F125cc.com
Troca do filtro de oleo - kilometros iniciais F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Troca do filtro de oleo - kilometros iniciais F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
161 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 161 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Troca do filtro de oleo - kilometros iniciais

2 participantes

Ir para baixo

Troca do filtro de oleo - kilometros iniciais Empty Troca do filtro de oleo - kilometros iniciais

Mensagem  Luiz999 Ter 29 maio - 7:51

Bom dia malta,

Como ja havia discutido anteriormente, a troca do oleo e necessaria quando a moto e 0km.
Meu caso 300, 600, 1000 e depois no intervals de 1500.
A questao e, troca-se o filtro de oleo tambem?

Obrigado


Última edição por Luiz999 em Qua 30 maio - 20:54, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ultima frase nao existe)

Luiz999

Masculino Mensagens : 81
Data de inscrição : 26/03/2018
Mota : Fosti R9

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do filtro de oleo - kilometros iniciais Empty Re: Troca do filtro de oleo - kilometros iniciais

Mensagem  Lallo Qua 30 maio - 5:09

O período de rodagem é uma fase de amaciamento que envolve todo o conjunto dos componentes que constituem o conjunto mecânico do motor.

Neste período os componentes móveis assentam-se e ajustam-se uns aos outros em decorrência do desgaste por atrito; o qual elimina a rugosidade entre elas no nível de grandezas de milésimo de milímetro ou menores – ver a norma ISO 1302.

Esta é a razão do cuidado adicional que se deve ter no período de amaciamento (rodagem). Do contrário a vida útil do motor será comprometida com a perda de milhares ou dezenas de milhares de km.

Nas primeiras centenas de quilômetros esse assentamento produz fragmentos metálicos resultantes de maior atrito metal-metal entre os componentes além de produção adicional de calor. Esses fragmentos que cá também denominamos de pequenos cavacos metálicos ficam em suspensão no óleo do motor e circulando dentro do sistema de lubrificação. Esses fragmentos alcançam todas as partes móveis que inclui engrenagens do câmbio, embreagem e rolamentos.

Portanto é altamente recomendável trocar o filtro de óleo bem mais cedo durante a rodagem.
Particularmente para as minhas motas zero bala eu troco o filtro de óleo aos primeiros 500 km juntamente com o óleo. Posteriormente eu sigo a recomendação do manual.

Se o manual do utilizador “DA TUA MOTA” preconiza   a troca de óleo a cada 300 km durante a rodagem, vá lá que seja. Tendo em vista que manuais são redigidos por engenheiros para os utilizadores.

Mas se quem vos recomendou isso foi algum mecanicuzinho de stand. Fique esperto porque podem estar querendo capitalizar um montante em cima dessas trocas de óleo que entendo ser remédio de elefante para curar uma formiguinha.

O melhor que eu tenho a lhe dizer é:

Leia o manual do utilizador da tua moto várias vezes, ele todo. Porque 98% de dúvidas são dirimidas com a leitura dele. Basta seguir o plano de manutenção recomendado nele.

E tenho dito,

Leitura recomendada:
http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t6-cinco-motivos-para-ler-o-manual-do-proprietario-regularmente
Lallo
Lallo

Masculino Mensagens : 352
Data de inscrição : 23/01/2018
Mota : Fazer 250 Yamaha

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do filtro de oleo - kilometros iniciais Empty Re: Troca do filtro de oleo - kilometros iniciais

Mensagem  Luiz999 Qua 30 maio - 18:27

Ola Lallo,

Fui comprar o filtro e o stand me disse que as motos novas nao precisam trocar filtro pois sao lavaveis, trocando a cada 20.000 km.
Eu nao sabia que os filtros eram assim para as motos novas hoje em dia.
Eu nao conhece absolutamente nada de moto e por isso comento aqui para a malta dar sua opiniao/sugestao e experiencia.

Obrigado.

Enviado pelo Topic'it

Luiz999

Masculino Mensagens : 81
Data de inscrição : 26/03/2018
Mota : Fosti R9

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do filtro de oleo - kilometros iniciais Empty Re: Troca do filtro de oleo - kilometros iniciais

Mensagem  Lallo Qua 30 maio - 19:51

Tu estás a confundir a ti mesmo. Recomendo agora com força que leias o manual da tua mota. Também o artigo indicado o qual recomendei deixando o link.

O manual do utilizador é a melhor fonte de consulta que podes ter. Aparentemente tu não estás a distinguir o que seria um filtro de óleo substituível (disposable) de um filtro de óleo interno ao motor. Ou ainda filtros de ar, os quais têm outra função.
Lallo
Lallo

Masculino Mensagens : 352
Data de inscrição : 23/01/2018
Mota : Fazer 250 Yamaha

Ir para o topo Ir para baixo

Troca do filtro de oleo - kilometros iniciais Empty Re: Troca do filtro de oleo - kilometros iniciais

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos