Quem está conectado?
Há 15 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 15 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
sinal sonoro nos piscas.
+9
papa13
TMO
Jose
Dissidente
Marco Machado
joaofandango
nunes
Jackal
boa onda
13 participantes
Página 1 de 1
sinal sonoro nos piscas.
Acontece com frequência retomar a marcha com o pisca ligado inadvertidamente. Esta distracção minha pode-se tornar perigosa no transito pois o outro condutor fica iludido pelo pisca. Conhecem algum tipo de equipamento sonora para o pisca aquando accionado?
boa onda- Mensagens : 171
Mota : honda cbf 125
Re: sinal sonoro nos piscas.
Acho que todos sofremos com o mesmo mal. Nao conheço nenhum dispositivo para isso...
Jackal- Mensagens : 1240
Mota : Honda NC700XA - Ex-Daelim Roadwin Fi 125cc
se te habituares a morder o braço, com força, de cada vez que te esqueces de desfazer o pisca, depressa resolves o teu problema.
lol
agora a sério, eu tb sofro desse problema.
às vezes só me apercebo quando me fazem alguns gestos.
lol
agora a sério, eu tb sofro desse problema.
às vezes só me apercebo quando me fazem alguns gestos.
nunes- Mod
Mota : Honda PCX (cinzenta)
isso e extremamente normal todos nos nos esquecemos do mesmo ligado uns mais q outro mas sofremos todos do mesmo
joaofandango- Mensagens : 275
Mota : YAMAHA YZF R125 (2010) YAMAHA FZX (1994) YAMAHA YZF R6 (2003)
pode-se resolver isso ligando um coluna tipo as que se usam nos telefones ligada ao ralé dos piscas, esta vai emitir um som descontinuo-o conforme as luzes piscam
Marco Machado- Adm
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
É uma questão de hábito
Dissidente- Mensagens : 5650
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI
Habito. Quando bater com o cabedal no chao por causa do pisca ligado vou mesmo lembrar-me de ti. Toca mas tudos a pocurar soluçao para este nosso pecado cometido no transito.Dissidente escreveu:É uma questão de hábito
Já há uns anos comprei no Continente um sinal sonoro para ligar aos minimos no caso de os deixar ligados quando saía do carro, o mesmo dá para os piscas se for ligado à saida destes.boa onda escreveu:Habito. Quando bater com o cabedal no chao por causa do pisca ligado vou mesmo lembrar-me de ti. Toca mas tudos a pocurar soluçao para este nosso pecado cometido no transito.Dissidente escreveu:É uma questão de hábito
http://www.ebay.es/sch/i.html?_trksid=m570.l1313&_nkw=headlight+beeper&_sacat=0&_from=R40
http://www.ebay.es/itm/Flashing-Headlight-Headlamp-Light-Warning-Alarm-Alert-Reminder-Buzzer-Beeper-Car-/380502293676?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item5897b43cac&_uhb=1
Última edição por Jose em Dom 1 Set - 21:37, editado 1 vez(es)
Jose- Mensagens : 655
Mota : ex Honda CB500 ex Daelin Daystar Classic,ex Suzuki VStorm, Triumph Tiger 800 XRX
O meu aviso sonoro, é normalmente o carro que vem atrás que apita! LOL Tens razão é bem perigoso!boa onda escreveu:Acontece com frequência retomar a marcha com o pisca ligado inadvertidamente. Esta distracção minha pode-se tornar perigosa no transito pois o outro condutor fica iludido pelo pisca. Conhecem algum tipo de equipamento sonora para o pisca aquando accionado?
Acho que já existem uma BMW´s que têm um sistema para desligar o pisca tal como nos carros, mas acho que está numa fase muito embrionária.
TMO- Mensagens : 720
Mota : Hoyosung 250 GT
Não sei como se chama, mas algumas vezes vejo em carros e carrinhas que quando fazem marcha-atrás fazem um ruido, acho que aquilo se coloca no sitio onde está a lampada
agora aquilo faz barulho não sei se dá para diminuir o volume.
abraço
agora aquilo faz barulho não sei se dá para diminuir o volume.
abraço
papa13- Mensagens : 17
Mota : keeway
ha pouco tempo ouvi a seguinte dica para esse problema, que tambem tenho.
Estar sempre a carregar no botao do pisca (para desfazer). Mesmo que nao o tenhas ligado vai la carregar. Toranar um habito carregar no botao.
Eu vou começar a faze-lo. Acho que vai ajudar. E é mais barato que um sistema sonoro qualquer
Estar sempre a carregar no botao do pisca (para desfazer). Mesmo que nao o tenhas ligado vai la carregar. Toranar um habito carregar no botao.
Eu vou começar a faze-lo. Acho que vai ajudar. E é mais barato que um sistema sonoro qualquer
fernando caveira- Mensagens : 64
Mota : Nc700x
Há muitos anos atrás a minha irma tinha uma scooter que apitava com o pisca ligado, uma yamaha target...
Por vezes também me acontece, mas ganhei o habito de olhar o painel e de carregar no pisca para garantir que vai desligado...
Por vezes também me acontece, mas ganhei o habito de olhar o painel e de carregar no pisca para garantir que vai desligado...
RJC- Mensagens : 327
Mota : Suzuki DL650, Suzuki GSF 600, Honda NX4
Existe um acessório que é barato que é um "buzzer", se procurarem por "12v buzzer" no ebay encontram logo e creio que em qq casa de artigos para automóvel também conseguem e é fácil de ligar, basta na parte traseira ou frontal (onde der mais jeito, é conforme as motas ou scooters), ligam ao "positivo" de ambos os piscas e voilá! Já têm um apito sempre que se esquecerem do pisca ligado!
Maxsym- Mensagens : 24
Mota : Sym Maxsym 400i
Otima solução vinda de um membro deste forum.Merecia uma filmagem dys para postar no youtube e mostrar a esses estrangeiros que por mais alguns centimos se torna as motos mais seguras. Principalmente para os fabricantes que facilitam quando projetam uma moto. Imagino o buzzer do tamanho de peças de dominò. Quanto custa o buzzer posto em casa? Bem hajaMaxsym escreveu:Existe um acessório que é barato que é um "buzzer", se procurarem por "12v buzzer" no ebay encontram logo e creio que em qq casa de artigos para automóvel também conseguem e é fácil de ligar, basta na parte traseira ou frontal (onde der mais jeito, é conforme as motas ou scooters), ligam ao "positivo" de ambos os piscas e voilá! Já têm um apito sempre que se esquecerem do pisca ligado!
Nem mais.Maxsym escreveu:... basta na parte traseira ou frontal (onde der mais jeito, é conforme as motas ou scooters), ligam ao "positivo" de ambos os piscas ...
Esta ligação tem duas vantagens:
- Em muitas motos é mais complicado (mais coisas a desmontar) chegar às lâmpadas da frente ou ao automático dos piscas do que às lâmpadas de trás.
- Com uma ligação entre-lâmpadas vai apitar com os piscas, mas não apita se estiverem os "4 piscas".
Contudo (e como tudo), também tem desvantagens:
- Como as lãmpadas que não estão a piscar é que vão fazer a "ligação à massa", a polaridade inverte-se consoante está pisca para a direita ou para a esquerda. Assim, se o sistema tiver electrónica, ou se por qualquer outro motivo precisar de uma polaridade fixa, têm que lhe meter uma ponte rectificadors (custa 1 €; liguem cada um dos ~ ~ à sua lâmpada e o + - ao sistema). A alternativa é usar um bezouro de campaínha de porta porque funcionam com corrente alternada (a tensão e o nível de ruído podem ser ajustados com uma resistência em série, e.g. uma lâmpada).
- Pelo mesmo motivo indicado acima, se o que usarem para fazer barulho tiver uma caixa metálica, têm que a isolar da massa da moto ou ter a certeza que a caixa está isolada dos fios de ligação.
Outras alternativas (à borla, ou quase):
- Peçam numa garagem um relé de 12V usado. Geralmente o que se estraga são os contactos, mas basta que tenha a bobina e a armadura boas para fazer tac-tac. Prendam-no encostado a uma carenagem (não pode tocar na massa) e vão ver que aquilo funciona como caixa de ressonância de uma viola e faz barulho que chegue.
- Conhecem aqueles cartões (Chineses) de Boas Festas e de Aniversário que têm uma música irritante e que vão para o lixo depois de desempenharem a sua função ou quando as pilhas se acabam, ou os brinquedos que já estão todos partidos mas em que o raio da música nunca mais se cala? Então podem "reciclá-los" para avisador de piscas! Atenção que têm polaridade e que funcionam com uma tensão muito inferior a 12V, mas isso resolve-se facilmente e a custo quase zero.
- A Lifan E-Space tem um automático de piscas que faz barulho.
Como eu não fujo à regra, também há vezes que me esqueço de desligar os piscas. Isto acontece preferencialmente quando recomeço a andar com a X-Max depois de ter andado com a Cygnus, porque esta última habitua-me mal pois tem um automático que faz barulho (mas não tem "4 piscas").
Como já foi dito neste tópico, é um bom truque andar a carregar no botão para desfazer os piscas sempre que não haja nada de mais urgente para fazer.
Dias- Mensagens : 5629
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)
Dias escreveu:Nem mais.Maxsym escreveu:... basta na parte traseira ou frontal (onde der mais jeito, é conforme as motas ou scooters), ligam ao "positivo" de ambos os piscas ...
Esta ligação tem duas vantagens:
- Em muitas motos é mais complicado (mais coisas a desmontar) chegar às lâmpadas da frente ou ao automático dos piscas do que às lâmpadas de trás.
- Com uma ligação entre-lâmpadas vai apitar com os piscas, mas não apita se estiverem os "4 piscas".
Contudo (e como tudo), também tem desvantagens:
- Como as lãmpadas que não estão a piscar é que vão fazer a "ligação à massa", a polaridade inverte-se consoante está pisca para a direita ou para a esquerda. Assim, se o sistema tiver electrónica, ou se por qualquer outro motivo precisar de uma polaridade fixa, têm que lhe meter uma ponte rectificadors (custa 1 €; liguem cada um dos ~ ~ à sua lâmpada e o + - ao sistema). A alternativa é usar um bezouro de campaínha de porta porque funcionam com corrente alternada (a tensão e o nível de ruído podem ser ajustados com uma resistência em série, e.g. uma lâmpada).
- Pelo mesmo motivo indicado acima, se o que usarem para fazer barulho tiver uma caixa metálica, têm que a isolar da massa da moto ou ter a certeza que a caixa está isolada dos fios de ligação.
Outras alternativas (à borla, ou quase):
- Peçam numa garagem um relé de 12V usado. Geralmente o que se estraga são os contactos, mas basta que tenha a bobina e a armadura boas para fazer tac-tac. Prendam-no encostado a uma carenagem (não pode tocar na massa) e vão ver que aquilo funciona como caixa de ressonância de uma viola e faz barulho que chegue.
- Conhecem aqueles cartões (Chineses) de Boas Festas e de Aniversário que têm uma música irritante e que vão para o lixo depois de desempenharem a sua função
Caramba este homem é um Sr. . Para o buzzer que referimos no Ebay e a colocar numa cbf125cc julga que devo considerar algum aspeto ou é só ligar aos fios do pisca e brico concluido?
Obrgd.
Atendendo a que tem 2 fios de côres diferentes (amarelo e verde ou vermelho e preto) imagino que possa ter polaridade. Se for esse o caso e para ligação entre lâmpadas, é só meter a ponte rectificadora e já está (a caixa deve ser plástica, pelo que não deve haver problemas com a massa; se não for, também não é nada que não se resolva com um saco de plástico e/ou fita isoladora).boa onda escreveu:... Para o buzzer que referimos no Ebay e a colocar numa cbf125cc julga que devo considerar algum aspeto ou é só ligar aos fios do pisca e brico concluido?
Como suponho que deve vir com instruções, podes encomendar à vontade. Se nas instruções não disserem explicitamente que o fio de côr tal tem que ser ligado a tal sítio, nem precisas da ponte. De qualquer modo, uma ponte de 50V/1A custa 1€.
Se ligares entre os terminais do automático do pisca (positivo no terminal para a bateria, negativo no terminal para o interruptor dos piscas) nem precisas de ponte rectificadora. A desvantagem, se alguma, é que também vai apitar quando tiveres os 4 piscas ligados (não tive tempo de ir ver a tua moto tem 4-piscas).
Não tem 4piscas, aliás a cbf só tem como produto bem pensado apenas o motor que é robusto e económico. Amanha já vou buscar 1buzzer para pisca motos á Ibamegastore por 4eur.
Terá certamente manual de instruções.
Obrgd
Terá certamente manual de instruções.
Obrgd
Depois partilha conosco o que dizem as instruções. Por 4€ vou já lá (por acaso até tenho que lá ir à procura de uma viseira para o K7).
Compra feita 4.95eur. Dimensão duma Noz. Instalação feita com 3fios. Fios dos pisca e massa comum. faz um enorme pipi mas tapei os furos do altifalante com fita cola e amansou.Dias escreveu:
Depois partilha conosco o que dizem as instruções. Por 4€ vou já lá (por acaso até tenho que lá ir à procura de uma viseira para o K7).
Abrç
Como disse alguém aí em cima, e esta solução?
http://www.ebay.es/itm/24v-Back-Up-Reversing-Bleeper-Beeper-Warning-Alarm-NEW-/110539638953?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CommercialVehicleParts_SM&hash=item19bcad08a9&_uhb=1
http://www.ebay.es/itm/24v-Back-Up-Reversing-Bleeper-Beeper-Warning-Alarm-NEW-/110539638953?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CommercialVehicleParts_SM&hash=item19bcad08a9&_uhb=1
Jackal- Mensagens : 1240
Mota : Honda NC700XA - Ex-Daelim Roadwin Fi 125cc
Muito caro porque teria de substituir as 2 lampadas dos piscas.Jackal escreveu:Como disse alguém aí em cima, e esta solução?
@boa onda
Contudo, há 3 possíveis problemas (ou talvez não... só experimentando):
- Como a lâmpada é de LEDs, o consumo pode não ser o suficiente para o automático ligar e desligar ou para a outra lâmpada do mesmo lado (a que não é substituída) piscar à velocidade normal. Isto não é nada que não se resolva, mas já requere ligar mais qualquer coisa para aumentar o consumo.
- O piscar da lâmpada e do automático podem interferir um com o outro e as lâmpadas piscam erraticamente (só experimentando se poderá ter a certeza). Uma alternativa é substuír as 4 lâmpadas (que grande sinfonia) e fazer curto-circuito ao automático, mas assim as lâmpadas avisadoras no painel não piscam.
- 100 dB é muito barulho. Preparem-se para terem que abafar o som.
Se alguém comprar uma para experimentar, que venha aqui dizer qual foi o resultado.
Essa solução é a mais simples de todas, pois não precisa de fios ou outra qualquer instalação e basta tirar 2 lâmpadas (uma de cada lado) e substituí-las pelas que piscam e apitam (não se esqueçam que têm que encomendar as de 12V).Jackal escreveu:Como disse alguém aí em cima, e esta solução? ...
Contudo, há 3 possíveis problemas (ou talvez não... só experimentando):
- Como a lâmpada é de LEDs, o consumo pode não ser o suficiente para o automático ligar e desligar ou para a outra lâmpada do mesmo lado (a que não é substituída) piscar à velocidade normal. Isto não é nada que não se resolva, mas já requere ligar mais qualquer coisa para aumentar o consumo.
- O piscar da lâmpada e do automático podem interferir um com o outro e as lâmpadas piscam erraticamente (só experimentando se poderá ter a certeza). Uma alternativa é substuír as 4 lâmpadas (que grande sinfonia) e fazer curto-circuito ao automático, mas assim as lâmpadas avisadoras no painel não piscam.
- 100 dB é muito barulho. Preparem-se para terem que abafar o som.
Se alguém comprar uma para experimentar, que venha aqui dizer qual foi o resultado.
Boas, pessoal!
Fui pesquisar no ebay e o buzzer que instalei foi igual a este:
http://www.ebay.co.uk/itm/Mini-Buzzer-12v-75dB-SD104-/160537428008?pt=UK_BOI_Electrical_Components_Supplies_ET&hash=item2560c6c028
A instalação é bastante fácil, se um labrego como eu foi capaz de o fazer, qualquer um de vós também o será, com certeza. Se fôr em Lx ou arredores, posso dar uma mão na instalação, se quiserem.
Então é assim, o fio vermelho é onde deve receber corrente e o negro é a massa. Com um pouco de cabo da mesma espessura ou semelhante (qualquer casa de electrónica ou de material eléctrico tem isso), ligam o vermelho ao positivo de ambos os piscas. Se não quiserem fazer remendos e têm receio de estragar alguma coisa se desmontarem, é simples: um pingo de solda para manter no contacto e envolver com fita isolante. O fio negro basta ser a uma única massa de um dos piscas e assim não é preciso mais nada!
No caso de terem intermitentes e não quererem que o buzzer apite quando estes ligam, é só fazer a mesma ligação antes da saída para o relay dos intermitentes.
Aqui estão 2 fotos com ele já montado na minha moto:
Maior para vêr melhor:
Estão a vêr mais fios a cruzarem-se porque instalei também o intermitente para os piscas que não vinha de origem.
Espero têr ajudado,
boas curvas
Fui pesquisar no ebay e o buzzer que instalei foi igual a este:
http://www.ebay.co.uk/itm/Mini-Buzzer-12v-75dB-SD104-/160537428008?pt=UK_BOI_Electrical_Components_Supplies_ET&hash=item2560c6c028
A instalação é bastante fácil, se um labrego como eu foi capaz de o fazer, qualquer um de vós também o será, com certeza. Se fôr em Lx ou arredores, posso dar uma mão na instalação, se quiserem.
Então é assim, o fio vermelho é onde deve receber corrente e o negro é a massa. Com um pouco de cabo da mesma espessura ou semelhante (qualquer casa de electrónica ou de material eléctrico tem isso), ligam o vermelho ao positivo de ambos os piscas. Se não quiserem fazer remendos e têm receio de estragar alguma coisa se desmontarem, é simples: um pingo de solda para manter no contacto e envolver com fita isolante. O fio negro basta ser a uma única massa de um dos piscas e assim não é preciso mais nada!
No caso de terem intermitentes e não quererem que o buzzer apite quando estes ligam, é só fazer a mesma ligação antes da saída para o relay dos intermitentes.
Aqui estão 2 fotos com ele já montado na minha moto:
Maior para vêr melhor:
Estão a vêr mais fios a cruzarem-se porque instalei também o intermitente para os piscas que não vinha de origem.
Espero têr ajudado,
boas curvas
Maxsym- Mensagens : 24
Mota : Sym Maxsym 400i