F125cc.com
Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc?? F125cc10

Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc?? F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
novembro 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado?
112 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 112 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54

Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc??

+4
amok
balasteiro
jj
Laiboso
8 participantes

Ir para baixo

Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc?? Empty Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc??

Mensagem  Laiboso Sex 3 Abr - 9:32

Boas pessoal!

Então cá vai minha primeira dúvida.

Esta dúvida é direccionada para as pessoas que já têm carta de carro (categoria b) e já podem conduzir motos até 125cc (tendo mais de 25 anos de idade) mas têm pouca ou nenhuma experiência com motociclos.

Acham melhor ter primeiro formação numa escola de condução, ou seja tirar a carta de moto e depois comprarem uma moto de cilindrada maior ( tipo entre 250cc a 500cc)?

Ou acham melhor comprar uma 125cc não muito cara e ir aprendendo?... E ao fim de algum tempo quando achar-mos que já temos confiança tirar a carta Ap ?

Fica aqui a dúvida.

Abraços!
Laiboso
Laiboso

Masculino Mensagens : 7
Mota : Keeway SL 125 EL

Ir para o topo Ir para baixo

Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc?? Empty Re: Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc??

Mensagem  jj Sex 3 Abr - 11:23

Bom dia, eu tive essa duvida porque estava na mesma situação, resolvi comprar uma 125 ( i moto estrada ) na qual andei 3 anos,  não me arrependo nada da decisão porque a experiencia era pouca, só tinha andado de motorizada antes de tirar a carta de automovel, tirei a carta e comprei a suzuki sv 650 e a diferença é brutal! na minha opinião é sempre bom passar por 125 para ganhar experiencia, sem experiencia e passar logo pra uma 500 ou 600 é muita fruta, acho! cump. e boa escolha.

jj

Masculino Mensagens : 347
Mota : ex i moto strada 125/ suzuki sv 650

Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc?? Empty Re: Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc??

Mensagem  Convidado Sex 3 Abr - 11:23

Boas,

De um modo geral, irrita-me ter de aprender ao ritmo dos outros. No caso das motos até acho perigoso. Num carro, o instrutor tem domínio relativo sobre o que está a acontecer. Nas motos vais atrás de alguém e não tens qualquer ajuda se precisares. É algo que me faz alguma confusão. Não digo que seja a realidade em todas as escolas, mas o standard parece-me muito desconfortável.

Pessoalmente, sou mais apologista de ter uma 125, e aprender ao ritmo que nos deixa confortáveis para, caso seja o objectivo (pode acabar por nem ser), tirar a carta mais como formalidade, que para aprender o que quer que seja.

Agora, tudo depende da cabecinha de cada um... o autodidatismo não é para todos. Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc?? 952112

Convidado
Convidado

Mensagem  balasteiro Sex 3 Abr - 12:48

Boas amigo André Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc?? 113258

Na minha humilde opinião e vale o que vale :paz: acho que fazes bem começares debaixo para cima, 125 e deoismires evoluindomate teres a tua menina de eleição Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc?? 952112

Mas repara quese calhar depressa te vais cansar das 125, digo eu, pois começas a estar à vontade e depois queres mais, tem acontecido com a maioria do pessoal Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc?? 70049

Tenta investir, pouco numa125, para não perderes muito dinheiro, apesar das 125 venderem como pãezinhos quentes, para depois ires para aquela que tua mais adoras ehehhehh

Já agora para que queres a mota Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc?? 536420
balasteiro
balasteiro

Masculino Mensagens : 2320
Mota : Honda Íntegra NC 700 SD

Mensagem  Laiboso Sex 3 Abr - 13:11

balasteiro escreveu:

Tenta investir, pouco numa125, para não perderes muito dinheiro, apesar das 125 venderem como pãezinhos quentes, para depois ires para aquela que tua mais adoras ehehhehh

Já agora para que queres a mota Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc?? 536420

Vou mudar de local de trabalho e vou ficar apenas a 10km de distância.

A intenção era reduzir os custos de deslocação e também juntar o prazer de conduzir uma mota.

Além disso pelos comentários também já reparei que começar com uma 125cc vai ser uma boa forma de começar aprender a andar de moto.

A minha ideia é não gastar mais de 2200-2500€ numa mota.
Laiboso
Laiboso

Masculino Mensagens : 7
Mota : Keeway SL 125 EL

Mensagem  amok Sex 3 Abr - 13:37

arranjas boas 125cc por menos que isso...

e como já todos disseram, o melhor mesmo é aprender numa 125cc, com calma vais aprendendo...

eu fiz como a maioria do pessoal, nunca tinha andado numa mota com mudanças e uma 125cc é boa para aprender, a minha ideia inicial era aprender numa 125cc e mudar rapidamente para maior cilindrada, mas sinceramente só sinto falta de cilindrada na autoestrada dentro da cidade pouca diferença faz, mas isso já vai da ultilização de cada um, como eu ando pouco em autoestrada acho que ainda vou aguentar uns tempos com 125cc...

se comprares uma 125cc usada, acabas por perder pouco dinheiro, eu comprei uma sym wolf usada à 1ano e os preços praticamente não baixaram...
amok
amok

Masculino Mensagens : 1337
Mota : Suzuki GSX-R 1000 // Ex-Sym Wolf125

Mensagem  Jackal Sex 3 Abr - 13:51

Acho que está tudo dito. Ou tens "arcaboiço" para aprender numa de maior CC, ou então optas mesmo pela 125 até teres alguma estaleca. 
Mas como diz o balasteiro, se pensas em subir de CC's mais tarde não invistas muito numa 125. Compra uma usada até o máximo de 1500eur que se for para andar um ano com ela chega bem, desde que não esteja toda assassinada claro.
Mas isso agora cada um sabe da sua bolsa.
Jackal
Jackal

Masculino Mensagens : 1240
Mota : Honda NC700XA - Ex-Daelim Roadwin Fi 125cc

Mensagem  Artur Costa Sex 3 Abr - 17:19

Boas André  Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc?? 952112

Olha desde os 16 anos (tenho 48) que ando diáriamente em 2 rodas, motorizada e scooter de 50cc, virago 125 (2001) e actualmente Marauder 250 (2008), faço entre 25 a 30 kms diários.
Para andar todos os dias tens que ter tudo em conta, consumos, imposto, seguro e manutenção, pois sabes que quanto maior for a cilindrada mais tens que abrir os cordões à bolsa.
Só para teres uma ideia, no meu caso, a diferença entre o seguro da 125 para a 250 foi só de 12 euros, de selo pago exactamente o mesmo e nos consumos também não noto diferença nenhuma, ou seja o dobro da potência com o mesmo custo.
Daqui para cima (cc) estes valores sobem a pique, de modo que deves decidir sempre consoante  a utilização que queres dar à moto.
Para uso exclusivo em passeios com pendura e carga, obviamente que deves optar por cilindradas superiores. 
Em relação á compra da 125 se comprares bem, compensa, eu vendi a 
virago, comprei a Suzuki e fiquei com 300 euros de troco  Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc?? 952112

Desculpa a resposta alongada, espero ter ajudado a decidires  

Abraço
Artur Costa
Artur Costa

Masculino Mensagens : 1210
Mota : Hondas VF 750cc e Deauville 650cc

Mensagem  jj Sex 3 Abr - 17:52

Dá uma vista de olhos pelo olx e vais ver que arranjas fartura de 125 baratas pra ganhar experiencia.

jj

Masculino Mensagens : 347
Mota : ex i moto strada 125/ suzuki sv 650

Mensagem  Dissidente Sex 3 Abr - 18:57

Companheiro, sou mais um como os demais a recomendar que comeces por baixo. Tudo de parte o motivo é simples: uma cilindrada mais baixa perdoa mais a nossa falta de experiência que uma mais alta. Não é só a potência, também tens o peso, o custo da própria mota (a nível de reparação em alguma eventualidade).

Posto isto conduzo mota desde 2011, uma 125cc, e só no fim do Verão passado subi para a que tenho neste momento. Como muitos companheiros não me arrependo mínimamente do tempo que passei com a minha 125cc (que hoje em dia apaixona outra cujo bichinho das duas rodas está a fermentar). Ao longo desse tempo deu para reduzir os tais custos que me levaram a embarcar nesta aventura, para me apaixonar pelo mundo, aprender o que fazer e não fazer, ganhar experiência, e passar aquele desejo permanente de andar na estrada do carro para a mota  Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc?? 697124

Mas creio que estás a esquecer aí uma solução intermédia de compromisso sobre a questão de aprender a andar de mota. Porque não tirar algumas aulas, só para aprenderes o básico? Foi o que eu fiz. Não só para aprender o básico (acredita, ninguém te ensina a conduzir numa escola de condução...) como para ver se "isto" era coisa para mim. E tive algumas dúvidas... até levar a mota para a estrada. Aí dissiparam-se todas  Tirar primeiro a carta de moto ou comprar 125cc?? 952112

Sobre o que comprar, aconselhava-te a dar um saltito aos classificados do fórum. Por vezes aparecem motas boas dentro do teu budget e que são excelentes para começar (e continuar!).
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Mensagem  Ruca.Silva Sáb 4 Abr - 0:30

Concordo com o Dissidente. Acho que umas aulas iniciais numa escola de condução, mesmo que não seja para tirar a carta, fazem falta.

Ruca.Silva

Masculino Mensagens : 686
Mota : Honda NC750X; BMW R1200GS

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo