Quem está conectado?
Há 133 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 133 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
Para que servem os recortes nas manetes "xpto"
+6
vitorcosta
NPedrosa
ricmags
Marco Machado
Dias
Dissidente
10 participantes
Página 1 de 1
Para que servem os recortes nas manetes "xpto"
Esta é uma dúvida que já me persegue há uns bons tempos. É frequente ver manetes de substituição (não originais) com um recorte mais ou menos pela quota das manetes curtas:
Alguém sabe a finalidade destes recortes?
Há uns anos disseram-me que o motivo pelo qual a extremidade das manetes era esférica e enrrolada era para que em caso de acidente a manete não partisse e pudesse perfurar alguma parte corporal, o que até faz sentido.
Mais recentemente imaginaram (porque resultou mesmo de um mini-brinstorming) que esses recortes se destinassem a possibilitar que em caso de queda a extremidade partisse e se pudesse continuar a operar a mota com o resto da alavanca, o que me parece algo relativamente prático, mas pondo em equação com o que disse anteriormente não me parece uma grande ideia.
Alguém sabe realmente algo sobre isto?
Alguém sabe a finalidade destes recortes?
Há uns anos disseram-me que o motivo pelo qual a extremidade das manetes era esférica e enrrolada era para que em caso de acidente a manete não partisse e pudesse perfurar alguma parte corporal, o que até faz sentido.
Mais recentemente imaginaram (porque resultou mesmo de um mini-brinstorming) que esses recortes se destinassem a possibilitar que em caso de queda a extremidade partisse e se pudesse continuar a operar a mota com o resto da alavanca, o que me parece algo relativamente prático, mas pondo em equação com o que disse anteriormente não me parece uma grande ideia.
Alguém sabe realmente algo sobre isto?
Dissidente- Mensagens : 5650
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI
Re: Para que servem os recortes nas manetes "xpto"
Não faço a mínima ideia e também estou curioso!
Aproveito para dizer que acho que, em algumas manetas, a parte arqueada devia ser um pouco mais comprida de modo a permitir que os dedos polegar e indicador fiquem sempre a abraçar o punho mesmo quando a maneta está toda apertada (para apertar a maneta bastam os outros 3 dedos).
Na Aquila não tenho problemas com a maneta direita (de origem tem ajuste e o curso do travão chega), mas com a da embraiagem tenho que tirar o dedo indicador no arranca-pára de Lisboa (em estrada, acertando as rotações, dá para meter as mudanças sem tirar o dedo).
Aproveito para dizer que acho que, em algumas manetas, a parte arqueada devia ser um pouco mais comprida de modo a permitir que os dedos polegar e indicador fiquem sempre a abraçar o punho mesmo quando a maneta está toda apertada (para apertar a maneta bastam os outros 3 dedos).
Na Aquila não tenho problemas com a maneta direita (de origem tem ajuste e o curso do travão chega), mas com a da embraiagem tenho que tirar o dedo indicador no arranca-pára de Lisboa (em estrada, acertando as rotações, dá para meter as mudanças sem tirar o dedo).
Dias- Mensagens : 5629
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)
Pois, foi o deixar o mindinho para trás que me valeu o dedinho partido... Ando a pensar em meter manetes curtas vs manetes normais, especialmente depois de ter "experimentado" as do Bruno. Quer o travão quer a embraiagem uso normalmente dois a três dedos (dois no travão, três na embraiagem).
pois realmente a ponta ser esferica sempre ouvi dizer que seria por isso mesmo por causa de num acidente minimizar os danos mas o corte não percebo a sua funcionalidade
Marco Machado- Adm
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
quando à parte esférica até pensei ser para servir de travão aos dedos para não fugir da manete xD
quanto ao corte, é onde a manete longa pode quebrar em caso de queda e assim ainda ficar com uma manete curta para o resto da viagem se conseguir.
aos 30s
https://www.youtube.com/watch?v=NYPE94FADxc
quanto ao corte, é onde a manete longa pode quebrar em caso de queda e assim ainda ficar com uma manete curta para o resto da viagem se conseguir.
aos 30s
ricmags- Mensagens : 307
Mota : BMW R 1200 RT
Obrigado companheiro
Ou seja, por serem em alumínio se aquilo vai ao chão parte logo com uma grande categoria... as originais de aço (?) são bem mais resistentes (falo pela forma como ficaram as minhas) e para partirem a bola é preciso ser um daqueles que no fim já não vale muito a pena pensar em levar a mota para casa a conduzi-la.
Fico mesmo indeciso. As originais são para lá de um balúrdio...
Ou seja, por serem em alumínio se aquilo vai ao chão parte logo com uma grande categoria... as originais de aço (?) são bem mais resistentes (falo pela forma como ficaram as minhas) e para partirem a bola é preciso ser um daqueles que no fim já não vale muito a pena pensar em levar a mota para casa a conduzi-la.
Fico mesmo indeciso. As originais são para lá de um balúrdio...
Indeciso em quê?
Não estou a perceber qual a tua dúvida.....
São muito mais baratas, podes escolher curtas ou compridas e escolher as cores....
.
Não estou a perceber qual a tua dúvida.....
São muito mais baratas, podes escolher curtas ou compridas e escolher as cores....
.
NPedrosa- Mensagens : 2005
Mota : KTM 1290 Super Duke R Exs: Yamaha MT-09 (X2), Yamaha MT-07, KTM Duke 125 ABS
Pessoal que conheço e que tem, quase todas made in china, ninguém se queixa.
Quando muito, podem perder um pouco a cor se estiverem sempre à chapa do sol.....
É fazeres as contas a quantos pares compras comparando com umas originais.
Quando muito, podem perder um pouco a cor se estiverem sempre à chapa do sol.....
É fazeres as contas a quantos pares compras comparando com umas originais.
NPedrosa- Mensagens : 2005
Mota : KTM 1290 Super Duke R Exs: Yamaha MT-09 (X2), Yamaha MT-07, KTM Duke 125 ABS
Ehehehe gotcha!
Se for um ligeiro corte que algumas têm antes da parte esferica ...é um corte efetuado para, em caso de queda, servir como "fusivel" partindo-se e evitando que a manete se dobre por alavanca com o chão.
É muito usado no todo o terreno para se poder seguir mesmo depois de uma queda.
Também, evita que a manete se dobre para dentro atingindo a mão.
É muito usado no todo o terreno para se poder seguir mesmo depois de uma queda.
Também, evita que a manete se dobre para dentro atingindo a mão.
vitorcosta- Mensagens : 74
Mota : Honda cm125c; Yamaha XT600Z Ténéré; CBR1000F; BMW RT1100
Bom Tópico e bom vídeo explicativo.ricmags escreveu:quando à parte esférica até pensei ser para servir de travão aos dedos para não fugir da manete xD
aos 30s
Só pra dizer que eu tb tenho as manetes chineses e aquilo é de uma qualidade irrepreensível ... ou pelo menos as minhas são...ehehhehe
linhos- Mod
Mota : KTM Duke 125 Laranjinha ABS - Vê a Laranjinha no Youtubiu!
o recorte na manete serve para em caso de pequena queda a manete partir pelo corte ficando assim operacional ate á substituição da mesma
o carteiro- Mensagens : 645
Mota : yamaha wr 125 x 2011 preta
o carteiro escreveu:o recorte na manete serve para em caso de pequena queda a manete partir pelo corte ficando assim operacional ate á substituição da mesma
balasteiro- Mensagens : 2320
Mota : Honda Íntegra NC 700 SD
Também tenho dessas manetas chinocas afináveis e 5 estrelas, nem tudo o que produzem è de fraca qualidade.
Jose- Mensagens : 655
Mota : ex Honda CB500 ex Daelin Daystar Classic,ex Suzuki VStorm, Triumph Tiger 800 XRX