F125cc.com
Velas na Mota F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Velas na Mota F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
60 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 60 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Velas na Mota

+14
julitog
jjmaia
Dias
veiga
nfacs
Joe
Pianoman
Jorge_Costa
Jackal
_AXE_
nsilva
vinnys
jose antonio lobo
fseco
18 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Velas na Mota Empty Velas na Mota

Mensagem  fseco Ter 8 Nov - 19:14

Pessoal uma duvida, como se faz a manutenção das velas da mota e de quanto em quanto tempo tenho de mudar as velas?
fseco
fseco

Masculino Mensagens : 1001
Data de inscrição : 21/01/2011
Mota : Harley Davidson 1200, Triumph Bonneville e AJS Daytona 125cc Custom

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  jose antonio lobo Ter 8 Nov - 19:49

Geralmente são mudadas na altura das revisões se colocares de iridium são mudadas revisão sim revisão não ou seja fazem o dobro das outras e com melhor performance a nivel do trabalhar do motor Velas na Mota 952112 Velas na Mota 952112
jose antonio lobo
jose antonio lobo

Masculino Mensagens : 531
Data de inscrição : 19/12/2010
Mota : Piaggio Xevo 400 i.e

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  vinnys Ter 8 Nov - 20:34

Pusha de 4.000 em 4.000 nova vela, aconselhas mesmo Lobo?

vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  nsilva Ter 8 Nov - 20:45

Sim a nivel de revisões o meu pai troca revisão sim revisão nao

nsilva

Masculino Mensagens : 183
Data de inscrição : 26/10/2011
Mota : Sym GTS 300i EVO

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  jose antonio lobo Ter 8 Nov - 21:48

É assim na SYM eles mandam fazer as revisões na minha de 3.000 em 3.000 ou seja com vela normal NGK mudava de 3.000 em 3.000 com as velas NGK de Iridium mudo de 6.000 em 6.000km.Mas como agora os senhores da RED MOTO dizem que as revisões são de 5.000 em 5.000 só mudo a vela quando tiver 10.000 como ainda tem 7.000km ainda tem muito que queimar e coloquei esta tinha ela 3.000km Velas na Mota 952112
jose antonio lobo
jose antonio lobo

Masculino Mensagens : 531
Data de inscrição : 19/12/2010
Mota : Piaggio Xevo 400 i.e

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  vinnys Ter 8 Nov - 21:56

Hoje fiz os 10.000km's, acho que a vela de iridium que o nosso camaringueiro J35 lhe tinha posto foi aos 1.000km's se não estou em erro, portanto deve estar a ficar na hora... mas mesmo assim sou capaz de dar uma olhada a ver o estado da vela, se calhar até está branquinha do seu bom desempenho, e fique mais uma temporada hehehe Velas na Mota 326955
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  _AXE_ Ter 8 Nov - 22:36

Sad Sad Sad Sad Sad Sad Tinha escrito uma data de linhas neste topico Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad
Demorei e foi tudo a vida Velas na Mota 7373

nao vou voltar a escrever e nao consigo rebuscar o texto....salixe.

Fseco, so posso dizer que se quizeres ajuda pa ver as velas é so avisares, eu ajudo-te.

Digo tbm que, as velas que o Lobo fala, sao mais resistentes e tem melhor duraçao que as outras de polos normais, um link para perceberem um pouco sobre isso.... http://www.ngkntk.com.br/velas/iridium.html

ha velas de 3 , 4 polos etc, a durabilidade é maior e o rendimento por vezes tbm é melhor.

Vinnys....a durabilidade das velas nao é 4000km, ha velas que duram 10.000km outras 15.000km outras mais e outras menos, tudo tem a ver com pontos, entre outras coisas. É melhor dares uma olhadela e fexares um pouco os polos Velas na Mota 952112

Espero ter ajudado um pouco....

Boas curvas.........

_AXE_
_AXE_

Mensagens : 314
Data de inscrição : 29/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  _AXE_ Ter 8 Nov - 22:38


podem clicar nas perguntas para obterem as respostas ...

vejam o link, ta porreiro Velas na Mota 952112

http://www.ngkntk.com.br/direct/velas.html
_AXE_
_AXE_

Mensagens : 314
Data de inscrição : 29/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  Jackal Ter 8 Nov - 22:42

Acham que irei ganhar algo na minha roadwin se lhe puser uma dessas iridium?
Jackal
Jackal

Masculino Mensagens : 1240
Data de inscrição : 15/05/2011
Mota : Honda NC700XA - Ex-Daelim Roadwin Fi 125cc

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  fseco Ter 8 Nov - 23:03

Opá é que cheguei agora aos 10k e como tal fui ver das velas e estão branquinhas, tirando a ponta que estava assim para o acastanhada, é normal?
fseco
fseco

Masculino Mensagens : 1001
Data de inscrição : 21/01/2011
Mota : Harley Davidson 1200, Triumph Bonneville e AJS Daytona 125cc Custom

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  Jorge_Costa Ter 8 Nov - 23:08

fseco escreveu:Opá é que cheguei agora aos 10k e como tal fui ver das velas e estão branquinhas, tirando a ponta que estava assim para o acastanhada, é normal?

Yap , é normal as velas ficarem acastanhadas. O melhor é o centro meio branco e o resto preto, é sinal que a mistura está 5*
Jorge_Costa
Jorge_Costa

Masculino Mensagens : 467
Data de inscrição : 06/06/2011
Mota : Yamaha YZF R125 Blue Thunder , A Faísca (Rev.2)

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  _AXE_ Ter 8 Nov - 23:14


Sim se nao tem carvao agarrado ....

Boas curvas....
_AXE_
_AXE_

Mensagens : 314
Data de inscrição : 29/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  fseco Ter 8 Nov - 23:15

Ok então não precisam de trocar
fseco
fseco

Masculino Mensagens : 1001
Data de inscrição : 21/01/2011
Mota : Harley Davidson 1200, Triumph Bonneville e AJS Daytona 125cc Custom

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  Jorge_Costa Ter 8 Nov - 23:40

Normalmente o pessoal troca por uma questão de prevenção , não de estarem lixadas. Há umas que duram mais , outras menos e como sem vela não há festa , o pessoal toca de trocar aos 5000 ou 6000
Jorge_Costa
Jorge_Costa

Masculino Mensagens : 467
Data de inscrição : 06/06/2011
Mota : Yamaha YZF R125 Blue Thunder , A Faísca (Rev.2)

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  Pianoman Qua 9 Nov - 8:48

Eu acho que no meio disto tudo, a questão mais importante é: quanto custa uma vela?

Pois se o preço for relativamente insignificante, não vale a pena estar a prolongar em demasia a duração da vela e trocar sempre que for à revisão.

Isto diz o tipo que não faz a mínima ideia de quanto custa uma vela...

Pianoman
Pianoman

Masculino Mensagens : 179
Data de inscrição : 16/08/2011
Mota : Honda NC750 XD

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  Joe Qua 9 Nov - 11:04

Boas, em relação a preços de velas, não costuma ser caro, dependendo da vela em questão, poe exemplo para a minha a ngk especifica custa cerca de 2€, mas as velas é uma questão de ires vendo se está em bom estado ou não, terás de saber com que folga trabalha, e se caso o polo estiver um pouquinho gasto pegas num "papa-folgas" e apertas a vela para ficar com a mesma folga entre os polos para que a faisca saia como deve ser, claro que isto tem um limite, e por vezes é vela nova e mais nada, por exemplo para a minha gsxr as velas especificas custam cerca de 25€ as 4, para o meu G40 custavam 80€ as 4, depende muito do tipo de vela que a máquina usa Velas na Mota 952112
Joe
Joe

Masculino Mensagens : 1710
Data de inscrição : 17/06/2011
Mota : STRADA 125 / SUZUKI GSXR 750/Suzuki GZ 250/Suzuki DR 650 RSE/kawasaki ZZR/Suzuki GSX750F/Jawa 350

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  nfacs Qua 9 Nov - 15:21

http://issuu.com/irmamoto/docs/cat_logo_moto_ngk_2010_2011 aqui podem ver folgas das velas e quais as indicada para cada marca .
abraço
nfacs
nfacs

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 12/06/2011
Mota : Sym vs 125

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  veiga Qua 9 Nov - 15:28

Umas velas normais num motor a 4 tempos, duram à vontade 10 mil km!

Na minha GTS, normalmente mudo de 12 em 12 mil, mas quando mudo já está bem gasta, por isso o normal será mudar de 10 em 10 mil km.

Agora em relação ás tão famosas velas de Iridium, atenção que não duram o dobro das velas normais, como é tão apregoado. Durante ligeiramente mais que as normais, mas não o dobro.

veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  Dias Qua 9 Nov - 15:40

A vela da minha X-Max, que é "normal", ainda não foi mudada na revisão dos 12.000 km e a próxima é só aos 18.000.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  jose antonio lobo Qua 9 Nov - 19:45

Amigo AXE valeu está porreiro Velas na Mota 952112
jose antonio lobo
jose antonio lobo

Masculino Mensagens : 531
Data de inscrição : 19/12/2010
Mota : Piaggio Xevo 400 i.e

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  _AXE_ Qua 9 Nov - 20:59


Chamo a ATENÇAO A TODOS pelo seguinte....

Somente mudar a vela pode ter estragos irreparáveis nas vossas motos. é preciso ter cuidado ao fazer seja o que for, principalmente ao colocar a vela na cabeça do motor!!!

- Se enroscarem mal a vela, podem estragar a cabeça do motor e é dificil reparar esse estrago !
- Se apertarem demasiado a vela tbm podem ter problemas depois ao tirar !
- Se apertarem demasiado a vela tbm podem estragar a rosca!

Estou a dizer isto porque acho, repito, acho que nem todos devem mexer no que nao sabem.

Fica so o alerta Velas na Mota 697124


Companheiro Dias.....
a vela pode aguentar ou nao os tais 18.000. km , a vela nao é uma coisa cara e as vezes é bom trocar porque faz uma melhor queima fazendo desenvolver melhor a moto, é bom ter uma vela(usada ou nao) que esteja boa por perto para se mudar caso a moto falhe ....pois com esses kilometros pode a vela pifar e depois é pior a emenda que o soneto. É bom verificar o estado da vela (ou mandar verificar) .

Boas curvas!!
_AXE_
_AXE_

Mensagens : 314
Data de inscrição : 29/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  Jorge_Costa Qua 9 Nov - 21:23

_AXE_ escreveu:
Chamo a ATENÇAO A TODOS pelo seguinte....

Somente mudar a vela pode ter estragos irreparáveis nas vossas motos. é preciso ter cuidado ao fazer seja o que for, principalmente ao colocar a vela na cabeça do motor!!!

- Se enroscarem mal a vela, podem estragar a cabeça do motor e é dificil reparar esse estrago !
- Se apertarem demasiado a vela tbm podem ter problemas depois ao tirar !
- Se apertarem demasiado a vela tbm podem estragar a rosca!

Estou a dizer isto porque acho, repito, acho que nem todos devem mexer no que nao sabem.

Fica so o alerta Velas na Mota 697124


Companheiro Dias.....
a vela pode aguentar ou nao os tais 18.000. km , a vela nao é uma coisa cara e as vezes é bom trocar porque faz uma melhor queima fazendo desenvolver melhor a moto, é bom ter uma vela(usada ou nao) que esteja boa por perto para se mudar caso a moto falhe ....pois com esses kilometros pode a vela pifar e depois é pior a emenda que o soneto. É bom verificar o estado da vela (ou mandar verificar) .

Boas curvas!!

É uma questão de sensibilidade. Quando notam que a vela não mexe mais porque não há mais rosca apertem apenas mais um pouco com pouca força até sentirem que ela está bem colocada. Quando a chave quiser começar a ceder é porque tá bom.
Jorge_Costa
Jorge_Costa

Masculino Mensagens : 467
Data de inscrição : 06/06/2011
Mota : Yamaha YZF R125 Blue Thunder , A Faísca (Rev.2)

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  jjmaia Qua 9 Nov - 23:51

3000 km parece-me muito pouco para uma vela...
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  Joe Qui 10 Nov - 1:13

jjmaia escreveu:3000 km parece-me muito pouco para uma vela...

Velas na Mota 952112 sou da mesma opinião...
Joe
Joe

Masculino Mensagens : 1710
Data de inscrição : 17/06/2011
Mota : STRADA 125 / SUZUKI GSXR 750/Suzuki GZ 250/Suzuki DR 650 RSE/kawasaki ZZR/Suzuki GSX750F/Jawa 350

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  Dias Qui 10 Nov - 11:59

_AXE_ escreveu:... É bom verificar o estado da vela (ou mandar verificar) ...
Ainda sou do tempo em que as oficinas tinham uma máquina de jacto de areia para limpar as velas, em que se ajustava a mistura gasolina/ar olhando para a côr da cerâmica da vela e do escape e se punha a mão à saída do escape para "cheirar" (não havia essas "mariquices" de sondas Lambda ou de medidores de CO) e em que a vela ia fazer mais 5.000 desde que não tivesse os polos gastos e a cerâmica estivesse com "bom aspecto".
Também sou do tempo em que ninguém se espantava se alguns condutores de carros os pintassem, substituíssem a corrente de distribuição, afinassem válvulas, abrissem os carburadores para os limpar (ou alterar a mistura), tirassem a cabeça do motor e outras coisas "simples", isto é, para as quais só era preciso ter as ferramentas (mecânicas) e saber ou ir aprendendo à medida que se fazia (não era preciso electrónica para fazer diagnósticos e tinha no carro todas as ferramentas que precisava para tirar e voltar a pôr a cabeça do motor... incluíndo uma junta de reserva, claro!)
Sou desse tempo... fiz tudo isso, mas os tempos mudaram!
E não mudaram só os tempos, porque agora os gases de escape já não cheiram como cheiravam antes. Assim, também eu mudei.
Agora levo a menina às revisões... fazem o que quizerem, pelo que a responsabilidade passou a ser deles. Eles acharam que a vela não precisava de ser mudada e eu acho que o motor está a portar-se bem. Portanto... vamos para "bingo" (neste caso para os 18.000).

Estive a falar de mim, e cada um é um caso, mas concordo com o _AXE_: não custa nada ter uma vela (mesmo que usada) para desenrascar. Contudo, e apesar de nunca ter dado cabo da cabeça do motor a enroscar uma vela, acho que os candidatos a mecânicos deviam "criar mão" a apertar uma vela para terem uma ideia do binário correcto.
EM CASO DE DÚVIDA, e se for só para desenrascar, APERTEM MENOS (não tentem aplicar o mesmo binário para apertar do que aquele que foi necessário para desapertar, porque podem ser bem diferentes).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  _AXE_ Qui 10 Nov - 12:16

Dias escreveu:
_AXE_ escreveu:... É bom verificar o estado da vela (ou mandar verificar) ...
Ainda sou do tempo em que as oficinas tinham uma máquina de jacto de areia para limpar as velas, em que se ajustava a mistura gasolina/ar olhando para a côr da cerâmica da vela e do escape e se punha a mão à saída do escape para "cheirar" ......

Ainda me lembro bem de tudo isso Velas na Mota 952112

Usem um torque necesario para apertar, so assim evitam danos maiores.

Nao estamos ( eu nao estou ) a dizer que nao sabem fazer, estou a alertar e tenho a certesa que ha alguem que nunca o fez. por isso se tentar fazer façam com alguem que percebe disso.
É um alerta, simplesmente isso !

Boas curvas!!
_AXE_
_AXE_

Mensagens : 314
Data de inscrição : 29/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  Dias Qui 10 Nov - 14:54

Vou dar uma sugestão para apertar a vela, mas atenção que deve haver quem não goste.
Antes de mais, a sensação que se tem ao apertar a vela é diferente se for uma vela nova ou se for usada. Isto porque a anilha que a vela tem é esmagada da primeira vez que é apertada. Portanto, quem nunca apertou velas usadas não deve usar critérios como dar mais 1/4 a 1/2 volta quando a a rosca chega ao fim (Nota: é vulgar ver dicas destas nos manuais, só que estas dicas só são válidas para velas novas).
Antes de continuar, chamo à atenção que são as cabeças em alumínio que requerem os maiores cuidados (para contrariar isto, as velas já costumam ter uma rosca mais comprida).
A minha sugestão para quem não tiver uma chave dinamométrica é:
- Meter uma pinga de óleo no dedo (usem o bujão-vareta do óleo do motor);
- passem com o dedo na rosca e na anilha da vela;
- apertem a vela até começar a prender e fiquem com a ideia da força máxima que precisaram fazer;
- esperem uns segundos;
- tentem desapertar a vela e quantificar a força que estão a fazer;
- se com cerca de 1,5 a 2 vezes a força não desapertar... está mais do que bom!

Explicação:
- O óleo facilita o apertar, mas uma grande parte vai-se embora logo que as superfícies entram em contacto; assim, se for preciso mais força para desapertar do que a que se usou para apertar, isso quer dizer que as superfícies já "vedaram";
- o óleo que fica na rosca serve de vedante no caso do aperto não ter sido o suficiente.

Volto a dizer que é preferível apertar de menos do que dar cabo da cabeça do motor.
A força que se faz com uma mão na chave de velas que vem com a moto é mais do que suficiente.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  veiga Qui 10 Nov - 15:15

Velas na Mota 39421 Velas na Mota 39421 Velas na Mota 39421 Velas na Mota 39421 Velas na Mota 39421

:venia:
veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  _AXE_ Qui 10 Nov - 15:58


Velas na Mota 952112 Mai nada !!! Velas na Mota 697124
_AXE_
_AXE_

Mensagens : 314
Data de inscrição : 29/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  julitog Qui 10 Nov - 17:44

fseco escreveu:Opá é que cheguei agora aos 10k e como tal fui ver das velas e estão branquinhas, tirando a ponta que estava assim para o acastanhada, é normal?

Desculpem a contradição, em relação á vela branquinha ser óptimo,podem ver imagens no youtube.
O que aprendi com o mecânico em relação ás velas é o seguinte:
A vela apresenta o pólo castanho claro tipo café com leite a mistura está óptima, vela em bom estado a queimar bem, combustão no ponto.
A vela apresenta o polo escuro e com carvão, a mistura gasosa/ar está demasiado rica tem pouco ar, a combustão é fraca, ou a vela foi-se (a parte debaixo do polo está gasta tipo bico de agulha, ou polo afastado demais.
A vela apresenta o polo esbranquiçado, a mistura está fraca tem demasiado ar, a combustão é violenta, vai provocar pré-ignição, danificar o piston, pode fazer mesmo buraco, e se passar pedaços ou partir segmentos para baixo (cilindro) é rectificação de motor pela certa.
Vigiar as velas é a informação de como as meninas estão a trabalhar, afinadinhas ou não.
Penso eu de que Velas na Mota 536420 Velas na Mota 536420 Velas na Mota 536420 Velas na Mota 536420
Este link ilustra a prosa http://www.ngkntk.com.br/direct/p6.html
julitog
julitog

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/10/2011
Mota : Sym Jet4 125

Ir para o topo Ir para baixo

Velas na Mota Empty Re: Velas na Mota

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos