Quem está conectado?
Há 100 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 100 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
Embraiagem a patinar
4 participantes
F125cc.com :: Marcas :: Marcas & Modelos 125cc :: Keeway :: Questões Técnicas
Página 1 de 1
Embraiagem a patinar
Olá a todos, adquiri recentemente uma Keeway superlight 125 com a embraiagem completamente queimada... como vivo nos Açores, não temos uma loja de peças ali à esquina... como tal tive de encomendar cá num representante da marca e esperar quase um mês para receber os discos de embraiagem.
Substitui os velhos pelos novos e fui testar a máquina... ela agora já anda mas... ainda patina ou pouco, em especial nas mudanças mais altas ( 4 e 5)... alguem já teve um problema destes que me possa ajudar!!!
Obrigago e um abraço a todos.
Rui
Substitui os velhos pelos novos e fui testar a máquina... ela agora já anda mas... ainda patina ou pouco, em especial nas mudanças mais altas ( 4 e 5)... alguem já teve um problema destes que me possa ajudar!!!
Obrigago e um abraço a todos.
Rui
Última edição por frsousa@psp.pt em Seg 10 Nov - 14:44, editado 1 vez(es)
frsousa@psp.pt- Mensagens : 2
Mota : superlight 125
Re: Embraiagem a patinar
verefica se esta afinada demais no cabo
senão podera ser defeito dos discos de metal empenados com o calor
ou entao o olio e o indicado
nada de olio de carro sim o 10-40 mas para mota
senão podera ser defeito dos discos de metal empenados com o calor
ou entao o olio e o indicado
nada de olio de carro sim o 10-40 mas para mota
Carlos Alexandre- Mensagens : 6430
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i
Se substituíste os discos por outros e o problema continua sensivelmente o mesmo, não deverá ser dos discos.
Verifica, como já referido, se o óleo é o indicado para motas, porque têm o motor e cx velocidades banhados pelo mesmo óleo (a Keeway recomenda o Castrol 10w40), eu por ex. uso Motul 5100 10w50.
Não sei se ao substituir os discos, também são substituídas as molas dos mesmos, por isso é apenas uma questão de verificar.
Em último caso, verifica de quantos dentes é o pinhon de ataque e a cremalheira.
De origem, elas devem vir com 15 dentes no pinhon de ataque e 41 na cremalheira. No entanto é normal virem de fábrica KSL's com 14 ou 16 dentes no pinhon, mas na cremalheira costumam respeitar os 41.
Digo isto, porque se a relação de caixa for muito forte, ou seja, para dar mais velocidade à mota alteram, e pode fazer com que a embraiagem não esteja preparada para aguentar esse tipo de força entre o motor e cx velocidades (não sei se me fiz entender...)
Vai dando feedback.
Verifica, como já referido, se o óleo é o indicado para motas, porque têm o motor e cx velocidades banhados pelo mesmo óleo (a Keeway recomenda o Castrol 10w40), eu por ex. uso Motul 5100 10w50.
Não sei se ao substituir os discos, também são substituídas as molas dos mesmos, por isso é apenas uma questão de verificar.
Em último caso, verifica de quantos dentes é o pinhon de ataque e a cremalheira.
De origem, elas devem vir com 15 dentes no pinhon de ataque e 41 na cremalheira. No entanto é normal virem de fábrica KSL's com 14 ou 16 dentes no pinhon, mas na cremalheira costumam respeitar os 41.
Digo isto, porque se a relação de caixa for muito forte, ou seja, para dar mais velocidade à mota alteram, e pode fazer com que a embraiagem não esteja preparada para aguentar esse tipo de força entre o motor e cx velocidades (não sei se me fiz entender...)
Vai dando feedback.
Última edição por SL125 em Seg 10 Nov - 15:03, editado 1 vez(es)
SL125- Mensagens : 627
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250
Obrigado desde já pelas resposta... eu substitui os 5 discos de ferodo e os 4 de metal, o cabo da embraiagem está folgado por isso o problema não é daqui... efectivamente coloquei óleo Castrol 10W40 de motores a gasolina... mas de carro!.. será esse o problema?!. de qualquer forma vou averiguar tudo o que me indicaram... a ver se resolvo o problema.
frsousa@psp.pt- Mensagens : 2
Mota : superlight 125
muda olio e isso
olha da umas voltas e se nao voltar a faser o mesmo muda novamente:fixe:
olha da umas voltas e se nao voltar a faser o mesmo muda novamente:fixe:
Carlos Alexandre- Mensagens : 6430
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i
muda o mais rapidamente possivél o oleo de carro para oleo de mota.....
o oleo que colocas na mota, tambem serve para a caixa e o oleo de carro não está preparado para isso... não esqueças de mudar filtro, caso exista!!!
O oleo que o camarada SL125 indicou é impecável
o oleo que colocas na mota, tambem serve para a caixa e o oleo de carro não está preparado para isso... não esqueças de mudar filtro, caso exista!!!
O oleo que o camarada SL125 indicou é impecável
Fogueiras- Mensagens : 5833
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage
Quase de certeza que será então do óleo!
Bem visto pelo nosso companheiro Carlos!
Recomendo-te também não andares mais nela até mudares para o óleo indicado (como referiu o Fogueiras), pois estarás a dar um desgaste muito acelerado ao motor e restantes peças..
Se fores tu a mudar o óleo à mota, aviso que é muito difícil fazer sair o óleo todo, por isso recomendo:
- colocá-la no descanso central e numa zona onde depois consigas incliná-la para vários lados;
- deixá-la trabalhar 10 min ao ralenti;
- abrir o bujon em baixo e deixar escorrer bem para um recipiente, meia hora por ex;
- desapertar o parafuso onde está o filtro do óleo (fica do lado do pedal de mudanças) e é necessário desapertar o tirante das mudanças do veio da cx velocidades para o tirar (esse parafuso parece um tampão em cor de alumínio e precisa de chave para aí 16 ou 17mm) - cuidado a ver como é que aquilo é montado, pois lá dentro tem uma mola e a tendência é quando desapertas aquilo sair tudo disparado e deixares de perceber como estava montado;
- ir inclinando a mota para vários lados (esquerda, direita, frente, trás) e vais ver que vai sempre saindo óleo.
Depois, recomendava-te fazer uns 20 kms por exemplo e voltar a tirar esse óleo (pode parecer desperdício), mas como o Carlos disse, é melhor fazê-lo. Isto porque tiveste lá um óleo inadequado e esses 20kms vão ser para o óleo lavar o que lá ficou.
Da experiência, sei que há sempre pelo menos 100 ml que nunca se consegue tirar do carter, mesmo escorrendo muito bem.
Qualquer dúvida, dispõe, mesmo por mp, pois se puder ajudar, tanto melhor!
Bem visto pelo nosso companheiro Carlos!
Recomendo-te também não andares mais nela até mudares para o óleo indicado (como referiu o Fogueiras), pois estarás a dar um desgaste muito acelerado ao motor e restantes peças..
Se fores tu a mudar o óleo à mota, aviso que é muito difícil fazer sair o óleo todo, por isso recomendo:
- colocá-la no descanso central e numa zona onde depois consigas incliná-la para vários lados;
- deixá-la trabalhar 10 min ao ralenti;
- abrir o bujon em baixo e deixar escorrer bem para um recipiente, meia hora por ex;
- desapertar o parafuso onde está o filtro do óleo (fica do lado do pedal de mudanças) e é necessário desapertar o tirante das mudanças do veio da cx velocidades para o tirar (esse parafuso parece um tampão em cor de alumínio e precisa de chave para aí 16 ou 17mm) - cuidado a ver como é que aquilo é montado, pois lá dentro tem uma mola e a tendência é quando desapertas aquilo sair tudo disparado e deixares de perceber como estava montado;
- ir inclinando a mota para vários lados (esquerda, direita, frente, trás) e vais ver que vai sempre saindo óleo.
Depois, recomendava-te fazer uns 20 kms por exemplo e voltar a tirar esse óleo (pode parecer desperdício), mas como o Carlos disse, é melhor fazê-lo. Isto porque tiveste lá um óleo inadequado e esses 20kms vão ser para o óleo lavar o que lá ficou.
Da experiência, sei que há sempre pelo menos 100 ml que nunca se consegue tirar do carter, mesmo escorrendo muito bem.
Qualquer dúvida, dispõe, mesmo por mp, pois se puder ajudar, tanto melhor!
SL125- Mensagens : 627
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250