F125cc.com
Dúvida sobre aquisição de primeira mota F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Dúvida sobre aquisição de primeira mota F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
89 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 89 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Dúvida sobre aquisição de primeira mota

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre aquisição de primeira mota Empty Dúvida sobre aquisição de primeira mota

Mensagem  G4ins Ter 9 Out - 23:31

Boa noite,
O meu nome é Pedro, tenho 25 anos, 1.86m e cerca de 85-90kg.
Nos últimos tempos tenho considerado adquirir uma 125 para fazer o trajecto casa-trabalho (Braga-Vila Nova de Gaia) cerca de 60km para cada lado.
Pelo que tive aqui a ler no fórum vejo que há malta entendida no assunto por isso queria pedir a vossa ajuda para decidir se me compensa em termos monetários, segurança e conforto não comprar e se sim qual.
Não percebo mesmo nada de motos nem nunca andei mas acho piada especialmente à keeway superlight por ter aquele estilo mais chopper mas estou aberto a todo o tipo de sugestões.
O meu orçamento deve rondar entre os 1000 e 2000€ mas não tenho bem noção dos preços também nem sei se o melhor é comprar novo ou usado.
Cumprimentos e desde já obrigado Dúvida sobre aquisição de primeira mota 952112

G4ins

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/10/2018
Mota : N/A

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre aquisição de primeira mota Empty Re: Dúvida sobre aquisição de primeira mota

Mensagem  nunes Qua 10 Out - 11:49

Pedro, a minha opinião é muito simples.
60 km para cada lado dá 120 km por dia.
120 km por dia em cima de uma 125cc é muito. não seria muito durante uma semana ou duas mas fazê-lo todos os dias não vai ser fácil.
provavelmente vais fazer o percurso por AE o que torna a 125cc ainda mais limitada.
tira a carta e compra uma coisa que se adeqúe melhor a esse tipo de trajeto.
esta, como te digo, é só a minha opinião.
espera para ver o que te diz o resto da malta.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre aquisição de primeira mota Empty Re: Dúvida sobre aquisição de primeira mota

Mensagem  papatango Qua 10 Out - 14:36

tal como o Nunes, sou da opinião que para esse trajecto deves tirar a carta (pelo menos a A2) e arranjas uma mota maior.
Uma 500cc serve perfeitamente e existem alguns modelos bem jeitosos
papatango
papatango

Masculino Mensagens : 1732
Data de inscrição : 22/04/2015
Mota : ex-fosti 125cc (cabritinha);ex-AJS daytona (Mulatinha); Virago 535 (Ateagina) e Yamaha Bolt

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre aquisição de primeira mota Empty Re: Dúvida sobre aquisição de primeira mota

Mensagem  Trigueiro Qui 11 Out - 12:38

G4ins

Não interpretes mal as opiniões já aqui dadas. São verdadeiras e não pretendem ser um balde de água fria em quem nunca andou de mota (assumo que é o teu caso) e estava a pensar em iniciar-se justamente no trajeto casa-trabalho-casa.

Podes, e até aconselho, a iniciares-te numa 125 (mas não leves logo para uma autoestrada!), a qual servirá durante alguns tempos para ires para o trabalho e verificares por ti mesmo as suas limitações. Se te deres bem com essas limitações, tranquilo, segue a tua escolha. Se verificares que uma 125 sai curto (será o mais provável de acontecer), o teu treino com uma 125 vai te ajudar muito quando chegar a hora de tirar a carta A2 ou A, bem como na ideia do que será a tua futura mota de maior cilindrada.

Para um orçamento entre 1000 e 2000€, a opção é quase de certeza a segunda mão. Mais do que ser uma mota japonesa, coreana ou chinesa, o mais importante é a mesma vir sem problemas que te obriguem mais vezes a deixar a mota na oficina, do que ela efetivamente levar-te para o trabalho. Isto implica procurar muito, se possível com a ajuda de quem tem experiência com motas.

Não esquecer que agora com a aproximação do inverno, a deslocação de mota nem sempre é viável ou aconselhável, especialmente para quem tem pouca experiência.

Aqui chegados, a questão do conforto é logo posta em causa num trajeto desse comprimento, quando se vai em cima de uma 125. Há 125s até bastante confortáveis, mas não costumam custar menos de 2000€, mesmo em 2.ª mão.

Quanto à economia, as 125 com motores de injeção eletrónica supostamente são as mais económicas, mas também são as mais recentes e as mais caras. Posso-te dizer que as duas 125 de carburador que já me passaram pelas mãos gastavam/gastam entre 3,2 a 3,6 litros, consoante o rodar do punho direito. E para se fazer viagens longas, especialmente para o local de trabalho, em que há uma hora definida para se entrar, o punho direito costuma ir bem enrolado... Há quem refira 125s com consumos na casa dos 2 a 2,5 litros, mas nunca as vi e duvido que nas minhas mãos gastem tão pouco.

Quanto à segurança, duas questões: vento e ultrapassagens. Geralmente, motas mais pesadas e mais potentes são mais seguras. Mas a qualidade dos pneus, do tempo que faz (chuva, vento, sol...), das estradas, do comportamento do motociclista e dos condutores de carro na periferia da mota, são questões talvez ainda mais importantes que ditam a segurança do motociclista, independentemente deste estar numa 125 ou numa 750.

Se fores primeiro para uma 125, pensando em mais tarde ires para uma cilindrada maior, não te esqueças de adicionar na tua equação o dinheiro que esperas recuperar na 125, quando te desfizeres dela para adquirires uma mota maior. E não te esqueças do dinheiro que também que terás que gastar com capacetes, casaco, luvas e... na carta de condução A2 ou A, quando chegar a altura da mota maior.

Nota: Não é proibido começar-se logo numa mota maior. Eu é que tenho a mania de que os passos no mundo das motas devem ser dados um de cada vez. Há pancadas piores. Dúvida sobre aquisição de primeira mota 326955

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre aquisição de primeira mota Empty Re: Dúvida sobre aquisição de primeira mota

Mensagem  G4ins Qui 11 Out - 20:44

Obrigado a todos pela vossa opinião Dúvida sobre aquisição de primeira mota 952112 
O que me fez equacionar a 125 foi perder cerca de 2h para cada lado tenho que apanhar 3 transportes públicos desde que saio de casa até que chego ao trabalho e vice-versa, por isso mesmo que fosse para não ir a assapar na AE ou mesmo pela nacional acho que era preferível para mim mas percebo totalmente o que me dizem :)

G4ins

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/10/2018
Mota : N/A

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre aquisição de primeira mota Empty Re: Dúvida sobre aquisição de primeira mota

Mensagem  Trigueiro Qui 11 Out - 21:09

G4ins escreveu:Obrigado a todos pela vossa opinião Dúvida sobre aquisição de primeira mota 952112 
O que me fez equacionar a 125 foi perder cerca de 2h para cada lado tenho que apanhar 3 transportes públicos desde que saio de casa até que chego ao trabalho e vice-versa, por isso mesmo que fosse para não ir a assapar na AE ou mesmo pela nacional acho que era preferível para mim mas percebo totalmente o que me dizem :)

Duas horas para cada lado?!?!? Dúvida sobre aquisição de primeira mota 1810273129

Compra já a 125 e ganhas pelo menos uma hora por dia.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre aquisição de primeira mota Empty Re: Dúvida sobre aquisição de primeira mota

Mensagem  G4ins Qui 11 Out - 23:00

Trigueiro escreveu:
G4ins escreveu:Obrigado a todos pela vossa opinião Dúvida sobre aquisição de primeira mota 952112 
O que me fez equacionar a 125 foi perder cerca de 2h para cada lado tenho que apanhar 3 transportes públicos desde que saio de casa até que chego ao trabalho e vice-versa, por isso mesmo que fosse para não ir a assapar na AE ou mesmo pela nacional acho que era preferível para mim mas percebo totalmente o que me dizem :)

Duas horas para cada lado?!?!? Dúvida sobre aquisição de primeira mota 1810273129

Compra já a 125 e ganhas pelo menos uma hora por dia.
Já para não falar do dinheiro que gasto por dia Sad
Qual aconselhas?
Também me disseram que agora para a altura do inverno as motas baixam de preço relativamente ao verão

G4ins

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/10/2018
Mota : N/A

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre aquisição de primeira mota Empty Re: Dúvida sobre aquisição de primeira mota

Mensagem  nunes Sex 12 Out - 9:12

G4ins escreveu:
Trigueiro escreveu:
G4ins escreveu:Obrigado a todos pela vossa opinião Dúvida sobre aquisição de primeira mota 952112 
O que me fez equacionar a 125 foi perder cerca de 2h para cada lado tenho que apanhar 3 transportes públicos desde que saio de casa até que chego ao trabalho e vice-versa, por isso mesmo que fosse para não ir a assapar na AE ou mesmo pela nacional acho que era preferível para mim mas percebo totalmente o que me dizem :)

Duas horas para cada lado?!?!? Dúvida sobre aquisição de primeira mota 1810273129

Compra já a 125 e ganhas pelo menos uma hora por dia.
Já para não falar do dinheiro que gasto por dia Sad
Qual aconselhas?
Também me disseram que agora para a altura do inverno as motas baixam de preço relativamente ao verão


não baixam não.
a mesmo que alguém esteja mesmo necessitado para vender alguma em 2ª mão.
com a 125 vais livrar-te desse tempo no trajecto e do dinheiro dos transportes.
mas vai ter outros problemas como te explicámos acima. o que não quer dizer que não seja possível fazer esse trajecto de 125.
como te disse o Trigueiro podes optar por uma 125 para te habituares a andar de mota. depois de estares mais ou menos habituado começas a levá-la para o trabalho. quando a sentires tiras a carta e compras uma com um pouco mais de cilindrada.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre aquisição de primeira mota Empty Re: Dúvida sobre aquisição de primeira mota

Mensagem  Trigueiro Sex 12 Out - 11:38

G4ins escreveu:
Trigueiro escreveu:
G4ins escreveu:Obrigado a todos pela vossa opinião Dúvida sobre aquisição de primeira mota 952112 
O que me fez equacionar a 125 foi perder cerca de 2h para cada lado tenho que apanhar 3 transportes públicos desde que saio de casa até que chego ao trabalho e vice-versa, por isso mesmo que fosse para não ir a assapar na AE ou mesmo pela nacional acho que era preferível para mim mas percebo totalmente o que me dizem :)

Duas horas para cada lado?!?!? Dúvida sobre aquisição de primeira mota 1810273129

Compra já a 125 e ganhas pelo menos uma hora por dia.
Já para não falar do dinheiro que gasto por dia Sad
Qual aconselhas?
Também me disseram que agora para a altura do inverno as motas baixam de preço relativamente ao verão
 

Ninguém te vai aconselhar uma marca específica e muito menos um dado modelo, visto que isso depende de cada pessoa, suas necessidades, espetativas e gostos. Especialmente quando o dinheiro, como quase sempre, tem um limite.

Vê no Custojusto e no OLX os preços de 125s como:

- Honda - CBF125, mota de mudanças e com fama de económica, e a scooter campeã de vendas, a PCX.
- Yamaha - a YBR (dá só uma olhada nisto: https://www.custojusto.pt/santarem/motos/yamaha-ybr-125-de-2014-27431443) e a scooter NMax (a XMax é outro campeonato e difícil de se encontrar uma em bom estado e com pouca quilometragem por menos de 2000€);
- Suzuki e Kawasaki - não conheços os modelos 125;
- Keeway - Quantas queres? Tens a RKV, que é a mais cara, a RKS e a SL. Novas, a RKS e a SL acho que custam um pouco acima dos 2500€.
- Sym - Dá uma olhada no banner comercial na página de internet da Sym portuguesa. Anunciam 2300€ para uma Wolf 125 nova (sempre são dois anos de garantia, independentemente da quilometragem), que é uma mota interessante para o preço/qualidade, desde que, tal como todas as outras motas, não a deixes à chuva... Tens também as scooters da Sym como a Fiffle e a mais cara GTS.
- Kymco - marca chinesa com fama de ser das melhores, senão mesmo a melhor, se bem que não seja muito barata. Tem bué de scooters.
- Daelim - marca coreana, valendo a pena dar uma olhada na Roadwin e na Daystar em 2.ª mão. Os preços das motas novas julgo que devem ser semelhantes aos da SYM, pelo que também deverás considerar a hipótese de comprar uma mota nova.

Dá trabalho procurar uma 125 em 2.ª mão, ou mesmo uma nova, mas todos nós passamos por isso.

Boa sorte! Dúvida sobre aquisição de primeira mota 952112

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre aquisição de primeira mota Empty Re: Dúvida sobre aquisição de primeira mota

Mensagem  G4ins Sex 12 Out - 22:15

Mais uma vez obrigado pelas vossas respostas.
Sabem-me indicar onde posso aprender sobre a documentação das motas? Por exemplo, o que preciso de fazer para mudar o registo da mota e assim.
Cumprimentos

G4ins

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/10/2018
Mota : N/A

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre aquisição de primeira mota Empty Re: Dúvida sobre aquisição de primeira mota

Mensagem  papatango Seg 15 Out - 9:32

G4ins escreveu:Mais uma vez obrigado pelas vossas respostas.
Sabem-me indicar onde posso aprender sobre a documentação das motas? Por exemplo, o que preciso de fazer para mudar o registo da mota e assim.
Cumprimentos
para mudar o registo de uma moto (assim como de um carro) só tens que fazer o download do DUA, ir ao IMT ou IRN, pagar e está tratado

que mais documentos falas?
papatango
papatango

Masculino Mensagens : 1732
Data de inscrição : 22/04/2015
Mota : ex-fosti 125cc (cabritinha);ex-AJS daytona (Mulatinha); Virago 535 (Ateagina) e Yamaha Bolt

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre aquisição de primeira mota Empty Re: Dúvida sobre aquisição de primeira mota

Mensagem  G4ins Sex 19 Out - 21:01

papatango escreveu:
G4ins escreveu:Mais uma vez obrigado pelas vossas respostas.
Sabem-me indicar onde posso aprender sobre a documentação das motas? Por exemplo, o que preciso de fazer para mudar o registo da mota e assim.
Cumprimentos
para mudar o registo de uma moto (assim como de um carro) só tens que fazer o download do DUA, ir ao IMT ou IRN, pagar e está tratado

que mais documentos falas?
Era isso obrigado Dúvida sobre aquisição de primeira mota 952112
Eu é que como nunca possuí nenhuma viatura nem sabia se havia diferença entre carro ou mota decidi perguntar :)

G4ins

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/10/2018
Mota : N/A

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre aquisição de primeira mota Empty Re: Dúvida sobre aquisição de primeira mota

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos