quem nos governa não faça.
De facto nos primeiros 1 ou 2 anos depois de promulgada a lei chegaram a averbar as cartas B, mas depois reverteram logo o procedimento, (talvez para discriminar ?). Afinal se habilita deve-se assumi-lo frontalmente e sem reservas, caso contrário é uma palhaçada.
Se se tornar efectivamente obrigatório, as escolas de condução já anteciparam isso pois há 3 anos adicionar a categoria A à B custava pouco mais de 150 € e neste momento custa 300 no mínimo e até inventaram um exame teórico específico para a categoria A.
Aí uns 90 % dos utilizadores actuais vão desistir e voltar ao carro, o mercado das 125 ficará extinto e as actuais valerão perto de 0. Entretanto incentiva-se a utilização de bicicletas em meios urbanos no meio do trânsito sem qualquer experiência, sem licença e sem seguro.
Se se tornar efectivamente obrigatório, as escolas de condução já anteciparam isso pois há 3 anos adicionar a categoria A à B custava pouco mais de 150 € e neste momento custa 300 no mínimo e até inventaram um exame teórico específico para a categoria A.
Aí uns 90 % dos utilizadores actuais vão desistir e voltar ao carro, o mercado das 125 ficará extinto e as actuais valerão perto de 0. Entretanto incentiva-se a utilização de bicicletas em meios urbanos no meio do trânsito sem qualquer experiência, sem licença e sem seguro.
Eu não vejo que o pessoal vá desistir das motas por causa da carta, mas quem for mais limitado quase de certeza vai, não estou a ver o pessoal todo que comprou mota, equipamento despachar tudo só porque tem de tirar carta, muito possivelmente vão é depois passar a cilindrada acima com carta na mão.
O motivo principal porque aderiram às 125 foi a adequação da categoria B e ausência de requisitos adicionais. Duvido que muitos estejam para gastar 300 € ou mais e uns quantos meses para oficializar algo que será retirado. Não percebi o termo "limitado". A questão aqui é mesmo dinheiro e tempo. eu pelo menos não estou para dar dinheiro a escolas corruptas para poder conduzir um veículo de recurso!
Pois e cada vez percebo menos. Afinal os artigos devem ser questionados, nao fiquei convencida com a historia do averbamento automatico. Mas voltar a estaca zero parece me mais absurdo ainda. Mas eles querem fazer dinheiro com as pessoas que compraram 125, obrigando-as a tirar a carta? Nao faz sentido. Isso e roubo.
Caso esta nova lei seja aprovada, o que vai acontecer é que a malta vai ser obrigada a tirar a carta se quiser continuar a andar de mota/scooter, mas após finalizar a carta vai querer motas com maior cilindrada.
O mercado das 125, se esta lei for aprovada, vai sofrer bastante.
Vamos lá ver o que vai acontecer, e QUANDO é que vai acontecer.
O mercado das 125, se esta lei for aprovada, vai sofrer bastante.
Vamos lá ver o que vai acontecer, e QUANDO é que vai acontecer.
PJVFF- Mensagens : 7
Mota : NMAX 125
Pessoalmente, a minha carta habilita me a conduzir qualquer cilindrada, estou tranquila. Ainda assim acho injusta a alteração. Além de divertido, uma mota 125 é uma boa alternativa de transporte, além de ser mais economico do que o carro, e no geral vive se tempos financeiros muito dificeis. Há que cortar despesas e curtir na mesma :D vroum vroum
Isto parece uma brincadeira de crianças, ao estilo daquela que se fazia quando estavamos a fazer uma corrida: a meio alguém gritava que ganhava quem chegasse por último.
Não se podem alterar as regras quando já tanta gente está a jogo!!
Não se podem alterar as regras quando já tanta gente está a jogo!!
Acorda! Estamos em !Helder Cruz escreveu:... Não se podem alterar as regras quando já tanta gente está a jogo!!
Tens razão...
Concordo com quem diz que será uma medida que visa mais servir os interesses de alguns, embora admita que é muito diferente conduzir uma mota e um carro.
Acho que se deve simplificar ao máximo, nomeadamente ser possível fazer o exame diretamente sem aulas e limitar-se ao máximo o valor a cobrar, principalmente para quem já andava de mota.
Agora para quem como eu está a pensar comprar uma mota 125cc e não tem carta isto tem implicações, na medida em que estamos sujeitos a ter investir mais uns quantos €€ além da mota que vamos comprar. Acham que a medida (assumo que é mesmo para avançar) será implementada muito em breve? E neste pressuposto, nesta fase será uma boa opção comprar uma 125cc?
Acho que se deve simplificar ao máximo, nomeadamente ser possível fazer o exame diretamente sem aulas e limitar-se ao máximo o valor a cobrar, principalmente para quem já andava de mota.
Agora para quem como eu está a pensar comprar uma mota 125cc e não tem carta isto tem implicações, na medida em que estamos sujeitos a ter investir mais uns quantos €€ além da mota que vamos comprar. Acham que a medida (assumo que é mesmo para avançar) será implementada muito em breve? E neste pressuposto, nesta fase será uma boa opção comprar uma 125cc?
manuel.alegria.azevedo- Mensagens : 3
Mota : To be announced
Não acredito que vá para a frente tão cedo.
eu nem acredito que vá para a frente.
há uns anos atrás colocou-se em prática a norma europeia e agora vão voltar atrás??!!
Não acredito.
há uns anos atrás colocou-se em prática a norma europeia e agora vão voltar atrás??!!
Não acredito.
nunes- Mod
ta tudo errado, nao sao essa leis e inspeccoes que vao diminuir acidentes, ate porque algumas alteracoes tornam a mota mais segura.
O que faz falta (alem de saber conduzir um motociclo obviooo) e sensibilizar os condutores de TODOS os veiculos para uma conducao preventiva.
Ainda hoje pelo menos em 4 situacoes distintas me colocaram em perigo, teriam provocado um acidente caso eu nao tivesse sempre atenta, tudo porque as pessoas dos carros tem muita pressa e eu e a Simone nao andamos as corridas, eu cumpro QUASE sempre a velocidade dos sinais.
3 situacoes de cruzamentos/entrocamentos que se "jogaram" para a minha frente obrigando me a travar pra nao bater!
Na entrada de uma ponte de sentido unico, com semaforo vermelho. Estavam 4 ciclistas, eu e atras de mim uma carro. O semaforo abriu verde, os ciclistas avancam, a seguir eu, o carro comecou a acelerar atras de mim e tentou ultrapassar me para entrar na ponte antes de mim e dos ciclistas. Resultado eu assustei com o avanco brusco do carro e quase que perdi o controle e ia atropelando os ciclistas.....
Ja parei numa passadeira, para um peao passar, ocupando a metade esquerda da faixa e um carro ultrapassou me pela direita!!
Tenho a certeza que todos os motocilistas tem n situacoes de condutores loucos.
Agora vai a pergunta que vale ouro:
Que raio tem isto a ver com inspeccoes se o problema sao as pessoas, e nao as maquinas, hen?
O que faz falta (alem de saber conduzir um motociclo obviooo) e sensibilizar os condutores de TODOS os veiculos para uma conducao preventiva.
Ainda hoje pelo menos em 4 situacoes distintas me colocaram em perigo, teriam provocado um acidente caso eu nao tivesse sempre atenta, tudo porque as pessoas dos carros tem muita pressa e eu e a Simone nao andamos as corridas, eu cumpro QUASE sempre a velocidade dos sinais.
3 situacoes de cruzamentos/entrocamentos que se "jogaram" para a minha frente obrigando me a travar pra nao bater!
Na entrada de uma ponte de sentido unico, com semaforo vermelho. Estavam 4 ciclistas, eu e atras de mim uma carro. O semaforo abriu verde, os ciclistas avancam, a seguir eu, o carro comecou a acelerar atras de mim e tentou ultrapassar me para entrar na ponte antes de mim e dos ciclistas. Resultado eu assustei com o avanco brusco do carro e quase que perdi o controle e ia atropelando os ciclistas.....
Ja parei numa passadeira, para um peao passar, ocupando a metade esquerda da faixa e um carro ultrapassou me pela direita!!
Que raio tem isto a ver com inspeccoes se o problema sao as pessoas, e nao as maquinas, hen?
Ana Isabel escreveu:ta tudo errado, nao sao essa leis e inspeccoes que vao diminuir acidentes, ate porque algumas alteracoes tornam a mota mais segura.
tem tudo a ver.
é que a cabeça dos legisladores funciona como máquinas (a maior parte delas de fazer dinheiro).
nunes- Mod