F125cc.com
Incongruência da lei...  F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Incongruência da lei...  F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
137 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 137 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Incongruência da lei...

+4
J. Nuno
nsilva
brejero
mondrian
8 participantes

Ir para baixo

Incongruência da lei...  Empty Incongruência da lei...

Mensagem  mondrian Ter 1 Nov - 2:21

Assim à primeira vista, acho o Código da Estrada, ao permitir-me conduzir moto até 125cc com a "carta de carro", bastante incongruente.

Porque razão a lei me permite conduzir uma 125cc e uma 300cc já não?

Um automobilista que conduza habitualmente um carro de 1 000cc, daqueles nabos (ve-mo-los aos milhares nas estradas...) está habilitado a conduzir um Ferrari com mais de 500 cv; a diferença de um carro de 1 000cc para um Ferrari não será proporcional a uma 125cc para uma 600cc, por exemplo?... Em termos de segurança rodoviária (do condutor e de terceiros) não será a mesma coisa?...

Por outro lado, essa mesma lei permitiu-me a mim, que nunca tinha conduzido nenhum ciclomotor, chegar a um stand e arrancar com a minha 125cc...

Alguém vê alguma fundamentação para esta disparidade de critérios?...
mondrian
mondrian

Masculino Mensagens : 561
Data de inscrição : 18/08/2011
Mota : Honda PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Incongruência da lei...  Empty Re: Incongruência da lei...

Mensagem  brejero Ter 1 Nov - 4:03

Concordo especialmente com a parte do nao ser so chegar ao stand e vamos embora. Devia haver um exame de condução, ou prova de pericia, para ver que a pessoa sabe andar numa coisa de 2 rodas porque a 110 km/h faz se o mesmo estrago com uma 125 ou com uma 1250. Sabe tanto andar de mota á 1ª vez quem conduz um carro ou quem sempre andou a pé Incongruência da lei...  750583
brejero
brejero

Masculino Mensagens : 359
Data de inscrição : 28/07/2011
Mota : Keeway RKV 125

Ir para o topo Ir para baixo

Incongruência da lei...  Empty Re: Incongruência da lei...

Mensagem  nsilva Ter 1 Nov - 10:21

Eu realmente estive a pesquisar na net antes de responder agora, mas a minha opinião é a seguinte:

Aquela Piagio de 3 Rodas, o Pedro dono da CNOG ( EQUAÇÕES & POTENCIAS ) disse-me que se podia conduzir com carta de carro, devido a ter 3 rodas.

Agora, essa lei de ser 125cc, é para eles também ganharem dinheiro :DD Se uma pessoa tira a carta de carro e também pode conduzir uma 600cc eles nao ganham nada com isso por isso acho que é por isso :DD

nsilva

Masculino Mensagens : 183
Data de inscrição : 26/10/2011
Mota : Sym GTS 300i EVO

Ir para o topo Ir para baixo

Incongruência da lei...  Empty Re: Incongruência da lei...

Mensagem  J. Nuno Ter 1 Nov - 10:38

Quanto à parte de quem conduz um 1000 cc ser um nabo, ainda que eu tenho um 1100......
Quanto às Piaggio, apenas as "LT" podem ser conduzidas por quem tenha carta de carro independentemente da sua cilindrada, isto porque devido à distancia entre rodas do eixo da frente a viatura em causa foi homologada como triciclo...
Quanto à lei das 125, cada um de nós puxa o rabo à sua sardinha... tanto quanto sei nas carta de moto já existiam dois ou três patamares em função da idade e de anos de carta num escalão inferior...
A lei apenas veio dar acesso ao 1º patamar aqueles que já tinham carta de carro...
Mas pronto, somos tugas e como tal invejaremos sempre o que não temos e sempre diremos mal do que temos... Já dizia uma letra do António Variações... "Só estamos bem onde não estamos..."
J. Nuno
J. Nuno

Masculino Mensagens : 455
Data de inscrição : 25/04/2011
Mota : A Juntar Aérios

Ir para o topo Ir para baixo

Incongruência da lei...  Empty Re: Incongruência da lei...

Mensagem  veiga Ter 1 Nov - 11:29

Muito sinceramente a lei tem muitas falhas:

Para começar a lei das 125 é uma treta! Sim, treta, porque quem nunca pôs o rabo em cima de uma moto, mesmo uma 125, não devia ter tido algumas lições? Não é isso tb uma inconsciência?

Sim, muita gente agora anda de moto por causa dessa lei, mas não estariam melhor preparados se tivessem passado, primeiro, por uma escola de condução? Claro que sim! Por isso vejo muitos, no dia a dia, a conduzirem 125 como conduzem os seus carros, ou seja nada de piscas, nada de olhar para os espelhos, nada... asneira, atrás de asneira. Mas tb sinceramente e na sua grande maioria, é de louvar a atitude que muitos, mas mesmo muitos têm tido em relação às motos, mostrando um grande civismo, aliás como temos assistido aqui no forum.

Mas pior, muito pior, é qualquer pessoa, sem saber andar de moto, nem de 125, poder pegar numa 400, numa MP3 LT. Qual a lógica desta lei? Não é muito mais perigoso conduzir uma MP3 LT 400, sem nunca ter conduzido uma moto, do que alguém que tem uma 126 e passa para uma mil, ou de alguém que tem um Fiat Uno e passa para um Ferrari? Pelo menos sabem conduzir, não? Se não sabem deviam, agora se são inconscientes, para pegarem num Ferrari e andarem logo a 200... isso já vai da cabeça de cada um! Quantos "perigosos" é que não andam por aí em carros utilitários? Quando xunnings, não andam por aí a fazerem merd* diariamente?
Tudo tem a ver com a cabeça de cada um!

Agora que sou contra as MP3 LT poderem ser conduzidas por quem nunca assentou a peida numa moto, lá isso sou!

veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

Incongruência da lei...  Empty Re: Incongruência da lei...

Mensagem  J. Nuno Ter 1 Nov - 12:25

Veiga, quanto a mim o problema das MP3 LT, até nem é a lei... ou é... mas é assim, os gajos da Piaggio é que lá encontraram maneira de contornar a lei não das 125 mas a lei das 2 rodas em geral.... Repara que se pudéssemos andar para trás no tempo, mesmo sem a lei das 125 qualquer pessoa com a carta B poderia conduzir um triciclo....
Portanto, penso que que temos aqui dois problemas diferentes..a Lei das 125 e o processo de homologações de viaturas... E atenção que não é um problema de Portugal, mas sim um problema Europeu.
J. Nuno
J. Nuno

Masculino Mensagens : 455
Data de inscrição : 25/04/2011
Mota : A Juntar Aérios

Ir para o topo Ir para baixo

Incongruência da lei...  Empty Á moda antiga

Mensagem  julitog Ter 1 Nov - 12:35

Boas
Sou encartado ligeiros e pesados, e conduzo desde 1984.
A minha 1ª mota foi em 2003 e tive que fazer exame de condução.
Não me aventurei nas grandes, pois nunca tinha andado de mota.Fiz dez lições na escola, e depois fiz exame na 125.Passado dois anos sem acidentes, a DGV habilitou-me automaticamente para todas as cilindradas.
Na minha opinião, no que está bem não se mexe.
Á moda Antiga.
125 Abraços
Julio
julitog
julitog

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/10/2011
Mota : Sym Jet4 125

Ir para o topo Ir para baixo

Incongruência da lei...  Empty Re: Incongruência da lei...

Mensagem  nsilva Ter 1 Nov - 13:08

veiga escreveu:Muito sinceramente a lei tem muitas falhas:

Para começar a lei das 125 é uma treta! Sim, treta, porque quem nunca pôs o rabo em cima de uma moto, mesmo uma 125, não devia ter tido algumas lições? Não é isso tb uma inconsciência?

Sim, muita gente agora anda de moto por causa dessa lei, mas não estariam melhor preparados se tivessem passado, primeiro, por uma escola de condução? Claro que sim! Por isso vejo muitos, no dia a dia, a conduzirem 125 como conduzem os seus carros, ou seja nada de piscas, nada de olhar para os espelhos, nada... asneira, atrás de asneira. Mas tb sinceramente e na sua grande maioria, é de louvar a atitude que muitos, mas mesmo muitos têm tido em relação às motos, mostrando um grande civismo, aliás como temos assistido aqui no forum.

Mas pior, muito pior, é qualquer pessoa, sem saber andar de moto, nem de 125, poder pegar numa 400, numa MP3 LT. Qual a lógica desta lei? Não é muito mais perigoso conduzir uma MP3 LT 400, sem nunca ter conduzido uma moto, do que alguém que tem uma 126 e passa para uma mil, ou de alguém que tem um Fiat Uno e passa para um Ferrari? Pelo menos sabem conduzir, não? Se não sabem deviam, agora se são inconscientes, para pegarem num Ferrari e andarem logo a 200... isso já vai da cabeça de cada um! Quantos "perigosos" é que não andam por aí em carros utilitários? Quando xunnings, não andam por aí a fazerem merd* diariamente?
Tudo tem a ver com a cabeça de cada um!

Agora que sou contra as MP3 LT poderem ser conduzidas por quem nunca assentou a peida numa moto, lá isso sou!


Senhor Veiga, se me permite, a MP3 LT nunca tira as rodas do chão acho eu, corrigame se estiver errado

E já agora, eu também sou um puto de 14 anos que daqui a 2 anos vai pegar numa moto e que não percebe nada, algum mal nisso :DDD ?? :D

nsilva

Masculino Mensagens : 183
Data de inscrição : 26/10/2011
Mota : Sym GTS 300i EVO

Ir para o topo Ir para baixo

Incongruência da lei...  Empty Re: Incongruência da lei...

Mensagem  interceptor Ter 1 Nov - 17:54

Tenho três amigos que apesar de não terem experiência em motos compraram a sua 125cc e 2 deles antes de fazerem 1000km já deram com os plásticos no chão... felizmente sem grandes consequências fisicas. O outro têm tanto medo de andar nela que em 6 meses nem 300 km ainda fez!

Acho que sobretudo nesta questão deve imperar o bom senso e a habilidade na condução. A carta de condução e a experiência em automoveis pode ajudar mas não é tudo porque a condução da mota e o lugar que ela ocupa ana estrada é muito diferente de um automovel.
interceptor
interceptor

Masculino Mensagens : 122
Data de inscrição : 31/08/2011
Mota : yamaha xmax 250

Ir para o topo Ir para baixo

Incongruência da lei...  Empty Re: Incongruência da lei...

Mensagem  mondrian Ter 1 Nov - 19:19

Impõe-se fazer algumas correcções:

"Quanto à parte de quem conduz um 1000 cc ser um nabo, ainda que eu tenho um 1100......"

Eu não disse nada disso! "Nabos" existem em todas as cilindradas, sendo que até assistimos a conduções mais temerárias em veículos com características desportivas...

O exemplo que dei foi apenas para reforçar o meu ponto... não deixando de ser verdade que a generalidade dos que têm menos apetência pela condução ou só conduzem por necessidade optam por veículos utilitários (mas daí a concluir que quem se desloca em utilitário não sabe conduzir...).

"A lei apenas veio dar acesso ao 1º patamar aqueles que já tinham carta de carro...
Mas pronto, somos tugas e como tal invejaremos sempre o que não temos e sempre diremos mal do que temos."

O que eu critico é o facto de existirem patamares nos motociclos e nos automóveis não; sendo que, a admitir como válidos os fundamentos que justificam a existência de patamares nos motociclos, não se entende porque, pela mesma ordem de razões, não existem também nos automóveis. Afigura-se-me ser tão perigoso quer para o condutor quer para terceiros, o condutor que nunca conduziu mais que uma 125 passar para uma 1000, como quem sempre só conduziu um Punto passar para um Ferrari... E a lei proíbe a primeira situação e permite a segunda!...

"quem nunca pôs o rabo em cima de uma moto, mesmo uma 125, não devia ter tido algumas lições? Não é isso tb uma inconsciência?"

Concerteza que sim, mas porque é que no caso dos motociclos 125cc a lei deixa ao critério de cada um a necessidade de ter aulas (não sendo, no entanto, condição sine qua non para se conduzir legalmente), e nos automóveis (mesmo nos de baixa cilindrada) já não é assim?

Eu critico a lei, mas beneficio dela, e graças a ela hoje tenho a PCX! Mas tal não me impede de considerar que não faz muito sentido, analisando a coisa racionalmente...
mondrian
mondrian

Masculino Mensagens : 561
Data de inscrição : 18/08/2011
Mota : Honda PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Incongruência da lei...  Empty Re: Incongruência da lei...

Mensagem  nsilva Ter 1 Nov - 20:29

Nabos, suponho que quer dizer com gajos que querem mesmo ser NOOBS e outros que nao têm experiencia ?

nsilva

Masculino Mensagens : 183
Data de inscrição : 26/10/2011
Mota : Sym GTS 300i EVO

Ir para o topo Ir para baixo

Incongruência da lei...  Empty Re: Incongruência da lei...

Mensagem  mondrian Ter 1 Nov - 20:33

"Nabos" serão aqueles pouco aptos para conduzir na via pública sem porem em causa a sua própria segurança e a de terceiros, embora legalmente habilitados para para o efeito...

Mas isso é pormenor de somenos, quanto à substância da questão que coloquei...
mondrian
mondrian

Masculino Mensagens : 561
Data de inscrição : 18/08/2011
Mota : Honda PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Incongruência da lei...  Empty Re: Incongruência da lei...

Mensagem  nsilva Ter 1 Nov - 20:56

Ahh claro :)

nsilva

Masculino Mensagens : 183
Data de inscrição : 26/10/2011
Mota : Sym GTS 300i EVO

Ir para o topo Ir para baixo

Incongruência da lei...  Empty Re: Incongruência da lei...

Mensagem  Algarvio Ter 1 Nov - 21:34

Caros companheiros,

Não queiram saber o pior que pode acontecer a um Algarvio, ter de passar a carta de moto de novo, porque o IMTT não reconhece a carta AL (ligeira) passada no estrangeiro, quando a passei não tinha ainda idade para conduzir pesadas.

Quando troquei para a carta portuguesa, primeiro, lá se foi a carta vitalícia e segundo fiquei sem carta de moto!!!! Incongruência da lei...  142750

Agora apresentei uma reclamação 'A Gaja' do IMTT (Doutoura????) chorando baba e ranho alegando que nas minhas condições económicas (pobrezinho!!! LOol) ... tinha que me separar do enlatado e que o meu único meio de transporte era uma moto de mais de 125 cc comprada muito baratinha.

Isto é mesmo uma situação engraçada, quando se sabe que alguns tiveram a carta de carro por equivalência com a carta de tractor passada fora CEE....... Incongruência da lei...  750583

Abraço

Algarvio

Algarvio
Algarvio

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/06/2011
Mota : ex Daelim Roadwin FI/ V STROM 650

Ir para o topo Ir para baixo

Incongruência da lei...  Empty Re: Incongruência da lei...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos