Quem está conectado?
Há 114 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 114 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
125cc e menos de 25 anos.
+46
sovesky
Jackal
Ferreira dos Santos
elsobrolho
minhos
Keeway
Viktor.147
mondrian
R3volution
nunes
RuiGaspar
ALopes
Rodolfof
Frescote
Diogo_Ramos
cristiano_agostinho
Frysis
Hulki
breakpulse
miguelgazela
Marcao17
etiko87
dgiestas
Pedro_G.
Helder Cruz
zezinho971
power_of_night
vso
Joel Maia
Fogueiras
paparazy
vinnys
bmaa128
jose antonio lobo
Cueball
Gimenez
kadeR
fanning
DFPA46
Royal05
Alexandre Alvaro
Dias
jjmaia
PReduto
veiga
RicardoBC
50 participantes
Página 1 de 7
Página 1 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
125cc e menos de 25 anos.
Caros,
Todos sabemos que a fada mágica que nos dá o poder de andarmos em duas rodas e não cairmos no chão só nos toca a porta aos 25 anos... Experimentem: peguem num jovem de 24 anos - olhem para ele, mal se aguenta em pé! Olhem agora para um(a) jovem de 25 e presenciem o milagre! Até parece que está a usar centenas daquelas pulseiras para o equilíbrio
Como tal, para aqueles com menos de 25 anos, aqui fica a informação de como poder ter andar de 125 apenas com carta de carro:
Todos sabemos que a fada mágica que nos dá o poder de andarmos em duas rodas e não cairmos no chão só nos toca a porta aos 25 anos... Experimentem: peguem num jovem de 24 anos - olhem para ele, mal se aguenta em pé! Olhem agora para um(a) jovem de 25 e presenciem o milagre! Até parece que está a usar centenas daquelas pulseiras para o equilíbrio
Como tal, para aqueles com menos de 25 anos, aqui fica a informação de como poder ter andar de 125 apenas com carta de carro:
Subcategoria A1 em autopropositura
Os titulares de carta de condução válida para veículos da categoria B (automóveis ligeiros) consideram-se também habilitados para a condução de motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 KW(subcategoria A1).
Esta disposição, estabelecida pela Lei n.º 782009 de 13 de Agosto aplica-se a todos os titulares de carta de condução válida para a categoria B que cumpram uma das seguintes condições
- Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
- Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.
Os titulares de carta de condução válida para a condução de veículos da categoria B que tenham idade inferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitação legal para a condução de ciclomotores estão sujeitos à realização e aprovação em exame prático, nos centros de exame do IMTT ou nos centros de exame privados, sendo facultativa a instrução adicional em escola de condução.
Nos casos em que se opte por instrução adicional, as escolas de condução são autorizadas a ministrar formação aos titulares de carta de condução da categoria B com idade inferior a 25 anos, que não sejam titulares de licença de condução de ciclomotor e pretendam submeter-se em regime de autopropositura a exame prático para a obtenção da subcategoria A1, desde que sejam portadores de licença de aprendizagem.
A formação ministrada não obedece ao número mínimo de lições previsto no Despacho n.º 17 6922005, de 18 de Agosto, e a propositura a exame deve ser apresentada pelo titular da licença de aprendizagem.
Requisitos
Ser titular de carta de condução válida para a categoria B;
Ter aptidão física e mental;
Residir em Portugal;
Não estar a cumprir proibição ou inibição de conduzir ou medida de segurança de interdição de concessão de carta de condução;
Aprovação na prova de aptidões e do comportamento (prova prática).
Documentos
Para requerer a emissão de licença de aprendizagem e a prova das aptidões e do comportamento (prova prática) são necessários os seguintes documentos
Fotocópia simples do documento de identificação pessoal, que ateste que o candidato reside em território nacional e exibição do original;
Exibição da carta de condução;
Atestado médico emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão (Modelo 922 INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda);
Uma fotografia actual (tipo passe), a cores e de fundo liso;
Formulário Modelo 1 IMTT; AQUI
Formulário Modelo 2 IMTT. AQUI
Taxas
Licença de aprendizagem € 15
Prova das aptidões e do comportamento € 30
Emissão da carta de condução € 30
Procedimentos
A emissão da licença de aprendizagem deve ser requerida nos serviços do IMTT e a marcação da prova das aptidões e do comportamento pode ser efectuada nos centros de exame do IMTT ou nos centros privados.
Para o efeito é necessário
Preencher o formulário Modelo 1 IMTT - pedido de licença de aprendizagem - em duplicado, directamente no computador ou manualmente depois de impresso, e assinar. Se optar pelo preenchimento à mão, utilize uma esferográfica preta sobre superfície dura.(Consultar Instruções de Preenchimento);
Preencher e assinar o formulário Modelo 2 IMTT – pedido de marcação de exame de condução.
Entregar os documentos nos Balcões de Atendimento do serviço regional ou distrital do IMTT.
Os impressos estão disponíveis em Formulários – Condutores e Veículos.
Enquadramento legal
Artigos 123.º n.º 10 e 126.º do Código da Estrada, alterado e republicado em anexo pelo Decreto-Lei n.º 442005, de 23 de Fevereiro
Lei n.º782009, de 13 de Agosto, que procede à oitava alteração ao Código da Estrada, permitindo o averbamento da habilitação legal para a condução de veículos da subcategoria A1 à carta de condução que habilita legalmente para a condução de veículos da categoria B
RicardoBC- Mensagens : 10
Re: 125cc e menos de 25 anos.
Já agora aqui ficam os centros de atendimento do IMTT AQUI, também podem tratar disto numa escola de condução, mas como dizia um economista - "There's no such thing as a free lunch"
Ou seja somem uns euros ao preço (já alto na minha opinião)...
Ou seja somem uns euros ao preço (já alto na minha opinião)...
Só uma coisinha... sei que está off-topic, mas cá vai:
O fulano dos 25 anos não se safava com as tais pulseiras, pois tal como era previsivel aquilo não serve para nada!
Giro vai ser ouvir agora as pessoas que as compraram e que diziam que aquilo fazia milagres... vai ser hilariante...
Os médicos depois desta vão passar só a receitar placebos e toda a gente vai ficar curada!
O fulano dos 25 anos não se safava com as tais pulseiras, pois tal como era previsivel aquilo não serve para nada!
Giro vai ser ouvir agora as pessoas que as compraram e que diziam que aquilo fazia milagres... vai ser hilariante...
Os médicos depois desta vão passar só a receitar placebos e toda a gente vai ficar curada!
veiga- Mensagens : 2876
Mota : Sym GTS 300i Evo
tenho 22 anos, fiz o exame na sexta feira e correu tudo bem.. Acho que é um exagero o que paguei, quando uma pessoa de 25 anos n tem d pagar nada.. Ao menos faziam preços mais acessiveis, ou entao qq pessoa deveria ter q prestar uma prova.. Cumps pessoal.
Convidad- Convidado
Sendo de Loures (perto de mim), onde fizeste?
Demorou quanto tempo desde o tempo de inscrição até ao dia do exame?
Em que consistiu o exame?
Demorou quanto tempo desde o tempo de inscrição até ao dia do exame?
Em que consistiu o exame?
PReduto- Mensagens : 24
Mota : SYM Fiddle II 125 S
boas.. Eu fiz assim, para nao perder tempo nas filas imensas do imtt, fui por um centro privado em auto proposiçao.. Tentei fazer pla apec, mas a senhora nao percebia nada do assunto, entao diz que nao faziam so atraves de escolas, entao fiz pelo acp ( nao e preciso ser socio ), entreguei toda a documentaçao necessaria na delegaçao mais perto de mim, que era a do colombo, de la eles enviaram tudo para o centro de exames ( no carregado ) , e esperei pouquissimo tempo para marcar exame.~
o exame foi cerca de 25 min, levei a mnh mota e carro, dps vais com um auscultador e o examinador vai.te a dar instruçoes.. Depois e como foi na de carro, stop é para parar mesmo, passadeiras, sinais de perca de prioridade, piscas, etc etc.. Ah e os famosos 8.
Cumps
o exame foi cerca de 25 min, levei a mnh mota e carro, dps vais com um auscultador e o examinador vai.te a dar instruçoes.. Depois e como foi na de carro, stop é para parar mesmo, passadeiras, sinais de perca de prioridade, piscas, etc etc.. Ah e os famosos 8.
Cumps
Convidad- Convidado
codename_88 escreveu:Acho que é um exagero o que paguei,.. Ao menos faziam preços mais acessiveis
Se não me é indiscrição (e para bem do serviço público) quanto é que pagaste no total?
São 60€.
jjmaia- Mensagens : 1137
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125
eu acho que o meu total ficou entre os 80eur. 30 p pedir a licenca d aprendizagem, 30 p exame, e mais um x p emissao da nova carta
Convidad- Convidado
Foste roubado, só pode...
jjmaia, segundo o que o RicardoBC transcreveu
os valores batem certo.RicardoBC escreveu:
Licença de aprendizagem € 15
Prova das aptidões e do comportamento € 30
Emissão da carta de condução € 30
Convidad- Convidado
1º a emissão de cartão são 24€, sei disse pois tive que pagar duas em menos de um ano, 2º eu fizo exame à cerca de um ano, só se os valores subiram entretanto, e 20€ é uma grande subida.
Eu paguei isto:
Licença de aprendizagem € 16
Prova das aptidões e do comportamento € 20
Emissão da carta de condução € 24
Só se eles subiram o valor da prova, pois a emissão paguei-a em Outubro pela AP, não foi à muito tempo...
EDIT: Fui confirmar e de facto os preços são esses. Subir 15€, grande treta...
Eu paguei isto:
Licença de aprendizagem € 16
Prova das aptidões e do comportamento € 20
Emissão da carta de condução € 24
Só se eles subiram o valor da prova, pois a emissão paguei-a em Outubro pela AP, não foi à muito tempo...
EDIT: Fui confirmar e de facto os preços são esses. Subir 15€, grande treta...
pois amigo, era quase impossivel ser roubado, pois os preços eram os mesmos em todo o lado.. Cumps
Convidad- Convidado
15€ a mais não deixa de ser um roubo...
sim, eu acho um abuso.. Se ao menos toda agente fizesse.. Mas nao.. Tenho uma colega minha q tem quase 30 anos, nem d bicicleta sabe andar, quer comprar uma mota , mas nao tem d prestar prova nenhuma nem gastar dinheiro, pq ja tem essa idade.. Mas pronto, eu com os meus22 anos sou considerado maior perigo.
Convidad- Convidado
SFF avisa aqui a malta do fórum se e quando isso vier a acontecer, com indicação da zona em que existirá uma maior probabilidade de nos cruzarmos com a tua colega!codename_88 escreveu:... Tenho uma colega minha q tem quase 30 anos, nem d bicicleta sabe andar, quer comprar uma mota ...
Estou (mais ou menos) no gozo porque o meu instrutor de condução já me disse que tem tido candidatos à carta "A" que nunca tinham antes andado de bicicleta e passaram no exame!
Dias- Mensagens : 5629
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)
pois la está.. Tiveram instruçao para tal !!
Mas pronto, de qualquer maneira viva a lei das 125, é um espetaculo e apesar do dinheiro que gastei para nao ter que esperar ate aos 25 anos, nao estou nada arrependido.
Cumps
Mas pronto, de qualquer maneira viva a lei das 125, é um espetaculo e apesar do dinheiro que gastei para nao ter que esperar ate aos 25 anos, nao estou nada arrependido.
Cumps
Convidad- Convidado
Boas pessoal. Eu tenho 22 anos, mas tenho a carta de veículos de categoria B e a licença de condução de ciclomotores. Se eu quiser andar com uma 125 tenho de pedir um documento especial ou basta andar com estes dois documentos e o BI? Obrigado.
Alexandre Alvaro- Mensagens : 2
Penso que tens que averbar a carta.
Alguém sabe o que é necessário fazer para isso? É que segundo o website do IMTT, é necessário voltar a ter o atestado médico, a fotografia, etc etc etc... Parece-me demasiado trabalho para uma coisa tão simples.
Alexandre Alvaro- Mensagens : 2
Alexandre Alvaro, bem vindo a este forum.
Entretanto passa primeiro pela apresentação
https://moto125cc.forumotion.com/t682p720-apresentacoes
para sabermos um pouco sobre ti.
Abraço
NunoC
Entretanto passa primeiro pela apresentação
https://moto125cc.forumotion.com/t682p720-apresentacoes
para sabermos um pouco sobre ti.
Abraço
NunoC
Convidad- Convidado
BOas malta...
Eu quando saiu a lei das 125 ainda não tinha 25 anos e ja tinha a carta de carro, ou seja tirei a licença de ciclomotor, a qual paguei 16euros fiz o exame e voíla...
A coisa mais simples de fazer é esta, tirar a licença camarária, demorei 15 dias para poder andar com a minha menina...
Abraço
Eu quando saiu a lei das 125 ainda não tinha 25 anos e ja tinha a carta de carro, ou seja tirei a licença de ciclomotor, a qual paguei 16euros fiz o exame e voíla...
A coisa mais simples de fazer é esta, tirar a licença camarária, demorei 15 dias para poder andar com a minha menina...
Abraço
Royal05- Mensagens : 70
Mota : Honda CBR 600RR
Eu meti-me nisso e quem me dera nunca ter metido.
1º Pagas!
Tens de fazer exame, mas não te dão mota.
Logo vais a uma escola... Mas a licença que emitem não tem o número da escola...
Logo não da
Logo pedes para porem, mas dizem que tem de ser a escola
Então pedes à escola... mas dizem-lhes que tens de ser tu a pedir
Etc etc
Quando finalmente desistes pq sabes que não passas no exame sem treino e sem mota perguntas se não podes guardar o € da emissão de carta e do exame para quando tirares a carta.
Resposta: Não.
Devolvem? Também Não...
Resultado: Tirei a carta....E fiquei sem o €....
1º Pagas!
Tens de fazer exame, mas não te dão mota.
Logo vais a uma escola... Mas a licença que emitem não tem o número da escola...
Logo não da
Logo pedes para porem, mas dizem que tem de ser a escola
Então pedes à escola... mas dizem-lhes que tens de ser tu a pedir
Etc etc
Quando finalmente desistes pq sabes que não passas no exame sem treino e sem mota perguntas se não podes guardar o € da emissão de carta e do exame para quando tirares a carta.
Resposta: Não.
Devolvem? Também Não...
Resultado: Tirei a carta....E fiquei sem o €....
Convidado- Convidado
Boas amigo,
Então passo a explicar o que se passou de concreto no meu caso..
Então eu ja tinha a minha dtr e não tinha carta nem licença nem nada e como ainda faltavam 2 anos para fazer 25, fui ao IMTT e perguntei o k tinha k fazer sem ter que tirar a carta A1, então eles disseram k eu podia tirar a licença de ciclomotor que custa 16 ou 18 euros.. Nao me lembro ao certo...
Então eu auto propus-me a exame, como tenho amigos com scooters 50 todas originais, com piscas e tudo..lolol, e como se sabe tb tem que se levar um carro para o senhor examinador ir sentado, lá fui eu... antes do exame dei umas voltinhas na scooter... O exame demorou 15min e fui passado...
Tao simples quanto isso....
Abraço...
Então passo a explicar o que se passou de concreto no meu caso..
Então eu ja tinha a minha dtr e não tinha carta nem licença nem nada e como ainda faltavam 2 anos para fazer 25, fui ao IMTT e perguntei o k tinha k fazer sem ter que tirar a carta A1, então eles disseram k eu podia tirar a licença de ciclomotor que custa 16 ou 18 euros.. Nao me lembro ao certo...
Então eu auto propus-me a exame, como tenho amigos com scooters 50 todas originais, com piscas e tudo..lolol, e como se sabe tb tem que se levar um carro para o senhor examinador ir sentado, lá fui eu... antes do exame dei umas voltinhas na scooter... O exame demorou 15min e fui passado...
Tao simples quanto isso....
Abraço...
Royal05- Mensagens : 70
Mota : Honda CBR 600RR
Isto é bastante engraçado: perguntei numa escola de condução (segurança maxima), sobre esta lei de quem tem licença de ciclomotores e carta B poder conduzir 125cc sem esperar pelos 25 anos, a duas pessoas diferentes e ambas me disseram que não era possível e só é possivel com a carta A1 ou AL. E fora ter visto aqui no forum e no site do IMTT, dois amigos meus também me disseram que era possível.
DFPA46- Mensagens : 29
Mota : Aerox 50 R
É possível sim, basta perguntar ao IMTT e não a quem está com medo de perder lucro.
Vou me auto propor segunda feira, já fui à casa da moeda comprar o papel para o atestado, isto ontem, hoje fui ao centro de saúde.
Ja tenho a papelada toda em ordem os modelos a preencher.Já que por escola de condução fica muito caro 150€ e ainda despesas do IMTT, alugo uma 50cc na scooter solution ou então vou ainda tentar que me emprestem uma e finalmente ter a licença!
Ja tenho a papelada toda em ordem os modelos a preencher.Já que por escola de condução fica muito caro 150€ e ainda despesas do IMTT, alugo uma 50cc na scooter solution ou então vou ainda tentar que me emprestem uma e finalmente ter a licença!
fanning- Mensagens : 9
Mota : Kymco downtown 125
fanning escreveu:Vou me auto propor segunda feira, já fui à casa da moeda comprar o papel para o atestado, isto ontem, hoje fui ao centro de saúde.
queremos saber p resultado do exame
Marco Machado- Adm
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
fanning escreveu:Vou me auto propor segunda feira, já fui à casa da moeda comprar o papel para o atestado, isto ontem, hoje fui ao centro de saúde.
Mas vais-te auto-propor a 125 ou a 50? Se for 125 tens que levar uma 125.
isso tenho de perguntar porque li num fórum que um levou uma 50cc, na net nao especifica
-mas é uma questão a colocar, mas também alugar uma 125cc fica um pouco mais caro... Na proxima segunda vou la como se dizer- meter os papeis
-mas é uma questão a colocar, mas também alugar uma 125cc fica um pouco mais caro... Na proxima segunda vou la como se dizer- meter os papeis
fanning- Mensagens : 9
Mota : Kymco downtown 125
Página 1 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7