Quem está conectado?
Há 44 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 44 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
Comprar a minha primeira moto
4 participantes
Página 1 de 1
Comprar a minha primeira moto
Olá
Bom dia
O que dizem da Honda CBF 125?
Bom dia
O que dizem da Honda CBF 125?
GuilhermeFernandes- Mensagens : 2
Mota : Honda
Re: Comprar a minha primeira moto
Isso é a pergunta que deves fazer a ti mesmo, se gostas dela, a mota em si e boa sem qualquer sombra de dúvida, e bastante economia, pessoalment acho-a horrível, parece uma bicicleta motorizada nunca na vida compraria uma pois não gosto dela nem por nada, deves comprar algo que tu gostes e va de encontro ao que precisas.
Mario_Marques- Mensagens : 238
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125
Mario_Marques escreveu:Isso é a pergunta que deves fazer a ti mesmo, se gostas dela, a mota em si e boa sem qualquer sombra de dúvida, e bastante economia, pessoalment acho-a horrível, parece uma bicicleta motorizada nunca na vida compraria uma pois não gosto dela nem por nada, deves comprar algo que tu gostes e va de encontro ao que precisas.
Aquilo não parece uma bicicleta motorizada. Aquilo é uma bicicleta motorizada! Mas é uma bicicleta motorizada muito jeitosa. Minha opinião, claro!
A questão é que a intenção na sua conceção foi mesmo essa. Os pneus finos (e olha que são mesmo finos!) contribuem para o menor atrito de rolamento com a estrada e o menor consumo. E aqui chegados, vale a pena dizer que o consumo varia muito se o terreno for plano ou acidentado (a diferença de consumo pode chegar aos 25%) e também consoante a velocidade que se imprime à mota. Acrescenta aí o peso do condutor. Para uma mota 125 faz diferença uma pessoa pesar 60 ou 90kg, especialmente nas subidas.
Tenho uma Jialing JH125-33, que é uma mota chinesa que usa um motor bicilíndrico derivado do que equipou várias Hondas 125. No resto do seu conceito, é uma mota que, salvaguardadas as diferenças de qualidade (e são bem patentes numa comparação lado a lado), também segue a filosofia da CBF125 - pneus finos, ligeireza na construção e demais predicados virados para a poupança de combustível, em vez da performance. E com esta minha chinoca, o consumo, nos mesmos percursos, que raramente são verdadeiramente planos, pode variar entre 3,6 e os 2,7 litros aos 100, consoante vou a abrir (entre os 80 e os 100Km/h) ou nas calmas (entre os 40-50km/h). O anunciado pelo fabricante (acho que) são 2.1L/100.
Quero com isto dizer que o famoso consumo de 1,9L/100km da CBF125 não vai acontecer se o seu proprietário também andar com ela entre os 80-100km/h. E, meus amigos, consumo é o que entra no depósito de combustível entre depósitos atestados até ao mesmo nível, dividido pelos quilómetros medidos. Consumos ditos por eventuais computadores de bordo, é para esquecer.
De resto, é, para mim, muito importante assinalar também estes aspectos:
- A altura do assento ao chão, cerca de 77-78cm, não é exagerada, ao contrário do que já sucede com a minha chinoca (cerca de 82cm).
- O assento e a mota em si não é largo na parte do condutor, ao contrário de que se verifica noutras 125 (como sucede com a Yamaha MT125), pelo que mesmo quem não é alto pode chegar facilmente com os pés ao chão. Os mais baixos poderão ter que ficar um pouco nas pontas dos pés, mas nada que seja tão grave como sucede com algumas outras motas da mesma cilindrada (a MT125 é bem pior). Tenho 1,87m, mas sou de perna relativamente curta, e quando estive em cima de uma CBF125 de 2014 senti que a mota tinha sido desenhada para a minha pessoa. A posição do guiador era simplesmente impecável e as peseiras da mota não chateavam quando assentava os pés no chão. Já no caso da MT125, quando punha os pés no chão, as peseiras ficavam a bater-me nas canelas.
- A mota, se não lhe alterarem o escape, é muito silenciosa. E isso conta muito para o prazer da viagem quando se chega ao fim da mesma. Há quem afira o prazer de se andar numa mota pelo barulho que a mesma faz mal saltou para cima da mesma, mas isso é um puro engano! O prazer da viagem só se deve aferir no seu fim. Se a viagem for longa, repetida todos os dias e o escape barulhento, ao fim de algum tempo vamos sentir uma saturação relativamente ao uso dessa mesma mota. Falo por experiência!
- Penso que foi em 2014/2015 que essa mota sofreu um redesenho (restyling, if you like english). Antes a carenagem frontal era presa ao corpo da mota, de maneira que nas curvas mais apertadas, o farol ficava alinhado com o corpo da mota, em vez de iluminar para o local para onde apontávamos o guiador. Com o modelo mais recente, a carenagem frontal está presa na direção da mota e esse problema já não existe.
- A mota é minimamente confortável e não intimida nenhum principiante. Alguns com mais adrenalina na guelra, geralmente malta mais nova , vão querer "saltar" logo para uma CBR125 (o último modelo) ou para uma MT125, mas outros, geralmente mais cotas, sentir-se-ão satisfeitíssimos com a sua CBF125. É uma máquina para se andar nas calmas. Quem quer adrenalinas a andar de mota, curvando com o joelho quase a arrastar no chão, de certeza que não vai querer uma CBF125, com os seus pneus de bicicleta.
- Em termos de assistência, é uma Honda, o que quer dizer que é fácil e rápido conseguir-se peças e não faltam oficinas para a assistir. Já no caso da Yamaha, a demora nas peças é escandalosa!
Não comprei uma CBF125 por burrice minha, pois tive a oportunidade de a comprar usada a bom preço. Passados poucas semanas, quando me veio a iluminação de que uma chopper de 650cc e 250kg de peso (sem condutor) não é a mota ideal para voltinhas pequenas, lá comprei a feiosa da prima chinoca da CBF125, a minha Jialing.
Resumo: Sim, a CBF125 é uma boa mota para principiantes e não só!
Passa nas apresentações e diz-nos quem és (se és novo, se és cota, região, etc), se és novato ou não nas motas, e, caso sejas novato, o que esperas encontrar no mundo das motas e quais as tuas necessidades ou expectativas relativamente às mesmas. O tópico é este: https://moto125cc.forumotion.com/t10779p900-apresentem-se-neste-topico
Esta informação já teria sido útil na reposta acima dada relativamente à CBF, em que me pus a adivinhar que eras cota e que não tinhas experiência com motas. Se falhei no meu palpite, as minhas desculpas!
Trigueiro- Mensagens : 1269
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N
Começando na brincadeira, estes posts são de grande utilidade: fiquei a saber que para identificar o Trigueiro, basta-me procurar quem tenha "2 Danoninhos mais do que eu"!
Gostei da análise que o Trigueiro fez à CBF125, nomeadamente:
- O meu Yaris mostra um consumo instantâneo de "0,0" nas descidas (a ECU corta a injecção), mas já a média (~40 litros) em cidade tem um valor 5% mais elevado do que a Aquila... e ambos os valores estão correctos!
- A largura do assento é tão importantente como a altura para se chegar com os pés ao chão. Só que, apesar da alegada igualdade de género prevista na Constitução, 50% da espécie humana tem problemas de conforto com assentos estreitos! Portanto, é bom que escolham bem o assento (a menos que estejam a pensar "mudar de clube").
- Talvez a única razão porque não troquei a Aquila por uma MT07, quando estive piurso com a assistência da Hyosung, foi o facto das peseiras da MT estarem precisamente no sítio dos meus tornozelos! Custava alguma coisa meterem-nas 5 cm mais à frente, com a possibilidade de dobrarem a 45º (para cima-frente)? Os "designers" de motos parece que gostam mais de fazer "vestidos de senhora para passagem de modelos" em vez de veículos práticos e seguros!
Nota: As peseiras até podem e devem estar mais atrás, se ficarem mais acima (como nas Rs). Muita cautela com peseiras baixas atrás das pernas porque é meio caminho para partirem um pé, irem ao chão e outras "delícias".
Gostei da análise que o Trigueiro fez à CBF125, nomeadamente:
- O meu Yaris mostra um consumo instantâneo de "0,0" nas descidas (a ECU corta a injecção), mas já a média (~40 litros) em cidade tem um valor 5% mais elevado do que a Aquila... e ambos os valores estão correctos!
- A largura do assento é tão importantente como a altura para se chegar com os pés ao chão. Só que, apesar da alegada igualdade de género prevista na Constitução, 50% da espécie humana tem problemas de conforto com assentos estreitos! Portanto, é bom que escolham bem o assento (a menos que estejam a pensar "mudar de clube").
- Talvez a única razão porque não troquei a Aquila por uma MT07, quando estive piurso com a assistência da Hyosung, foi o facto das peseiras da MT estarem precisamente no sítio dos meus tornozelos! Custava alguma coisa meterem-nas 5 cm mais à frente, com a possibilidade de dobrarem a 45º (para cima-frente)? Os "designers" de motos parece que gostam mais de fazer "vestidos de senhora para passagem de modelos" em vez de veículos práticos e seguros!
Nota: As peseiras até podem e devem estar mais atrás, se ficarem mais acima (como nas Rs). Muita cautela com peseiras baixas atrás das pernas porque é meio caminho para partirem um pé, irem ao chão e outras "delícias".
Dias- Mensagens : 5629
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)