F125cc.com
Ajuda na escolha da 1ª mota F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Ajuda na escolha da 1ª mota F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
62 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 62 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Ajuda na escolha da 1ª mota

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda na escolha da 1ª mota Empty Ajuda na escolha da 1ª mota

Mensagem  pedromfg88 Qua 4 Ago - 18:33

Boas!

Nunca andei de mota mas gosto do estilo desportivo, sendo que gosto bastante da Keeway RKR 125.

A ideia será começar nas 125cc para me ambientar e para tomar o gosto pela coisa e posteriormente passar para uma de maior cilindrada, possivelmente passados uns 2 anos.

A mota será utilizada essencialmente no verão, para ir de casa para o trabalho e trabalho para casa (estrada de asfalto, cerca de 3km para cada lado) e uns passeios ao fim-de-semana. Durante os restantes períodos do ano, sempre que haja uma aberta, lá irei dar umas voltas :D

Tenho 64kg, 1,70m e não pretendo passar dos 3000€, tendo sido esse factor que me fez gostar ainda mais da Keeway por se encaixar na bitola.

No entanto, não pesco nada disto e não sei se será uma boa aquisição, tendo em conta a intenção de venda passados aqueles 2 anos.

Agradeço assim a vossa ajuda.

Obrigado,

pedromfg88

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/08/2021
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha da 1ª mota Empty Re: Ajuda na escolha da 1ª mota

Mensagem  Trigueiro Sex 6 Ago - 10:32

Para o preço e estilo, é uma escolha acertada. Vais encontrar mais pormenores de qualidade e eventualmente mais estilo (por vezes de gosto duvidoso...) nas japonesas que custam mais 2000€, mas, como tudo na vida, o que é um bocadinho melhor ou mais estiloso, é muito mais caro!

Repito um conselho que já dei aqui antes. Agenda uma lição numa escola de condução, nem que seja de uma hora, para dares a tua primeira volta numa 125, caso nunca tenhas andado de mota. Uma mota pesa 10 a 12 vezes mais do que uma bicicleta das mais pesadas e baratas, pelo que temos que habituar o corpo a algo por baixo de ti muito mais pesado e que quer andar por si próprio.

Faz os teus primeiros arranques colocando um barrote de madeira no chão, atrás da roda traseira, de maneira que ao deixares a mota recuar, o barrote calça a roda. Dá muita mais confiança a quem vai dar o arranque numa mota pela primeira vez! Depois de dominares bem o arranque, o resto vem com muita mais facilidade. Digo isto porque pode suceder (é frequente suceder...) deixarmos cair a mota nestas primeiras vezes e não vais querer amassar ou riscar a tua nova Keeway...

Usa luvas, blusão e capacete de queixeira fixa ou pelo menos articulada! Antes suar do que sangrar. 

Ah! E bem vindo ao clube do pessoal que anda de mota. Ajuda na escolha da 1ª mota 952112

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

pedromfg88 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha da 1ª mota Empty Re: Ajuda na escolha da 1ª mota

Mensagem  pedromfg88 Sex 6 Ago - 11:39

Obrigado pela resposta!

As japonesas são superiores mas para começar e depois ir vender, os 2000€ de diferença acho que não se justifica, daí ter questionado se seria uma boa aposta.

A parte das aulas de condução já tinha pensado e até já me informei na escola aqui da zona como funciona 😁

Não percebi bem a parte do barrote na roda 😅 mas convinha, porque amassar ou riscar a mota é algo que ninguém quer, certamente! Se me conseguires elucidar, agradecia 😁

Material de protecção não pode faltar, uma queda e partir-me todo por falta de material não está nos meus planos futuros 😅

Obrigado mais uma vez 👌

pedromfg88

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/08/2021
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha da 1ª mota Empty Re: Ajuda na escolha da 1ª mota

Mensagem  Trigueiro Sex 6 Ago - 20:56

A história do barrote de madeira na roda traseira da mota é a seguinte:

- Pede alguém que te leve a mota para um lugar plano, até pode ser a mota da escola de condução.

- Coloca um pequeno barrote de madeira no chão, um barrote que serviria para calçar a roda de um carro, caso este tivesse um ligeiro problema com o travão de mão (o barrote deve ficar no chão numa posição transversal à roda traseira da mota e atrás desta, obviamente).

- Empurra a mota para trás, até a roda traseira encostar ao barrote que está no chão.

- Agora monta na mota e verás que pelo simples facto da mota não poder recuar por causa do barrote que está a calçar a roda traseira, sentir-te-ás muito mais confiante, especialmente na hora de arrancar. Se não acreditas, experimenta sem o barrote a calçar a roda traseira.

- Mal comeces a dar o primeiro arranque na mota (largar a manete da embraiagem muuuuiiito devagarinho!!!), pressiona de imediato outra vez a manete da embraiagem, para desengatar o motor da roda traseira, recua a mota com os pés até encostar ao barrote e ensaia outra vez o arranque.

- Só quando sentires confiança no arranque é que então deverás dar a tua primeira volta, de preferência num parque de estacionamento sem carros ou com muito espaço desocupado.

Atenção! Estou a assumir que já tens carta de carro e mais de 25 anos...

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha da 1ª mota Empty Re: Ajuda na escolha da 1ª mota

Mensagem  JustGil Sex 6 Ago - 23:58

pedromfg88 escreveu:Boas!

Nunca andei de mota mas gosto do estilo desportivo, sendo que gosto bastante da Keeway RKR 125.

A ideia será começar nas 125cc para me ambientar e para tomar o gosto pela coisa e posteriormente passar para uma de maior cilindrada, possivelmente passados uns 2 anos.

A mota será utilizada essencialmente no verão, para ir de casa para o trabalho e trabalho para casa (estrada de asfalto, cerca de 3km para cada lado) e uns passeios ao fim-de-semana. Durante os restantes períodos do ano, sempre que haja uma aberta, lá irei dar umas voltas :D

Tenho 64kg, 1,70m e não pretendo passar dos 3000€, tendo sido esse factor que me fez gostar ainda mais da Keeway por se encaixar na bitola.

No entanto, não pesco nada disto e não sei se será uma boa aquisição, tendo em conta a intenção de venda passados aqueles 2 anos.

Agradeço assim a vossa ajuda.

Obrigado,
Viva! 
Se eu estivesse na tua situação, também dava uma olhada no mercado das motas usadas, já cheguei a encontrar motas como Yamaha Mt 125 e R125 e também Honda CbR125R a um preço semelhante ao da Keeway RKR, mas claro, são motas que já contam com uns 20mil km ou mais. Mas também quase todas elas vêm equipadas com sistema de travagem ABS(sistema que evita o bloqueio das rodas numa travagem de emergência),o que te poderá salvar de muitas situações. Pelo menos para mim, investir em segurança é essencial.
Continuação! Fique bem! Ajuda na escolha da 1ª mota 697124 Ajuda na escolha da 1ª mota 952112
JustGil
JustGil

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 21/05/2019
Mota : Honda CB300R

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha da 1ª mota Empty Re: Ajuda na escolha da 1ª mota

Mensagem  pedromfg88 Dom 8 Ago - 10:06

Trigueiro escreveu:A história do barrote de madeira na roda traseira da mota é a seguinte:

- Pede alguém que te leve a mota para um lugar plano, até pode ser a mota da escola de condução.

- Coloca um pequeno barrote de madeira no chão, um barrote que serviria para calçar a roda de um carro, caso este tivesse um ligeiro problema com o travão de mão (o barrote deve ficar no chão numa posição transversal à roda traseira da mota e atrás desta, obviamente).

- Empurra a mota para trás, até a roda traseira encostar ao barrote que está no chão.

- Agora monta na mota e verás que pelo simples facto da mota não poder recuar por causa do barrote que está a calçar a roda traseira, sentir-te-ás muito mais confiante, especialmente na hora de arrancar. Se não acreditas, experimenta sem o barrote a calçar a roda traseira.

- Mal comeces a dar o primeiro arranque na mota (largar a manete da embraiagem muuuuiiito devagarinho!!!), pressiona de imediato outra vez a manete da embraiagem, para desengatar o motor da roda traseira, recua a mota com os pés até encostar ao barrote e ensaia outra vez o arranque.

- Só quando sentires confiança no arranque é que então deverás dar a tua primeira volta, de preferência num parque de estacionamento sem carros ou com muito espaço desocupado.

Atenção! Estou a assumir que já tens carta de carro e mais de 25 anos...

Ok agora já percebi o conceito! 😁

Sim, tenho carta de carro desde os 18 e 33 anos 👍

pedromfg88

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/08/2021
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha da 1ª mota Empty Re: Ajuda na escolha da 1ª mota

Mensagem  pedromfg88 Dom 8 Ago - 10:10

JustGil escreveu:
pedromfg88 escreveu:Boas!

Nunca andei de mota mas gosto do estilo desportivo, sendo que gosto bastante da Keeway RKR 125.

A ideia será começar nas 125cc para me ambientar e para tomar o gosto pela coisa e posteriormente passar para uma de maior cilindrada, possivelmente passados uns 2 anos.

A mota será utilizada essencialmente no verão, para ir de casa para o trabalho e trabalho para casa (estrada de asfalto, cerca de 3km para cada lado) e uns passeios ao fim-de-semana. Durante os restantes períodos do ano, sempre que haja uma aberta, lá irei dar umas voltas :D

Tenho 64kg, 1,70m e não pretendo passar dos 3000€, tendo sido esse factor que me fez gostar ainda mais da Keeway por se encaixar na bitola.

No entanto, não pesco nada disto e não sei se será uma boa aquisição, tendo em conta a intenção de venda passados aqueles 2 anos.

Agradeço assim a vossa ajuda.

Obrigado,
Viva! 
Se eu estivesse na tua situação, também dava uma olhada no mercado das motas usadas, já cheguei a encontrar motas como Yamaha Mt 125 e R125 e também Honda CbR125R a um preço semelhante ao da Keeway RKR, mas claro, são motas que já contam com uns 20mil km ou mais. Mas também quase todas elas vêm equipadas com sistema de travagem ABS(sistema que evita o bloqueio das rodas numa travagem de emergência),o que te poderá salvar de muitas situações. Pelo menos para mim, investir em segurança é essencial.
Continuação! Fique bem! Ajuda na escolha da 1ª mota 697124 Ajuda na escolha da 1ª mota 952112

Obrigado pela dica. Vou avaliar essa hipótese também, usadas tenho sempre é receio por não saber o que estou a comprar, uma vez que não percebo nada no que toca a mecânica, podem ter problemas que para uma pessoa sem conhecimento passam ao lado e para quem percebe os apanha logo 😅

pedromfg88

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/08/2021
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha da 1ª mota Empty Re: Ajuda na escolha da 1ª mota

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos