Quem está conectado?
Há 22 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 22 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
Conduzir em Lisboa
+2
Fogueiras
Tomás Oliveira
6 participantes
Página 1 de 1
Conduzir em Lisboa
Boas, tenho estado na duvida em relação a uma coisa e gostava de saber a vossa opinião. Para o ano vou estudar para Lisboa e estou indeciso se levo a mota ou não. Como sou de Aveiro estou habituado a andar sem transito, sem confusao nenhuma na estrada, sempre tranquilo.
Acham que é facil a adaptaçao ao transito numa cidade grande ou devo deixar a mota em Aveiro para uns passeios de fim de semana e andar lá de metro e autocarro?
(Vou fazer 18 anos no Verão e conduzo há cerca de 1 ano. N tenho muita experiencia mas acho que me safo bem )
Acham que é facil a adaptaçao ao transito numa cidade grande ou devo deixar a mota em Aveiro para uns passeios de fim de semana e andar lá de metro e autocarro?
(Vou fazer 18 anos no Verão e conduzo há cerca de 1 ano. N tenho muita experiencia mas acho que me safo bem )
Tomás Oliveira- Mensagens : 9
Mota : Keeway RKV
Re: Conduzir em Lisboa
Onde vais ficar alojado e onde será a Universidade?Tomás Oliveira escreveu:Boas, tenho estado na duvida em relação a uma coisa e gostava de saber a vossa opinião. Para o ano vou estudar para Lisboa e estou indeciso se levo a mota ou não. Como sou de Aveiro estou habituado a andar sem transito, sem confusao nenhuma na estrada, sempre tranquilo.
Essas duas questões influenciam muito a resposta...
Convidado- Convidado
tens garagem disponível???
Fogueiras- Mensagens : 5833
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage
a universidade em principio é a nova (economia e gestao) e devo ficar alojado na periferia, num raio de 5 a 10km talvez.
Em relação à garagem, em principio nao vou ter
Em relação à garagem, em principio nao vou ter
Eu se fosse a ti, no primeiro semestre não a trazia.
Ambienta-te à cidade, os transportes na maioria dos casos e vivendo perto -caso não haja greves- dão para safar. Além do mais conhece primeiro a zona onde irás morar, para ver se é muito escondido, se é mais ou menos perigosa. Ou seja, estuda o sítio.
Para além da diferença de trânsito. Em Lisboa estás sempre sob stress.
Ambienta-te à cidade, os transportes na maioria dos casos e vivendo perto -caso não haja greves- dão para safar. Além do mais conhece primeiro a zona onde irás morar, para ver se é muito escondido, se é mais ou menos perigosa. Ou seja, estuda o sítio.
Para além da diferença de trânsito. Em Lisboa estás sempre sob stress.
AGCS- Mensagens : 260
Mota : searching....
sem garagem, eu não a levava
amok- Mensagens : 1337
Mota : Suzuki GSX-R 1000 // Ex-Sym Wolf125
Pois é melhor nao levar logo. Quanto à garagem tenho de ver melhor depois. Talvez mesmo n tendo um lugar de estacionamento consiga pedir um "cantinho" la para a estacionar de noite.
Obrigado pelas vossas respostas
Obrigado pelas vossas respostas
Provavelmente chego tarde porque as respostas já apresentadas parecem-me correctas. De qualquer modo, como deve haver mais quem tenha a mesma dúvida, aqui vem o chato do Dias ao ataque.
Se precisares das melhores justificações para trazer a moto... eu ajudo. Inversamente, se precisares das melhores justificações para não trazer a moto... eu ajudo.
A economia é um mito: a moto, se se somar todos os custos associados (desvalorização + oficina) não é mais económica do que o transporte público. Note-se que já nem estou a falar do seguro e do IUC porque esses têm que se pagar mesmo que a moto fique parada. Contudo, tem uma grande vantagem: é 2-3 vezes (depende da hora e do trajecto) mais rápida que o transporte público.
A necessidade ou não de garagem é um ponto a considerar, mas, na zona em que moro, há várias motos que sempre dormiram na rua e ninguém lhes toca (algumas até são bastante interessantes, mas não lhes toco porque não faço a mínima ideia de como poderão estar armadilhadas).
Quanto ao trânsito de Lisboa, que era a questão inicial, concordo que stressante para a maioria das pessoas. Contudo (ponto de vista pessoal) acaba por ser mais organizado que na província. Digo isto com base na minha experiência Algarvia, porque é no Algarve que tenho apanhado os maiores ataques de nervos! Em Lisboa, quem não se quizer armar em carapau de corrida, anda com o trânsito (pode-se fazer filtering para ganhar 5 minutos, mas já sabem ao que se arriscam). Na província, o trânsito citadino parece de moscas doidas que andam a encanar a perna à rã!
Nota: O que escrevi acima depende muito do tipo de condutor. Assim, apesar de eu e a maria sermos ambos Algarvios, enquanto ela fica feliz a conduzir no Algarve, eu stresso (na cidade, porque a Serra Algarvia é o Nirvana). Em contrapartida, ela depois das férias ou de um FDS diz que já não sabe conduzir em Lisboa, enquanto eu fico na maior (sigo aquele velho princípio "nunca ter pressa... se necessário, levanto-me mais cedo").
Há um ponto que ainda não foi mencionado: trazer a moto para Lisboa quer dizer que também se vai fazer as viagens terra-Lisboa-terra de moto. Caso contrário, há os transportes públicos (ou as boleias) e dá um grande gozo pular para cima da moto quando se vai à térrinha!
My 2 cents!
Se precisares das melhores justificações para trazer a moto... eu ajudo. Inversamente, se precisares das melhores justificações para não trazer a moto... eu ajudo.
A economia é um mito: a moto, se se somar todos os custos associados (desvalorização + oficina) não é mais económica do que o transporte público. Note-se que já nem estou a falar do seguro e do IUC porque esses têm que se pagar mesmo que a moto fique parada. Contudo, tem uma grande vantagem: é 2-3 vezes (depende da hora e do trajecto) mais rápida que o transporte público.
A necessidade ou não de garagem é um ponto a considerar, mas, na zona em que moro, há várias motos que sempre dormiram na rua e ninguém lhes toca (algumas até são bastante interessantes, mas não lhes toco porque não faço a mínima ideia de como poderão estar armadilhadas).
Quanto ao trânsito de Lisboa, que era a questão inicial, concordo que stressante para a maioria das pessoas. Contudo (ponto de vista pessoal) acaba por ser mais organizado que na província. Digo isto com base na minha experiência Algarvia, porque é no Algarve que tenho apanhado os maiores ataques de nervos! Em Lisboa, quem não se quizer armar em carapau de corrida, anda com o trânsito (pode-se fazer filtering para ganhar 5 minutos, mas já sabem ao que se arriscam). Na província, o trânsito citadino parece de moscas doidas que andam a encanar a perna à rã!
Nota: O que escrevi acima depende muito do tipo de condutor. Assim, apesar de eu e a maria sermos ambos Algarvios, enquanto ela fica feliz a conduzir no Algarve, eu stresso (na cidade, porque a Serra Algarvia é o Nirvana). Em contrapartida, ela depois das férias ou de um FDS diz que já não sabe conduzir em Lisboa, enquanto eu fico na maior (sigo aquele velho princípio "nunca ter pressa... se necessário, levanto-me mais cedo").
Há um ponto que ainda não foi mencionado: trazer a moto para Lisboa quer dizer que também se vai fazer as viagens terra-Lisboa-terra de moto. Caso contrário, há os transportes públicos (ou as boleias) e dá um grande gozo pular para cima da moto quando se vai à térrinha!
My 2 cents!
Dias- Mensagens : 5629
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)
Para complementar o Dias, se não houver constrangimentos a nível da dormida da mota, trá-la. Sempre terás um transporte para te levar onde quer que queiras e com o prazer associado. Sobre a condução em Lisboa, a minha sugestão é que conduzas como se toda a gente te quiser matar... muito muito na defensiva (o que não impede o reverso da medalha... )
Dissidente- Mensagens : 5650
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI
Pois a maior vantagem seria mesmo o tempo que demora a fazer determinado trajeto. Se por exemplo o meu apartamento ficar a uns 10km da universidade, faço a viagem bem mais rápido que de autocarro ou metro, sem estar condicionado pelos horários e locais das paragens. Neste aspeto dava-me muito mais liberdade.
Em relação à viagem terra-Lisboa-terra, nao será para fazer muitas vezes xD sao 250km numa 125cc provavelmente só a farei quando ficar de ferias, para trazer a mota, ou para levar em inicio de aulas.
Os meus pais é que estão um bocado de pé atras, tenho de pensar nisto melhor e depois do verão, talvez ande em Lisboa mais um RKV
Em relação à viagem terra-Lisboa-terra, nao será para fazer muitas vezes xD sao 250km numa 125cc provavelmente só a farei quando ficar de ferias, para trazer a mota, ou para levar em inicio de aulas.
Os meus pais é que estão um bocado de pé atras, tenho de pensar nisto melhor e depois do verão, talvez ande em Lisboa mais um RKV