Quem está conectado?
Há 124 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 124 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
Sem travão de disco atrás?
+8
JC13
Joel Maia
o carteiro
Carlos Alexandre
José Vilela
Dias
veiga
vinnys
12 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Sem travão de disco atrás?
Bem pessoal, não sei bem o porquê, mas já há um tempo depois de lavar e esticar a corrente que ouvi um som fininho de algo a raspar no disco atrás, não era um som do outro mundo, e o da frente também fazia barulho, fiquei naquela. Cheguei mesmo a pensar que fosse "lixo" e bota máquina pressão a ver se o barulho desaparecia, nada...
Nisto que hoje fui à Serra da Estrela na branquinha e que na vinda para casa já de noite tive de usar o travão de trás e assim que larguei o travão ficou "colado", voltei a carregar ele "descolou", mas nisto fiquei logo sem travão a seguir... Parei fui ver se estava algo errado com o pedal e/ou travão, não vi nada de anormal nem líquido dos travões vertidos, nada mesmo.
Vim todo o caminho apenas com travão da frente, nas curvas sempre moderado, pois sem travão de trás para corrigir alguma coisa, o da frente certamente seria um risco à morte do artista.
Bem, esta história para perguntar o que acham que se passou, qual o problema, e/ou possível solução?
Desde já obrigado pelo tempo e atenção dispensadas, boas curvas ;)
Nisto que hoje fui à Serra da Estrela na branquinha e que na vinda para casa já de noite tive de usar o travão de trás e assim que larguei o travão ficou "colado", voltei a carregar ele "descolou", mas nisto fiquei logo sem travão a seguir... Parei fui ver se estava algo errado com o pedal e/ou travão, não vi nada de anormal nem líquido dos travões vertidos, nada mesmo.
Vim todo o caminho apenas com travão da frente, nas curvas sempre moderado, pois sem travão de trás para corrigir alguma coisa, o da frente certamente seria um risco à morte do artista.
Bem, esta história para perguntar o que acham que se passou, qual o problema, e/ou possível solução?
vinnys- Mensagens : 1715
Mota : Roadwin 125 R
Re: Sem travão de disco atrás?
vinnys escreveu:Bem pessoal, não sei bem o porquê, mas já há um tempo depois de lavar e esticar a corrente que ouvi um som fininho de algo a raspar no disco atrás, não era um som do outro mundo, e o da frente também fazia barulho, fiquei naquela. Cheguei mesmo a pensar que fosse "lixo" e bota máquina pressão a ver se o barulho desaparecia, nada...
Sendo travão de disco atrás não percebo.... o que tu tens que fazer quando tens travão de tambor é que quando afinas a corrente, tens que dar também um jeito ao travão e soltá lo um pouco, desafinar mesmo. Porque ao esticar a corrente esticas também o travão e isso faz colar. Se calhar é a mesma situação no de disco. :)
Convidad- Convidado
Provavelmente uso intensivo!
Serra da Estrela + grandes descidas + uso intensivo do travão (provavelmente travas mto com o travão traseiro) = travões nas couves.
Experimenta amanhã.... a ver se trava!
Serra da Estrela + grandes descidas + uso intensivo do travão (provavelmente travas mto com o travão traseiro) = travões nas couves.
Experimenta amanhã.... a ver se trava!
veiga- Mensagens : 2876
Mota : Sym GTS 300i Evo
Ruído e colar, aponta para pastilhas gastas e ficou ferro-com-ferro.
O que não faz sentido é o travão já não funcionar (nem que seja a fazer barulho). Contudo, isto pode acontecer porque, sem as pastilhas, o óleo de travão aquece muito mais e pode criar gás, que pura e simplesmente o manda fora. Falta informação!
Ainda tem óleo?
O pedal ficou "mole"?
O que não faz sentido é o travão já não funcionar (nem que seja a fazer barulho). Contudo, isto pode acontecer porque, sem as pastilhas, o óleo de travão aquece muito mais e pode criar gás, que pura e simplesmente o manda fora. Falta informação!
Ainda tem óleo?
O pedal ficou "mole"?
Dias- Mensagens : 5629
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)
Dias escreveu:Ruído e colar, aponta para pastilhas gastas e ficou ferro-com-ferro.
Ainda tem óleo?
O pedal ficou "mole"?
Nos meus tempos de imbecil e idiota, pelas barbaridades que fazia, algumas vezes fiquei sem travão da frente, devido ao uso intensivo. E isto era simplesmente pq as tubagens dilatavam devido ao calor excessivo do óleo, e... devido a isso.. perdia-se pressão e ficava sem travão.
A solução era parar um pouco e deixar arrefecer.
Quando o óleo já é velho e já n se encontra nas melhores condições, o seu ponto de ebulição tb diminui, ou seja, o "gajo" ferve a mais baixas temperaturas e... ficamos sem travões. A solução... parar e arrefecer!
Claro que depois de acontecerem estas duas situações que escrevi, a qualidade de travagem fica prejudicada e só voltava a travar bem após troca das tubagens, ou do óleo ou de tudo junto, incluíndo pastilhas e disco e ás vezes até a própria bomba!
Boas!
E uma purga do sistema,não resolverá o problema?
José Vilela- Mensagens : 553
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )
JMRVilela escreveu:Boas!
pois é todas mas todas até os carros de 2 em 2 anos temos que mudar olio dos travoens e liquido do radiador coisa que ninguem faz
claro uma muda de olio e uma lixadela podera resolver o problema mas o mais serto é ter que levar disco se ele esta azulado queimou a bomba aguenta muito mas lá está depende do material que lá está disco bomba tubajens se for fraco dura menos tempo
e tambem depende do tratamento que levou
Carlos Alexandre- Mensagens : 6430
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i
O barulho que ele fazia, foi mesmo após uma lavagem e manutenção à corrente.
Quanto à viagem, não tive problemas nenhuns, só no regresso é que foi o que descrevi.
Fui olhar para o depósito do líquido travões, e está entre o upper e lower, quanto à pastilha não sei dizer pois não desmontei para ver, e olhar com bastante atenção ainda não deu. Mas meti a mão na "peça que aperta" as pastilhas e estava bem quente, a tubagem nem por isso, e o disco está a ficar com ranhuras, o que me deve levar a crer que deve ser pastilha gasta?
Outra coisa foi que fui para o trabalho de manhã sem travão atrás, à pouco quando peguei nela a moto não mexia pois o travão tinha "colado" outra vez, trás frente, trás frente, e 3 4 usos do travão de trás e ela a custo lá se soltou, mas no caminho começou a abrandar-me a moto, mais uma carregadela no travºao e ela soltava mas voltava a colar.
Não sei bem que raio é, vou almoçar que também é preciso bah!
Quanto à viagem, não tive problemas nenhuns, só no regresso é que foi o que descrevi.
Fui olhar para o depósito do líquido travões, e está entre o upper e lower, quanto à pastilha não sei dizer pois não desmontei para ver, e olhar com bastante atenção ainda não deu. Mas meti a mão na "peça que aperta" as pastilhas e estava bem quente, a tubagem nem por isso, e o disco está a ficar com ranhuras, o que me deve levar a crer que deve ser pastilha gasta?
Outra coisa foi que fui para o trabalho de manhã sem travão atrás, à pouco quando peguei nela a moto não mexia pois o travão tinha "colado" outra vez, trás frente, trás frente, e 3 4 usos do travão de trás e ela a custo lá se soltou, mas no caminho começou a abrandar-me a moto, mais uma carregadela no travºao e ela soltava mas voltava a colar.
Não sei bem que raio é, vou almoçar que também é preciso bah!
Ui... cautela com isso que pode ser mais grave!
1ª coisa a verificar: a maxila está bem presa na posição correcta ou estará solta ou mudou de posição?
Não andes com a moto assim! É oficina com ela pelo caminho mais curto (e com menos buracos) e COM MUITA CALMA não vá o travão bloquear-se de um momento para o outro!
1ª coisa a verificar: a maxila está bem presa na posição correcta ou estará solta ou mudou de posição?
Não andes com a moto assim! É oficina com ela pelo caminho mais curto (e com menos buracos) e COM MUITA CALMA não vá o travão bloquear-se de um momento para o outro!
Pois o problema é que oficina Daelim longe como tudo...
a peça que aperta as pastilhas quando a roda está desapertada tem folga, roda para a direita esquerda um pouco mílimetros apenas, mas como para a tirar do sítio aparentemente tenho de tirar o eixo e como nunca fiz tal coisa, desde que volte a apertar bem o eixo creio que não devia haver folgas.
Mas não dou certezas, não sou mecânico e não :S
a peça que aperta as pastilhas quando a roda está desapertada tem folga, roda para a direita esquerda um pouco mílimetros apenas, mas como para a tirar do sítio aparentemente tenho de tirar o eixo e como nunca fiz tal coisa, desde que volte a apertar bem o eixo creio que não devia haver folgas.
Mas não dou certezas, não sou mecânico e não :S
Companheiro vinnys,uma questão:
Quando isso acontece o pedal do travão volta à posição inicial?É que estamos todos a pensar em discos,pastilhas e afins,e ninguém se lembrou do mecanismo que acciona o travão...o pedal,não haverá algo a prender o dito?
Quando isso acontece o pedal do travão volta à posição inicial?É que estamos todos a pensar em discos,pastilhas e afins,e ninguém se lembrou do mecanismo que acciona o travão...o pedal,não haverá algo a prender o dito?
José Vilela- Mensagens : 553
Mota : Keeway Superlight Ed.lda ( A preta )
Vamos lá ver se a gente se entende.vinnys escreveu:... a peça que aperta as pastilhas quando a roda está desapertada tem folga...
Para começar, o que é preciso que não tenha folgas (além de outras coisas e para não acontecer o que descrevi no post anterior) é que as maxilas, isto é, as peças onde vai ligar o tubo do óleo, estejam rigidamente fixadas (VEJA-SE NOTA ABAIXO)... Não podem mexer nem 1/10 de mm! Caso contrário, a primeira coisa a fazer é apertar os (geralmente 2) parafusos.
NOTA: As maxilas com bomba simples são flutuantes, isto é, podem e devem poder escorregar ao longo de uma "calha" de modo a que as pressões aplicadas às pastilhas nos dois lados do disco sejam iguais. Neste caso elas têm que ter uma certa folga (até costumam fazer barulho quando se passa em buracos).
Não prende o pedal, o pedal sobe e desce na boa, a mola está a trabalhar bem, já quando aperto o travão e sinto aquilo sem "fundo" como me aconteceu ontem.7, ai cruzes!!!
pra mim foi a bomba ou aqueceu demais e precisa de sangras olha carregas e fica preso para mim foi a bomba que pifou
Pode ser uma coisa simples ou não.
Tanto pode ser algo lixo (como lavaste a moto...) que se enfiou junto ao bombito e está a impedri que ele faça o retorno, ou... a bomba nas couves!
Seja o que for, já tinha passado na oficina só para eles darem uma olhadela, pq até pode ser coisa simples...
Já agora, quantos km tem a moto?
Se for a pastilha gasta, em algumas motos, acontece que a pastilha, ou o que resta dela (a placa metálica) saí do sítio e depois fica a prender. Já me aconteceu isto tanto em carro como de moto!
Tanto pode ser algo lixo (como lavaste a moto...) que se enfiou junto ao bombito e está a impedri que ele faça o retorno, ou... a bomba nas couves!
Seja o que for, já tinha passado na oficina só para eles darem uma olhadela, pq até pode ser coisa simples...
Já agora, quantos km tem a moto?
Se for a pastilha gasta, em algumas motos, acontece que a pastilha, ou o que resta dela (a placa metálica) saí do sítio e depois fica a prender. Já me aconteceu isto tanto em carro como de moto!
tá a fazer os 14.000km's, se for assim tou tramado sem como a levar a uma oficina agora a coisa descambou muito
14.000 e nunca trocaste as pastilhas? nunca umas pastilhas me duraram tanto, acho que isso deve estar a travar no ferro.
o carteiro- Mensagens : 645
Mota : yamaha wr 125 x 2011 preta
Quanto às manutenções nada melhor do que olhar para o "catrapasso" e ver quando é que se tem de trocar as pastilhas. Se trava ferro com ferro então ouve-se um ruído metálico ao travar e provavelmente o disco tem marcas. Não deixes andar muito, pois podes dar cabo do proprio disco (fica caro mandar arranja-lo) e também da tua saúde. Se o travão cola numa curva, vais de certeza visitar o Sr. Alcatrão.
Joel Maia- Mensagens : 117
Mota : Honda CBF 125
Não é que eu seja um expert na matéria, mas não será que ao lavar o disco estava quente e com água fria empenou? Fala quem pouco percebe
JC13- Mensagens : 43
Mota : Keeway Speed 125
Pois tantos kilom isso deve estar tudinho nas lonas olha tira as pastilhas e vai ao representante e pede uma mota nova para as pastilhas assim resolves a coisa
Vais ver dura mais 14 mil na certa e mais com garantia
só não percebo como metes gasolina na mota sabes também acaba
vai ver ao manual da mota as revisões são para se fazer
Isto não é critica nem todos podemos saber mas as maior parte das avarias são causadas por nos mesmo por desconhecimento das coisas e algumas por falta de relaxe e atenção comigo também acontece eu não fujo com o bom bom a seringa também tenho falta de relaxe tipo o pneu esta a ficar careca há mas aguenta mais um pouco e depois pimba chão era só o pneu passou a ser volante punhos pizas suspensão uma lista de coisa topas e era só um valor baixo depois se transforma em alto
Isto não é critica nem todos podemos saber mas as maior parte das avarias são causadas por nos mesmo por desconhecimento das coisas e algumas por falta de relaxe e atenção comigo também acontece eu não fujo com o bom bom a seringa também tenho falta de relaxe tipo o pneu esta a ficar careca há mas aguenta mais um pouco e depois pimba chão era só o pneu passou a ser volante punhos pizas suspensão uma lista de coisa topas e era só um valor baixo depois se transforma em alto
Carlos Alexandre escreveu:Pois tantos kilom isso deve estar tudinho nas lonas olha tira as pastilhas e vai ao representante e pede uma mota nova para as pastilhas assim resolves a coisa
Amem
Joel Maia- Mensagens : 117
Mota : Honda CBF 125
Para começar, é mais provável que o disco parta do que empene ao ser molhado quando quente. Por outro lado, o empeno sente-se no pedal (ou na maneta) como uma vibração síncrona com a rotação da roda.JC13 escreveu:Não é que eu seja um expert na matéria, mas não será que ao lavar o disco estava quente e com água fria empenou? Fala quem pouco percebe
Nota: isto não quer dizer que o disco não esteja empenado (seja devido à água ou a um possível bloqueio brusco resultante da colagem do disco com a base de ferro das pastilhas), mas isso só se vai saber depois de tudo o resto estar resolvido.
as pastilhas nao tem prazo para trocar ou killometragem, é trocar quando estao gastas.
o carteiro- Mensagens : 645
Mota : yamaha wr 125 x 2011 preta
Um dos motivos q pode originar o não recuo do bombite é o tubo de travão entupido.
Foquinha- Mensagens : 66
Mota : Piaggio Xevo 250ie
Foquinha escreveu:Um dos motivos q pode originar o não recuo do bombite é o tubo de travão entupido.
Apostava mais nesta!!!!!
Fogueiras- Mensagens : 5833
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage
isso nao entope assim, pode sim a borraxa do tubo estrangular(passa facilmente e nao faz retorno pois a preçao nao é igual) isso sim por fraca qualidade do mesmo isso é outra coisa que se deve mudar de x em x quilometros
quem muda quem muda
pois é nem eu mas sei que se tem que mudar é como os tubos da agua que emglobão o motor tambem têm que se mudar, mas todos mudão quando dá ráia pois nesta eu tambem sou assim e sei que tem que ser mudado
quem muda quem muda
pois é nem eu mas sei que se tem que mudar é como os tubos da agua que emglobão o motor tambem têm que se mudar, mas todos mudão quando dá ráia pois nesta eu tambem sou assim e sei que tem que ser mudado
hum
e assim "entupido" ...
Foquinha- Mensagens : 66
Mota : Piaggio Xevo 250ie
Coisa que eu me guiava nisso dos travões era o nível do óleo de travão, ora o de trás sempre me recordo de nunca "bater" no lower, e pronto, eu via, agora esperava, que o nível do depósito fosse algo, como hei-de dizer... fidedigno... Mas ok...
Agora a branquinha está de stand by...
Agora a branquinha está de stand by...
A falar com o meu pai ele acabou por dizer que o disco já teria de ser rectificado, bem, venho aqui ao fórum mostrar umas fotos de o que me parece ser um pesadelo para resolver...
Cada foto são cerca de 2MB foi mesmo para se assim o pretenderem abrir numa nova janela e ver mais com detalhe.
Bem, que acham, rectificação de disco e pastilhas, ou somente pastilhas? Os "riscos" no disco não são muito profundos na minha opinião, mas fica a pergunta.
Boas curvas.
Aqui a foto mais em pormenor:
Cada foto são cerca de 2MB foi mesmo para se assim o pretenderem abrir numa nova janela e ver mais com detalhe.
Bem, que acham, rectificação de disco e pastilhas, ou somente pastilhas? Os "riscos" no disco não são muito profundos na minha opinião, mas fica a pergunta.
Boas curvas.
Aqui a foto mais em pormenor:
meu amigo nunca se rectifica disco eu explico (excepto dos carros que são muito caros e para isso existe pastilhas de ratificação)
os discos alem de finos têm um empeno ligeiro para afastar às pastilhas para não haver um desgaste excessivo delas se a rectificação se fás sai empeno e gasta pastilhas ate dizer chega e aquece demasiado a bomba e o disco
ora o valor da rectificação deve ser o valor do disco novo
e amigo pelas fotos isso andou no ferro e bem no ferro até esta azul isso é um disco novo e pastilhas nova e vamos a ver se não leva bomba nova pois aqueceu também e as borrachas podem estar deterioradas pois temos que ver sempre as pastilhas se gastam ficam no ferro e tu não viste e travaste com ferro e assim azulaste o disco e destemperaste isso só novo
mal por mal se lixa(o disco) e só se mete as pastilhas e se fás uma sangra da bomba
os discos alem de finos têm um empeno ligeiro para afastar às pastilhas para não haver um desgaste excessivo delas se a rectificação se fás sai empeno e gasta pastilhas ate dizer chega e aquece demasiado a bomba e o disco
ora o valor da rectificação deve ser o valor do disco novo
e amigo pelas fotos isso andou no ferro e bem no ferro até esta azul isso é um disco novo e pastilhas nova e vamos a ver se não leva bomba nova pois aqueceu também e as borrachas podem estar deterioradas pois temos que ver sempre as pastilhas se gastam ficam no ferro e tu não viste e travaste com ferro e assim azulaste o disco e destemperaste isso só novo
mal por mal se lixa(o disco) e só se mete as pastilhas e se fás uma sangra da bomba
Página 1 de 2 • 1, 2