F125cc.com
125 vs mais F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
125 vs mais F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
86 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 86 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

125 vs mais

+2
papatango
Soturna
6 participantes

Ir para baixo

125 vs mais Empty 125 vs mais

Mensagem  Soturna Qua 27 maio - 19:02

Olá a todos
Sou nova por aqui e tenho imensas dúvidas e não sei o que hei-de fazer. Então vamos lá.

Cada vez mais tem sido difícil ir para o trabalho de carro e um percurso de 15 min de transporte levo 1h/1h30 e agora temos a agravante do Corona. E esta ideia de comprar uma mota já tem vindo a tomar forma á algum tempo.

Acontece que só tenho carta de categoria B, e estou na dúvida se tiro a categoria A ou se vou tirar umas aulas, porque sei 0 de conduzir uma mota. E para tirar aulas quantas irei precisar, e se calhar fica o preço da carta.

Sempre gostei de motas, apesar de ser a pessoa "não ando em nada que eu seja o pará choques". No entanto, andei muito á pendura.

As minhas motas de eleição são as desportivas, tendendo para a Suzuki e Honda,se bem, que com estas pesquisas também estou a gostar das KTM.

A minha mota de eleição caso tivesse uma mota de topo é a Suzuki GSXR 1000.

Por isso, quando soube que a Suzuki lançou a GSXR 125, juntou-se o útil ao agradável, e de certa forma, posso comprar a mota que gosto, sem precisar de tirar a carta.
Será uma mota que irá casa, trabalho, casa e de vez em quando um passeio de 100km máximo. Futuramente é possível que o percurso possa passar pelas pontes sobre o Tejo.

Não sei se me vai dar o bichinho, e estou na dúvida, se vale a pena mais de 125cc, porque para o resto vou de carro. Mas também se tirar a carta será que vale a pena ficar pela 125cc?

Obrigado e espero que estejam bem.

Soturna

Feminino Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/05/2020
Mota : Não tenho

Ir para o topo Ir para baixo

125 vs mais Empty Re: 125 vs mais

Mensagem  papatango Qui 28 maio - 13:18

Bem vinda Soturna a este cantinho

Em relação à que disseste é simples: se tirares a carta A, acho que deves investir numa moto maior que 125cc. Se não... 

Agora há vários factores a teres em conta: financeiro, disponibilidade e "gozo" pela moto. Pondera tudo e decide.

Uma coisa é inegável e comum a todos "desta casa": o prazer de andar de moto (qualquer que seja a cilindrada) é brutal
papatango
papatango

Masculino Mensagens : 1732
Data de inscrição : 22/04/2015
Mota : ex-fosti 125cc (cabritinha);ex-AJS daytona (Mulatinha); Virago 535 (Ateagina) e Yamaha Bolt

Ir para o topo Ir para baixo

125 vs mais Empty Re: 125 vs mais

Mensagem  Trigueiro Sáb 30 maio - 13:17

Bem vindo, Soturna! 125 vs mais 952112 

Aconselho muito a solicitar numa escola de condução umas aulas numa 125 e começar por comprar uma mota nesta categoria de cilindrada. Vamos começar devagar, para irmos a longe. Sim, é possível tirar carta A sem nenhuma experiência de motas. Mas não é aconselhável! Será sempre muito mais fácil e seguro partir-se para a carta A já tendo alguma experiência do dia a dia numa 125. Há erros que se aprendem a não cometer com uma 125 e que depois são muitos preciosos quando se passa para uma mota de cilindrada muito superior e bem mais pesada (um simples exemplo: nunca passar demasiado rente às valetas ou passeios). Acrescenta-se o facto de que fazer-se uma arrancada brusca (acontece aos principiantes...) numa 125 pode ser assustador e até perigoso, mas numa 600 ou numa 1000... Volto a repetir, vamos começar devagar, para irmos a longe.

Daí a minha recomendação de partir para a GSXR 125 e, mais tarde, se gostar da experiência, passar para uma cilindrada superior. A sua 125 ainda terá bastante valor e, se comprar outra Suzuki, de certeza que o stand a retoma, dando um montante jeitoso pela mesma.

Só dois pormenores:

1 - Uma 1000 não tem nada a haver com uma 125. Não me assusta atravessar a ponte 25 de Abril numa 1000, mas assusta-me fazê-lo numa 125, especialmente em dias ventosos. E até mesmo numa mota de cilindrada grande e pesada, andar num dia ventoso pode ser bem assustador, consoante a rajada que apanhamos e a direção da mesma. Daí que em dias de muito vento (em cima de uma mota há sempre vento), o melhor... é ir de carro.

2 - No entanto, verá também que, para o dia a dia, em trajetos curtos, nada é mais adequado ao corpo do ser humano do que a ágil e leve 125. As motas com pesos na ordem dos 200Kg, e mais, são adequadas para viagens grandes, mas tornam-se pesadas e não muito apetecíveis de usar em viagens curtas ou dentro da cidade. Não é por acaso que o pessoal que tem motas grandes raramente vai de mota ao quiosque, no fim da rua, para comprar o jornal, ao contrário dos que tem uma 125. Tenho uma 125 e duas motas de 600cc, uma de 200kg e outra de 250kg, e a 125 é a minha mota do dia a dia.

Por causa do dito no ponto 2, se mais tarde passar para a mota dos seus sonhos, a GSXR 1000, e se tiver possibilidades económicas e de espaço, não se desfaça logo da 125! Eu cometi esse erro e a sua correção (comprar outra vez uma 125) custou-me dinheiro desnecessariamente. Verá que, volta e meia, dá muito jeito ir fazer a pequena volta na 125, a qual, depois de se andar numa mota bem maior, parece tão fácil de manobrar como uma bicicleta.

Se sempre optar por ir ter umas aulas iniciais numa 125, leve um barrote de madeira, para colocar no chão, enquanto recua a mota e encosta a roda traseira ao mesmo, antes de proceder ao arranque (o barrote é para ficar encostado à parte de trás da roda traseira, não à sua frente, bloqueando o avanço da mota!). A maioria do pessoal que dá instrução de motas não conhece este truque, mas o mesmo dá muito segurança a quem vai arrancar de mota pela primeira vez, pois sentimos a traseira da mota calçada (dá mais estabilidade do que alguém a segurar a mota à mão). Não se esqueça de, para além do capacete fechado (dá muita mais confiança ao principiante do que um aberto), levar luvas e roupa que apare arranhões de quedas iniciais. Cair acontece a todos!

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

125 vs mais Empty Re: 125 vs mais

Mensagem  Soturna Qui 2 Jul - 13:51

Muito obrigado pela ajuda.

Decidi mesmo tirar a carta de categoria A, assim fico mais "apta", aimda não comecei a condução, mas já não falta muito.

Logo vejo se ficou ou não pelas 125, por agora estou virada para KTM duke 390, mas ainda posso ir para a 125.

Soturna

Feminino Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/05/2020
Mota : Não tenho

Ir para o topo Ir para baixo

125 vs mais Empty Re: 125 vs mais

Mensagem  Snap Qui 2 Jul - 13:56

Bem vinda.

Acho que com a KTM duke 390 fica com o melhor de 2 mundos.
Snap
Snap

Masculino Mensagens : 897
Data de inscrição : 03/04/2012
Mota : Hyosung Comet 125cc Honda CBF1000

Ir para o topo Ir para baixo

125 vs mais Empty Re: 125 vs mais

Mensagem  rei do alcatrao Qui 2 Jul - 19:02

ola vizinha ! sim devias de começar por uma 125 e por de lado (por enquanto)as 1000etc...como dizes queres algo para ir trabalhar e vice versa ok ,procura uma moto de manutenção baixa e com assistencia ,acelera ou de caixa?ambas tem prós e contras ai perto tens a yamaha "gira motos" são 5* em linda a velha,evita as marcas chinocas e familiares  por diversos motivos. eu sou suspeito pk so tenho yamahas á 41 anos hehehehe   e como ja foi referido dá umas aulas antes ,boa sorte.
rei do alcatrao
rei do alcatrao

Masculino Mensagens : 941
Data de inscrição : 16/02/2013
Mota : yamaha cygnus e xj6f

Ir para o topo Ir para baixo

125 vs mais Empty Re: 125 vs mais

Mensagem  Helder Cruz Ter 7 Jul - 9:56

Já muita gente "batida" e com opinião válida aqui veio dar a sua colherada, que deves levar em conta, mas não pude evitar deixar mais uma posta de pescada.

Para começar deixa-me dizer-te que ver mais uma mulher a querer enveredar no mundo das 2 rodas me deixa muito satisfeito. Não há nada mais estético que uma mulher de mota!

Entendo que andar de carro, nas filas, seja uma grande seca. Principalmente quando se vê aqueles tipos a gingar entre o transito.
É verdade que uma 125 ou mesmo uma 600 podem sair mais económicas de manter que um carro e uma NC700 gaste metade que um citadino de 4 rodas!
Mas... se queres investir numa mota precisas de muito mais. Senão, arriscas-te a magoar-te ou no mínimo a perder dinheiro.
Se de facto tens esse gosto por motas, como me parece teres, embora "não gostes de circular em nada em que tu sejas o para-choques", deves avançar!
Como já te disseram aqui, aconselho-te a inscreveres-te numa escola de condução. Primeiro dão-te uma 125cc para a mão e ensinam-te a andar, depois passarás para uma de maior cilindrada para te preparares para o exame.
Ou acabas habilitada a rolar na mota que quiseres ou rapidamente perceberás que não é para ti!
Depois logo decides comprar a mota que bem entenderes. Uma GSXR1000 não será exactamente o modelo mais adequado para uma iniciante, mas uma CBR1000RR é mais mansinha e até te poderia servir...
Pessoalmente, acho que começar por baixo é sempre a melhor maneira, embora de um modo geral, uma 125cc não ofereça muita segurança, em comparação com uma 1000, 600 ou mesmo uma 300cc.

Bem vinda e fica por cá muito tempo, sff.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

125 vs mais Empty Re: 125 vs mais

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos