F125cc.com
Orientação luzes médio F125cc10

Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Orientação luzes médio F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
novembro 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado?
114 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 114 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54

Orientação luzes médio

+11
lteixeira
dragonshy
Boto
JGabriel
vinnys
brejero
Dissidente
pussymagnet
Carlos Alexandre
ichiban san
jr78
15 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Orientação luzes médio Empty Orientação luzes médio

Mensagem  jr78 Qua 29 Ago - 0:39

Posso ser eu que já estou muito destreinado a andar de duas rodas, mas ontem experimentei pela primeira vez conduzir a minha RKV à noite em estradas sem iluminação publica. O que me valeu é que eu já sabia o caminho de olhos fechados. A ideia que me dá é que tenho uma luz espetacular para andar a 30 Kmh (luz forte e espalhada na largura da faixa), porque se fosse a 60 kmh não ia ver nada a tempo de reagir, mesmo que fosse uma simples tampa de esgoto imóvel. Não experimentei os máximos durante tempo suficiente para os avaliar, mas não posso ir todo o tempo a cegar os outros condutores, até porque também não me convém nada levar um troco igual...

Alguém sabe se é possível regular a distância do foco das luzes dos médios e dos máximos, para iluminarem um pouco mais alem?
jr78
jr78

Masculino Mensagens : 39
Mota : Keeway RKV 125 branca

Ir para o topo Ir para baixo

Orientação luzes médio Empty Re: Orientação luzes médio

Mensagem  ichiban san Qua 29 Ago - 1:48

esta tb é uma questão de interesse para mim Orientação luzes médio 952112
ichiban san
ichiban san

Masculino Mensagens : 80
Mota : RkV 125 supersonic blue

Mensagem  Carlos Alexandre Qua 29 Ago - 10:53

isso amigo é so desapertar o farol e subi-lo mais um pouco mas atenção isso pode estar regulado em intermédio como se levares pendura ela baixa na traseira e ilumina mais um pouco alem
e podes trocar para uma lâmpada que de mais 50% de iluminação e vais ver melhoria de certeza Orientação luzes médio 952112
Carlos Alexandre
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 6430
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Mensagem  pussymagnet Qua 29 Ago - 16:19

nada de desapertar nenhum farol, do lado direito do farol (quando estas sentado) ha la um parafuso de plastico que regula a inclinaçao do conjunto das lampadas, faz isso com as luzes ligadas para afinares a tua maneira, pede a alguem que afine enquanto estas sentado na mota pois com o teu peso a suspensao varia...
pussymagnet
pussymagnet

Masculino Mensagens : 305
Mota : BMW F800R Ex Keeway RKV

Mensagem  jr78 Qua 29 Ago - 16:21

:D vou já fazer isso logo à noite

Obrigado
jr78
jr78

Mensagem  Carlos Alexandre Qua 29 Ago - 16:52

eu falei em desapertar o farol pois existe alguns modelos que são assim(antigos) e outros ja trazem parafuso de afinação como os automóveis a minha trás um para os médios um parafuso de cada lado e outros para os máximos pois tem 4lampadas
olha mas mete uma lâmpada melhor ficas com luz mais nítida Orientação luzes médio 952112
Desculpas se induzi ao erro
não expliquei bem
Carlos Alexandre
Carlos Alexandre

Mensagem  jr78 Qua 29 Ago - 18:20

Eu não me queixei da intensidade da luz, aliás, isso nem deu para avaliar como deve ser, pois o farol estava praticamente a apontar para a roda da frente. Talvez quando os dias estiverem mais curtos e haja mais luz da lua do que luz do sol eu compre uma vela melhor. Enquanto a viagem casa-trabalho for feita de dia vou gastando a actual. Gastando sim, porque isto de ter que andar com as lâmpadas sempre ligadas também as gasta...
jr78
jr78

Mensagem  Dissidente Qua 29 Ago - 19:36

Estava a ler essas tuas últimas frases e surgiu-me uma ideia: não deveria ser igualmente obrigatório um kit de luzes nas motas? É que nos carros se se funde um médio ainda se vê; numa mota nada... ninguém vê ninguém... olha que quando começar a andar com a mota mais pela noite dentro sou mesmo capaz de arranjar umas lâmpadas de reserva, just in case... Orientação luzes médio 70049
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Mensagem  pussymagnet Qua 29 Ago - 20:06

pois bem visto, se bem que o maximo é igual ao medio so tem projeçao diferente.

Agora algo ainda mais extranho é q as lampadas que vem nas nossas tem duplo filamento e se repararem bem so um é que está a ser utilizado....n percebo, se estivessem ligados os 2 em simultaneo teriamos mais "potencia" de iluminaçao! Orientação luzes médio 750583
pussymagnet
pussymagnet

Masculino Mensagens : 305
Mota : BMW F800R Ex Keeway RKV

Mensagem  brejero Qua 29 Ago - 20:26

Dissidente escreveu:Estava a ler essas tuas últimas frases e surgiu-me uma ideia: não deveria ser igualmente obrigatório um kit de luzes nas motas? É que nos carros se se funde um médio ainda se vê; numa mota nada... ninguém vê ninguém... olha que quando começar a andar com a mota mais pela noite dentro sou mesmo capaz de arranjar umas lâmpadas de reserva, just in case... Orientação luzes médio 70049
No caso de uma RKV nao tou a ver como abrir o farol...
Ja agora que lampadas sao essas que dao + 50 % de luz?
brejero
brejero

Masculino Mensagens : 359
Mota : Keeway RKV 125

Mensagem  Dissidente Qua 29 Ago - 20:30

Pois, estou para aqui a falar mas tb não faço ideia se trocar a lâmpada é algo que se faz facilmente ou não Orientação luzes médio 70049

Sobre as lâmpadas há umas da Philips (e creio que de outras marcas) que afirmam que dão mais luz. A questão nestas coisas acaba sempre por ser a temperatura de funcionamento da lâmpada e a capacidade da óptica de lidar com um eventual aumento de temperatura. Pelo menos nas ópticas de plástico (que deve ser a esmagadora maioria) há sempre a possibilidade da óptica começar a ficar opaca fruto do calor.
Dissidente
Dissidente

Mensagem  vinnys Qua 29 Ago - 21:16

Citando o nosso companheiro jjmaia nesta mensagem

jjmaia escreveu:As melhores são as Philips Xtremevision e as Osram Nightbreaker Plus.

Isto excluíndo os xénons.
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Mota : Roadwin 125 R

Mensagem  Carlos Alexandre Qua 29 Ago - 22:12

vinnys escreveu:Citando o nosso companheiro jjmaia nesta mensagem

jjmaia escreveu:As melhores são as Philips Xtremevision e as Osram Nightbreaker Plus.

Isto excluíndo os xénons.

esta tudo disido
olha mete as lampadas chinocas nao sao muito boas e ficas com a que vem de horigem de rezerva
eu na minha como tem lampadas que chegue deixa andar e dá muito boa luz a minha
Carlos Alexandre
Carlos Alexandre

Mensagem  jr78 Sex 31 Ago - 1:44

Já descobri o tal parafuso para orientar as luzes.

Orientação luzes médio Img372w

Tem um acesso muito manhoso, não tinha nenhuma chave que desse para lá... as tem tinham a cabeça certa, o cabo era muito comprido e a chave batia no deposito. As que tinham comprimento de cabo para entrar, a cabeça era demasiado pequena e só estava a comer a chave e o parafuso.

Acabei por rodar com os dedos, e mesmo assim tíve de usar as duas mãos.

obrigado pela dica
jr78
jr78

Mensagem  JGabriel Sáb 1 Set - 10:42

Desconhecia esta regulação. Já dei um "jeitinho" e ficou altamente Orientação luzes médio 952112 Eu regulei com as mãos e acho que é mesmo assim... aquilo não me parece que seja preciso chaves...
JGabriel
JGabriel

Masculino Mensagens : 36
Mota : Keeway RKV 125 Branca

Mensagem  Dissidente Sáb 1 Set - 13:59

Tenho que ver na Roadwin como é, que não me lembro de ver lá nada parecido nem ler no manual Orientação luzes médio 536420
Dissidente
Dissidente

Mensagem  Boto Sáb 1 Set - 16:13

Hoje numa visita à oficina (foi mesmo só de passagem) perguntei se havia lâmpadas melhores para meter na minha RKV e o mecânico sugeriu-me bi xenon...por pouco menos de 100€ (montado e pronto). Diz que já meteu em algumas RKV e que ficou muito fixe.
Que é que vocês acham?

De qualquer maneira o primeiro investimento que farei será mesmo os pneus, mas as luzes talvez seja algo a ponderar.

Boto
Boto

Masculino Mensagens : 373
Mota : Yamaha Fazer 600 --- ex: Keeway RKV 125

Mensagem  jr78 Sáb 1 Set - 17:11

Acho 100€ muito caro para dar por umas lâmpadas. Não duvido que melhore a iluminação mas não deixa de ser quase tanto como o preço dos pneus.

Ao fim ao cabo também depende muito do uso que fores dar à mota e dos percursos que vais fazer. Se fizeres mais viagens de dia do que de noite, se evitares andar com chuva e se os teus percursos forem mais citadinos em zonas com bastante iluminação pública não vejo razão para trocares as lâmpadas, mas basta andares muito por estradas estreitas sem iluminação publica, cheias de armadilhas pelo meio e que vás para o trabalho cedo em que mais de metade do ano seja noite que aí sou eu o primeiro a recomendar-te uns farois topo de gama.
jr78
jr78

Mensagem  Dissidente Sáb 1 Set - 20:41

Eu pessoalmente também apostava mais numas boas lâmpadas convencionais, até porque se fores pensar nos próximos anos (chamem-me pessimista mas...) eventualmente as 125cc também começarão a ter inspecções periódicas, e o xénon passará rapidamente a ser penalizado. Outra coisa a ver é a temperatura de funcionamento do xenon e a óptica de origem. Um dos motivos apontados para chumbar xenon nos carros que não o trazem de origem é o tipo de óptica ficar baça com a temperatura superior do xenon, o que acaba por reduzir a iluminação e poder causar a quebra da óptica (nunca vi esta última, mas é o que os srs "entendidos" dizem)
Dissidente
Dissidente

Mensagem  dragonshy Sáb 1 Set - 21:27

Permita-me discordar camarada, o xénon por norma aquece menos que uma lâmpada de halogéneo normal. Mas tudo está relacionado com os watts de potência da lâmpada. Regra geral, duas lâmpadas de 50W , sendo 1 Xénon e outra de halogéneo, a Xénon aquecerá bem menos. A óptica baça acontece com qualquer lâmpada, efectivamente está relacionado com o calor mas creio que a palavra de ordem aqui é o plástico que está sujeito aos elementos, mosquitos, areias, sol, chuva, etc. que acabam por desgastar o plástico no lado exterior, tanto que esta situação é reversível com um polimento específico às ópticas, a Wurth até tem uma campanha na maioria das garagens associadas que melhoramento da qualidade de iluminação por via de um bom polimento.

Isto claro estou a falar a nível automóvel que é o único em que tenho experiência, mas acredito que seja idêntico nas duas rodas...

Também há quem diga que com o Xenon tinham que instalar os lava-faróis para arrefecer a óptica de vez em quando para não derreter.
Creio que este mito surgiu com um dos primeiros carros a introduzir xénon de série, o Volvo C70 se não estou em erro, é que este carrinho esguicha automaticamente os faróis de vez em quando quando os faróis está ligados...

Os lava-faróis são principalmente para eliminar "pontos-negros" uma vez que o xénon produz uma luz volumétrica projectada focada, qualquer coisa á frente dela vai gerar uma sombra, como os insectos por exemplo. Mas no caso do Volvo (sueco) o gelo e flocos de neve são suficientes para desviar a luz e criar sombras, uma das razões pela qual a água dos esguichos era aquecida o que deitava por terra a teoria do "arrefecimento" da óptica... mas também dá jeito para desencrustar a bicheza da óptica! Orientação luzes médio 314343

Desculpem o Orientação luzes médio 449884

No entanto segundo a lei para se poder aplicar xenon (em automóveis) é necessário:

- óptica regulamentada para uso de xenon (habitualmente designadas de "Olho-de-boi", tem que ter gravado a homologação para xenon, não serve qualquer uma).

- Lava-faróis
- Nivelador automático

Estes 3 são suficientes, não precisa de averbar em livrete, não precisa de IPO B e os agentes não podem implicar com nada, isto claro segundo a lei vigente.

Em relação às duas rodas não sei, mas creio que neste caso a lei se aplica a todos os veículos a circular em vias públicas.

Abraço!
dragonshy
dragonshy

Masculino Mensagens : 68

Mensagem  dragonshy Sáb 1 Set - 21:43

Ah lembrei-me agora! No entanto pode haver entraves à utilização/legalização de xénon em motos devido à descarga eléctrica originada pelos balastros.
Uma vez que o xénon é gerado por corrente alternada a voltagem é muito alta (23Kv) e se por alguma razão existir uma descarga para o quadro/carnagem nós estamos em contacto direto...

Existe uma "luz ao fundo do túnel" (hehe olhem este gajo com trocadilhos a estas horas Orientação luzes médio 314343 ) que são as lâmpadas do tipo xénon H7R que não necessitam de ópticas "olho-de-boi" segundo os fabricantes, mas que por serem lâmpadas de gás estão enquadradas na lei que referi acima, e como sabemos se estamos à espera que os excelentíssimos senhores ministros resolvam actualizar a lei em assembleia estamos bem tramados! lol!

...talvez os nossos netos usufruam dela!
dragonshy
dragonshy

Mensagem  Dissidente Sáb 1 Set - 21:50

Ena pá, isto é que é conhecimento. Já aprendi umas coisas hoje Orientação luzes médio 952112
Dissidente
Dissidente

Mensagem  Boto Sáb 1 Set - 21:53

Boa explicação Dragonshy.
Já sabia essa dos mija farois, mas não o teria explicado tão bem :)

Claro que as nossas opticas não têm os requisitos para o xenon e claro que seria ilegal ter. Estariamos sempre sujeitos a multa, mas acho que caso a malta tenha mesmo de andar com mais luz, será uma boa opção. Antes ainda vou ver se experimento lampadas normais mas daquelas xpto.

O trocadilho foi bom...podes continuar! ;)

Dissidente, espero que estejas enganado e não se lembrem tão cedo de fazer também inspecções ás 125 ;) Não que tencione andar fora da lei....mas gosto de não ter de pagar cenas heheheh

Se entretanto alguém trocar de lampadas ou souber como se trocam...podiam criar um DIY Orientação luzes médio 697124 (ainda nem olhei para o farol...mas certamente terá de se desmanchar algumas coisas!
Boto
Boto

Mensagem  dragonshy Sáb 1 Set - 22:08

hehe fui obrigado camarada Dissidente, tive que estudar essa porra toda porque queria meter (e meti carago! Orientação luzes médio 314343 ) xénon no meu VW Golf. Mas tive muito ajuda de pessoal do ClubeGolfpt , aliás 75% da burocracia foi feita por camarada golfeiros! :P
Por isso eu agora faço o mesmo e tento ajudar outros camaradas sempre que posso!

Ora chega de OFF Orientação luzes médio 1987

Camarada Boto, aqui a dúvida é esta "zona cinzenta" em que nos encontramos, porque por exemplo, se aplicares xénon com lâmpada H7R na moto não estás dentro lei, mas também não estarás propriamente fora porque não existe legislação específica para este sub-tipo de lâmpada.
O problema é que se as autoridades decidirem implicar depois vais ter muita dificuldade em justificar o teu ponto de vista, que não está errado, mas também não está certo! lol!

Pelo sim pelo não, aconselho-te a fazer como eu e mete um Night Breaker para ver como vai a coisa. Eu ainda não a instalei mas vou seguir o conselho do camarada lteixeira e meter uma dessas pra ver se chega.
Se não ficares satisfeito avança com kit específico para moto de xénon...
Aqui o problema é mesmo as autoridades porque para o IPO (se chegar a existir, mas tudo indica que sim...) mudas facilmente a para H7 halogéneo e depois voltas a por xenón.

Já fiz isso no golf sem stresses! Orientação luzes médio 314343

Abraço pessoal!
dragonshy
dragonshy

Mensagem  jr78 Sáb 1 Set - 22:19

A tua explicação para que as das lampadas de xenon aquecerem menos que as convencionais faz-me lembrar aquela historia que 1 kg de palha é mais leve que 1 kg de chumbo...

Se as duas lampadas xenon/convecional forem de 50 W eu garanto-vos que aquecem o mesmo... O que pode acontecer é que a de xenon dê muito mais luz. Isto é como as lampadas economizadoras, ela não gastam menos (gastam exactamente o que diz na potência delas), dão é muito mais luz usando a mesma potência.

Quanto ao balastro delas... o problema das motas/carros é o mesmo (num carro também podemos estar facilmente em contacto com a massa, para alem de quem esteja de fora do carro e tocar no mesmo). Quanto à voltagem essa deve andar na mesma ordem de grandeza da voltagem fornecida às velas, como tal não creio que seja por aí que o xénon chumbe nas motas. Se houver problemas "legais" não creio que seja por aí, mas eu estou muito a leste destas questões.
jr78
jr78

Mensagem  dragonshy Dom 2 Set - 0:13

Permita-me contrapor amigo João Russo o facto de ambos os sistemas poderem funcionar com 55W não significa que transfiram/conduzam o calor de igual forma, a dissipação e transferência do calor para os faróis não tem necessariamente de ser igual só porque produzem a mesma potência, os sistemas xénon aquecem menos devido ao simples facto de não produzirem espectro de luz infravermelho de não serem de filamento mas utilizarem um arco eletrico. O processo químico no halogéneo é aliás bem diferente do xénon. No halogénio tem um filamento de tugsténio que aquece devido à resistência elétrica enquanto no xenon tem uma descarga não contínua, frequente mas não contínua, de uma torre para outra (daí o nome HID > High Intensity Discharge) tendo por meio condutor o gás de xénon que reage "iluminando-se". Tudo isto combinado leva a uma temperatura de funcionamento da lâmpada bastante inferior.

Mas camarada, é fácil confirmar isto, instale xénon numa das ópticas do carro e deixe a "vulgo" H7 na outra durante meia horita e depois compare (com a palma da mão basta) a diferença é notória.

A nível quântico poder-me-á dizer que a temperatura a que os átomo se excitam no Xénon é superior à reacção do tungsténio , aí já não me manifesto, não faço ideia e nem sei quem saiba! Orientação luzes médio 70049

No entanto a minha intervenção começou com a questão do xénon aquecer a óptica quando comparado com o halogéneo, o que não é verdade. Agora se o núcleo da lâmpada é mais quente que o de halogéneo não sei camarada, nunca toquei em nenhuma delas diretamente.

Agora o que aquece à brava é o balastro! mas este fica fora da óptica, no caso da mota se instalado debaixo do banco pode dar jeito no inverno! Orientação luzes médio 314343

As lâmpadas xénon (de uso automóvel) não utilizam na realidade 55W (também há, mas os bons kits não necessitam de tanta potência) mas são graduadas muitas vezes desse modo para que os utilizadores as possam associar à sua utilização e compatibilidade.
Digamos que é o lado pratico da questão, não o científico...

A qualidade da "mistura de gases" é fulcral pois vai influênciar a qualidade da luz e eventualmente a necessidade de potência para atingir determinado fim, deve ser essa a razão de diferentes marcas usarem diferentes potências para atingir os mesmo graus Kelvin. (não tenho a certeza disto...penso eu de que! Orientação luzes médio 326955 )

A verdade é que muitas das vezes as lâmpadas xénon que andam por aí são de 10W a 35W.
Mas como são muito mais eficientes produzem um brilho de luz que à vista se assemelha ao brilho do halogéneo de 55W, mas com uma temperatura de cor mais "fria" (ou mais quente, nunca percebi muito bem esta associação...) que parece mais natural, mais " diurna" ( os "famosos" 6000K habituais, embora eu ache que são melhores os 5000K, inclusivamente a Mercedes este ano já "desceu" para os 5000K nos novos modelos se não estou em erro) .

É referido várias vezes que mais Kelvin não equivale a mais luminosidade.
Daí por vezes o pessoal mete xénon mas o efeito é do tipo placebo porque na realidade não têm mais luz, tem mais brilho , mais claridade.
No meu carro por exemplo vejo melhor nos primeiros 30mts, mas perco muito em profundidade, a luz não difunde tanto perdendo assim "visibilidade" comparado com as H7 halogéneo.

hehe mas há mesmo uma grande falha na legislação em relação a estas questões camarada João Russo, aliás olha aqui uma grande falácia na lei:

Supostamente deves andar com um kit de luzes no automóvel e caso circules com uma fundida, deves ter a perícia de a trocar caso te seja exigido por uma agente da autoridade para poderes continua a circular (é claro que não és obrigado, na pior das hipóteses solicitas a assistência em viagem) se reparares nos kits xénon diz específicamente para não mexeres nem trocares as lâmpadas por causa do perigo de alta tensão! Ou seja se fundir o xénon e o guarda te exigir está a obrigar-te a colocar a tua vida em risco que é precisamente o inverso do lema da sua instituição!

lol!

Ainda vou ser expulso pelo Orientação luzes médio 449884 desculpem, já não me estico mais...
Abraço!
dragonshy
dragonshy

Mensagem  Boto Dom 2 Set - 1:51

não acho que estejas em Orientação luzes médio 449884 Tem tudo a ver com as luzes ehhehe ;)

Obrigado pela partilha de conhecimentos ;)
Boto
Boto

Mensagem  dragonshy Dom 2 Set - 2:00

Tou a só a tentar ajudar com o que fui lendo mas também não sou entendido, apenas sei o que li em muitos sítios.

Agora tenho que parar porque cada vez que leio o que escrevo lembro-me de mais coisas e estou sempre a editar o post...daqui a nada tem 2 páginas! Orientação luzes médio 314343

A modo de resumo vou concluir hehe:

- Experiência própria em faróis Hella Celis de um Golf Mk4, HID Vs. H7 Phillips Night Breaker de 55W , estas últimas aquecem substancialmente mais a óptica.

- Cuidado que o HID pode ser ilusório. Pela minha experiência ilumina melhor como luz projectada até sensivelmente 30mts, após isso acho que "desaparece" rapidamente, não difunde tanto como as halogéneo.

Assim acho que para médios da moto para uso urbano é melhor, mas para viagens em nacional sem iluminação fico com a sensação que os halogéneos são mais "abertos", mais abrangentes, espalham melhor e acabam por iluminar melhor a longa distância.

Mas isto sou eu, mais alguém que se manifeste!

Abraço!
dragonshy
dragonshy

Mensagem  Boto Dom 2 Set - 2:06

Fico então a aguardar que experimentes as nightbreaker e que metas por cá o feedback de como ficou na mota. Orientação luzes médio 952112 Orientação luzes médio 952112
Boto
Boto

Mensagem  dragonshy Dom 2 Set - 2:24

Combinado amigo Boto! Posso garantir que tem muito mais luminosidade comparado com as lâmpadas OEM eu notei bem a diferença quando pus no meu carro. Mas amanhã vou comprar e saco umas fotos do antes e depois.

Abraço a todos!
dragonshy
dragonshy

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo