Quem está conectado?
Há 118 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 118 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
Pinhão de Ataque - Vantagens vs Desvantagens
+8
zakyou
J35
Ricardo
Artur_JS
ruiramosilva
veiga
balkaum
Boca
12 participantes
Página 1 de 1
Sei que existe uma relação de 1 para 3 ( :scratch: ?) entre o pinhão de ataque e a cremalheira.
E pelo que eu sei, quanto maior for a cremalheira (quantos mais dentes tiver), mais força se vai obter na moto, mas como consequencia, perder-se-à velocidade de ponta.
Quanto menor for a cremalheira, mais velocidade de ponta se consegue, mas perde-se um pouco de força e de resposta de aceleração.
Com o pinhão de ataque é o inverso. Quantos mais dentes ele tiver, mais velocidade de ponta se ganha e quanto menos dentes tiver mais força se tem.
Assim, quero questionar a vossa opinião e conhecimnto sobre o pinhão de ataque.
Será vantajoso trocar o pinhão que tenho na Blackplus, que julgo ser de 14 dentes, para um de 15 ou 16 sem mecher na crmalheira?
Aguardo as vossas respostas
Abraço
Boca
E pelo que eu sei, quanto maior for a cremalheira (quantos mais dentes tiver), mais força se vai obter na moto, mas como consequencia, perder-se-à velocidade de ponta.
Quanto menor for a cremalheira, mais velocidade de ponta se consegue, mas perde-se um pouco de força e de resposta de aceleração.
Com o pinhão de ataque é o inverso. Quantos mais dentes ele tiver, mais velocidade de ponta se ganha e quanto menos dentes tiver mais força se tem.
Assim, quero questionar a vossa opinião e conhecimnto sobre o pinhão de ataque.
Será vantajoso trocar o pinhão que tenho na Blackplus, que julgo ser de 14 dentes, para um de 15 ou 16 sem mecher na crmalheira?
Aguardo as vossas respostas
Abraço
Boca
Boca- Mensagens : 78
Mota : Leonart Raptor 125cc 2016 - da mulher / Suzuki V-Strom 650cc 2012 - actual / Honda Magna VF750c 1999 - recente aquisição / Ex: Daystar 125 FI BlackPlus
Re: Pinhão de Ataque - Vantagens vs Desvantagens
Vamos lá ver se consigo ser claro na explicação:
O motor tem um valor de binário, que acaba por ser de certa forma a "força do motor". O binário é obtido pela multiplicação directa entre uma força e um raio de circunferência.
Se pegares no binário do motor e dividires pelo raio, obtens a força disponivel na corrente (ou correia). Se multiplicares pelo raio que tens do outro lado, tens o binário transmitido à roda. Voltas a dividir pelo raio da jante e tens a força disponivel na roda.
Ou seja, mudares o pinhão ou a cremalheira acaba por ser um jogo de ganhar ou perder um pouco de força na roda.
Para além disso, tens uma relação de transmissão. Por cada volta que "sai do motor" tens uma relação à roda. Se alteras a relação alteras a velocidade. Ou seja, se reduzires um diametro para ganhares força, vais perder velocidade. Se aumentares para ganhar velocidade podes não ter força suficiente para vencer as resistências ao andamento.
No caso da Superlight, a Keeway tem uma opção para substituição pré calculada para alterar em relação à origem.
Qualquer opinião que emita agora em relação a alterar os valores que tens será pura especulação. Tem de ser calculado e não tens acesso a parte dos valores, tais como resistências ao rolamento, curvas de binário, etc. O melhor é falares com a Daelim para ver se há alguma solução de que disponham ou experimentar para ver o resultado. Pelo menos tens a garantia da troca que fazes: velocidade por força.
Abraço
O motor tem um valor de binário, que acaba por ser de certa forma a "força do motor". O binário é obtido pela multiplicação directa entre uma força e um raio de circunferência.
Se pegares no binário do motor e dividires pelo raio, obtens a força disponivel na corrente (ou correia). Se multiplicares pelo raio que tens do outro lado, tens o binário transmitido à roda. Voltas a dividir pelo raio da jante e tens a força disponivel na roda.
Ou seja, mudares o pinhão ou a cremalheira acaba por ser um jogo de ganhar ou perder um pouco de força na roda.
Para além disso, tens uma relação de transmissão. Por cada volta que "sai do motor" tens uma relação à roda. Se alteras a relação alteras a velocidade. Ou seja, se reduzires um diametro para ganhares força, vais perder velocidade. Se aumentares para ganhar velocidade podes não ter força suficiente para vencer as resistências ao andamento.
No caso da Superlight, a Keeway tem uma opção para substituição pré calculada para alterar em relação à origem.
Qualquer opinião que emita agora em relação a alterar os valores que tens será pura especulação. Tem de ser calculado e não tens acesso a parte dos valores, tais como resistências ao rolamento, curvas de binário, etc. O melhor é falares com a Daelim para ver se há alguma solução de que disponham ou experimentar para ver o resultado. Pelo menos tens a garantia da troca que fazes: velocidade por força.
Abraço
Convidad- Convidado
Sem dúvida que questionar a Daelim é a melhor opção.
Mas mesmo assim, ouvir a opinião de alguém que possa eventualmente já ter feito uma alteração semelhante é sempre bom. :D
Obrigado
Boca
Mas mesmo assim, ouvir a opinião de alguém que possa eventualmente já ter feito uma alteração semelhante é sempre bom. :D
Obrigado
Boca
Mota : Leonart Raptor 125cc 2016 - da mulher / Suzuki V-Strom 650cc 2012 - actual / Honda Magna VF750c 1999 - recente aquisição / Ex: Daystar 125 FI BlackPlus
Boca escreveu:Sem dúvida que questionar a Daelim é a melhor opção.
Obrigado
Boca
Mas compara com alguém que tenha uma mota idêntica à tua. Se houver outro tipo de alterações pode influenciar o resultado final. Um escape de rendimento poderá por exemplo dar um rendimento extra ao motor que permita uma alteração de velocidade e o motor ter capacidade para fazer face à alteração.
Convidad- Convidado
RPereira escreveu:Boca escreveu:Sem dúvida que questionar a Daelim é a melhor opção.
Obrigado
Boca
Mas compara com alguém que tenha uma mota idêntica à tua. Se houver outro tipo de alterações pode influenciar o resultado final. Um escape de rendimento poderá por exemplo dar um rendimento extra ao motor que permita uma alteração de velocidade e o motor ter capacidade para fazer face à alteração.
Sim, tens razão.
A mota tem 1700 Km, ainda continua na rodagem e o máximo que dou com ela é na A1 e vou a 100 Km/h às 9 mil rpm, sendo que o Red Line é às 10 mil rpm.
Eu quero que a mota dê os 120 Km/h antes do Red Line, pois se o conseguir consigo andar a 110 Km/h em auto-estrada despreocupado porque não estou a esforçar o motor (estás a perceber a ideia?).
Daí as questões que vou colocando.
Claro que não me esqueço de que se trata de uma mota 125 cc e que o estilo de mota não é para velocidade. Eu estou ciente disso e foi esse o motivo para comprar esta mota, aproveitar e gozar o conceito de andar de mota e de liberdade.
Mas como eu tenho que fazer alguns km de auto-estrada que os faça "rápido" e sem estragar a mota eheh
Abraço
Boca
A solução passa sem dúvida pela alteração que referes. Desde que ela tenha força para lá chegar. Até porque a diferença de velocidade que referes não me parece nada de muito disparatado. Se fossem 200km/h...
Mas para te deixar mais descansado, se a Superlight consegue fazer isso, com um motor menos performante e com maior resistência ao rolamento (com vidro da frente) a tua também deve conseguir. Essa alteração permite que a SL chegue aos 140km/h antes do redline. Leva é tempo para lá chegar e um declive para ajudar é sempre bem vindo. :cheers:
Mas para te deixar mais descansado, se a Superlight consegue fazer isso, com um motor menos performante e com maior resistência ao rolamento (com vidro da frente) a tua também deve conseguir. Essa alteração permite que a SL chegue aos 140km/h antes do redline. Leva é tempo para lá chegar e um declive para ajudar é sempre bem vindo. :cheers:
Convidad- Convidado
Loool deixaste-me mais descansado
Seja como for, qualquer alteração que eu faça na mota será depois de ela fazer 4 mil Km.
Li algures que os motores da daelim se soltam apartir dos 4 mil km feitos.
Verdade ou mentira... para já mentira não é lol
Boca
Seja como for, qualquer alteração que eu faça na mota será depois de ela fazer 4 mil Km.
Boca
Boca escreveu:Loool deixaste-me mais descansado
Boca
:happy: :happy: :happy:
Convidad- Convidado
Eu troquei o meu de 14 dentes por um de 15 (Roadwin) esqueçam lá o top speed, não há cavalos para isso, os ganhos são ao nível de menos vibrações por rodar a menos rotação para a mesma velocidade, e um melhor proveito das 1ªs relações de caixa
balkaum- Mensagens : 86
balkaum escreveu:Eu troquei o meu de 14 dentes por um de 15 (Roadwin) esqueçam lá o top speed, não há cavalos para isso, os ganhos são ao nível de menos vibrações por rodar a menos rotação para a mesma velocidade, e um melhor proveito das 1ªs relações de caixa
Ora aí está. Portanto os ganhos não se verificam porque o possível ganho de velocidade não é acompanhado pelo binário disponível.
Convidad- Convidado
epá, vocês estão a esquecer-se do principal. Por norma o sistema de transmisão que as motos trazem, é aquele que funciona melhor, ou seja a relação que trazem de série é aquela que consegue que a moto tenha uma velocidade razoável, assim como força. Ao quererem que a moto ande mais, começam a fazer alterações e depois acontece o seguinte!
Querem mais força: A moto perde velocidade mas ganha força.
usando como termo de comparação a A5, a moto vai melhorar sem dúvida nas subidas, mas vai esgotar muito rapidamente em recta e a descer, al´´em de que vai trabalhar sempre em regimes altos, sinónimo de grande desgaste.
Querem mais velocidade: a moto perde força mas ganha velocidade.
usando como termo de comparação a A5, a moto vai desceer que nem uma maluca, mas a mais pequena inclinação assim como uma brisa um pouco mais forte vai fazer com que ande a passo de caracol e obrigar a fazer uso constante da caixa de velocidades, e lá se vai a economia....
Penso que o vosso problema é só um, querem que uma 125 tenha um andamento de uma 250 ou mais. São motores pequenos com pouca potência e contra isso não há milagres!!!
usando como termo de comparação a A5, a moto vai melhorar sem dúvida nas subidas, mas vai esgotar muito rapidamente em recta e a descer, al´´em de que vai trabalhar sempre em regimes altos, sinónimo de grande desgaste.
usando como termo de comparação a A5, a moto vai desceer que nem uma maluca, mas a mais pequena inclinação assim como uma brisa um pouco mais forte vai fazer com que ande a passo de caracol e obrigar a fazer uso constante da caixa de velocidades, e lá se vai a economia....
Penso que o vosso problema é só um, querem que uma 125 tenha um andamento de uma 250 ou mais. São motores pequenos com pouca potência e contra isso não há milagres!!!
veiga- Mensagens : 2876
Mota : Sym GTS 300i Evo
veiga escreveu:epá, vocês estão a esquecer-se do principal. Por norma o sistema de transmisão que as motos trazem, é aquele que funciona melhor, ou seja a relação que trazem de série é aquela que consegue que a moto tenha uma velocidade razoável, assim como força. Ao quererem que a moto ande mais, começam a fazer alterações e depois acontece o seguinte!
:Cry:
Devagar mas em grande estilo. :Ricardo:
Convidad- Convidado
Nem mais RPereira.
Podemos ir devagar mas em motas a serio.
:happy: :happy:
Podemos ir devagar mas em motas a serio.
:happy: :happy:
ruiramosilva- Mensagens : 270
Mota : Keeway superlight II
Devagarinho para todos verem. :tonge:
Convidad- Convidado
Nem mais :cheers:
O que é bonito é para se ver!!
Acho que desisti da ideia do pinhão de ataque
Tal como disseste Veiga "Querem mais velocidade: a moto perde força mas ganha velocidade.... mas a mais pequena inclinação assim como uma brisa um pouco mais forte vai fazer com que ande a passo de caracol".
Pois é, ontem fui para a margem Sul e deu-me um gozo enorme ir a passar a ponte e os carros (as pessoa lá dentro :) )estarem a olhar para a moto.
Bem, na viagem para lá tinha o vento a favor e a viagem foi boa, o problema foi o regresso para lisboa, apanhei com o vento todo de frente e senti que a mota não tinha tanta velocidade e demorava a responder. Nas subidas é melhor nem comentar, iniciava a 80 Km/h e chegava ao topo nos 50 Km/h :S
Já vos aconteceu esta situação??
Por isso creio que já lhe não vá mudar o pinhão de ataque.
A propósito, quando entrei na radial de Benfica cruzei-me por alguém numa blackplus (ele estava a aproximar-se da entrada para o IC19) era algum de vós motards cheio de estilo e todos babados que nem eu na minha "dama preta"? :cheers:
Abraço
Boca
Tal como disseste Veiga "Querem mais velocidade: a moto perde força mas ganha velocidade.... mas a mais pequena inclinação assim como uma brisa um pouco mais forte vai fazer com que ande a passo de caracol".
Pois é, ontem fui para a margem Sul e deu-me um gozo enorme ir a passar a ponte e os carros (as pessoa lá dentro :) )estarem a olhar para a moto.
Bem, na viagem para lá tinha o vento a favor e a viagem foi boa, o problema foi o regresso para lisboa, apanhei com o vento todo de frente e senti que a mota não tinha tanta velocidade e demorava a responder. Nas subidas é melhor nem comentar, iniciava a 80 Km/h e chegava ao topo nos 50 Km/h :S
A propósito, quando entrei na radial de Benfica cruzei-me por alguém numa blackplus (ele estava a aproximar-se da entrada para o IC19) era algum de vós motards cheio de estilo e todos babados que nem eu na minha "dama preta"? :cheers:
Abraço
Boca
Não sei como é na vossa, mas na Roadwin compensa largamente o pinhão de ataque. Desconheço o comportamento com o peso de duas pessoas, mas também não me interessa, as peseiras traseiras só lá estão porque servem de suporte à panela de escape.
No meu caso, como já o disse, o factor motivador, foi a redução de vibrações e não o top speed, aproveito agora o motor para rodar confortavelmente entre os 90/100 kms/h (de ponteiro) com pouca vibração, com o pinhão original, era impossível.
Como prémio, obtenho um maior rendimento da 1ª e 2ª velocidade, sendo agora mais longas, já não é tão incomodo arrancar com a mota em 1ª e não sair do mesmo lugar, obrigando a meter a 2ª instantaneamente e esgotando esta também rapidamente.
Não faço nada em 4ª que não fizesse antes em 5ª.
E pelo pouco trabalho e custo da operação (6€) , nada como cada um experimentar por si mesmo.
No meu caso, como já o disse, o factor motivador, foi a redução de vibrações e não o top speed, aproveito agora o motor para rodar confortavelmente entre os 90/100 kms/h (de ponteiro) com pouca vibração, com o pinhão original, era impossível.
Como prémio, obtenho um maior rendimento da 1ª e 2ª velocidade, sendo agora mais longas, já não é tão incomodo arrancar com a mota em 1ª e não sair do mesmo lugar, obrigando a meter a 2ª instantaneamente e esgotando esta também rapidamente.
Não faço nada em 4ª que não fizesse antes em 5ª.
E pelo pouco trabalho e custo da operação (6€) , nada como cada um experimentar por si mesmo.
Última edição por balkaum em Seg 14 Jun - 17:32, editado 1 vez(es)
Boca escreveu:Nem mais :cheers:
Abraço
Boca
Sim também já me aconteceu o mesmo, nas subidas de maior inclinação por vezes da vontade de ir lá a traz dar um empurrãozito.
Mas não vou mexer em nada na mota para mim esta muito bem assim
Não nos podemos esquecer que é uma 125cc com 160 kg + no meu caso 65 = 225 kg è obra :)
Devagarinho mas com estilo :happy:
Artur_JS- Mensagens : 29
Mota : Daelim Daystar FI Classic
boas eu acho que o melhor mesmo é deixar as motas tal como elas vieram ao mundo :D ja andei numa mota com o pinhão de ataque alterado e a sexta nem desenvolvia e a mais pequena subida tinha de lhe meter logo a 5.
nestes motores 125cc ate ja melhoraram bastante mas, ainda assim andar a 110 em autoestrada sem grande dificuldade nao é para qualquer uma enfim subidas, vento,peso afinal é apenas uma 125cc pessoal . ;)
por mim fica original mas cada um é que sabe :happy:
nestes motores 125cc ate ja melhoraram bastante mas, ainda assim andar a 110 em autoestrada sem grande dificuldade nao é para qualquer uma enfim subidas, vento,peso afinal é apenas uma 125cc pessoal . ;)
por mim fica original mas cada um é que sabe :happy:
Ricardo- Mensagens : 29
Mota : honda xr 125l
apurando valores GPS (pinhão 15 dentes)
5.000 rpm = 60kms/h
9.000 rpm (top speed plano) = 108kms/h
e teoricamente se algum dia fizesse a rotação:
10.000 rpm (redline)= 120kms/h
valores aproximados (rpm e GPS)
5.000 rpm = 60kms/h
e teoricamente se algum dia fizesse a rotação:
valores aproximados (rpm e GPS)
Última edição por balkaum em Ter 15 Jun - 16:31, editado 2 vez(es)
balkaum escreveu:apurarando valores GPS (pinhão 15 dentes)
5.000 rpm = 60kms/h
120 no GPS? E quanto ia a marcar no velocimetro?
Convidad- Convidado
Expliquei-me mal, vou editar o post.
O máximo que dei a descer penhascos foi 114 de GPS 9.500rpms, cerca de 125 no ponteiro.
O máximo que dei a descer penhascos foi 114 de GPS 9.500rpms, cerca de 125 no ponteiro.
Já mudei o pinhão de ataque de 14 dentes para 15 na minha roadwin.
Vantagem: Mudanças mais longas, a velocidade máxima de cada mudança é cerca de 10 kmh a mais do que antes. Mais agradável de conduzir em circuito urbano a velocidade de cruzeiro. Não se chega a utilizar a 5a a 4a vai sem problemas aos 100/110kmh. Em viagens maiores não esforça tanto o motor, só entra no redline aos 130 kmh.
Desvantagem: Perde alguma força nas ultrapassagens e subidas.
Passado 1500 KM voltei ao pinhão de origem. Quando queria ultrapassar um carro acabava de esforçar muito a moto (rpm elevadas) e a ideia da troca era precisamente para poupar o motor.
Conclusão: Para quem more em zonas planas, faça trajectos longos, ou goste de andamentos moderados compensa. Quem goste de andamentos mais vivos esqueça. A diferença ainda é considerável.
Vantagem: Mudanças mais longas, a velocidade máxima de cada mudança é cerca de 10 kmh a mais do que antes. Mais agradável de conduzir em circuito urbano a velocidade de cruzeiro. Não se chega a utilizar a 5a a 4a vai sem problemas aos 100/110kmh. Em viagens maiores não esforça tanto o motor, só entra no redline aos 130 kmh.
Desvantagem: Perde alguma força nas ultrapassagens e subidas.
Passado 1500 KM voltei ao pinhão de origem. Quando queria ultrapassar um carro acabava de esforçar muito a moto (rpm elevadas) e a ideia da troca era precisamente para poupar o motor.
Conclusão: Para quem more em zonas planas, faça trajectos longos, ou goste de andamentos moderados compensa. Quem goste de andamentos mais vivos esqueça. A diferença ainda é considerável.
J35- Mensagens : 15
Mota : Honda CBF 600
Boas
A minha roadwin vai agora à primeira revisão e perguntei se dava para mudar o pinhão e para minha surpresa disseram-me que perdia a garantia. Isto é verdade?
A minha roadwin vai agora à primeira revisão e perguntei se dava para mudar o pinhão e para minha surpresa disseram-me que perdia a garantia. Isto é verdade?
zakyou- Mensagens : 2
Mota : Daelim Roadwin 125 fi
Alguém me pode dizer onde/como fez a troca?
sc0rpius7- Mensagens : 27
Mota : Hyosung GT 125
sc0rpius7 escreveu:Alguém me pode dizer onde/como fez a troca?
Em casa, alivias o pneu traseiro (corrente), tiras a tampa do pinhão, com um alicate de pressão desapertas o parafuso sem cabeça, tiras corrente, trocas pinhões, montas corrente, substituis o parafuso sem cabeça por um parafuso normal, montas tampa, e apertas roda traseira.
http://www.forum-auto.com/scooters-125cm3/section29/sujet376359-140.htm#t14681988
Muito bom post balkaum, obrigado.
Kota- Mensagens : 29
Mota : DAELIM ROADWIN 125 FI
Alguém me sabe dizer se faz diferença na força da mota se alterar o jogo de transmissão mas se a relação se mantiver igual?
Ex o atual é pinhão 14 cremalheira 42 o que dá relação de 1:3
se alterar para 16-42 dá 2,63
se alterar para 14-37 dá 2,64
eu sei que há diferença mas é pouca coisa, o que quero saber é se a relação do jogo for igual faz diferença ter pinhão maior ou mais pequeno?
Ex o atual é pinhão 14 cremalheira 42 o que dá relação de 1:3
se alterar para 16-42 dá 2,63
se alterar para 14-37 dá 2,64
eu sei que há diferença mas é pouca coisa, o que quero saber é se a relação do jogo for igual faz diferença ter pinhão maior ou mais pequeno?
Fenix- Mensagens : 124
Mota : Yamaha SR 250 Classic / KTM DUKE 200
Dúvida
Boas pessoal, logo lá em cima vi que está aqui um senhor que dá a entender que percebe disto, ora então eu tenho uma questão, eu sei que ao aumentar o pinhão ganho ponta e vice versa, minha questão passa só por, fazendo as continhas, eu neste momento tou com uma relação de 2.64 14/37, se meter uma relação com um valor final semelhante mas obtido por valores de dentes diferentes, por exemplo 2.60 com 15/39, noto diferença no comportamento da mota? Ou tendo um valor final semelhante a mota tem o mesmo comportamento? Desde já obrigado pela atenção
Basofias- Mensagens : 1
Mota : Sachs fuego