F125cc.com
Filtro de ar para superlight - Página 2 F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Filtro de ar para superlight - Página 2 F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
45 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 45 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Filtro de ar para superlight

+8
Rockas
leites
k2husky
José Vilela
nuno andrade
Ruben Baptista
jjmaia
Maciel
12 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  Rockas Qua 29 Fev - 15:12

jjmaia escreveu:Escusas de te exaltar, porque se há alguém que fala com fundamentos nesta matéria sou eu. Não só estudo na área como ainda este semestre tive que fazer um trabalho sobre o rendimento volumétrico que basicamente é o que mais influência a entrada de ar e depende de todo o sistema de admissão.

Como disseste e bem, e estás a dar-me razão, para existirem versão com potências diferentes é necessário mudar o filtro de ar e carburador. O que vai aumentar a performance é o carburador e não o filtro de ar, ao usares um carburador maior estás a usar um venturi maior, a mudança de filtro serve só e apenas para não restringir a nova massa de ar.
O mesmo se passa com motores de injecção e diferentes níveis de potência para o mesmo bloco. Num turbinado metes o turbo a fazer mais pressão logo injectas mais combustível ("venturi" maior), num atmosférico aumentas o cruzamento de válvulas e aumentas o debito de combustível, que simula também um venturi maior.

O mesmo exemplo se aplica nos automóveis, nomeadamente num motor atmosférico ao qual se aplica um turbo ou compressor, de forma a não restringir tanto ou metes um filtro mais aberto (cónico, etc) ou um filtro com a mesma restrição mas maior. Dado o pouco espaço disponível não é difícil de perceber que a 1ª opção é mais viável.

Falas das motas darem 140, nunca disse que não acreditava, pelo contrário, o que eu te quero fazer perceber é que não é por mudarem o filtro que vão ter mais potência ou menores consumos, as outras alterações (como falaste e bem, carburadores) é que conferem esse aumento de potência, o filtro é uma ajuda.

Eu não estou nem me exalto hehehehe
Apenas te chamo à atenção por estares a falar de pessoas que não conheces.
Certo que para teres um rendimento superior precisas de trocar ambas... filtro/carburador.
Mas! O carburador que vem de origem dá para esticar... quer ao nível de agulha (tem 5 posições... vem de origem na 4ª facilmente se altera para a 5ª) quer trocando o glicê de origem que segundo foi apurado por um companheiro, será mais ou menos correspondente a um 95D e é fácil e barato lá meter um 110.

Resumindo... não se está a "falar no ar"... fala-se do que se vai investigando e testando... se calhar com algum risco de qqr dia se dar cabo de alguma coisa mas paciência... é assim que se aprende ;-)
Rockas
Rockas

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 15/06/2011
Mota : SPIDERlight

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  Rockas Qua 29 Fev - 15:14

JMRVilela escreveu:
Rockas escreveu:

Sabes que em frança as KSL são vendidas em 3 versões 125?
1 com 10cv... outra com 11 e ainda uma com 13?
O que muda? Filtro de ar e carburador... "apenas" isso.

Olha...mais uma que desconhecia! Filtro de ar para superlight - Página 2 952112

Sei que na América do Sul (não sei se na Europa também) há uma versão da edição limitada com 200cc,essa versão francesa com os 13cv é que vinha mesmo a calhar... Sad

Não te fica muito caro teres isso.
Ainda estamos à espera dos resultados do Teco (do SPC) que já comprou o kit completo mas que entretanto devido a impedimentos de várias origens, tem atrasado todo o processo e conclusões.
Qd tudo estiver acertado será publicado.
Rockas
Rockas

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 15/06/2011
Mota : SPIDERlight

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  José Vilela Qua 29 Fev - 15:31

Ora...muy me conta Vossa excelência! Filtro de ar para superlight - Página 2 39421

Embora não sendo muito adepto das mexidelas na mecânica,vou estar atento a esses desenvolvimentos,obrigado pela dica! Filtro de ar para superlight - Página 2 952112
José Vilela
José Vilela

Masculino Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/02/2011
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  jjmaia Qua 29 Fev - 16:44

Rockas escreveu:

Eu não estou nem me exalto hehehehe
Apenas te chamo à atenção por estares a falar de pessoas que não conheces.

Independentemente de conhecer ou não nunca ofendi ninguém, e se transmiti isso quero deixar claro que não foi essa a intenção. Filtro de ar para superlight - Página 2 952112
Simplesmente muito se fala em fóruns e pela internet fora como se percebesse da coisa, e gosto de fazer as pessoas perceber no que devem e não devem acreditar.
Acredito que muitos não o façam por mal, é ai que entra o tal efeito placebo, não quis ofender, apenas esclarecer Filtro de ar para superlight - Página 2 952112


Rockas escreveu:Certo que para teres um rendimento superior precisas de trocar ambas... filtro/carburador.
Mas! O carburador que vem de origem dá para esticar... quer ao nível de agulha (tem 5 posições... vem de origem na 4ª facilmente se altera para a 5ª) quer trocando o glicê de origem que segundo foi apurado por um companheiro, será mais ou menos correspondente a um 95D e é fácil e barato lá meter um 110.

Resumindo... não se está a "falar no ar"... fala-se do que se vai investigando e testando... se calhar com algum risco de qqr dia se dar cabo de alguma coisa mas paciência... é assim que se aprende ;-)

A questão é que pela forma que falas-te deste a entender que só e apenas a mudança do filtro dá mais potência o que não sendo mentira é algo tão irrisório que é como se não acontecesse.
Obviamente que se afinares a injecção (ou o jigler do carburador) ai sim já tens algum aumento, mas não deixa de ser uma falácia porque ao mexeres no carburador estás a enriquecer a mistura, e o filtro não é o suficiente para acompanhar esse enriquecimento, apesar de ser menos restritivo há coisas que influenciam muito mais a quantidade de ar que entra para o cilindro. Um dos grandes parâmetros que influência isso é a massa volúmica do ar, ou como os zucas lhe gostam de chamar, densidade. A única maneira de alterares esse parâmetro como deve de ser é recorrendo à sobrealimentação.

Resumidamente:

- Filtro sem mais nenhuma modificação é puro desperdício de dinheiro a menos que seja lavável (o filtro dura a vida útil da mota);

- Filtro com mais modificações, nomeadamente carburador/injecção existe um ganho de potência mas acompanhado de um aumento de consumo, não só pelo aumento de potência mas também pelo enriquecimento da mistura.

Relativamente a estragar qualquer coisa com pequenas modificações dificilmente estragas algo, no entanto fui ver o fórum por curiosidade e reparei que o primeiro post do tópico onde debatem este assunto, o user fala que um amigo meteu o filtro e mais não sei o quê e que meteu a mistura mais pobre. Isto é um erro tremendo dado que poderá dar origem a knock e destruição do motor.

Abraço Filtro de ar para superlight - Página 2 33673
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  Rockas Qua 29 Fev - 17:45

jjmaia escreveu:
Rockas escreveu:

Eu não estou nem me exalto hehehehe
Apenas te chamo à atenção por estares a falar de pessoas que não conheces.

Independentemente de conhecer ou não nunca ofendi ninguém, e se transmiti isso quero deixar claro que não foi essa a intenção. Filtro de ar para superlight - Página 2 952112
Simplesmente muito se fala em fóruns e pela internet fora como se percebesse da coisa, e gosto de fazer as pessoas perceber no que devem e não devem acreditar.
Acredito que muitos não o façam por mal, é ai que entra o tal efeito placebo, não quis ofender, apenas esclarecer Filtro de ar para superlight - Página 2 952112


Rockas escreveu:Certo que para teres um rendimento superior precisas de trocar ambas... filtro/carburador.
Mas! O carburador que vem de origem dá para esticar... quer ao nível de agulha (tem 5 posições... vem de origem na 4ª facilmente se altera para a 5ª) quer trocando o glicê de origem que segundo foi apurado por um companheiro, será mais ou menos correspondente a um 95D e é fácil e barato lá meter um 110.

Resumindo... não se está a "falar no ar"... fala-se do que se vai investigando e testando... se calhar com algum risco de qqr dia se dar cabo de alguma coisa mas paciência... é assim que se aprende ;-)

A questão é que pela forma que falas-te deste a entender que só e apenas a mudança do filtro dá mais potência o que não sendo mentira é algo tão irrisório que é como se não acontecesse.
Obviamente que se afinares a injecção (ou o jigler do carburador) ai sim já tens algum aumento, mas não deixa de ser uma falácia porque ao mexeres no carburador estás a enriquecer a mistura, e o filtro não é o suficiente para acompanhar esse enriquecimento, apesar de ser menos restritivo há coisas que influenciam muito mais a quantidade de ar que entra para o cilindro. Um dos grandes parâmetros que influência isso é a massa volúmica do ar, ou como os zucas lhe gostam de chamar, densidade. A única maneira de alterares esse parâmetro como deve de ser é recorrendo à sobrealimentação.

Resumidamente:

- Filtro sem mais nenhuma modificação é puro desperdício de dinheiro a menos que seja lavável (o filtro dura a vida útil da mota);

- Filtro com mais modificações, nomeadamente carburador/injecção existe um ganho de potência mas acompanhado de um aumento de consumo, não só pelo aumento de potência mas também pelo enriquecimento da mistura.

Relativamente a estragar qualquer coisa com pequenas modificações dificilmente estragas algo, no entanto fui ver o fórum por curiosidade e reparei que o primeiro post do tópico onde debatem este assunto, o user fala que um amigo meteu o filtro e mais não sei o quê e que meteu a mistura mais pobre. Isto é um erro tremendo dado que poderá dar origem a knock e destruição do motor.

Abraço Filtro de ar para superlight - Página 2 33673

A discussão já vem do antigo fórum que está arquivado daí neste momento ser complicado de localizar toda a informação.
Não alterei mais nada, por agora, a não ser testar andar sem filtro. Ganhei 10km/h de velocidade de ponta e claro... em termos de desenvolvimento do motor noto perfeitamente a diferença.
Todos os meus testes são feitos sempre exactamente no mesmo percurso e uso sempre o mesmo software de medição para as conclusões apresentadas.
Qd tiver o filtro, farei exactamente o mesmo e logo se verá.

De facto o que dizes acerca do "erro" cometido pelo utilizador de KSL... sim... na teoria é um erro... mas a vida não é matemática e ninguém faz 20.000km com um erro desses "a brincar".
A pessoa só pode ser a perfeita noção do que fez e como tal algum ajuste ainda não clarificado deve ter feito ou o "segredo" poderá estar no tipo de condução... não faço ideia.
Uma coisa é certa... não sou eu que consigo consumos de 1,8l lol ... ando sempre pelos 3.2/3.3 e não consigo uma condução inferior a isto.

Eu quero ver se não necessito de trocar de carburador... logo os meus planos são os seguintes.
Filtro cónico... agulha na posição 5 e o tal glicê de 110... e vou ainda testar retirar o "catalizador" do escape e ver no que dá.
A minha esperança é conseguir espremer por ali uma potência extra que me permita ou usar o pinhão de ataque que tenho agora (15 dentes) com a mesma elasticidade que obtinha com o de 13... ou... para viagens mais longas... trocar para 16 ou mesmo um de 17.

São uns "pós" que se vão buscar aqui e ali... são diferenças "residuais" mas que todas juntas já dão jeito.
Se ganhasse 2cv à primeira vista dir-se-ia que não é nada... mas bolas... é um acréscimo de 20% em relação à potência actual... se for só 1cv... são 10%.
Para quem quiser realmente fazer uma condução sempre muito cuidada... esta potência extra, facilmente paga o "investimento". Estamos a falar em valores irrisórios... dois depósitos pagam hehehehehe
Rockas
Rockas

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 15/06/2011
Mota : SPIDERlight

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  jjmaia Qua 29 Fev - 17:53

Não é um erro na teoria, é um erro na prática. Misturas pobres em motores otto originam knock.
Só 2 motores é que podem funcionar com misturas pobres: Diesel e Otto ID. Filtro de ar para superlight - Página 2 952112
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  Rockas Qua 29 Fev - 18:13

jjmaia escreveu:Não é um erro na teoria, é um erro na prática. Misturas pobres em motores otto originam knock.
Só 2 motores é que podem funcionar com misturas pobres: Diesel e Otto ID. Filtro de ar para superlight - Página 2 952112

Eh pá... sim... chama-lhe o que quiseres... mas 20.000km?
o que já poupou no consumo, em relação a mim, por exemplo... já vai quase nos 500€ ... já deve dar para um motor novo lol
Rockas
Rockas

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 15/06/2011
Mota : SPIDERlight

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  jjmaia Qua 29 Fev - 18:46

Não tinha percebido que ele já tinha feito 20k km...
Provavelmente está pouco pobres, mas honestamente se tu fazes mais de 3 duvido muito desses 1.8, ainda mais a carburador :P
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Filtro de ar!

Mensagem  k2husky Qua 29 Fev - 19:30

Prontos !! ja pararam as meninas de relevar os conhecimentos !!!???

lool Eu desmonto um motor de tras para frente e volto a montar e nunca tive estudos para tal!


Filtro de ar para superlight - Página 2 952112 e não ando aqui a me gabar por isso!!


e por falar nisso amigo Rockas quanto vale o filtro que mandast vir??? Filtro de ar para superlight - Página 2 952112


Última edição por k2husky em Qua 29 Fev - 20:01, editado 2 vez(es)
k2husky
k2husky

Masculino Mensagens : 51
Data de inscrição : 01/09/2011
Mota : keeway superlight ed.limitada Custom

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  jjmaia Qua 29 Fev - 19:39

Ninguém se anda a gabar, e conhecimentos nunca são demais, estamos todos sempre a aprender Filtro de ar para superlight - Página 2 952112

Nunca foram precisos estudos para desmontar um motor, já para perceber como este funciona...
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  Jorge_Costa Qua 29 Fev - 21:02

Filtro na minha até agora -> ~0
Noto uma melhoria nas 10000-10500 mas isso é quase no corte. De resto 0. E levou também com uma vela de Iridium. Tem um ronco mais forte e sente-se mais a detonação na mota, de resto não está muito diferente. Atenção estamos a falar de um motor Minarelli e um filtro K&N, algum do melhor material para 125cc.
Maia falta-me afinar o combustível no YAMAHA FI TOOL.


Última edição por Jorge_Costa em Qua 29 Fev - 21:05, editado 1 vez(es)
Jorge_Costa
Jorge_Costa

Masculino Mensagens : 467
Data de inscrição : 06/06/2011
Mota : Yamaha YZF R125 Blue Thunder , A Faísca (Rev.2)

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  jjmaia Qua 29 Fev - 21:04

Era o esperado.
Mas as velas de iridium valem bem a pena, custam menos do dobro das normais mas duram 5x mais quilómetros.
O que fizeste à matricula?
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  Jorge_Costa Qua 29 Fev - 21:07

jjmaia escreveu:Era o esperado.
Mas as velas de iridium valem bem a pena, custam menos do dobro das normais mas duram 5x mais quilómetros.
O que fizeste à matricula?

Enganei-me no post quanto à matrícula xD
Coloquei uma mais pequena de chapa como as antigas e um apoio mais pequeno que ficou +-. Os números de cima , dois algarismos, é que ficaram descentrados e o parafuso teve de ficar por cima...
Lê o post acima que foi editado.
Jorge_Costa
Jorge_Costa

Masculino Mensagens : 467
Data de inscrição : 06/06/2011
Mota : Yamaha YZF R125 Blue Thunder , A Faísca (Rev.2)

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  Rockas Qui 1 Mar - 9:10

jjmaia escreveu:Não tinha percebido que ele já tinha feito 20k km...
Provavelmente está pouco pobres, mas honestamente se tu fazes mais de 3 duvido muito desses 1.8, ainda mais a carburador :P

Eu faço mais de 3 pelas razões que apresento no meu DB, ou seja... a moto anda todos os dias, faça chuva ou faça sol mas eu trabalho a 5 minutos de casa, logo... são 4 viagens por dia em que praticamente não aquece e apenas à noite posso rolar mais um pouco, e claro, fds. Para além disso, qd realmente posso rolar mais um pouco... é punho colado hehehehehe
Numa viagem mais longa que fiz pelo alto douro... apesar do relevo terrível ... consegui 2,8.
Rockas
Rockas

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 15/06/2011
Mota : SPIDERlight

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  Rockas Qui 1 Mar - 9:23

Jorge_Costa escreveu: Filtro na minha até agora -> ~0
Noto uma melhoria nas 10000-10500 mas isso é quase no corte. De resto 0. E levou também com uma vela de Iridium. Tem um ronco mais forte e sente-se mais a detonação na mota, de resto não está muito diferente. Atenção estamos a falar de um motor Minarelli e um filtro K&N, algum do melhor material para 125cc.
Maia falta-me afinar o combustível no YAMAHA FI TOOL.

Jorge... isso pouco ou nada diz se não conhecermos a diferença/relação entre o filtro original e o que meteste.
Ou seja... se calhar na tua não resulta porque pura e simplesmente a marca já tinha optado por um filtro com uma admissão de ar semelhante... azarito... ou não hehehehe

Já agora... para quem quiser ler um pouco de dados um pouco mais cientfíficos...
http://www.motosclassicas70.com.br/FH125_Vmax2.htm

Fonte:
http://www.motosclassicas70.com.br/F_Honda_125.htm (site com algumas coisas bastante curiosas e "engraçadas")
Rockas
Rockas

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 15/06/2011
Mota : SPIDERlight

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  Rockas Qui 1 Mar - 9:27

k2husky escreveu:Prontos !! ja pararam as meninas de relevar os conhecimentos !!!???

lool Eu desmonto um motor de tras para frente e volto a montar e nunca tive estudos para tal!


Filtro de ar para superlight - Página 2 952112 e não ando aqui a me gabar por isso!!


e por falar nisso amigo Rockas quanto vale o filtro que mandast vir??? Filtro de ar para superlight - Página 2 952112

oi cara, tudo bem? hehehehe
Ainda não sei o valor exacto, Wanderson... tenho andado super ocupado aqui no escritório por isso nem sei se o mecânico já o tem... por falar nisso até vou tentar ligar-lhe já hehehehe
Rockas
Rockas

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 15/06/2011
Mota : SPIDERlight

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  Jorge_Costa Qui 1 Mar - 20:19

Resulta a recuperar das médias rotações, mas como tinha dito, tem de se afinar o combustível com o FI TOOL. Quanto ao filtro antigo é de papel e deve ser parecido com o vosso. O que eu tinha já levava uns anitos, troquei-o.
Jorge_Costa
Jorge_Costa

Masculino Mensagens : 467
Data de inscrição : 06/06/2011
Mota : Yamaha YZF R125 Blue Thunder , A Faísca (Rev.2)

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  jjmaia Qui 1 Mar - 22:17

Duvido que tenhas de afinar o combustível dado a massa de ar não ser assim tão diferente.

Uma questão, dá para mexer assim tão facilmente na centralina da mota?
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  vinnys Qui 1 Mar - 22:22

Então e esse FI TOOL também há para a daelim?
Isso é tipo para mexer no mapa de injecção, e consegues brincar assim facilmente com o FI TOOL?
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  Jorge_Costa Sex 2 Mar - 0:08

Calma pessoal, o FI TOOL é uma ferramenta de diagnóstico da Yamaha que por acaso dá para afinar o combustível, mas pouco. Não sei se mexe directamente no mapa ou se aumenta por um todo, mas para se fazer valer o filtro tem de se aumentar o combustível senão mais vale "tar queto!". Já não serve para afinar o AFR ratio (Air to Fuel ratio) em cada posição do acelerador como o PC5 por ex.
Não sei se existe para Daelim Vinnys.
Maia, mas a massa de ar é alguma e a grão a grão enche a galinha o papo.
Jorge_Costa
Jorge_Costa

Masculino Mensagens : 467
Data de inscrição : 06/06/2011
Mota : Yamaha YZF R125 Blue Thunder , A Faísca (Rev.2)

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  jjmaia Sex 2 Mar - 4:01

Só com o filtro não precisas de mexer por isso mesmo que disseste, grãos!

A relação é sempre a mesma, 14,6 kg de ar para cada quilo de gasolina, e ao substituíres o filtro a quantidade extra de massa de ar é tão pouca que o próprio mapa têm essa informação gravada.
Como já disse, mais depressa notam a diferença entre um gélido dia de inverno comparativamente a um quente dia de verão do que por mudarem o filtro, porque a massa volúmica do ar altera-se com a temperatura.

Voltando ao exemplo dos carros (não há volta a dar :P) os automóveis turbinados têm quase obrigatoriamente de ter intercooler para arrefecer o ar quente de admissão.

Quanto ao "grão a grão enche a galinha o papo" não vás por ai. A mudança do filtro de ar é algo que se percebe bem com noções básicas de mecânica de fluidos e garanto-te que à parâmetros que influenciam muito mais do que o filtro de ar, colector de admissão e material do mesmo, temperatura do ar, curvas do sistema de admissão, cruzamento de válvulas, curso das válvulas de admissão, e podia estar aqui a noite toda :paz:
Uma maneira de dar "uso" ao novo filtro é direccionares o mesmo para a frente da mota, ou como a malta dos carros faz, direccionado ao parachoques, assim sempre tens 2 "grãos". Filtro de ar para superlight - Página 2 952112

Voltando à ferramenta, é óptimo ter essa possibilidade. Se mudaste o filtro podes meter a mistura algo mais rica (sem exageros), mas faz isso só se a mota não tiver catalisador.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  Rockas Sex 2 Mar - 9:19

Jorge_Costa escreveu: Resulta a recuperar das médias rotações, mas como tinha dito, tem de se afinar o combustível com o FI TOOL. Quanto ao filtro antigo é de papel e deve ser parecido com o vosso. O que eu tinha já levava uns anitos, troquei-o.

O filtro das KSL não tem nada a haver de certeza.
De origem é demasiado "entupido"... é uma caixa com uma pequena entrada de ar e dentro tem uma série de camadas compostas por um redutor, duas redes de metal e uma esponja... e esta caixa ainda fica tapada pela tampa lateral.
Metendo o filtro cónico dentro da caixa e retirando a tampa da dita, usando para tapar a tampa lateral da moto, a diferença de admissão de ar é enorme!
Daí poder afirmar que em termos de "força de explosão" a diferença é de facto notória.

Tenho pena de não ter aqui fotos do filtro original, mas deixo aqui uma foto do que será o resultado final:

Filtro de ar para superlight - Página 2 99673367
Rockas
Rockas

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 15/06/2011
Mota : SPIDERlight

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  José Vilela Sex 2 Mar - 9:29

Bom dia,

Não seja por causa disso Rockas:

http://keeway-superlight-mecanica.blogspot.com/2009/09/filtro-de-aire-tunning.html

Mais alguma coisa?! Filtro de ar para superlight - Página 2 815477821
José Vilela
José Vilela

Masculino Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/02/2011
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  Rockas Sex 2 Mar - 9:43

JMRVilela escreveu:Bom dia,

Não seja por causa disso Rockas:

http://keeway-superlight-mecanica.blogspot.com/2009/09/filtro-de-aire-tunning.html

Mais alguma coisa?! Filtro de ar para superlight - Página 2 815477821

Ora... já que insistes... uma cervejola e uns minuíns já marchavam! hehehehehe
Obrigado!! :-)
Não me lembrei do Venezuelano! lol

E pronto, Graças ao Vilela (companheiro... tenho aqui uma vila ao lado com o teu nome... é tua? lol) podem ver como é o filtro de ar de uma Superlight em toda a sua "glória" loool
Rockas
Rockas

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 15/06/2011
Mota : SPIDERlight

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  José Vilela Sex 2 Mar - 9:50

Rockas escreveu:
JMRVilela escreveu:Bom dia,

Não seja por causa disso Rockas:

http://keeway-superlight-mecanica.blogspot.com/2009/09/filtro-de-aire-tunning.html

Mais alguma coisa?! Filtro de ar para superlight - Página 2 815477821

Ora... já que insistes... uma cervejola e uns minuíns já marchavam! hehehehehe
Obrigado!! :-)
Não me lembrei do Venezuelano! lol

E pronto, Graças ao Vilela (companheiro... tenho aqui uma vila ao lado com o teu nome... é tua? lol) podem ver como é o filtro de ar de uma Superlight em toda a sua "glória" loool


Eh eh eh,

Estás a falar com um gajo que também tem uma terreola ( Vilela )à entrada de Coimbra,ah pois é! Filtro de ar para superlight - Página 2 546902

Em relação ao filtro,tens razão...a entrada de ar é muito reduzida Filtro de ar para superlight - Página 2 750583
José Vilela
José Vilela

Masculino Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/02/2011
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  Rockas Sex 2 Mar - 9:54

JMRVilela escreveu:
Rockas escreveu:
JMRVilela escreveu:Bom dia,

Não seja por causa disso Rockas:

http://keeway-superlight-mecanica.blogspot.com/2009/09/filtro-de-aire-tunning.html

Mais alguma coisa?! Filtro de ar para superlight - Página 2 815477821

Ora... já que insistes... uma cervejola e uns minuíns já marchavam! hehehehehe
Obrigado!! :-)
Não me lembrei do Venezuelano! lol

E pronto, Graças ao Vilela (companheiro... tenho aqui uma vila ao lado com o teu nome... é tua? lol) podem ver como é o filtro de ar de uma Superlight em toda a sua "glória" loool


Eh eh eh,

Estás a falar com um gajo que também tem uma terreola ( Vilela )à entrada de Coimbra,ah pois é! Filtro de ar para superlight - Página 2 546902

Em relação ao filtro,tens razão...a entrada de ar é muito reduzida Filtro de ar para superlight - Página 2 750583

Estou ansioso por umas férias para poder "calibrar" o ar/combustível a 100% e retirar o raio do "catalizador" do escape... a minha meta é conseguir rolar em AE com uma média constante de 110km/h e sem grande esforço do motor hehehehe
Rockas
Rockas

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 15/06/2011
Mota : SPIDERlight

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  José Vilela Sex 2 Mar - 10:08

Tens um pinhão de 15,não é?Parece-me que com o de 14 a minha fica muito "curta".

A minha também tem o raio do catalizador... Filtro de ar para superlight - Página 2 861721
José Vilela
José Vilela

Masculino Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/02/2011
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  Rockas Sex 2 Mar - 10:27

JMRVilela escreveu:Tens um pinhão de 15,não é?Parece-me que com o de 14 a minha fica muito "curta".

A minha também tem o raio do catalizador... Filtro de ar para superlight - Página 2 861721

Sim... de momento tenho o de 15.
A minha vinha com um de 14, depois experimentei um de 13 (para andar em cidade era fantástico), neste momento ando com o de 15 e à procura da tal potência extra que me permita usar um de 16 ou quem sabe... 17, embora seja pouco provável... veremos.
Rockas
Rockas

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 15/06/2011
Mota : SPIDERlight

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  José Vilela Sex 2 Mar - 10:48

Rockas escreveu:
JMRVilela escreveu:Tens um pinhão de 15,não é?Parece-me que com o de 14 a minha fica muito "curta".

A minha também tem o raio do catalizador... Filtro de ar para superlight - Página 2 861721

Sim... de momento tenho o de 15.
A minha vinha com um de 14, depois experimentei um de 13 (para andar em cidade era fantástico), neste momento ando com o de 15 e à procura da tal potência extra que me permita usar um de 16 ou quem sabe... 17, embora seja pouco provável... veremos.

Parece-me que o de 15 é o mais indicado para a Superlight,mais do que isso é capaz de lhe tirar força. Filtro de ar para superlight - Página 2 536420

Por exemplo,a Speed que ainda tenho,tem um pinhão de 13,aquilo tem força...em plano e com a Maria á pendura deu 100km/h de velocímetro na 2ªCircular,borrou-se toda mas deu Filtro de ar para superlight - Página 2 314343 O ideal para ela também não é o de 13,mas se calhar o de 14 e isto porquê...porque esgota muito rápido as mudanças e a quinta então...é um instante Filtro de ar para superlight - Página 2 750583 ...a 1ª dá para 2 ou 3 metros Filtro de ar para superlight - Página 2 750583 Filtro de ar para superlight - Página 2 750583

Está certo que na informação fornecida pelo fabricante a velocidade máxima é de 90km/h...mas a moto com um de 14 ficava mais solta e até esticava mais uns pózinhos sem perder força.

Olha,se não conseguir vender a Speed...vendo a Superlight.Ponho-lhe um de 14 e fica como case study aqui no fórum. :paz:

P.S : é claro que os 100km/h com pendura...reais deve ter sido 85/90,o material é chinês...tem de ser feita a devida conversão! lol! Filtro de ar para superlight - Página 2 314343 Filtro de ar para superlight - Página 2 314343 Filtro de ar para superlight - Página 2 314343
José Vilela
José Vilela

Masculino Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/02/2011
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  Rockas Sex 2 Mar - 10:53

JMRVilela escreveu:
Rockas escreveu:
JMRVilela escreveu:Tens um pinhão de 15,não é?Parece-me que com o de 14 a minha fica muito "curta".

A minha também tem o raio do catalizador... Filtro de ar para superlight - Página 2 861721

Sim... de momento tenho o de 15.
A minha vinha com um de 14, depois experimentei um de 13 (para andar em cidade era fantástico), neste momento ando com o de 15 e à procura da tal potência extra que me permita usar um de 16 ou quem sabe... 17, embora seja pouco provável... veremos.

Parece-me que o de 15 é o mais indicado para a Superlight,mais do que isso é capaz de lhe tirar força. Filtro de ar para superlight - Página 2 536420

Por exemplo,a Speed que ainda tenho,tem um pinhão de 13,aquilo tem força...em plano e com a Maria á pendura deu 100km/h de velocímetro na 2ªCircular,borrou-se toda mas deu Filtro de ar para superlight - Página 2 314343 O ideal para ela também não é o de 13,mas se calhar o de 14 e isto porquê...porque esgota muito rápido as mudanças e a quinta então...é um instante Filtro de ar para superlight - Página 2 750583 ...a 1ª dá para 2 ou 3 metros Filtro de ar para superlight - Página 2 750583 Filtro de ar para superlight - Página 2 750583

Está certo que na informação fornecida pelo fabricante a velocidade máxima é de 90km/h...mas a moto com um de 14 ficava mais solta e até esticava mais uns pózinhos sem perder força.

Olha,se não conseguir vender a Speed...vendo a Superlight.Ponho-lhe um de 14 e fica como case study aqui no fórum. :paz:

Depende... em viagens longas um pinhão de 16 deve compensar sempre, mesmo sem qqr tipo de ganho extra de potência, mas tudo depende sempre do tipo de viagem, claro.
No verão fui dar uma volta pelo alto Douro fiz à volta de 460km e com a regra de não usar nem AE nem vias rápidas... sempre Nacionais ou secundárias... preferi levar o de 13 e foi uma excelente escolha porque por ali, a velocidade de ponta é mesmo para esquecer hehehehehe

Agora... uma viagem Porto-Lisboa, acho que preferia um de 16.
Tb não é nada difícil nem moroso trocar os pinhões, por isso, testar é fácil :-)
Rockas
Rockas

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 15/06/2011
Mota : SPIDERlight

Ir para o topo Ir para baixo

Filtro de ar para superlight - Página 2 Empty Re: Filtro de ar para superlight

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos