F125cc.com
até 3000€ | nova ou usada | muita escolha, muitas dúvidas F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
até 3000€ | nova ou usada | muita escolha, muitas dúvidas F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
208 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 208 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

até 3000€ | nova ou usada | muita escolha, muitas dúvidas

3 participantes

Ir para baixo

até 3000€ | nova ou usada | muita escolha, muitas dúvidas Empty até 3000€ | nova ou usada | muita escolha, muitas dúvidas

Mensagem  el_Bosco Sáb 14 Jul - 22:03

Olá a todos

Tenho 29 anos, carta B desde os 21 e conduzo há já 5 anos um Mercedes 190D com a minha idade eheh. Apesar de amar este carro (foi-me deixado em herança por um avô) está a tornar-se difícil usá-lo diariamente no percurso de cerca de 15km que faço. O transito na ponte da Arrábida é infernal todos os dias, o carro é pastelão, consome bastante e vou acabar por o rebentar no pára arranca. 

Depois de conversar com o meu sogro (dono recente de uma Virago para lazer) e da minha irmã (tb dona recente de uma CB125F para deslocações diárias) decidi pensar em comprar uma mota. No passado sábado tive a primeira experiência com uma mota (honda CR125) num descampado e adorei. Foi o empurrão que precisava para me decidir a comprar uma mota e estou em crer que vou rapidamente adorar este mundo. 

A mota será então para condução diárias entre 15-20km em cidade e A1 (basicamente de casa até à A1, ponte da Arrábida e saída para o campo alegre), e durante pelo menos o próximo ano, levarei a minha namorada como pendura. Depois, em principio andarei sozinho. Descartei já as PCX por achar feias, pastelonas e porque acho que rapidamente vou querer algo melhor. Se optar por nova, até aos 3000€ no máximo dos máximos. Se for para uma usada, com menos de 5mil km e um modelo recente, tipo de 2016 para a frente. Cheguei a equacionar uma eléctrica (Super Soco TS) mas depressa percebi que não estão ainda capazes de competir com uma convencional, quer dizer, limitada a 45km/h? Tá certo.


Nestes últimos dias tenho perdido várias horas a procurar modelos e preços e cheguei a estas:
- Vortex ZII Naked
- Keeway RKV 125
- Keeway RKS 125 SPORT EVO
- Honda CB125F
- Yamaha YBR125
- Sym WOLF SB 125I
- Yamaha YS125
- Benelli BN 125 (a minha preferência)

São todas muito bonitas, muito parecidas em termos de especificações e preços (novas rondam todas os 2100€ e os 3000€). Ou seja, ando às aranhas para me decidir. De aspecto, a CB e a YBR parece-me muito..nhe. :P 


Talvez esteja um tudo nada inclinado para a Benelli já que está na faixa inferior de preço (2400) e tem maior potência e tamanho de roda

O que me aconselham? Quais destas devo descartar? E fiabilidade, qualidade de construção, peças, manutenção? 
E relativamente à da minha preferência, a Benelli? Conhecem-se alguns problemas de série? As peças são caras? Preocupa-me um pouco não encontrar qualquer mota deste modelo nos usados... 


A minha outra questão prende-se também com as 125 de gama superior. Falo concretamente da Honda CB125R, que já vai para os 4300€. Se a minha namorada me deixasse, ia de cabeça para esta mas não a consigo convencer e acho que de facto é caro demais para a minha necessidade. Mas é tão linda....=(

Não ponho também de parte tirar a carta A para estar mais à vontade. 

Obrigado desde já pelas vossas contribuições uma vez que queria aproveitar o verão para me ambientar à mota, ou seja, queria comprar o mais rapidamente possível.

el_Bosco

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/07/2018
Mota : nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

até 3000€ | nova ou usada | muita escolha, muitas dúvidas Empty Re: até 3000€ | nova ou usada | muita escolha, muitas dúvidas

Mensagem  Trigueiro Seg 16 Jul - 17:07

El_Bosco

Bem vindo! Parece que o bichino das motas mordeu e bem!

Desculpa desiludir-te, mas não vou falar-te de nenhuma dessas motas em particular e nem de outro modelo qualquer em especial. Venho só chamar-te à atenção de dois pormenores que me pareceram importantes, tendo com conta este teu relato inicial:

1 - A tua namorada vai andar na mota também, pelo menos no primeiro ano, logo é importante que a mesma se sinta confortável e segura quando for à pendura. Talvez não fosse má ideia experimentarem os dois a mota, antes de a comprarem, se tal for possível. No aspecto de conforto para o pendura, e dentro da gama das 125, só me ocorrem as scooters 125 concebidas para viagens mais longas.

Faço este reparo porque perto da minha casa há um stand da Kawasaki com uma Honda Rebel 500, com pouquíssimos kilómetros, à venda em segunda mão, justamente porque a cara metade do seu primeiro proprietário encostou-o à parede, quando logo após a primeira volta na mota, lhe disse que naquela mota não andava mais. E não a posso criticar, pois o assento para o passageiro da Rebel 500 é uma anedota de mau gosto, em que a estética prevaleceu sobre o conforto e segurança do pendura. O seu proprietário perdeu um bocado de dinheiro quando a deu como retoma para levar uma Kawasaki custom de maiores dimensões, pois o seu sonho era andar de mota com a cara metade.

Nota: E não faças como o Steve McQueen que, quando ainda era um aspirante a ator, conseguiu a muito custo comprar uma Indian Chief com sidecar. Levou a namorada a dar uma volta na mesma e, no fim dessa viagem, ela disse-lhe: Ou a mota ou eu! Ele escolheu a mota.até 3000€ | nova ou usada | muita escolha, muitas dúvidas 750583

2 - Estou a adivinhar, pelas tuas palavras, que essa 125 rapidamente vai dar lugar a outra mota de maior potência e mais segura para levar 2 pessoas, mesmo que daqui a um ano já não tenhas que levar a namorada como pendura obrigatória. Por isso, acho que deverias também colocar na equação da compra da tua 125 a questão da desvalorização, para quando chegar a altura de a dar como retoma para a compra de uma máquina mais potente.

Boa sorte com essa escolha! até 3000€ | nova ou usada | muita escolha, muitas dúvidas 952112

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

até 3000€ | nova ou usada | muita escolha, muitas dúvidas Empty Re: até 3000€ | nova ou usada | muita escolha, muitas dúvidas

Mensagem  el_Bosco Seg 16 Jul - 18:21

Olá trigueiro! Obrigado antes de mais pela extensa resposta.

Os pontos que abordas são de facto pertinentes.
1- Estou (estamos) bem ciente da questão do conforto do pendura. Conto por isso sentarmo-nos na mota para experimentar a posição, se bem que acho que será o máximo que poderei fazer nesta altura uma vez que não tenho ainda experiencia suficiente para andar sozinho, quando mais com pendura. =P Ela já está algo de pé atrás com a mota... concorda com a razoabilidade da decisão, tendo em conta a necessidade, mas preciso eu de aprender e ganhar confiança e dps ela irá por arrasto. Neste parametro, uma scooter seria mais confortável, é certo, mas não quero mesmo ir para um penico com rodas... =(

A rebel 500 que referias é mesmo um caso extremo. Nem sei como permitem legalmente que leve um pendura. 

2- Esse seria efectivamente um raciocinio lógico mas que penso não se aplicar no meu caso. Por mais que ache que vou gostar muito de conduzir uma mota, somos muito frugais e contidos nas nossas compras dada a nossa situação profissional altamente precária (somos bolseiros de investigação, os tais que não têm subsidio de desemprego, férias, saúde, segurança social, descontos, enfim...). Compro a mota por necessidade e mesmo que ache que no futuro possa querer algo mais, se esta que comprar der para os gastos, não vou trocar só por coiso. =P

A questão da desvalorização também já me ocorreu várias vezes até porque a Benelli BN125 simplesmente não existe nos usados em portugal. Não sei se será fácil vendê-la daqui a 2-3 anos. Mas se fosse a comprar uma com a intenção de vender, iria para uma com maior mercado, como a Honda CB125F. É precisamente por pensar nesta compra mais a longo prazo que prefiro uma que goste mais já, com maior potencia e pneus maiores mas posso estar a ver mal. 

No próximo sabado vou á motoboxe e logo terei uma melhor ideia. De qualquer forma, tenho esta semana para receber as vossas sugestões e indicações!

el_Bosco

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/07/2018
Mota : nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

até 3000€ | nova ou usada | muita escolha, muitas dúvidas Empty Re: até 3000€ | nova ou usada | muita escolha, muitas dúvidas

Mensagem  Dr_Lion Qua 25 Jul - 23:39

Escolha razoável será a CBF125 nova, a CB125R é cara >4000eur e na situação em que falas se por acaso tens um imprevisto é dinheiro empatado que te pode fazer falta, ou vais acabar por vender ao desbarato.

Por outro lado as outras marcas, vortex, benely etc... até podem ter modelos giros, mas peças, nome... Metes uma honda à venda, e honda é onda, as restantes "é mais uma marca branca chinesa".

Percebo a tua opinião em relação há yamaha, boa marca, nome mas feia... A bonita é a mt125 mas são 5mil...para uma 125 é simplesmente absurdo.

Se queres levar a namorada à pendura, vai de carro é mais seguro e mais confortável, e não vais perder grande coisa se fizeres bem as contas.. Se quiserem passear os 2 é uma coisa, de resto esquece. De inverno chove, etc.. e a utilidade de lhe dares boleia na mota resume-se a 2 ou 3 meses por ano para o trabalho, com todos os perigos e desconfortos que isso acarreta..

E aposto que uma 125 com duas pessoas é tão pastelona como um190D. até 3000€ | nova ou usada | muita escolha, muitas dúvidas 697124

Dr_Lion

Masculino Mensagens : 111
Data de inscrição : 18/07/2018
Mota : Suzuki DRZ400

Ir para o topo Ir para baixo

até 3000€ | nova ou usada | muita escolha, muitas dúvidas Empty Re: até 3000€ | nova ou usada | muita escolha, muitas dúvidas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos