F125cc.com
Duvida de Primeira Mota F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Duvida de Primeira Mota F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
65 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 65 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Duvida de Primeira Mota

4 participantes

Ir para baixo

Duvida de Primeira Mota Empty Duvida de Primeira Mota

Mensagem  david_guerreiro01 Sex 30 Dez - 13:43

Boa tarde,

Sou o David, tenho 21 anos e quero/preciso de entrar no mundo das 2 rodas.
Recentemente ingressei no Ensino Superior e como trabalho ao mesmo tempo é isso que me leva a querer entrar neste mundo, uma vez que, apesar de ter carro para me deslocar de casa para o trabalho, é incomportável utilizar o carro para ir para a faculdade todos os dias (uma vez que sou da Margem Sul e a faculdade é em Lisboa) e por isso utilizo os transportes públicos, mas os mesmos têm alguns atrasos e imprevistos que podem comprometer a parte laboral. Por este motivo após alguma pesquisa e reflexão decidi que uma mota pode ser a solução mais viável, visto que gasta muito menos combustível e as portagens são mais baratas (30% com a VIA VERDE penso eu), e como é algo que já me despertava algum interesse mas que não tinha grande pretexto para ingressar neste mundo, acabou por se juntar o muito útil ao agradável.

O meu budget não é o maior, são cerca de 3500€ no máximo já com a legalização, o que deixa as opções bastante escassas uma vez que tinha preferência por uma mota nova devido à garantia e até a umas potencias situações secundárias. Pelas minhas contas irei rodas cerca de 20.000km anuais durante os próximos 3 anos.

Posto isto, aparece a minha dúvida que é, sei que o mais plausível seria mesmo uma PCX ou uma N-Max, mas como também é um mundo que eu queria entrar para dar uns passeios e etc, pensei numa Naked 125 para conseguir usufruir um bocadinho dos dois mundos (utilidade/economia e alguma diversãozita). As minhas pesquisas acabaram por dar todas a duas motas: Zontes 125u e Keeway RKF 125 e ao pesquisar sobre as mesmas acabei por me deparar com 2 polos de opiniões em todos os quesitos, seja fiabilidade, qualidade, peças e etc, etc. 

As minhas dúvidas são exatamente à cerca destas motas, valerá a pena? Sei que a Keeway partilha imensas coisas com a Benelli (é quase uma submarca da mesma) o que pode ser um ponto a favor nas peças, oferece 3 anos de garantia e no papel parece ser uma mota bastante competente, com os seus (quase) 13cv, caixa de 6 velocidades, refrigeração liquida. A Zontes por outro lado, existem menos informações mas têm um motor de 14.5cv, melhores consumos anunciados, mais equipadas e já trazem travagem ABS coisa que a Keeway trás apenas CBS, e as manutenções da Zontes são de 5000km em 5000km em vez dos 3000km em 3000km da Keeway. Tendo em conta que sou imensamente picuinhas com manutenções e que as motas terão um uso intensivo mas não intenso (uma vez que a ideia é mesmo poupar) qual será a opção mais viável, ou não vêm nenhuma destas mota a fazer 50.000km se bem utilizadas?

Outra dúvida que eu tenho é se as motas têm arrumação ou só com a Top Case é que teriam?

Obrigado desde já a todos os que responderem, boas curvas!  Duvida de Primeira Mota 952112


Última edição por david_guerreiro01 em Sex 30 Dez - 15:11, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Esquecimento de uma das dúvidas.)

david_guerreiro01

Masculino Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/12/2022
Mota : Nada ainda

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida de Primeira Mota Empty Re: Duvida de Primeira Mota

Mensagem  Simão 125 Ter 3 Jan - 13:40

Olá David, posso-te falar enquanto feliz proprietário de uma Zontes G1x, que se optares pela Zontes não ficaras nada decepcionado!
Vou na minha 3ª 125 e francamente estou encantando com a mota, comportar-se incrivelmente bem em todas as situações.
Um dos pontos fortes que referes na tua publicação e que para mim é um enorme factor a ter em conta (principalmente para primeira mota) é a questão do ABS.
As duas motas anteriores que tive não tinham ABS e por muito bom que uma pessoa possa ser a controlar a velocidade e a pressão aplicada aos travões, há sempre um momento em que pode aparecer uma criança, um animal ou qualquer outro obstáculo e em que por instinto vamos agarrar com demasiada força o travão e a roda bloqueia, sendo quase certo que o chão será o destino.
Para mim, preferia uma mota que até andasse menos, mas que me transmitisse segurança na travagem a outra que andasse mais, mas que comprometesse a paragem segura.
Isto só sobre o ABS, como referiste a Zontes tem uma catrafada de pontos positivos, se não mesmo superiores, às outras por essa faixa de preço.
Neste momento, também por ser inverno, com esse dinheiro consegues encontrar uma usada com pouquinhos km, com garantia da marca até 2025 e ainda tens dinheiro para um capacete, um casaco, umas luvas e para o seguro.
A Keeway tem boa presença de mercado neste momento, havendo muitas peças, mas não tem a mesma qualidade de construção. A Honda é Honda e duram até mais não. Se o teu objectivo for só andar em cidade, sem teres de te preocupar em pôr mudanças, vai para a pcx. Se por outro lado, queres mesmo aprender a andar de mota e te apetece dar uns bons passeios, a Zontes é para mim, a melhor escolha possível.

Simão 125

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/07/2017
Mota : Zontes G1x

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida de Primeira Mota Empty Re: Duvida de Primeira Mota

Mensagem  odracir71 Ter 3 Jan - 14:08

Para primeira mota e como vais ter de atravessar a ponte, acho que é melhor algo um pouco mais robusto, como calculo que só podes conduzir 125cc, compra uma Honda Forza, sei que é mais cara mas se tens 3500€ utiliza para dares como entrada. Faz um contrato de leasing a 4anos a mensalidade vai ser baixa e podes aproveitar para fazer seguro incluído no financiamento, de outra forma será difícil e caro um seguro contra todos. No final do contrato tens uma mota boa e com valor comercial que te vai permitir vendê-lo facilmente e poderás partir para outros voos.
A Forza 125cc gasta pouco, permite viajar em conforto e tem excelente espaço debaixo do banco.
Atenção não tenho qualquer ligação ou interesse à Honda.
Pondera bem a tua escolha.
Boas curvas🛵

odracir71

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida de Primeira Mota Empty Re: Duvida de Primeira Mota

Mensagem  david_guerreiro01 Ter 3 Jan - 14:30

Obrigado a ambos pelas respostas.

Após alguma reflexão e busca de informação devo mesmo avançar para uma Zontes, sendo a Z2-125 em vez da 125u. Mesmo motor, mas mais robusta, maior (parece uma 300) e com as mesmas features a nível eletrónico e de segurança. 
Pretendo a mota para também dar uns passeios, fazer umas viagens "grandes" por nacional e aprender mesmo a andar de mota. Algo que me passou confiança foi ter tido conhecimento de 2 Zontes 125 que já vão nos 60.000km sem abrir motor. 

Percebo, e sei que seria mais lógico para um mero quotidiano uma Forza, N-Max ou PCX mas penso que para entrar no mundo das motas serão motas menos "giras" por assim dizer.

Quanto a elementos de proteção, já fiz competição de Karts e por isso capacete, luvas e etc já não são despesa. Apenas um casaco.
O seguro, felizmente tenho uns pais que me vão dar uma ajudinha nesse campo.

david_guerreiro01

Masculino Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/12/2022
Mota : Nada ainda

odracir71 e Simão 125 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida de Primeira Mota Empty Re: Duvida de Primeira Mota

Mensagem  Dr_Lion Ter 11 Abr - 21:52

Também tenho uma zontes g1x, adquirida no final do ano passado, entretanto meteu-se o inverno e não andei mais.. Só tem 300kms... Gosto da mota, os travões aprovam, já tive uma ou 2 situações.. O que realço mesmo é que com aqueles pneus aquilo agarra tipo um carro Duvida de Primeira Mota 952112

Potência ainda não sei bem, está na rodagem, não passo das 6k rpm 75kmh... e ando sempre em ECO...
Estou curioso para ver o que vale a 90kmh na nacional, ou numa AE ligeira..

Dr_Lion

Masculino Mensagens : 111
Data de inscrição : 18/07/2018
Mota : Suzuki DRZ400

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida de Primeira Mota Empty Re: Duvida de Primeira Mota

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos