F125cc.com
SYM VS 125 - queima rectificadores F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
SYM VS 125 - queima rectificadores F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
junho 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
71 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 71 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

SYM VS 125 - queima rectificadores

3 participantes

Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty SYM VS 125 - queima rectificadores

Mensagem  XicoZe Sáb 17 Jun - 17:48

Boa tarde.
Preciso da vossa ajuda/sugestões.
Há uns dias, enquanto circulava na minha SYM VS 125, começou a deitar imenso fumo da parte frontal da mota e o motor a falhar. 
Desliguei ignição e o corte corrente da bateria.

Em casa desmontei para ver o que se passava e o rectificador estava visivelmente queimado.
Levei a moto para uma oficina onde trocaram o rectificador e a bateria, mas nao resolveram o problema. O novo rectificador continua a aquecer imenso e demasiado rapido, como se algo estivesse em curto circuito. 
Como não conseguiram resolver o problema e mesmo assim já me custou uns quantos €, levantei a mota com a avaria.

Testes que dizem ter feito:
- a bateria é nova e tem 13,1V antes do motor de arranque
- com os tres fios amarelos do gerador ligados ao rectificador, a mota trabalha bem em baixas rotações, falha nas médias e o rectificador aquece descontroladamente
- com este fios desligados do rectificador, a mota trabalha bem em qualquer rotação, mas como sabemos, a bateria nao é carregada
- ao ralanti os 3 fios amarelos medem cerca de 50V
- aparentemente as massas estão bem ligadas.

Alguma ideia do que possa ser, ou recomendação de um bom eletricista em Lisboa que não custe os olhos da cara? :)

XicoZe

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/06/2023
Mota : SYM VS 125

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Re: SYM VS 125 - queima rectificadores

Mensagem  Dias Dom 18 Jun - 0:01

Xico Zé... também eu!
Queima rectificadores... parece a minha Aquila!

Feitas as apresentações, vamos ao que interessa.
A minha primeira preocupação foi procurar se a SYM VS 125 (não sei qual a data de fabrico da tua) era de carburador ou de injecção. Do que encontrei na Net, parece que será de carburador, o que é uma óptima notícia porque quer dizer que não tens uma centralina a tentar controlar (ou a baralhar, como na minha Aquila) tudo. De qualquer modo, tem que haver qualquer coisa entre o rectificador e a bateria, vulgo regulador de tensão. Antigamente era uma caixa com três relés lá dentro, mas não imagino que os fabricantes continuem a usar tecnologia com mais de 70 anos, quando podem fazer melhor com electrónica.
Resumindo, na minha opinião, que vale o que vale, o regulador de tensão (de corrente, de carga, ou lá o que lhe quiserem chamar) está maluco e, se for electrónico, terá que ser substituído. Se ainda for de relés, com 0,1 € de lixa, e alguma paciência, volta a funcionar a 100%.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Re: SYM VS 125 - queima rectificadores

Mensagem  XicoZe Dom 18 Jun - 8:14

Por lapso não coloquei:
Tradicional motor G6Y com carburador, ano 2010, rectificador/regulador eléctrico (diodos) bem como o CDI.
 
Como a bateria e rectificador já foram trocados e são novos, estou sem ideias para gastar mais dinheiro :)

XicoZe

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/06/2023
Mota : SYM VS 125

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Re: SYM VS 125 - queima rectificadores

Mensagem  Dias Dom 18 Jun - 17:32

Como costuma dizer o nosso 1º, ora vamos lá ver!
Estive à procura na Net do esquema eléctrico dessa Sym, mas só encontrei o da MIO, que não tem alternador trifásico.
Vou teorizar um pouco, porque pode ser útil para outras pessoas, e para justificar a conclusão.
Tanto quanto eu sei, há pelo menos três tipos de reguladores de tensão:
1) Os antigos com três relés (mais correctamente, são reguladores de carga da bateria, porque é a bateria que fica com a responsabilidade de manter a tensão mais-ou-menos constante).
2) O regulador/rectificador com tirístors (ou outro sistema de comutação), que supostamente deve fazer o serviço sem precisar da centralina (por isso é que eu perguntei se a moto era de carburador). Este é o tipo de regulador da aquila, só que deve ter sido projectado por um Coreano com problemas intestinais, porque saiu m€rd@.
3) A regulação por controlo da corrente de excitação do alternador, feita pela centralina ou por uma outra "caixinha" com electrónica lá dentro (este é provavelmente o melhor sistema, mas também é o mais caro e mais volumoso, pelo que não me parece que seja o caso da Sym; de qualquer modo, dá para identificar olhando para o esquema eléctrico).

Resumindo, pelo que dizes, a moto usará a opção 2), o que é um sarilho atendendo a que o rectificador/regulador é novo!
Estava já a preparar-me para escrever "Não faço a mínima ideia. Isso até parece bruxaria!", quando me lembrei que também já tive um problema de "bruxaria" com um equipamento trifásico, só porque quem o projectou assumiu que a fase "rodava" sempre num determinado sentido!
Assim, apesar da ligação do alternador ao regulador ser supostamente feita com fichas que garantem que as três fases são sempre ligadas da mesma maneira, haverá alguma hipótese que alguém, inadvertidamente ou de propósito (nunca se sabe!) tenha trocado dois fios?

Nota: Se por acaso for esse o caso, logo explico o que está a acontecer.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

XicoZe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Re: SYM VS 125 - queima rectificadores

Mensagem  XicoZe Seg 19 Jun - 8:47

Concordo com tudo o que escreveste. Só questiono o porquê da avaria inicial: sem ninguém mexer na cablagem, o rectificador original fritou. E o novo vai para o mesmo caminho se o deixo ligado muito tempo.
Questiono se os quase 50v ao ralanti nos três fios amarelos (do gerador/alternador) não serão demasiado. O que me leva para uma possível avaria no gerador/alternador. Como esta é a parte mais cara, não queria fazer a sua troca sem certezas.

XicoZe

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/06/2023
Mota : SYM VS 125

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Re: SYM VS 125 - queima rectificadores

Mensagem  Dias Seg 19 Jun - 22:28

Também acho 50V demasiado ao ralenti.
Para além dos três fios amarelos, há mais algum que vá ligar ao alternador? (à falta de esquema, só olhando) Se houver, segue-o para ver de onde vem.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Re: SYM VS 125 - queima rectificadores

Mensagem  Martinez Ter 20 Jun - 14:10

Boas, as Daelim sofrem do mesmo problema as S2125Fi. Já passei por isso, o retificador colocado quantos anos já tem??? Os novos modelos já vêm alterados para isso não acontecer, mas, 50v ao relanti é demais tem que estar bem abaixo disso. Eu tive que mudar tudo e nunca mais tive problemas.

Martinez

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/07/2021
Mota : Daelim S2 125 Fi

XicoZe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Re: SYM VS 125 - queima rectificadores

Mensagem  XicoZe Qua 21 Jun - 12:46

"Mudar tudo" o quê?

XicoZe

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/06/2023
Mota : SYM VS 125

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Tudo....

Mensagem  Martinez Qua 21 Jun - 14:28

tudo o quê? tens razão, estava acelerado e não especifiquei.
Troquei o retificador, por um atual, e todo o enrolamento do estator, tb tinha Voltagens altas nas saídas trifásicas.
O estator, ou compras novo ou mandas rebobinar esse, se tiveres jeito para fazer até tu mesmo o fazes.
Mas após trocar isso ficou 5 estrelas.

Martinez

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/07/2021
Mota : Daelim S2 125 Fi

XicoZe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Re: SYM VS 125 - queima rectificadores

Mensagem  XicoZe Qua 21 Jun - 14:49

Novo rectificar a caminho. Oportunamente vou validar as massas. Estive a ver uns vídeos e referem possível falha de massa.
Já cá volto :)

XicoZe

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/06/2023
Mota : SYM VS 125

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Massa

Mensagem  Martinez Qua 21 Jun - 15:25

Boas de novo, atenção que a massa importante aí nesse caso é no próprio retificador, verifica se o corpo do retificador está a fazer boa massa, mas atenção isso não tem nada a haver com o que vem do estator "gerador" aí não tem massas são apenas 3 enrolamentos em fio de cobre e não liga a nenhuma massa, se antes do retificador a voltagem em cada fase estiver mal quer dizer que tens problemas nas bobines.... raramente o problema está no volante magnético.
Vai postando o que vai acontecendo, e só uma última coisa o retificador aquece mesmo, é normal.... agora depende que temperaturas atinja.

Martinez

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/07/2021
Mota : Daelim S2 125 Fi

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Re: SYM VS 125 - queima rectificadores

Mensagem  Dias Qua 21 Jun - 19:21

Desculpem lá, mas há aqui qualquer coisa que não bate certo.
Tanto quanto eu pensava saber, um alternador (trifásico) tem as três bobines no estator, isto é, na parte fixa, para que a corrente de saída não tenha que passar por escovas, e precisa de um campo magnético girante, que fica à responsabilidade do rotor, e que ou é obtido por imans permanentes ou por bobinas indutoras (há truques para evitar que sejam precisas escovas para levar corrente às indutoras).
Tentando manter as coisas simples, a tensão de saída de um gerador é proporcional ao campo magnético (seja dos imans ou das indutoras) e à velocidade de rotação, o que quer dizer que um alternador que produzisse 50V ao ralenti, mandava cá para fora 300V às 6.000 rpm!
Embora seja perfeitamente possível projectar um regulador que transforme, por exemplo, 1A a 300V em 20A a 15V, essa não seria a minha primeira escolha se fosse o responsável de electromecânica de uma fábrica de motos... a menos que o patrão dissesse "faça-se"! É que há vantagens económicas, e nessas manda o patrão, não o técnico (o problema é que a probabilidade de haver desastre aumenta, o que quer dizer que o patrão vai ficar a perder... só que ele ainda não sabia quando deu a ordem!).
Uma melhor solução é controlar a corrente numa indutora, de modo a tentar manter a tensão de saída do alternador a um valor mais ou menos independente da velocidade de rotação.
Olhando para o esquema eléctrico da minha Aquila, o alternador tem uma indutora controlada pela ECU, a.k.a. centralina, mas o controlo é simples, pelo que pode ser obtido a partir do regulador de tensão ou de uma "caixinha" qualquer.
Por isso é que eu já perguntei se não haverá mais algum fio, além dos tês amarelos, a ir ter ao alternador.
É que se houver uma indutora e o sistema de controlo da sua corrente estiver maluco, está explicado porque é que o primeiro rectificador foi à vida, e os próximos também irão!

Nota: Como eu já bobinei um motor, posso dizer que já aprendi que não quero voltar a bobinar outro! Há uma quantidade de truques, que é preciso aprender, e de ferramentas úteis, que não se têm, pelo que sugiro que, se alguma vez precisarem, recorram a um profissional!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Re: SYM VS 125 - queima rectificadores

Mensagem  Martinez Qua 21 Jun - 20:15

Dias escreveu:Desculpem lá, mas há aqui qualquer coisa que não bate certo.
Tanto quanto eu pensava saber, um alternador (trifásico) tem as três bobines no estator, isto é, na parte fixa, para que a corrente de saída não tenha que passar por escovas, e precisa de um campo magnético girante, que fica à responsabilidade do rotor, e que ou é obtido por imans permanentes ou por bobinas indutoras (há truques para evitar que sejam precisas escovas para levar corrente às indutoras).
Tentando manter as coisas simples, a tensão de saída de um gerador é proporcional ao campo magnético (seja dos imans ou das indutoras) e à velocidade de rotação, o que quer dizer que um alternador que produzisse 50V ao ralenti, mandava cá para fora 300V às 6.000 rpm!
Embora seja perfeitamente possível projectar um regulador que transforme, por exemplo, 1A a 300V em 20A a 15V, essa não seria a minha primeira escolha se fosse o responsável de electromecânica de uma fábrica de motos... a menos que o patrão dissesse "faça-se"! É que há vantagens económicas, e nessas manda o patrão, não o técnico (o problema é que a probabilidade de haver desastre aumenta, o que quer dizer que o patrão vai ficar a perder... só que ele ainda não sabia quando deu a ordem!).
Uma melhor solução é controlar a corrente numa indutora, de modo a tentar manter a tensão de saída do alternador a um valor mais ou menos independente da velocidade de rotação.
Olhando para o esquema eléctrico da minha Aquila, o alternador tem uma indutora controlada pela ECU, a.k.a. centralina, mas o controlo é simples, pelo que pode ser obtido a partir do regulador de tensão ou de uma "caixinha" qualquer.
Por isso é que eu já perguntei se não haverá mais algum fio, além dos tês amarelos, a ir ter ao alternador.
É que se houver uma indutora e o sistema de controlo da sua corrente estiver maluco, está explicado porque é que o primeiro rectificador foi à vida, e os próximos também irão!

Nota: Como eu já bobinei um motor, posso dizer que já aprendi que não quero voltar a bobinar outro! Há uma quantidade de truques, que é preciso aprender, e de ferramentas úteis, que não se têm, pelo que sugiro que, se alguma vez precisarem, recorram a um profissional!
Acho que falou a mesma coisa que eu... não tem mais fiação são os três amarelos das bobinas mais nada. Se tem 50V ... logo na saída das bobines o problemas vai continuar até as trocar/rebobinar, rebobinar não é complicado mas depende de cada um, só tem que ter muita atenção na altura de retirar o fio velho, comprar fio do mesmo calibre e contar as voltas e a respectiva ordem, com jeito faz-se, é chato? é. mas executável. Não é conhecedor da área ... é melhor comprar novo e colocar.

Martinez

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/07/2021
Mota : Daelim S2 125 Fi

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Re: SYM VS 125 - queima rectificadores

Mensagem  XicoZe Qua 5 Jul - 22:36

PDS:
- estava instalada uma lampada led queimada, a dar passagem à massa. Cheguei a medir 8V na massa. Retirei a lampada e a massa ficou ok
- tem agora uma bateria nova e um rectificador novo que já não aquece.

O que ainda nao está ok:
- a mota trabalha bem em baixas rotações e falha em médias
- desligando os tres fios do gerador para o rectificador, a mota não falha em nenhuma rotação. Se ligar estes fios, ela falha
- o regulador está a enviar corretamente 14,5V para a bateria
- o os tres fios do gerador estão a enviar para o regulador entre 25V em Idle e quase 100V em médias rotações.

Não consigo validar em lado algum se estes valores são caracteristica desta SYM ou avaria.
Conto com o vosso comentário logico "troca o gerador, está de certeza avariado"   :))
Mas como é um bocado aborrecido ter que desmontar tudo e nem é barato, estava a tentar ter a certeza que este é o mal.
E já agora perceber como pode um bobinado ficar avariado e produzir voltagem acima do normal.

XicoZe

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/06/2023
Mota : SYM VS 125

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Re: SYM VS 125 - queima rectificadores

Mensagem  Dias Qui 6 Jul - 22:46

XicoZe escreveu:... E já agora perceber como pode um bobinado ficar avariado e produzir voltagem acima do normal.
Boa questão!
Será que produz mesmo?
Suponho que as medidas foram feitas com um multímetro electrónico, daqueles "cheios de números". Só para tirar teimas, por acaso não conheces alguém que tenha um voltímetro AC mais antigo, um daqueles de ponteiro? Tenho uma certa curiosidade em comparar leituras da mesma coisa feitas pelos dois tipos de instrumentos.

Em alternativa, manda-me a referência do aparelho com que foram medidas as tensões (pode ser que consiga descobrir informação pertinente sobre ele, nomeadamente a resposta na frequência).

O rectificador já não aquecer é uma óptima notícia. Agora a moto continuar a falhar, continua a ser um grande mistério!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Re: SYM VS 125 - queima rectificadores

Mensagem  Martinez Sex 7 Jul - 10:16

Mas como é um bocado aborrecido ter que desmontar tudo e nem é barato, estava a tentar ter a certeza que este é o mal. escreveu:E já agora perceber como pode um bobinado ficar avariado e produzir voltagem acima do normal.
Boas novamente 
Começando pela dúvida final.. O bobinado como avaria... o gerador/estator é um conjunto de bobines de fio de cobre envernizado, enroladas em núcleos de metal, dependendo do estator deve ter cerca de +- 16 enrolamentos, sendo trifásico vai acabar em três fases ou seja usa 3 fios bobinados numa sequência, entre o fio e os núcleos existe uma camada de material isolante. Bom como é sabido este material todo está sujeito a vibrações o que pode estalar o verniz e criar curtos que não tem obrigatoriamente curtos à massa mas sim entre várias espiras do enrolamento, vai fazer logo alterações na voltagem final da fase em questão, mais, alguém das vibrações há o aquecimento, tudo junto deteriora os vários isolamentos chegando em casos pontuais a arder mesmo. Pense no gerador/estator como um motor elétrico a funcionar ao contrário, em vez de produzir movimento produz eletricidade. 
Conselho, meça a resistência de cada fase, são valores baixos mas meça e veja se estão todos iguais, desmonte e verifique visualmente o estado dos enrolamentos, veja o estado do volante magnético, tente perceber se tem a mesma força nos vários ímanes.
Coloque aqui resultados e fotos.

Martinez

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/07/2021
Mota : Daelim S2 125 Fi

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Resolvido!

Mensagem  XicoZe Sex 31 maio - 14:23

Para arrumar este topico, a mota está a andar perfeitamente depois de trocado o alternador (bobinado de tres fases). Claro que acabou por levar mais um rectificador (bem haja o material chinês que é quase de borla quando comparado com o de origem).
O alternador estava a por mais tensão no circuito e o retificador acabava por queimar. 
Não foi facil identificar mas está resolvido com 2 rectificadores, uma bateria e um alternador (cerca de 80€ tudo) e muitas horas de volta dela.

Obrigado a todos as dicas que foram dando.

XicoZe

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/06/2023
Mota : SYM VS 125

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Re: SYM VS 125 - queima rectificadores

Mensagem  Martinez Sex 31 maio - 15:57

Boas, fico contente de saber que tem tudo resolvido, estator como lhe tinha referido. Abraço e boas voltas.

Martinez

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/07/2021
Mota : Daelim S2 125 Fi

Ir para o topo Ir para baixo

SYM VS 125 - queima rectificadores Empty Re: SYM VS 125 - queima rectificadores

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos