F125cc.com
Sym GTS 125 F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Sym GTS 125 F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
77 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 77 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Sym GTS 125

+2
Dias
Joaquim Silva
6 participantes

Ir para baixo

Sym GTS 125 Empty Sym GTS 125

Mensagem  Joaquim Silva Qua 16 Fev - 12:02

Bom dia,

Preciso de uma ajuda vossa. Tenho uma SYM GTS 125 EVO que comprei nova em 2015 e até à data ainda não tive qualquer acidente. Há uns meses atras, começei a sentir uma grande vibração no guiador, quando rodo abaixo dos 70 KM/h. Começei por ir a uma oficina (NORBOXE) que me informou que normalmente 95% dos problemas de vibração, são resultado de algum problemas no pneu ou jante. Como tinha ainda muito pneu, decidi continuar a andar assim e quando tivesse que mudar, voltaria a o tema. Chegado o momento de troca dos pneus quer dianteiro quer traseiro, lá fui eu trocá-los. Coloquei os Michellin Grip city, quando para espanto meu, mal saio da oficina, o tal vibração que sentia, continuava. Voltei à oficina para me verem o problema. Voltaram a calibrar as rodas, viram alguna reapertos e lá vim eu todo contente. Uma vez mais o problema continua a existir. Já farto deste problema e com a chuva a querer chegar, o problema da segurança era eminente. Fui entregar a mota na oficina (ESTRELA DIAS em Matosinhos). Após algumas intervenções, desde calibragem, subtituição de jantes e pneus, reapertos no quadro, reapertos nos apoios do motor, etc, a mota esteve na oficina, durante uns longos 15 dias. Quando me chamaram, pois quiseram falar comigo pessoalmente, o responsavel da oficina me informou, que o problema persistia e não sabiam o que era, inclusivamente contactaram a SYM, que lhes informaram que não sabiam qual era o problema. Informou-me que o problema era comum em algumas scooters e que iria entregar-me a mota conforme estava desde o dia que a entreguei na oficina. Como não percebo nada de mecânica e como sei que existe neste forum muita experiencia, será que alguém me poderá dar uma dica para arranjar uma solução para este meu proclema?

Grande abraço,
joaquim Silva

Joaquim Silva

Masculino Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/11/2021
Mota : Sym GTS 125 EVO

Ir para o topo Ir para baixo

Sym GTS 125 Empty Re: Sym GTS 125

Mensagem  Dias Sáb 19 Fev - 23:06

Cá volta o chato do Dias...
As vibrações podem ser complicadas de resolver porque uma coisa é o que vibra e outra é o que faz vibrar. Por exemplo, o tejadilho de um carro pode produzir um barulho enorme quando uma roda passa sobre uma "banda sonora" (é para isso que elas servem). Ou seja, embora o que vibre seja o tejadilho, a causa é a pintura no chão... que tem irregularidades com um afastamento tal que à velocidade normal de circulação vão excitar a ressonância do tejadilho.

Não tenho a veleidade de pensar que vou miraculosamente resolver o problema, mas preciso de mais informação para poder tentar ajudar.
O Joaquim Silva escreveu "... grande vibração no guiador, quando rodo abaixo dos 70 KM/h ...".
1) Com a moto a andar a direito, a vibração é longitudinal (frente-trás) ou de rotação?
Explicação: Se for de rotação, então a causa só pode estar na roda da frente (pneu, jante ou disco). Se for longitudinal, também poder ser gerada pela roda de trás ou pelo motor e transmissão.
Ainda não tenho razões para excluir a roda de trás, o motor e a transmissão, mas vou começar por pela roda da frente.

Se não me enganei nas contas, 70 km/h corresponde a ~13 rotações/s da roda da frente da Sym.
Apesar das vibrações serem matreiras, i.e., poderem aparecer também tanto como harmónicas como (em sistemas não-lineares) sub-harmónicas da frequência de excitação, vou começar por admitir que a frequência da vibração do guiador é igual à da rotação da roda (ou de qualquer coisa parecida). Assim,
2) Já sabemos que é a menos de 70 km/h, mas a que velocidade é que vibra mais?
Explicação: Tentar identificar a frequência de ressonância em vez da de corte.
3) Agarrando o guiador com força nas mãos, para que a massa dos braços faça parte da massa oscilante, consegue-se baixar a frequência de ressonância?
Explicação: Isto é importante para o ponto seguinte.
4) Diminuindo a velocidade de modo a que seja possível correlacionar a vibração com a rotação, achas que é de um-para-um (vibração/rotação), ou nada disso?
Explicação: O "cubo da roda" tem lá dentro um rolamento que, se estiver gripado, provoca ressaltos, que por sua vez excitam vibrações que não acontecem uma vez por rotação.

Como a GTS não tem caixa, temos que usar o variador para analisar a influência da rotação do motor e da transmissão. Assim,
5) a velocidade a que acontece o máximo de vibração é a mesma a subir ou a descer uma ladeira?

Note-se que só estive a falar do que pode fazer vibrar e o problema (também) pode estar em "porque é que agora vibra e antes não vibrava"?
Assim, pode ser interessante ver em que estado estão as baínhas da suspensão da frente.
Explicação: Uma folga no garfo pode multiplicar a excitação de vibrações.
Sugestão: Experimenta variar a pressão no pneu da frente. Suponho que o valor aconselhado seja à volta de 1,8 bar; experimenta fazer 1-2 km com 2,0 e com 1,6 para ver se há diferença.

Aos meus quase 73 anos sei que há problemas do arco da velha, mas também sei que há muitas oficinas "troca-peças", o que até pode ser uma opção aceitável para os clientes, desde que o mecânico tenha uma mínima ideia de qual é a peça que deve trocar! Agora oficinas que se dizem representantes da marca, que dizem que até contactaram a Sym, que tiveram lá a moto 15 dias e não se lembraram de trocar (só para começar a excluir hipóteses) toda a suspensão da frente (o que demorava 1 hora)!!! Pelo menos espero que devolvam a moto como estava a custo zero (apesar de isso não ser compensação para 15 dias sem ela).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

fgomes e Cajito gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sym GTS 125 Empty Re: Sym GTS 125

Mensagem  Joaquim Silva Sex 4 Mar - 14:31

Boa tarde Dias, o Sr é de onde? Posso contactá-lo para o número? Gostaria imenso de trocar umas impressões consigo. Caso não pretenda dar.me o seu contacto,  será que me pode contactar para 962565284? Cumprimentos Joaquim Silva

Joaquim Silva

Masculino Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/11/2021
Mota : Sym GTS 125 EVO

Ir para o topo Ir para baixo

Sym GTS 125 Empty Re: Sym GTS 125

Mensagem  Dias Sex 4 Mar - 14:48

SMS de contacto enviado.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Sym GTS 125 Empty Re: Sym GTS 125

Mensagem  fgomes Sex 11 Mar - 10:26

Não sendo o autor da pergunta, não queria deixar de agradecer a resposta do Dias! Efetivamente não é comum ver num reduzido número de pontos tanta aplicação concreta dos fenómenos da física que podem ajudar a encontrar a causa do problema, coisa que infelizmente passa ao lado da maioria dos 'players' nesta área. Não sou minimamente 'expert' nesta área, é apenas algo que me interessa e tudo ali faz sentido mas não o vemos normalmente ser usado como diagnóstico. Então com os carros, atualmente a avaria na maioria das oficinas é o que a máquina disser, mesmo que não faça qualquer sentido! Depois vai substituindo a ver se resolve. Felizmente tenho vindo a encontrar algumas exceções, esperemos que haja algum contágio e passem a ser mais a regra do que a exceção. Peço desculpa por ter aproveitado um tópico que não era meu mas não queria deixar de o referir aqui.

Muito obrigado!

Fernando

fgomes

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/09/2015
Mota : Apeado

Cajito gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sym GTS 125 Empty Re: Sym GTS 125

Mensagem  Snap Sex 11 Mar - 20:46

Com o Sr. Dias é para aprender.

Podes dar uma vista de olhos a outras respostas que ele colocou.... mas aviso vai com tempo.. Sym GTS 125 952112
Snap
Snap

Masculino Mensagens : 897
Data de inscrição : 03/04/2012
Mota : Hyosung Comet 125cc Honda CBF1000

Cajito gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sym GTS 125 Empty Re: Sym GTS 125

Mensagem  Trigueiro Sáb 12 Mar - 22:35

Olá, Joaquim Silva

Sempre se descobriu o problema?

Tive uma situação parecida na minha Yamaha XJ600N (vibrações sentidas no guiador, especialmente entre os 40 e 60Km/h, desaparecendo a) velocidades superiores) e o problema era falta de pressão de ar no pneu traseiro, o qual esvaziava completamente em dois dias, sem que eu me apercebesse! 

Este problema surgiu após a mudança desse pneu traseiro. O "artista" que fez a mudança do mesmo riscou a face interior da jante (a que fica virada para dentro do pneu), possivelmente ao usar uma chave de fendas ou outro objeto pontiagudo e de metal duro para sacar o pneu para fora da jante. Daí resultou um risco fino e fundo (já havia outros riscos de outras mudanças de pneus), transversal à jante, o qual chegava ao bordo onde supostamente o pneu devia encostar e, com a correta pressão do ar de enchimento, fazer força contra a jante e impedir a saída desse mesmo ar. Como a borracha da jante era dura e grossa demais para entrar dentro nesse sulco transversal que chegava ao bordo da jante, o ar escapava-se por esse mesmo sulco fundo. 

Entretanto, o pneu (um Michelin), mesmo sem pressão de ar interna, era suficientemente forte nas suas paredes laterais para não achatar com o peso da mota (ok, quase que achatava por completo comigo em cima da mota, mas isso eu não conseguia ver, estando sentado na mota), pelo que foi só depois de confirmar a fuga de ar (mergulhando sucessivas secções da roda num tanque com água) e de se sacar o pneu outra vez para fora (já noutra oficina...), é que ficou bem visível os riscos que iam na face interna dessa jante de alumínio. O problema resolveu-se usando-se lixas de metal cada vez mais finas para fazer desaparecer os sulcos junto aos bordos da jante.

Como a sua mota é uma scooter, deve igualmente verificar o casquilho da polie (tem folga?), bem como a correia da transmissão. Uma correia pode parecer visualmente impecável e ter um defeito que provoca vibrações. E estas são muito perigosas para a saúde do motor, pois, mais tarde ou mais cedo, dão cabo dos rolamentos da cambota, sendo que o primeiro sinal disso é a fuga de óleo pelo retentor da cambota. Quando chegamos a esse nível, geralmente já é necessário abrir o motor e substituir rolamentos da cambota, cambota, biela...

Se não me falha a memória, as scooter SYM 125 usam a variante coreana do motor GY6, um motor dito vulgarmente como chinês. O problema é que existem várias versões do GY6, sendo que o casquilho, polie, correia e variador dos GY6 para motas coreanas é muito parecido com as correspondentes peças dos motores GY6 verdadeiramente chineses, mas o parecido não significa que seja igual (apesar de darem para montar numa e noutra das variantes desse motores). Esse erro levou a que o motor da ex-scooter Keeway do meu irmão tivesse que ser reconstruído, uma brincadeira que custou mais de 500€.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Sym GTS 125 Empty Tive um problema com o mesmo modelo o qual resolvi. Isso é na caixa de direção. Para mais esclarecimentos ligue Artur de Carvalho 965 150 668. Cumprimentos

Mensagem  Artur de Carvalho Dom 13 Mar - 13:48

Joaquim Silva escreveu:Bom dia,

Preciso de uma ajuda vossa. Tenho uma SYM GTS 125 EVO que comprei nova em 2015 e até à data ainda não tive qualquer acidente. Há uns meses atras, começei a sentir uma grande vibração no guiador, quando rodo abaixo dos 70 KM/h. Começei por ir a uma oficina (NORBOXE) que me informou que normalmente 95% dos problemas de vibração, são resultado de algum problemas no pneu ou jante. Como tinha ainda muito pneu, decidi continuar a andar assim e quando tivesse que mudar, voltaria a o tema. Chegado o momento de troca dos pneus quer dianteiro quer traseiro, lá fui eu trocá-los. Coloquei os Michellin Grip city, quando para espanto meu, mal saio da oficina, o tal vibração que sentia, continuava. Voltei à oficina para me verem o problema. Voltaram a calibrar as rodas, viram alguna reapertos e lá vim eu todo contente. Uma vez mais o problema continua a existir. Já farto deste problema e com a chuva a querer chegar, o problema da segurança era eminente. Fui entregar a mota na oficina (ESTRELA DIAS em Matosinhos). Após algumas intervenções, desde calibragem, subtituição de jantes e pneus, reapertos no quadro, reapertos nos apoios do motor, etc, a mota esteve na oficina, durante uns longos 15 dias. Quando me chamaram, pois quiseram falar comigo pessoalmente, o responsavel da oficina me informou, que o problema persistia e não sabiam o que era, inclusivamente contactaram a SYM, que lhes informaram que não sabiam qual era o problema. Informou-me que o problema era comum em algumas scooters e que iria entregar-me a mota conforme estava desde o dia que a entreguei na oficina. Como não percebo nada de mecânica e como sei que existe neste forum muita experiencia, será que alguém me poderá dar uma dica para arranjar uma solução para este meu proclema?

Grande abraço,
joaquim Silva
Artur de Carvalho
Artur de Carvalho

Masculino Mensagens : 57
Data de inscrição : 23/09/2012
Mota : daelim roadwin 125 fi, Sym gts 125, Forza 125cc

Ir para o topo Ir para baixo

Sym GTS 125 Empty Re: Sym GTS 125

Mensagem  Artur de Carvalho Dom 13 Mar - 13:53

Tive uma igual com o mesmo problema e que eu resolvi. Caixa de direção. Mais informações poderá ligar. 
Cumprimentos Artur de Carvalho 965 150 668
Artur de Carvalho
Artur de Carvalho

Masculino Mensagens : 57
Data de inscrição : 23/09/2012
Mota : daelim roadwin 125 fi, Sym gts 125, Forza 125cc

Ir para o topo Ir para baixo

Sym GTS 125 Empty Re: Sym GTS 125

Mensagem  Dias Dom 13 Mar - 17:54

Como parece que há mais gente interessada neste tópico, e os posts do Trigueiro e do Artur Carvalho são mais do que pertinentes (já vão perceber porquê), acho oportuno partilhar parte da informação que entretanto tem circulado via TLM entre mim e o Joaquim Silva.
Assim, o Joaquim mandou-me um vídeo em que finalmente ficou claro (para mim) que a tal vibração no guiador é de rotação... e não longitudinal (mais característica das scooters baratas, como as da minha Yamaha Cygnus quando passa em irregularidades da estrada)!
Qual é a diferença?
A diferença é toda... (mas também pode ser nenhuma; para não termos que assumir que o Murphy era um optimista, vamos esquecer, para já, esta possibilidade)!
A diferença é que (vamos fazer de conta) que o que pode fazer rodar o guiador tem que ser um esforço transversal. Assim, pode ser:
- qualquer roda desequilibrada dinâmicamente ou com o piso gasto irregularmente, i.e., à esquerda numa metade e à direita na outra, ou com uma assimetria, e.g. uma "batata";
- uma correia de transmissão (como referiu o Trigueiro) gasta não-uniformemente ou qualquer outra parte desequilibrada no sistema do variador, porque não estão situados no plano de simetria da moto;
- o disco da frente partido (basta estar sujo), porque também não está no plano de simetria;
- os casquilhos dos braços do garfo gastos, porque nunca se gastam igualmente, pelo introduzem uma assimetria;
- desigualdade dos pesos no guiador (os pesos no guiador servem para fazer baixar a frequência de ressonância do mesmo, mas, se por qualquer motivo passarem a ser diferentes, então qualquer excitação longitudinal ou vertical é transformada em rotação);
- finalmente, a "caixa da direcção", como sugere muito bem o Artur Carvalho, que é aquilo que está mais-ou-menos no meio dos dois braços do garfo e que foi desenhado para ter uma simetria muito especial. É a articulação que está atrás do plano do garfo e o seu veio não é necessariamente paralelo aos braços do garfo (isto tem a ver com o avanço da direcção e como este varia com a rotação do guiador).

Talvez a primeira coisa que se nota quando se muda de moto (fora os cavalos) é que umas "curvam melhor" do que outras. Mas o que é isso?
Há quem diga que umas se "deitam" mais e outras se "levantam" melhor, que umas são mais "leves" e outras mais "pesadas", o que ainda fica mais complicado quando se fala que umas são mais "estáveis" e outras mais "nervosas" (ou "irrequietas").
Toda a gente fala da altura da moto (eu também), mas isso só tem a ver com o varejo da cabeça do condutor, mais concretamente dos otólitos nos ouvidos, que são a base do nosso equilíbrio. Para a moto, que se mantem direita se não fizermos asneira, o que interessa é o efeito giroscópico, o diâmetro da roda da frente e o avanço da direcção!
Se o guiador estiver a direito, oscilações verticais e longitudinais NÃO provocam a rotação do guiador, por uma questão de simetria, mas a coisa muda de figura se o guiador estiver a oscilar, porque tudo pode ajudar a aumentar a oscilação, ou se houver um qualquer problema na "caixa da direcção" que destrua a simetria!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Carlos Alexandre gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sym GTS 125 Empty Re: Sym GTS 125

Mensagem  Dias Dom 27 Mar - 18:03

Infelizmente, o meu último contacto com o Joaquim Silva não trouxe boas notícias, pelo que apresento as minhas desculpas por não ter ajudado a resolver este problema.
Provavelmente nunca iremos saber o que era, mas, ponto de vista pessoal, voto em:
- caixa da direcção, como sugerido pelo Artur de Carvalho com base na sua experiência em problema idêntico;
- guias dos braços do garfo.
Em ambos os casos, pondo a moto no descanso central e tendo alguém sentado para levantar a roda da frente e agarrar o guiador, deve ser possível sentir folga na direcção ao abanar a roda da frente (e/ou directamente nos braços da suspensão da frente).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Sym GTS 125 Empty Re: Sym GTS 125

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos