Quem está conectado?
Há 91 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 91 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02
A mota custa a pegar.
5 participantes
F125cc.com :: Marcas :: Marcas & Modelos 125cc :: Daelim :: Questões Técnicas
Página 1 de 1
A mota custa a pegar.
A ver se consigo ajuda de alguém.
Tenho uma Daelim Roadwin FI 125.
Na semana passada, a caminho da margem sul, depois de ter andado cerca de 30Km, deixei de ter piscas, o conta rotações da minha mota andava como se tivesse possuido, depois ou tinha piscas ou tinha luzes, até que acabou por não pegar mais.
Levei-a logo a pessoa de confiança para me ver a moto e levantou a hipótese de ser o retificador.
Testou a mota, testou o retificador, viu se havia algum fio a fazer massa e felizmente era só bateria.
Bateria nova na mota.
Fui buscar hoje a menina e trouxe-a para casa. Sempre impecavel.
Cheguei à porta da garagem, desliguei a mota, abri o portão e volei para a ligar.
Qual é o meu espanto que custou a ligar. Tentei várias vezes e a mesma coisa. O start funciona na perfeição ela puxa mas custa a ligar. Será a vela??? Já alguém teve o mesmo problema ou semelhante?
Grato pela ajuda.
Tenho uma Daelim Roadwin FI 125.
Na semana passada, a caminho da margem sul, depois de ter andado cerca de 30Km, deixei de ter piscas, o conta rotações da minha mota andava como se tivesse possuido, depois ou tinha piscas ou tinha luzes, até que acabou por não pegar mais.
Levei-a logo a pessoa de confiança para me ver a moto e levantou a hipótese de ser o retificador.
Testou a mota, testou o retificador, viu se havia algum fio a fazer massa e felizmente era só bateria.
Bateria nova na mota.
Fui buscar hoje a menina e trouxe-a para casa. Sempre impecavel.
Cheguei à porta da garagem, desliguei a mota, abri o portão e volei para a ligar.
Qual é o meu espanto que custou a ligar. Tentei várias vezes e a mesma coisa. O start funciona na perfeição ela puxa mas custa a ligar. Será a vela??? Já alguém teve o mesmo problema ou semelhante?
Grato pela ajuda.
nunobass-
Mota : Daelim Roadwin FI
Re: A mota custa a pegar.
ela ainda está com os problemas das luzes ou agora é só custar a pegar ?
Marco Machado- Adm
-
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
Marco Machado escreveu:ela ainda está com os problemas das luzes ou agora é só custar a pegar ?
Olá Marco.
Só custa a pegar. É tipo quando temos o carro sem gasolina, estamos a dar à chave e ele não trabalha... é esse o sintoma. com a diferença de que tenho o depósito cheio e só depois de insistir no start é que ela pega...
Obrigado.
nunobass-
Muito estranho... estava no trabalho a morder-me todo por causa da minha menina. Não resisti e na hora do almoço fui busca-la. Liguei-a e desliguei-a uma 15 vezes e pegou sempre à primeira.
Acabei por vir de mota para o trabalho. A ver se tudo não passou de um susteco. Se o problema se mantiver, volto a comunicar.
Obrigado.
Acabei por vir de mota para o trabalho. A ver se tudo não passou de um susteco. Se o problema se mantiver, volto a comunicar.
Obrigado.
nunobass-
nesse caso uma coisa que eu faria era trocar a vela pois pode estar nas ultimas, e já agora já alguma vez limpaste o carburador ou sistema de injecção, filtros e por ai fora?
Marco Machado- Adm
-
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
Se por ventura voltar a acontecer verifica se não tens nenhum furito nas mangueiras de gasolina, pois uma fuga é o suficiente para acontecer o que revelas-te anteriormente, segue as tubagens principalmente com a mota a trabalhar e vê se não tens nenhuma perca mesmo que seja minima de gasolina nas tubágens.
lteixeira-
Mota : Honda CB500 Ex: Daelim Roadwin 125Fi
Olá novamente.
Ainda não vi a vela. A chave de velas que tenho é para carro e a mota não tem espaço para ela entrar. Também nunca limpei o sispema de injeção.
De qualquer das formas elas há pouco, ao sair do trabalho, voltou com os mesmo sintomas. 3 tons diferentes de buzina caso não tivesse luzes, mínimos ou médios. Conta rotações a passar-se em médios (ou subia às 4000 ou ia para 0, mas o motor em si não mudava a rotação), luzes fracas etc.
Tive de a pôr na descida para pegar. Quando cheguei à garagem no start não pegava mas o motor de arranque puxava. Caso estivesse em médios, apenas ouvia um silvo.
Olhei com atenção e deu código de erro. Vim ver à tabela que está aqui no fórum e dá o código 23 - Electrical Fuel Pump Failur (EFP)...
Já alguém teve algum stress destes? Em quanto ficou a "brincadeira"? :S
Ainda não vi a vela. A chave de velas que tenho é para carro e a mota não tem espaço para ela entrar. Também nunca limpei o sispema de injeção.
De qualquer das formas elas há pouco, ao sair do trabalho, voltou com os mesmo sintomas. 3 tons diferentes de buzina caso não tivesse luzes, mínimos ou médios. Conta rotações a passar-se em médios (ou subia às 4000 ou ia para 0, mas o motor em si não mudava a rotação), luzes fracas etc.
Tive de a pôr na descida para pegar. Quando cheguei à garagem no start não pegava mas o motor de arranque puxava. Caso estivesse em médios, apenas ouvia um silvo.
Olhei com atenção e deu código de erro. Vim ver à tabela que está aqui no fórum e dá o código 23 - Electrical Fuel Pump Failur (EFP)...
nunobass-
nunobass escreveu:Olá novamente.
Até te ia perguntar se ela nao tinha apanhado uma molha valente, pois a minha custou muito a pegar a seguir a ter levado um valente banho. Mas uma vez que te da erro da bomba de combustivel já é outra historia. Nao sei em quanto fica isso...
Quanto à chave de velas, acho que o kit da mota traz uma. E para tirar bem a vela, tiras uma tampita lateral que ficas logo com a vela à vista e depois é só meter a chave por cima.
Jackal-
Mota : Honda NC700XA - Ex-Daelim Roadwin Fi 125cc
Xiii... continuo a morder-me todo por causa da minha menina...
Hoje fui para ir buscar a mota. Pegou à 1ª, 2ª e 3ª. Da 4ª vezvoltou a falhar.O estranho é que me deu um código de erro diferente do de ontem:
Código 25 - Engine Speed Signal Output Faliure (ESS).
Tou a ver que a brincadeira está para durar.
Jackal, obrigado pela dica. Vou ver se vejo lá a chave para sacar a vela.
Abraço e obrigado.
Hoje fui para ir buscar a mota. Pegou à 1ª, 2ª e 3ª. Da 4ª vezvoltou a falhar.O estranho é que me deu um código de erro diferente do de ontem:
Código 25 - Engine Speed Signal Output Faliure (ESS).
Tou a ver que a brincadeira está para durar.
Jackal, obrigado pela dica. Vou ver se vejo lá a chave para sacar a vela.
Abraço e obrigado.
nunobass-
lteixeira escreveu:Se por ventura voltar a acontecer verifica se não tens nenhum furito nas mangueiras de gasolina, pois uma fuga é o suficiente para acontecer o que revelas-te anteriormente, segue as tubagens principalmente com a mota a trabalhar e vê se não tens nenhuma perca mesmo que seja minima de gasolina nas tubágens.
Iteixeira, obrigado pela dica. Segui o curso todo das tubagens como disseste... nem uma gotinha de fora... enfim.
nunobass-
nunobass escreveu:
Iteixeira, obrigado pela dica. Segui o curso todo das tubagens como disseste... nem uma gotinha de fora... enfim.
Pois, então quase que aposto que vais ter de substituir o rectificador, isso para mim é valores de alimentação incorrectos que o rectificador te anda a mandar para o sistema eléctrico da mota. Oficina com éla amigo

lteixeira-
Iteixeira, o retificador foi medido e estava tudo ok... de qualquer das formas pode ter havido um erro nessa medição. Vai voltar sim.
Entretanto deixo aqui vídeo para ouvirem a aberração do som da mota a não pegar.
Obrigado.
Entretanto deixo aqui vídeo para ouvirem a aberração do som da mota a não pegar.
Obrigado.
nunobass-
Fogo, está mesmo muito estranho, as luzes do painel e etc parecem estar com uma intessidade normal, não piscam nem nada, passa-se ai algo de muito estranho, já viste se a vela está bem apertada??? cabos da vela lixados ou coisa assim do género? bem, como te disse em cima o mecânico concerteza que descubrirá a causa do problema. Não ade ser grave

lteixeira-
A mim cheira-me a vela nas couves, ou cachimbo mal encaixado. Troca de vela e tiras as duvidas.
Dá ao motor de arranque, mas no entanto nao desencadeia combustão. Ou nao há admissão de combustivel, ou nao há faisca. Ora se for faísca é vela, se for falta de gasolina a bomba pode realmente com algum problema.
ATENÇÃO: Eu nao sou mecanico e pouco percebo disto
Dá ao motor de arranque, mas no entanto nao desencadeia combustão. Ou nao há admissão de combustivel, ou nao há faisca. Ora se for faísca é vela, se for falta de gasolina a bomba pode realmente com algum problema.
ATENÇÃO: Eu nao sou mecanico e pouco percebo disto

Jackal-
a minha estava com os mesmos sintomas... trocaram o rectificador e até agora parece estar ok... mas tens que ver mesmo a origem disso, rezemos para que não seja mesmo rectificador, que isso ainda é carote...
RuiGaspar-
Mota : Daelim Roadwin 125 R FI
RuiGaspar escreveu:a minha estava com os mesmos sintomas... trocaram o rectificador e até agora parece estar ok... mas tens que ver mesmo a origem disso, rezemos para que não seja mesmo rectificador, que isso ainda é carote...
Pois... ontem estive de volta da mota e apareceu lá um outro motard que teve um problema idêntico e foi retificador.
RuiGaspar, em quanto te ficou a brincadeira?
Estive a ver no site motoclasse e os retificadores andam entre os 35eur e os 90eur (suponho que este último seja para motas de maior cilindrada).
Obrigado.
Abraço
nunobass-
Eu já puz um na minha e custou 70€ o rectificador não paguei mão de obra porque fui eu que o troquei.
Marco Machado- Adm
-
O maior problema é que para a Daelim ainda não existem fabricantes de outras marcas a fornecer rectificadores, porque se fosse uma honda ou yamaha conseguias no ebay por volta de 20€ que foi o preço do meu rectificador.
lteixeira-
Pois, era o que eu estava a pensar em fazer.
Estive a ler o manual de serviço da minha menina e vi que não era difícil substituir o retificador. Está tudo muito bem explicadinho e basicamente é só tirar 1 e pôr o outro. Se seguir as instruções tal e qual aparece nas fotos do manual, a coisa parece-me simples de fazer.... e até poupava o dinheiro da mão de obra.
Apesar de tudo há uma questão apenas:
É normal o retificador avariar só porque sim? Geralmente é devido a uma sobrecarga de tensão e se assim é, terei que descobrir as causas da sobrecarga, não vá eu pôr um retificador novo e depois mandá-lo à vida novamente... digo eu...
Só sei é que me ando a morder todo por não poder andar de mota...!
Estive a ler o manual de serviço da minha menina e vi que não era difícil substituir o retificador. Está tudo muito bem explicadinho e basicamente é só tirar 1 e pôr o outro. Se seguir as instruções tal e qual aparece nas fotos do manual, a coisa parece-me simples de fazer.... e até poupava o dinheiro da mão de obra.
Apesar de tudo há uma questão apenas:
É normal o retificador avariar só porque sim? Geralmente é devido a uma sobrecarga de tensão e se assim é, terei que descobrir as causas da sobrecarga, não vá eu pôr um retificador novo e depois mandá-lo à vida novamente... digo eu...

Só sei é que me ando a morder todo por não poder andar de mota...!

nunobass-
boas, tens que verificar mesmo se é rectificador, não troques logo como é óbvio...
bem eu dei 110€ pela troca do meu rectificador, e também paguei apenas pa peça, porque encontrei um mecânico da marca que me trocou na hora sem me levar mão de obra (é um mecânico que não tem muitos clientes porque começou há pouco tempo e então faz promoções destas para atrair clientes.... Depois fui ver ao site da data parts e realmente só o rectificador custava 110€ que foi o que paguei...
uma vez que a tua é a versão naked já ouvi dizer que era por volta de 90€ como também já ouvi dizer que era um bocadinho mais caro 120€ se não me engano... mete data parts no google que tens lá o preço :)
bem eu dei 110€ pela troca do meu rectificador, e também paguei apenas pa peça, porque encontrei um mecânico da marca que me trocou na hora sem me levar mão de obra (é um mecânico que não tem muitos clientes porque começou há pouco tempo e então faz promoções destas para atrair clientes.... Depois fui ver ao site da data parts e realmente só o rectificador custava 110€ que foi o que paguei...
uma vez que a tua é a versão naked já ouvi dizer que era por volta de 90€ como também já ouvi dizer que era um bocadinho mais caro 120€ se não me engano... mete data parts no google que tens lá o preço :)
RuiGaspar-
Mota : Daelim Roadwin 125 R FI
No DataParts, o rectificador para a minha Daelim custa 88,20eur.
Apesar de tudo fui à garagem ver da menina. Acho que não vai ser necessário um rectificador para a mota... Saquei-lhe a vela e aqui está o estado dela:

Uma coisa estranha que reparei é que, no manual de serviço da minha mota, a referência da vela é a CR8EH-9 e esta que está na mota é a CR9EH-9... poderá ter alguma influência?
Desde já muito obrigado a todos pelos conselhos e ajuda.
Grande abraço.
Apesar de tudo fui à garagem ver da menina. Acho que não vai ser necessário um rectificador para a mota... Saquei-lhe a vela e aqui está o estado dela:

Uma coisa estranha que reparei é que, no manual de serviço da minha mota, a referência da vela é a CR8EH-9 e esta que está na mota é a CR9EH-9... poderá ter alguma influência?
Desde já muito obrigado a todos pelos conselhos e ajuda.
Grande abraço.
nunobass-
Eu acho que sim, a folga da vela pode nao ser a correcta.
Se conheceres alguem que tenha mota igual, pede-lhe a vela a ver se faz diferença ou nao.
Se conheceres alguem que tenha mota igual, pede-lhe a vela a ver se faz diferença ou nao.
Jackal-
Pronto pessoal, problema resolvido.
Troquei a vela da mota, carrego no start e nada... fiquei lixado da vida...
Como tinha trocado de lâmpadas há pouco tempo, saquei-as e meti as que a mota trazia... qual é o meu espanto que a mota começou logo a trabalhar diferente... apesar de apenas pegar na descida.
Hoje arrisquei e fui dar uma volta... a bateria carregou q.b. para o start funcionar.
Conclusão: as lâmpadas H7 que meti comiam-me a bateria.
Mas não deixa de ser estranho visto o meu cunhado ter feito o mesmo, mota igual, lâmpadas iguais e com a menina dele nada destes sintoms e com a minha, foi o que foi...
Próximo passo: Levar a mota a um electrecista e ver se consegue pôr aquelas lâmpadas na mota, sem que elas "baralhem" o sistema e descarreguem a bateria.
Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas.
Grande abraço e, se não falarmos antes, desejo-vos umas boas entradas.
Troquei a vela da mota, carrego no start e nada... fiquei lixado da vida...

Como tinha trocado de lâmpadas há pouco tempo, saquei-as e meti as que a mota trazia... qual é o meu espanto que a mota começou logo a trabalhar diferente... apesar de apenas pegar na descida.
Hoje arrisquei e fui dar uma volta... a bateria carregou q.b. para o start funcionar.
Conclusão: as lâmpadas H7 que meti comiam-me a bateria.
Mas não deixa de ser estranho visto o meu cunhado ter feito o mesmo, mota igual, lâmpadas iguais e com a menina dele nada destes sintoms e com a minha, foi o que foi...
Próximo passo: Levar a mota a um electrecista e ver se consegue pôr aquelas lâmpadas na mota, sem que elas "baralhem" o sistema e descarreguem a bateria.
Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas.
Grande abraço e, se não falarmos antes, desejo-vos umas boas entradas.

nunobass-

» Mota Custa a pegar com o frio
» Custa a pegar :(
» custa a pegar,ajuda.
» Quanto custa um motor sym 125 2019?
» Dificuldade/impossibilidade em pegar
» Custa a pegar :(
» custa a pegar,ajuda.
» Quanto custa um motor sym 125 2019?
» Dificuldade/impossibilidade em pegar
F125cc.com :: Marcas :: Marcas & Modelos 125cc :: Daelim :: Questões Técnicas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
» Preciso de ajuda com um negócio
» [RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.
» Motor sym fidlle 125 vs kymco like 125 .. compatìveis??
» Manual AJS Regal Raptor DD 125 E
» cilindro da suspensao DIANTEIRA da fosty 125
» Embraiagem fosti 125CC
» Mudar óleo RKS
» Ajuda na escolha da primeira mota