F125cc.com
WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
184 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 184 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões!

5 participantes

Ir para baixo

WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! Empty WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões!

Mensagem  Ziwdon Sáb 11 Jul - 15:54

Olá,
 
O meu nome é Carlos e estou a criar este tópico porque estou a pensar comprar a minha primeira moto e gostava de ter a opinião de quem já anda nestas aventuras há mais tempo. :)
Embora tenha carta de condução de motociclo (A/A1), a única vez que andei numa moto foi quando tive aulas para obtenção da licença há cerca de 10 anos, pelo que a minha experiência de condução é zero. No entanto, embora ao longo destes anos tenha utilizado sempre 4 rodas para me deslocar, a vontade de ter uma moto esteve sempre presente e finalmente decidi adquirir uma.
Assim, como a escolha é difícil e depende de vários fatores venho aqui pedir a vossa ajuda. Vou tentar dar algumas indicações sobre a minha situação e o que procuro. Aqui vai:
 
Qual será a finalidade da moto?
Numa fase inicial, enquanto não tenho experiência, será para dar umas voltinhas pelo meio urbano/rural. No entanto, a ideia é vir a utilizar como meio de deslocação para o trabalho (que inclui meio urbano e autoestradas). Como tal, procuro algo que seja de confiança, que tenha boa durabilidade, e que seja económico.
 
Tens ou pensas adquirir carta de motociclo?
Já tenho, mas tenho zero de experiência.
 
Qual a potência que procuras?
Eu tenho em mente adquirir uma 125cc até ganhar alguma experiência. Ou acham que, dado que já tenho carta, deva procurar algo mais potente (250cc)?
 
Queres nova ou usada?
Hmm…é claro que preferia uma nova, mas não sei. Se acham que ao fim de 6 ou 12 meses é preferível substituir por algo com mais potência, não sei até que ponto compensaria o investimento.
 
Qual o valor do orçamento de que dispões?
Eu estava a pensar gastar entre os 2500€-3000€, sem contar com o equipamento e documentação.
 
Que tipo de mota procuras?
Algo standard, que dê para andar no meio urbano e eventualmente na autoestrada. Do género street/naked. Também gosto de desportivas.
 
Qual a tua estatura?
Sou de estatura média/baixa, com cerca de 1,70m.
 
Tens algum modelo em mente?
Já fiz alguma pesquisa e encontrei alguns modelos que me pareceram interessantes. São todos 125cc e alguns ultrapassam o meu orçamento:

  • Honda CBF 125 (2009 - 2014 / £2320.00)
  • Yamaha YBR125 (2005 - present / £2199.00)
  • Honda CG125 (1993 - 2008 / £1985.00)
  • Yamaha YZF-R125 (2008 - 2013 / £3299.00)
  • Honda CBR125R (2004 - present / £2349.00)
  • Honda XL125 Varadero (2001 - present / £4390.00)

Vi que a Honda lançou um novo modelo para substituir a CBF 125, a CB 125F, mas pelo que li é um passo atrás em relação à anterior.
Modelos com mais potência ainda não pesquisei. Recomendam algum?
 
 
E acho que é isso. :P
Desde já agradeço qualquer conselho e opinião.
Cumprimentos!

Ziwdon

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/07/2015
Mota : N/A

Ir para o topo Ir para baixo

WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! Empty Re: WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões!

Mensagem  amok Sáb 11 Jul - 16:49

antes de mais, bem vindo...

da tua lista, e dividindo os estilos:

a CBF , YBR e CG, são todas grandes maquinas de guerra e excelentes consumo(a única coisa que não gosto são os pneus de "bicicleta")

a varadero é grande mota, em todos os sentidos, tens de ver se com os teus 1,70cm consegues chegar bem com os pés ao chão...

entre as YZF-R e a CBR, a yamanha é na minha opinião bem melhor (mais uma vez a CBR parece que tem pneus de bicicleta) e tambem se ve pelo preço que a YZF-R é melhor...

já pensas-te na ktm duke 125, deves conseguir arranjar usadas por +/- 3.000€, ou mesmo na sym wolf, keeway rkv e na daelim roadwin, são motas de uma gama mais baixa, mas são muito boas para aprender e se tiveres algum azar são mais baratas de reparar...
amok
amok

Masculino Mensagens : 1337
Data de inscrição : 12/02/2015
Mota : Suzuki GSX-R 1000 // Ex-Sym Wolf125

Ir para o topo Ir para baixo

WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! Empty Re: WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões!

Mensagem  Ziwdon Seg 13 Jul - 11:30

Olá amok, muito obrigado pela resposta.
Estive a ver os modelos que indicaste e achei bastante interessantes a KTM Duke, nomeadamente pelo facto de ter ABS, e a Sym Wolf. A Keeway já tinha visto mas pelo que tenho lido pela net parece-me ter alguns problemas no que diz respeito ao controlo de qualidade. As outras duas não consegui encontrar muita informação.
De qualquer modo gostei bastante das duas primeiras que referiste, principalmente da KTM. Agora estou é na dúvida, uma vez que já tenho carta e o preço é um pouco mais elevado, se compensa investir tanto dinheiro numa moto de 125cc. A KTM Duke tem uma versão igual de 200cc pouco mais cara. Não sei o que fazer..


Btw...bons videos. Lane splitting aí no limite. ^^

Ziwdon

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/07/2015
Mota : N/A

Ir para o topo Ir para baixo

WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! Empty Re: WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões!

Mensagem  amok Seg 13 Jul - 11:36

bem em relação a isso o que te posso dizer, é que geralmente as 125cc não desvalorizam muito porque há muita procura, principalmente a duke...

uma 125cc é muito boa para aprender, mas uma vez que já tens carta podes mesmo começar por uma 250/300, também dá para aprender WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! 952112
amok
amok

Masculino Mensagens : 1337
Data de inscrição : 12/02/2015
Mota : Suzuki GSX-R 1000 // Ex-Sym Wolf125

Ir para o topo Ir para baixo

WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! Empty Re: WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões!

Mensagem  Fary Seg 13 Jul - 11:40

Boas,

Tive uma wolf, e andava 45klm por dia e gastava 10euros por semana em gota.. aprendi muita coisa com ela andei 12000klm +/-, mas cada um tem a sua opiniao, eu sou contra a compra de uma duke, vais enjoar depressa as 125 e querer saltar para uma CC a cima.. e vais estoirar 3000euros numa 125..

Ve o meu db tenho lá quase todas as aventuras que tive com ela.. lol

A wolf é uma grande maquina! 1400euros e compras na boa em 2 mão! WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! 697124
Fary
Fary

Masculino Mensagens : 520
Data de inscrição : 17/03/2014
Mota : Yamaha Fazer

Ir para o topo Ir para baixo

WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! Empty Re: WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões!

Mensagem  amok Seg 13 Jul - 11:47

Fary escreveu:Boas,

Tive uma wolf, e andava 45klm por dia e gastava 10euros por semana em gota.. aprendi muita coisa com ela andei 12000klm +/-, mas cada um tem a sua opiniao, eu sou contra a compra de uma duke, vais enjoar depressa as 125 e querer saltar para uma CC a cima.. e vais estoirar 3000euros numa 125..

Ve o meu db tenho lá quase todas as aventuras que tive com ela.. lol

A wolf é uma grande maquina! 1400euros e compras na boa em 2 mão! WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! 697124

eu também sou da mesma opinião, a duke poder ser um bocadinho melhor, mas acho que em relação preço/qualidade a wolf fica na frente... a minha tem 7000km e o único problema que tive foi o sensor da velocidade que foi tratado pela garantia em 3dias WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! 952112

mas como disse, as 125cc desvalorizam pouco, ou seja se deres 3000€ agora por uma duke, ou 1500 por uma wolf, para o proximo ano se calhar nem 100€ perdes...

por isso acho que a escolha esta no valor que queres gastar neste momento...
amok
amok

Masculino Mensagens : 1337
Data de inscrição : 12/02/2015
Mota : Suzuki GSX-R 1000 // Ex-Sym Wolf125

Ir para o topo Ir para baixo

WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! Empty Re: WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões!

Mensagem  tiagomp Seg 13 Jul - 12:08

Tenho uma duvida, tens a carta A ou a A1?
tiagomp
tiagomp

Masculino Mensagens : 192
Data de inscrição : 18/07/2013
Mota : Yamaha MT-07 ABS Competition White, ex Sym Wolf 125

Ir para o topo Ir para baixo

WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! Empty Re: WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões!

Mensagem  Ziwdon Seg 13 Jul - 12:23

Muito obrigado a todos pelas opiniões!
Sendo assim, acho que ou opto por uma 125cc mais barata (como a Sym Wolf) ou uma de 200cc/250cc um pouco mais cara. Só tenho receio de ser muita areia para o meu camião, hehe.

Fary escreveu: eu sou contra a compra de uma duke, vais enjoar depressa as 125 e querer saltar para uma CC a cima.. e vais estoirar 3000euros numa 125..

Mas o que achas da KTM Duke 200 por exemplo? Uma de 200cc já deve aguentar um pouco mais não?

tiagomp escreveu:Tenho uma duvida, tens a carta A ou a A1?

Tenho A. Como disse, tirei carta de motociclos na mesma altura que a carta de ligeiros. Na altura fiquei limitado aos 250cc, mas ao fim de 2 anos renovei e fiquei sem limites. A questão é que a primeira e última vez que andei de mota foi nessa altura. E as aulas que tive, pelo que tenho visto de outro pessoal, foram muito básicas. Por isso é que também tenho receio de me estar a aventurar muito. ^^


Obrigado, cumprimentos!

Ziwdon

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/07/2015
Mota : N/A

Ir para o topo Ir para baixo

WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! Empty Re: WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões!

Mensagem  Fary Seg 13 Jul - 13:14

Quantos klm vais fazer por dia? E quantos em AE?
Fary
Fary

Masculino Mensagens : 520
Data de inscrição : 17/03/2014
Mota : Yamaha Fazer

Ir para o topo Ir para baixo

WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! Empty Re: WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões!

Mensagem  SL125 Seg 13 Jul - 14:15

Companheiro,

Antes de mais, parabéns pela forma estruturada com que fizeste a apresentação do que pretendias.
Eu andei 4 anos com uma 125cc e fiz 20.000km's até ter decidido tirar carta A.
Posto isto, comprei uma 250cc (usada - podes ver na minha assinatura o link para os meus DB's) que é uma mota com basicamente os mesmos custos de uma 125 (5,49 euros de IUC/ano), consumo de 3,1L/100, com apenas um senão, que é o custo das mesmas em novas. Ou seja, com o valor que dás por uma 250cc nova, compras uma 600cc com meia dúzia de anos.

Na minha opinião, que experimentei as 2 digo-te que para quem tem carta A não compensa gastar dinheiro numa 125cc (apesar de não desvalorizarem muito como referido pelo amok), pois vais dar por uma 125cc nova o mesmo valor que por uma 250cc usada - estas sim, desvalorizam um pouco, mas ficas bem servido em termos de andamento.

Agora, se a tua ideia é ganhar prática para depois passares para 600cc+ (com os custos inerentes), então mais vale comprares 125cc nova ou usada (desvalorizam pouco) e uns meses mais tarde compras então a mota mais potente.

Sobre a Keeway, tenho duas, tendo na Superlight 125cc feito mais de 25.000kms onde a única avaria foi um cabo de embraiagem partido.
Julgo que deves informar-te junto de quem tem as motas e te pode dar um feedback real sobre a marca  WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! 952112
De marcas "alternativas" com provas dadas tens a Keeway, a Daelim, a Hyosung e a Sym. Outras marcas não conheço feedback, podem até ser boas, mas desconheço feedback.

Boa sorte com a escolha!
WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! 697124
SL125
SL125

Masculino Mensagens : 627
Data de inscrição : 12/06/2010
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250

Ir para o topo Ir para baixo

WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! Empty Re: WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões!

Mensagem  Ziwdon Seg 13 Jul - 15:32

Fary escreveu:Quantos klm vais fazer por dia? E quantos em AE?

A longo prazo a ideia é utilizar para comutar entra casa/trabalho. Mas claro que numa fase inicial, enquanto não me sentir confiante, vai ser mais para as voltinhas.
Os Kms e as auto-estradas vão depender um pouco da minha situação profissional nos próximos tempos, mas em princípio serão uns 20-30Km com uma boa parte em auto-estrada.

SL125 escreveu:Companheiro,

Antes de mais, parabéns pela forma estruturada com que fizeste a apresentação do que pretendias.
Eu andei 4 anos com uma 125cc e fiz 20.000km's até ter decidido tirar carta A.
Posto isto, comprei uma 250cc (usada - podes ver na minha assinatura o link para os meus DB's) que é uma mota com basicamente os mesmos custos de uma 125 (5,49 euros de IUC/ano), consumo de 3,1L/100, com apenas um senão, que é o custo das mesmas em novas. Ou seja, com o valor que dás por uma 250cc nova, compras uma 600cc com meia dúzia de anos.

Na minha opinião, que experimentei as 2 digo-te que para quem tem carta A não compensa gastar dinheiro numa 125cc (apesar de não desvalorizarem muito como referido pelo amok), pois vais dar por uma 125cc nova o mesmo valor que por uma 250cc usada - estas sim, desvalorizam um pouco, mas ficas bem servido em termos de andamento.

Agora, se a tua ideia é ganhar prática para depois passares para 600cc+ (com os custos inerentes), então mais vale comprares 125cc nova ou usada (desvalorizam pouco) e uns meses mais tarde compras então a mota mais potente.

Sobre a Keeway, tenho duas, tendo na Superlight 125cc feito mais de 25.000kms onde a única avaria foi um cabo de embraiagem partido.
Julgo que deves informar-te junto de quem tem as motas e te pode dar um feedback real sobre a marca  WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! 952112
De marcas "alternativas" com provas dadas tens a Keeway, a Daelim, a Hyosung e a Sym. Outras marcas não conheço feedback, podem até ser boas, mas desconheço feedback.

Boa sorte com a escolha!
WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! 697124

Olá SL125. Muito obrigado pelas dicas!
A minha ideia para já é manter-me pelas baixas cilindradas, mais para deslocação diária e passeios. Pelo menos no presente ainda não me imagino numa de alta cilindrada. Talvez a longo prazo :P .
Sendo assim, e pelo que têm dito, acho que vou optar por procurar algo entre as 200/250cc. Sempre é um pouco mais potente que uma de 125cc e consegue-se manter aproximadamente os mesmos custos e consumos (e segurança para quem é inexperiente xD). Vou ver se dou uma olhadela às marcas que indicaram.


Obrigado, cumprimentos.

Ziwdon

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/07/2015
Mota : N/A

Ir para o topo Ir para baixo

WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões! Empty Re: WANTED: 1ª Moto - Conselhos e Opiniões!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos