F125cc.com
Contra Brecagem eficaz ou mito?  F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Contra Brecagem eficaz ou mito?  F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
91 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 91 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Contra Brecagem eficaz ou mito?

+8
joaoadias
nunes
SL125
NPedrosa
JoseMRSousa
Cabecinhas
Dissidente
raul.couto.5
12 participantes

Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  raul.couto.5 Sex 16 Jan - 13:38

Boas malta, aqui coloco mais uma questão que me tem atormentado e decerteza que nao serei o único...  Contra Brecagem eficaz ou mito?  326955


Contra Brecagem, o que me dizem em relação a isto?  É uma realidade funcional ou um mito?


Contra Brecagem eficaz ou mito?  456796
raul.couto.5
raul.couto.5

Masculino Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/12/2014
Mota : Yamaha TW 125

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  Dissidente Sex 16 Jan - 13:44

Diz-me tu... já reparaste bem como conduzes e como curvas?  =)
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  Cabecinhas Sex 16 Jan - 13:50

Andar de bicicleta faz logo desaparecer esse mito.
Cabecinhas
Cabecinhas

Masculino Mensagens : 150
Data de inscrição : 05/06/2014
Mota : Ninja 250R com vitaminas

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  Dissidente Sex 16 Jan - 14:00

Faz?  Contra Brecagem eficaz ou mito?  536420

(pergunta o gajo que da penúltima vez que pegou numa bicicleta ia indo por uma ribanceira abaixo...  Contra Brecagem eficaz ou mito?  70049)
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  JoseMRSousa Sex 16 Jan - 14:25

LOL
JoseMRSousa
JoseMRSousa

Masculino Mensagens : 434
Data de inscrição : 11/03/2013
Mota : SYM WOLF SB 125N

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  raul.couto.5 Sex 16 Jan - 15:33

Sinceramente, não sei... Contra Brecagem eficaz ou mito?  750583 


Já vi videos no youtube que me trocaram todo... há pessoal que diz que sim, outro diz que nem pensar...


Em que versão devo dar ouvidos?
raul.couto.5
raul.couto.5

Masculino Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/12/2014
Mota : Yamaha TW 125

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  NPedrosa Sex 16 Jan - 15:35

Testa que logo vês.  Contra Brecagem eficaz ou mito?  952112
NPedrosa
NPedrosa

Masculino Mensagens : 2005
Data de inscrição : 27/02/2014
Mota : KTM 1290 Super Duke R Exs: Yamaha MT-09 (X2), Yamaha MT-07, KTM Duke 125 ABS

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  Dissidente Sex 16 Jan - 15:41

Faz a experiência: num parque de estacionamento arranja um objeto qualquer para marcar o início de uma curva, e faz a curva a 50 kmph, e depois a 80 kmph, primeiro sem contra-brecagem (ou seja, da forma como costumas fazer), e depois aplicando uma leve pressão empurrando a manete do lado para o qual queres curvar (ie. se quiseres curvar para a esquerda empurras ligeiramente a manete esquerda para a frente) e observa o comportamento da mota e a facilidade de curvar.

Depois experimenta (sempre com precaução) fazê-lo cada vez mais devagar.

Partilha com o pessoal o que descobriste  Contra Brecagem eficaz ou mito?  952112
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  SL125 Sex 16 Jan - 15:50

Também já vi vídeos brasileiros sobre o assunto, mas numa 125cc julgo que não precisas de te preocupar muito com isso!
Contra Brecagem eficaz ou mito?  326955
SL125
SL125

Masculino Mensagens : 627
Data de inscrição : 12/06/2010
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  Dissidente Sex 16 Jan - 15:52

Enganas-te... Não tem a ver com potência ou peso, mas sim velocidade e dinâmica  Contra Brecagem eficaz ou mito?  697124

Mas eu não quero adiantar muito sobre isto. Quero é que o companheiro teste e partilhe os seus achados  Contra Brecagem eficaz ou mito?  952112
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  SL125 Sex 16 Jan - 15:55

Pois, a minha resposta foi já com conhecimento de causa... testei na 125cc e ... antes de dar um tralho pensei que se calhar era melhor ficar por ali.
Contra Brecagem eficaz ou mito?  952112
SL125
SL125

Masculino Mensagens : 627
Data de inscrição : 12/06/2010
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  Dissidente Sex 16 Jan - 15:58

SL125 escreveu:Pois, a minha resposta foi já com conhecimento de causa... testei na 125cc e ... antes de dar um tralho pensei que se calhar era melhor ficar por ali.
Contra Brecagem eficaz ou mito?  952112

Contra Brecagem eficaz ou mito?  314343 

Raul, já sabes, gentilmente hein?  Contra Brecagem eficaz ou mito?  326955
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  nunes Sex 16 Jan - 16:08

há aqui uma bela de uma rotunda que , se não fosse a contra brecagem, ia muitas vezes em frente quando saio dela.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  SL125 Sex 16 Jan - 16:33

Epá, se calhar considerem sem efeito o meu anterior comentário.
Provavelmente não testei corretamente, ou com a técnica correta.
Encontrei este vídeo, mais académico


Ou este, mais prático:
SL125
SL125

Masculino Mensagens : 627
Data de inscrição : 12/06/2010
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  Dissidente Sex 16 Jan - 17:00

E nunca esquecer de olhar para onde queremos ir (para a saída da curva).

Aliás, se o fizermos, a contra-brecagem torna-se intuitiva  Contra Brecagem eficaz ou mito?  952112
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  joaoadias Sex 16 Jan - 19:04

Boas

Eu faço sempre isso intuitivamente ;)

joaoadias

Masculino Mensagens : 232
Data de inscrição : 06/01/2013
Mota : Kreidler Street 125 DD

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  Convidado Sex 16 Jan - 19:24

Eu ainda à pouco tempo estava a comentar com o Dissidente que não sei se contrabreco, mas se o faço é instintivamente porque nunca dei por fazer coisas diferentes. Contra Brecagem eficaz ou mito?  1987

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  denver Sex 16 Jan - 20:31

Dissidente escreveu:E nunca esquecer de olhar para onde queremos ir (para a saída da curva).

Aliás, se o fizermos, a contra-brecagem torna-se intuitiva  Contra Brecagem eficaz ou mito?  952112
e ja esta todo explicado 
Contra Brecagem eficaz ou mito?  952112
denver
denver

Masculino Mensagens : 384
Data de inscrição : 16/09/2012
Mota : Suzuki GSF 600 Bandit S

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  Cabecinhas Sex 16 Jan - 20:34

Não fazer é que é contra-natura.
Cabecinhas
Cabecinhas

Masculino Mensagens : 150
Data de inscrição : 05/06/2014
Mota : Ninja 250R com vitaminas

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  SL125 Sex 16 Jan - 21:23

Cabecinhas escreveu:Não fazer é que é contra-natura.

Agora com mais calma em casa, estive a ver e ouvir os vídeos, e é como diz o cabecinhas... se isto é aquilo a que se chama contrabrecagem, então pergunto, mas há outra maneira de o fazer???

Pensei que se tratasse de outra coisa, pois o que lia era sobre virar o guiador para o lado contrário à curva (WTF??? isso assim lido soava estranho e aqui o je ainda se foi meter a experimentar...), quando na prática nada mais é do que contrariar a força exercida pelo volume mota+corpo para manter a rota que se pretende.
SL125
SL125

Masculino Mensagens : 627
Data de inscrição : 12/06/2010
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  Joe Sex 16 Jan - 23:15

SL125 escreveu:
Cabecinhas escreveu:Não fazer é que é contra-natura.

Agora com mais calma em casa, estive a ver e ouvir os vídeos, e é como diz o cabecinhas... se isto é aquilo a que se chama contrabrecagem, então pergunto, mas há outra maneira de o fazer???

Pensei que se tratasse de outra coisa, pois o que lia era sobre virar o guiador para o lado contrário à curva (WTF??? isso assim lido soava estranho e aqui o je ainda se foi meter a experimentar...), quando na prática nada mais é do que contrariar a força exercida pelo volume mota+corpo para manter a rota que se pretende.
 
Com muita calma e cuidado experimenta por exemplo quando a curva for para a direita "empurrar" para a frente muito ligeiramente o lado direito do guiador, vais ver a que a mota inclina-se para a direita, e vice-versa....é um pouco confuso ao inicio mas depois de te habituares fazes sem pensar...
Joe
Joe

Masculino Mensagens : 1710
Data de inscrição : 17/06/2011
Mota : STRADA 125 / SUZUKI GSXR 750/Suzuki GZ 250/Suzuki DR 650 RSE/kawasaki ZZR/Suzuki GSX750F/Jawa 350

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  Dissidente Sex 16 Jan - 23:58

SL125, sim, há, a forma incorrecta que a maioria de nós faz no início, especialmente se vier de conduzir um carro, onde a forma de curvar é "intuitiva" - vira-se o volante para onde se quer ir.

Eu lembro-me quando comecei a levar mota para o trabalho. Não me sentia mínimamente à vontade a curvar, porque não conseguia fazer a mota curvar de forma natural. Parecia que ela não queria curvar, e vai daí tentava ajudar a meter a pernoca de lado. Olhando para trás até me arrepio a lembrar-me disto  Contra Brecagem eficaz ou mito?  750583 Então na curva do Mónaco lembro-me de pensar várias vezes "que raio... então mas a gaja não quer virar?"

Quando comecei a "estudar" aquilo que me deviam ter ensinado nas aulas de condução que tirei (e um dos motivos pelos quais digo que o ensino da condução em Portugal é uma piada pegada  Contra Brecagem eficaz ou mito?  861721) e que aprendi a curvar usando as técnicas de contra-brecagem e fixação no destino (isto tem um termo mais correto, mas não me lembro qual é) a minha forma de curvar alterou-se como que da noite para o dia, passando a ser muito mais fluída e natural, mais segura e divertida (sem dúvida  Contra Brecagem eficaz ou mito?  697124).

Noutro ponto aprender a contra-brecar de forma mais consciente ajuda e muito a realizar manobras de evasão de obstáculos, seja um buracão que certamente vos vai mandar ao chão, um idiota qualquer que se atravessou à vossa frente sem olhar e que não têm forma de travar em espaço útil, ou aquele peão imbecil que não conhece o conceito de passadeiras  Contra Brecagem eficaz ou mito?  142750

Portanto, a diferença é entre fazer uma coisa da forma menos correta ou mais correta.

Apesar de me parecer mais vocacionado para condução desportiva, o filme Twist of The Wrist do Keith Code é bastante útil a identificar aqueles pontos "contra-natura" que temos que nos consciencializar e dominar para termos uma condução mais segura. Foi uma das coisas que na altura em que andava a aprender me fez toda a diferença  Contra Brecagem eficaz ou mito?  697124
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  Cabecinhas Sáb 17 Jan - 0:43



Um "pequeno" exemplo de contra-brecagem!  :venia:  :
Cabecinhas
Cabecinhas

Masculino Mensagens : 150
Data de inscrição : 05/06/2014
Mota : Ninja 250R com vitaminas

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  SL125 Seg 19 Jan - 16:04

Só para finalizar as minhas postas sobre este assunto, pois acho que só eu é que não estou a perceber isto...  Contra Brecagem eficaz ou mito?  750583

Então, mas curvar sem rodar o guiador é o que eu sempre fiz - mantendo-o sempre alinhado com a mota (isso é que é contra brecagem???!!!)

Quando me falam em empurrar o lado esquerdo do guiador para a frente quando vou curvar à esquerda, querem dizer "não o virar para a esquerda e mantê-lo a direito", certo?
É que eu já curvo sem oscilar o guiador, e ainda me fui pôr a empurrar o punho para a frente, estava a ver que ia parar ao chão...

Bem, vou continuar a fazer como tenho feito até aqui e pode ser que algum dia num encontro com a malta alguém me consiga mostrar in loco afinal do que é que se está a falar.
Contra Brecagem eficaz ou mito?  697124
SL125
SL125

Masculino Mensagens : 627
Data de inscrição : 12/06/2010
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  NPedrosa Seg 19 Jan - 16:08

Provavelmente já o fazemos sem nos apercebermos, é a ideia que tenho.

Ontem enquanto andava pelo youtube encontrei este vídeo que é de um instrutor de motas, se perceberem inglês ajuda muito:



Tenho ideia que o Cager, DBarbeiro aqui no fórum, também tem um vídeo que fala nisso.
NPedrosa
NPedrosa

Masculino Mensagens : 2005
Data de inscrição : 27/02/2014
Mota : KTM 1290 Super Duke R Exs: Yamaha MT-09 (X2), Yamaha MT-07, KTM Duke 125 ABS

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  Dissidente Seg 19 Jan - 16:10

Sim, foi isso que fui procurar para o cá meter:

Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  DBarbeiro Seg 19 Jan - 17:03

Neste ultimo video (o gajo que o faz é um bocado pateta, mas pronto), nota-se que a empurrar o guiador com o punho fechado inicia a curva automaticamente. E desse modo - com o punho fechado, não há maneira nenhuma de a força ser aplicada de qualquer outro modo, nem para cima, nem para baixo, nem para trás com a outra mão....


Por outro lado, a mais baixa velocidade (a contra brecagem funciona até a 0.1 km/h, tal como é demonstrado acidentalmente no fim do video), apenas serve para INCLINAR a mota. E logo a seguir, já com a mota inclinada, é só virar para onde se quer ir, para fazer as curvas mais apertadas. Mas isso já é instinto, não tem que saber.
Perigoso, perigoso é tentar fazer curvas a 120kmh... e depois não conseguem, vão em frente, e não percebem porque é que estão a cortar relva com o cú...
DBarbeiro
DBarbeiro

Masculino Mensagens : 580
Data de inscrição : 03/01/2012
Mota : NC 700 XA - Lotsotkey

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  Dias Seg 19 Jan - 18:21

DBarbeiro escreveu:... a contra brecagem ... apenas serve para INCLINAR a mota ...
Nem mais!
A contrabrecagem é eficaz... mas dizer-se que se usa acima de uma certa velocidade é um mito!
Muitos vídeos são enganadores porque se, a meio ou à saída da curva, a roda da frente está virada para o lado de fora da curva é para fazer "slide" e não para deitar a moto (se ela não estivesse deitada à entrada da curva, já o tipo tinha ido "lavrar").
Para ser mais correcto, a contrabrecagem aumenta a velocidade com que a moto se inclina, pelo que apenas está relacionada com a velocidade da moto pelo facto de, quanto maior for a velocidade, menos tempo temos para deitar a moto.

Voltemos às regras básicas para curvar:
1) Ajustar a velocidade antes de entrar na curva (se entrarem mais depressa do que o coeficiente de atrito pode produzir de força centrípeta... nem o Sto. António vos salva; não se esqueçam que a força centrífuga, ou centrípeta para quem gostar mais, é directamente proporcional ao quadrado da velocidade e inversamente proporcional ao raio de curvatura).
2) A curva deve ser feita aumentando a curvatura à medida que se deita a moto, para estarem sempre em equilíbrio e nem estarem mais ou menos inclinados do que a moto (veja-se continuação). Na fase inicial da curva ainda podem estar a travar, porque ainda não estão a precisar de todo o coeficiente de atrito para força centrípeta.
3) Lembrem-se sempre que, sem alterar a força no guiador, a moto aumenta a curvatura se carregarem na peseira do lado de dentro da curva (efeito giroscópico; é o guiar sem as mãos no guiador) ou se, para a mesma posição do guiador, a moto estiver mais inclinada (efeito geométrico).
4) Quanto mais a moto estiver inclinada, mais qualquer variação do guiador produz alterações de curvatura. Dito de outro modo, em caso de dúvida é preferível o condutor estar mais inclinado do que a moto.
5) Como nem sempre se consegue ser perfeito (eu não sou), pode ser necessário retocar a inclinação da moto. Como corolário do ponto anterior, podem fazer pequenas correcções alterando apenas a inclinação relativa condutor-moto.
6) A partir do "meio" da curva, é fazer tudo ao contrário: endireitar a moto à medida que se diminui a curvatura e começar a acelerar.

Cada um sabe de si e quem não gostar... que "coma menos". Eu, à entrada da curva, gosto de chegar o "rabo" no banco para o lado de dentro. A vantagem (do meu ponto de vista) é já ter o meu peso mais sobre a peseira interior, ser mais natural fazer contrabrecagem e posso sempre inclinar mais a moto para aumentar a curvatura, sem me preocupar se estou, ou não, a fazer contrabrecagem porque ela sai naturalmente (reparem que, para puxar a moto para mim, faço mais força para trás no lado de fora do guiador... o que é equivalente a empurrar o lado de dentro!).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Contra Brecagem eficaz ou mito?  Empty Re: Contra Brecagem eficaz ou mito?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos