F125cc.com
Mota de cross F125cc10

Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Mota de cross F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
novembro 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado?
150 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 150 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54

Mota de cross

+6
Francisco Neto
Mario_Marques
Marco Machado
Ruben Vieira
NPedrosa
ZILLA_PT
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Mota de cross Empty Mota de cross

Mensagem  Francisco Neto Qua 25 Jan - 16:20

Olá pessoal. Tenho 16 anos e quero comprar uma mota. Gosto mais de motos de cross, de forma a andar maioritariamente na estrada, mas para puder dar umas vtas com os amigos fora da estrada. Recomendam uma moto de cross? Dentro de um orçamento até aos 2800 que modelos recomendam? Poderei conduzir uma de 16.9kw?

Francisco Neto

Masculino Mensagens : 27
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

Mota de cross Empty Re: Mota de cross

Mensagem  Martin Ivanov Qua 25 Jan - 18:36

Não sei bem preços nem modelos para além das yamaha wr (muito boas motas nesse segmento), mas respondendo a parte das perguntas 16,9 kw com carta A1 não podes conduzir. 
Acho que para o teu caso o ideal seria uma supermoto/dual sports com pneus mistos. Agora o ideal é procurares dentro desse segmento, não te sei dizer muitos modelos em função do preço porque não é uma área na qual esteja muito bem informado mas tenho a certeza que alguém te vai esclarecer isso daqui a nada.
Martin Ivanov
Martin Ivanov

Masculino Mensagens : 116
Mota : KTM RC 125

Mensagem  Francisco Neto Qua 25 Jan - 19:12

Olá senhor Martin. A wr parece ser um modelo muito bom, contudo, ultrapassa muito o meu orçamento.
Alguns amigos, com a mesma idade que eu, compraram motos de 16.9kw e andam com elas. É isto uma ilegalidade profunda ou não há problema?
Desde já obrigado por ter respondido

Francisco Neto

Mensagem  Martin Ivanov Qua 25 Jan - 19:49

Eu tenho 18, não precisas de me chamar senhor haha. É assim, há motas de enduro/cross whatever não matriculadas porque não é permitida a sua circulação em vias públicas pelo que essas não importa a potência. Agora a partir do ponto em que a mota utiliza matrícula e o condutor só tem carta A1 estás limitado aos 11kw, mas 11 kw de livrete. Se no livrete disser 11kw mas a mota tiver 16.9kw não vais ter qualquer problema com isso. Quanto a ilegalidade? Epa técnicamente estás a conduzir algo para o que não estás habilitado. Não sei se o grau de gravidade é o mesmo que conduzires um carro por exemplo sem carta mas deve ser por aí.
Quanto à wr sim vai um pouco fora mas tenho a certeza que existem mais opções só que pronto antes de mandar aqui a disparar nomes sem conhecimento da qualidade e fiabilidade dos modelos.
Martin Ivanov
Martin Ivanov

Mensagem  Francisco Neto Qua 25 Jan - 21:17

Caso a polícia me mande parar e ao ver o livrete estejam lá 11kw, apesar de a moto ter 16.9kw, eles podem fazer alguma coisa? E nas revisões e inspecções, implica alguma coisa?

Francisco Neto

Mensagem  ZILLA_PT Qua 25 Jan - 23:57

Inspeções pelo menos tão cedo, não há, e revisões não tem nada a ver ... 

Dual sport que me agradava a mim era a Keeway TX enduro nova é relativamente barata, na minha escola a malta com essa e a mota parece ser espetacular, além que a marca keeway tem boa relação qualidade/preço . Também tens a I-moto Tiger por exemplo, isto de motas 4 tempos. Estas podes procurar também usadas que ainda mais baratas são.

De 2 tempos tens as DTR, que até encontras de 16.9Kw com 11kw no livrete, essas tens de procurar no custojusto e olx que encontrar várias, tens de ter é em atenção isso dos kw se quiseres andar com ela legal ...
ZILLA_PT
ZILLA_PT

Masculino Mensagens : 879
Mota : Benelli TRK 502 & Yamaha BW'S 50 & VOR ENDURO 503 & Honda CBF 125

Mensagem  Martin Ivanov Qui 26 Jan - 2:13

Basicamente em relação aos 16.9kw se tiver 11kw no livrete ninguém te vai chatear se te mandarem parar porque não há maneira de conseguirem sequer determinar isso.
O único problema poderia ser inspecções mas como o Zilla já disse não vêm assim tão cedo. 
Digo te isto porque neste momento também estou perto de comprar uma 600cc com 25kw de livrete. É óbvio que a mota tem muitos mais kw e cavalos do que o livrete diz mas não existe maneira de um polícia determinar isso a não ser que se sente e vá dar uma volta, o que duvido que seja legal, ou através de uma inspecção.
Martin Ivanov
Martin Ivanov

Mensagem  Francisco Neto Qui 26 Jan - 7:36

Inspecções tão cedo não há?  Quantas farei anualmente? Se comprar uma de 16.9kw, nova ou usada, como faço para a deixar com 11kw de livrete?
Pelo que li na Internet, a keeway não é uma grande marca a nível de qualidade, confirmam?

Francisco Neto

Mensagem  Martin Ivanov Qui 26 Jan - 11:21

Eu sinto que tens dúvidas acerca das revisões e inspecções.
Revisões: No fundo não são obrigatórias mas se queres ficar com a mota durante muito tempo é essencial, faz parte da manutenção essencial. De X em X kms segundo o manual de instruções deves te dirigir a uma oficina ou à oficina da marca para fazer troca de fluídos e filtros (ar; óleo), pastilhas etc... A revisão é feita em oficinas e eles pouco quererão saber se a tua mota tem 11kw ou 16.9kw, mais têm eles que fazer que andar a dizer isso à polícia.
Inspecções: Obrigatórias em carros de X em X anos. Aí o centro de inspecção verifica "a manutenção das boas condições de funcionamento e de segurança de todo o equipamento e das condições de segurança " segundo o IMT. Basicamente aí se não estiver tudo de acordo com o livrete é que chumbas e és proíbido de circular em vias públicas. No entanto digo te isto só para explicar a diferença caso tenhas alguma confusão porque neste momento não existem inspecções periódicas em motociclos.
Portanto resumindo e concluíndo esta parte, vais fazer revisões de x em x kms, as que farás anualmente dependerão dos kms que fizeres. Eu no espaço de um ano pus 20000kms na minha o que me iguala a 3 revisões ( a 1ª foi paga e feita pela marca).
A parte de limitar os 16.9kw: Acredita que não vale o esforço de andares a batalhar com isso. São demasiados problemas de legalização e etc... nos quais penso que não há necessidade de te meteres.
Quanto à keeway posso te dizer que tem ótima relação preço/qualidade. Não te digo que a qualidade de uma keeway está ao nível de uma japonesa mas dizer que é uma mota má é crime. Não te vai dar problemas como uma mota da Norauto acredita. Mas para mais "insight" podes ver os diários de bordo de keeways que aí andam.
Martin Ivanov
Martin Ivanov

Mensagem  ZILLA_PT Qui 26 Jan - 16:25

Eu também estou como o martin, daqui a uns meses estou a pensar em comprar uma 500, que tem 25kw no livrete m,as 100cv no motor, isso pra já não é problema nenhum ...

Martin, 3 revisões em 20 mil km numa 125 ? Eu faço a revisão de 3 mil em 3 mil KM ...
ZILLA_PT
ZILLA_PT

Mensagem  NPedrosa Qui 26 Jan - 17:52

ZILLA_PT escreveu:Eu também estou como o martin, daqui a uns meses estou a pensar em comprar uma 500, que tem 25kw no livrete m,as 100cv no motor, isso pra já não é problema nenhum ...

Martin, 3 revisões em 20 mil km numa 125 ? Eu faço a revisão de 3 mil em 3 mil KM ...

A minha ex KTM fazia as revisões de 5k em 5k kms. Na dele podem ser mais espaçadas.
NPedrosa
NPedrosa

Masculino Mensagens : 2005
Mota : KTM 1290 Super Duke R Exs: Yamaha MT-09 (X2), Yamaha MT-07, KTM Duke 125 ABS

Mensagem  Francisco Neto Qui 26 Jan - 18:43

Que modelos mais para o estilo cross/supersport (mais para andar em estrada mas para o fim de semana ir dar umas voltas pela terra com os meus colegas) recomendam dentro de um orçamento com um máximo à volta dos 3000, nova ou em segunda mão?

Francisco Neto

Mensagem  Martin Ivanov Sex 27 Jan - 16:15

ZILLA_PT escreveu:Eu também estou como o martin, daqui a uns meses estou a pensar em comprar uma 500, que tem 25kw no livrete m,as 100cv no motor, isso pra já não é problema nenhum ...

Eu a 1ª revisão feita com a mota nas minhas mãos fiz passado 5mil KM, depois entretanto o concessionário onde tinha comprado a mota fechou e fui a outro e eles disseram-me para ver o manual pa ver de quantos em quantos KM era. No manual estava 7500KM. Problema: O dashboard da mota dizia 5000km, o manual dizia 7500km, até hoje não percebi a confusão mas o mecânico entretanto disse me pa seguir o manual. Assim digamos que a 1ª foi feita pelo stand aos 800km a 2ª por mim aos 6000kms 3ª aos 13500km e agora seria a 4ª aos 21000km
Epa só que hoje e, depois de falar com o meu antigo mecânico da marca constatei que devo seguir o dashboard da mota e fazer de 5 em 5mil KM .
Martin Ivanov
Martin Ivanov

Mensagem  ZILLA_PT Sex 27 Jan - 23:26

Francisco Neto escreveu:Que modelos mais para o estilo cross/supersport (mais para andar em estrada mas para o fim de semana ir dar umas voltas pela terra com os meus colegas) recomendam dentro de um orçamento com um máximo à volta dos 3000, nova ou em segunda mão?

Mas preferes 2 tempos ou 4 tempos ?
ZILLA_PT
ZILLA_PT

Mensagem  Mario_Marques Sex 27 Jan - 23:42

Amigo, quando falas em 16kw imagino que estejas a pensar na dtr, é uma boa maquina mas com o teu orçamento já compras uma ktm exc125 ou uma husqvarna wre 125, aprilia rx 125, etc, qualquer uma de 11kw, qualquer uma delas se não estiver modificada ficas bem servido seja na estrada ou fora dela.
Mario_Marques
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 238
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Mensagem  Francisco Neto Sáb 28 Jan - 0:43

Sendo a minha primeira mota, acho que é indiferente o motor ser de 2 ou 4 tempos, pois qualquer um deles será uma experiência.
Com o meu orçamento consigo comprar uma ktm exc 125 ou uma husqvarna wre 125, como disse o amigo acima?  Pelo que vi na net são consideravelmente mais caras

Francisco Neto

Mensagem  ZILLA_PT Sáb 28 Jan - 12:02

Francisco Neto escreveu:Sendo a minha primeira mota, acho que é indiferente o motor ser de 2 ou 4 tempos, pois qualquer um deles será uma experiência.
Com o meu orçamento consigo comprar uma ktm exc 125 ou uma husqvarna wre 125, como disse o amigo acima?  Pelo que vi na net são consideravelmente mais caras

Usada deves conseguir ;) Ou ate uma yamaha wr 125..

Na minha opinião pessoal eu prefiro as 4 tempo, principalmente para começar, simplesmente porque são mais faceis de manter, é so meter gasosa e andar ...
ZILLA_PT
ZILLA_PT

Mensagem  Ruben Vieira Sáb 28 Jan - 12:29

desculpem intrometer no assunto mas disseram me que com a carta de carro e possível conduzir motas acima dos 11kw mas tem que vir limitada com um chip a 11kw. depois e fácil remover e ninguém vai dar por isso, isso é o que fazem nas DTR. agora pergunto isso e possível? Mota de cross 697124
Ruben Vieira
Ruben Vieira

Masculino Mensagens : 187
Mota : Honda Varadero 125cc

Mensagem  Mario_Marques Sáb 28 Jan - 19:34

Sim usadas, mas relativamente novas e com 11kw.
Não te recomendava uma 4t se a tua ideia é fora de estrada pois a performance de uma 4t é bastante inferior e mais importante, essas motas em especifico que te referi, de série têm um equipamento muito superior a qualquer 4t, têm suspensões muito superiores, rodas de qualidade, bons quadros, são altamente confortáveis fora e dentro de estrada, bons travões, não desvalorizam muito, são muito fiaveis, etc, etc.
Eu não concordo com a manutenção ser mais cara pois não é, é caro sim se rebentares o motor, ai sim, prepara a carteira, mas só rebenta o motor quem é, desculpem o termo, mesmo burro, estúpido e descuidado(ou comprou uma que o dono antigo era isso), estamos a falar em motas que novas não são para qualquer carteira, não há muita gente que pode comprar uma 125cc de quase 8000euros, uma mota de 8000euros, acreditem, tem qualidade....dá para comprar duas dtr 125 novas(caso ainda existissem).
Usadas encontras com já alguns anos, paciencia e procura em bom estado em torno de 1800-3000euros, é uma questão de depois procurares com calma.
A manutenção não é tão cara quanto isso, gastas oleo de mistura sim, são cerca de 15euros por litro, mas dura muito tempo, depois é mudar o óleo de caixa aos 10mil km's, limpar valvula de escape de 5 em 5 mil, e o segmento aos 15mil, aos 20 mil um pistão se não andares em competição obviamente(o plano das de competição é diferente).
A pior mota que tive em toda a minha vida no que toca a despesas foi precisamente uma mota de cross 125 4t, uma honda crf125f para quem gosta de gastar dinheiro não há melhor e já estamos a falar numa coisa com qualidade construída mesmo para o propósito de andar no monte(se soubesse na altura o que sei hoje bem que teria antes comprado uma 50cc a 2 tempos com um kit de motor pois via-me lixado com a 125 4t para acompanhar o pessoal das 50cc 2t tipo hm cre 50 que são autenticos canhões), e a minha sorte é que sou mecânico senão estava bem lixado, já para não falar que a nível de ciclistica não cheira uma ktm, husqvarna ou aprilia, os motores 4t de monte são pequenas bombas relógio com taxas de compressão a rondar a ordem dos 14,5:1, têm muito binário para subidas mas têm um desgaste brutal sendo que alguns ainda por cima são refrigerados a ar e no monte não há propriamente muita circulação de ar em trilhos mais tecnicos, subidas, etc.
O grande problema das 2t, é que quase toda a gente acha que é engenheiro mecanico da competition racing e põe-se a inventar "deslimitanços" que por norma acabam em desgraça.
Tu com uma ktm exc, aprilia rx ou uma husqvarna wre de 11kw e uma transmissão curta já tens power mais que suficiente para a mota virar e tu ficares para trás dela, quando ganhares mais unhas depois ai sim, podes deslimitar mas numa oficina especializada, não vás em receitas mágicas, dão sempre asneira, acredita em mim que não percebo nada disto.lol
No monte com uma mota dessas ao passo que as outras pessoas têm de se desviar tu consegues passar por cima de tudo e mais alguma coisa sem esforço, ciclistica e equipamento do melhor que há faz milagres!
Mario_Marques
Mario_Marques

Mensagem  Francisco Neto Sáb 28 Jan - 21:40

De 2t que modelos recomenda? Quando fala de usada com poucos quilómetros refere se mais ou menos a quantos? Essas motas consumem muito, imenso?
A mota não seria principalmente para o monte. Seria para eu ir e vir da escola (cerca de 15km para cada lado) e para alguns aos fins de semana ir dar umas voltas pelo monte com os meus amigos

Francisco Neto

Mensagem  Mario_Marques Seg 30 Jan - 11:46

Ktm exe, aprilia rx 125, husqvarna wre 125 são boas em estrada e fora dela, são motas relativamente civilizadas, obviamente há outras, não compres motas modificadas\"deslimitadas" não vás na ilusão de que precisas de um power imenso, essas motas já têm um power e uma condução muito acima da média, elas tornam-se rápidas não pela potencia mas porque têm uma um equilibrio de conjunto e ciclistica espectacular, passam por cima de tudo e não ficas todo rebentado de andar a tentar domar "feras", são motas que não deixam uma pessoa ficar mal, ainda têm a vantagem de não desvalorizarem muito se estiverem direitas e forem mantidas direitas.
Há por ai muito, muitos testes de revistas especializadas(revistas, nada de foruns lol), 2t vs 4t, o conselho que te dou é perderes tempo com isso visto que a experiência real leva anos a ganhar, muita gente te vai dizer que 2t é isto e aquilo e 4t é bom e mau, cada um tem as suas vantagens e desvantagens, mas a maioria das pessoas que te vai dizer isso raramente tem experiência de longa duração com ambas então vai-se basear na sua experiência que pode ser diferente daquilo que procuras e nos mitos que ouviu dizer sobre aquilo que desconhece.
Mario_Marques
Mario_Marques

Mensagem  Mario_Marques Seg 30 Jan - 12:47

As motas que te estou a recomendar não são motas de motocross ou motas muito agressivas, são motas de estrada que podem praticar enduro com facilidade pois estão preparadas\projectadas para tal.

Tens ai uma série interessante:

E para acabar uma cachopa que percebe da coisa pois é só uma das top piloto a nivel mundial, e mais uma vez, contrariamente aquilo que toda a gente te vai dizer, a manutenção das 2t é bem mais barata, estamos a falar numa boa diferença!
Mario_Marques
Mario_Marques

Mensagem  Francisco Neto Ter 31 Jan - 16:48

Os modelos que indicou parecem ser muito bons e são realmente do meu agrado, mas como é claro, se comprar algum deles será usado. Quantos quilómetros deve ter no máximo mais ou menos?
Sinceramente, em qualidade e comparando com os modelos que disse, o que acha da keeway e da ajp (a marca marca nacional)?

Francisco Neto

Mensagem  Marco Machado Ter 31 Jan - 16:55

Não podes comparar a AJP com a Keeway, a AJP é muito superior não estou a dizer que a Keeway não presta mas não são comparáveis.

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11644
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Mensagem  Francisco Neto Ter 31 Jan - 20:13

E a ajp em comparação com os outros modelos que indicou?
Estas motos não são também todas muito consumidoras?

Francisco Neto

Mensagem  Mario_Marques Qua 1 Fev - 14:30

Tu tens de pensar bem no uso que vais fazer offroad, pois em estrada todas as motas andam relativamente bem, fora dela, já vai depender muito do que queres fazer, se te queres meter em aventuras vais precisar de uma mota bem equipada e construída, com potencia, fiável e o mais leve possível, se queres dar apenas uma voltas em terra batida, uma trail qualquer faz-te a felicidade e não precisas de ir buscar uma mota toda xpto, agora as motas que mencionei em cima(há mais claro, mas essas seriam as mais utilizaveis dia-dia\offroad), são um nivel mesmo muito acima de qualquer 125cc 4t que possas eventualmente comprar ou mesmo comparativamente a  muitas 4t de cilindrada muito superior a 125cc, são motas com tudo que há do bom e do melhor a nivel de qualidade e tecnologia, mesmo as menos recentes.
Mario_Marques
Mario_Marques

Mensagem  Francisco Neto Qua 1 Fev - 18:22

Não são esses modelos muito consumidores de combustível?

Francisco Neto

Mensagem  Martin Ivanov Qui 2 Fev - 14:27

Penso que nenhuma 125cc a 4 tempos te vai consumir algo extraordinário.
Martin Ivanov
Martin Ivanov

Mensagem  Francisco Neto Qui 2 Fev - 23:12

Isso enquadra-se mais ou menos entre que valores?
E a manutenção, sai cara?

Francisco Neto

Mensagem  Martin Ivanov Sex 3 Fev - 14:32

Manutenção das motas que te recomendaram não te sei dizer. 
Consumos, imagina a minha da forma como ando gasta-me 3.5 litros/100km e acredita eu ainda puxo muito pela mota. Mesmo quando são voltas para o Cabo da Roca ou assim não me passa dos 3.5litros/100 km o que para mim não se considera um número extraordinário. É claro que é possivel fazer muito menos, depende de como andares, mas mais do que isso garanto que não tens numa 4 tempos. Também é uma questão de fazeres uma pesquisa autónoma. Tens os modelos, procura preços de novas/usadas consoante a tua intenção, depois ler ou ver reviews das motas em questão, ler fórums relacionados ou próprios da mota para ver se existe algum tipo de "problema crónico" no modelo, e por vezes costumam ter custos de manutenção (revisões, etc..). Basicamente no final vais ter um orçamento estimado para gastos com a compra e manutenção de cada uma das tuas opções, os prós e os contras e aí com base na informação recolhida consegues decidir qual a opção mais acertada para ti.
Martin Ivanov
Martin Ivanov

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo