F125cc.com
Solução eléctrica F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Solução eléctrica F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
91 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 91 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Solução eléctrica

3 participantes

Ir para baixo

Solução eléctrica Empty Solução eléctrica

Mensagem  Brans Sáb 3 Fev - 12:54

Boas

Tanto quanto for possível, gostaria de ter o contributo da vossa experiência no que respeita a "ter mota" na prática, em fiabilidade, assistência e no aspecto económico global.

Tenho vindo a estudar a aquisição de um meio de transporte para me deslocar diariamente 40km para cada lado, 50-80% AE, consoante o trajecto, o resto em cidade (não muito congestionado) nos meses menos chuvosos.  Já fiz muita pesquisa, tanto numa solução de motor a combustão, como eléctricas. Fiz contas de gastos ao longo do tempo e a minha conclusão é que seria mais económico a médio prazo uma eléctrica e não me chatearia tanto com manutenção. Não é que não seja capaz de fazer mudanças de óleo e algumas peças mas já tenho mais para me coçar. 
O problema desta solução é que a variedade, tanto quanto pude apurar até agora, é limitada e não parece haver uma assistência de grande qualidade. Por exemplo, gosto da Zero DS (comprar usada) mas já li várias histórias de uma assistência deplorável mesmo nos EUA que priva os proprietários de  utilizar a mota por longos períodos de tempo, mesmo com avarias de solução rápida. Não tenho conhecimento cá, mas se no próprio país é assim, duvido que fora seja melhor.
Também está aí a nova Kawasaki Z-E1 mas com apenas 72km de autonomia em modo eco é uma opção impossível. 
A Energica é uma carta fora do baralho devido ao preço. 
E tirando estas, não tenho conhecimento de mais motas/scooters com a autonomia que preciso que não sejam chinesas.
Não tenho preconceito nenhum mas voltamos à questão da qualidade / assistência. Tenho lido relatos de proprietários de modelos de marcas espanholas, na maioria, que vendem modelos chineses alterados e há várias queixas. Também tenho noção que não deve haver produto algum no mundo que não tenha queixa de alguém. Mas há exemplos que são gritantes e que "apresentam" a marca.

Ainda assim, parece haver alguns produtos melhorzinhos como a Velca One, Nerva ExeII mas em Espanha. Descobri que a Velca é vendida em Portugal mas online na Feuvert em kit, ou seja, sem test drive. E aquilo vem desmontado...? Quão desmontado? E depois a assistência Feuvert, será decente? Muitas questões que me deixam de pé atrás.
Também se vende cá a Ebroh Bravo GLE mas não me parece ser boa aerodinamicamente para AE e em termos de qualidade também não parece de muita confiança.
Honda, Yamaha, Suzuki e companhia ainda não têm modelos na calha para breve, tanto quanto sei.
Depois, há a BMW C-Evolution mas parece-me um pouco cara mesmo usada e quanto à manutenção, fora da BMW é possível?

Portanto, em modelos a combustão julgo que encontraria algo que me satisfizesse, tanto no modelo em si como na assistência, mas não faz sentido economicamente no meu caso, a não ser que encontrasse algo a um preço de arromba (não vai acontecer). 
Nas eléctricas, mesmo com um espectro largo entre scooters médias e maxi, naked e adventure, não encontro nada que possa ir testar e que me dê garantias de qualidade e boa assistência. Estarei enganado?
Qual é a vossa opinião? Existe por aí outra solução que não esteja a ver? A assistência das Zero em Portugal é boa? As chinesas, no geral, são boas?
Sei que são muitas questões ao longo deste post mas qualquer ajuda é agradecida.

Obrigado.

Brans

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/02/2024
Mota : Futuramente

serges gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Solução eléctrica Empty Re: Solução eléctrica

Mensagem  serges Dom 4 Fev - 21:23

Uma vectrix já com 17 anos a caminho dos 18 e mais de 50.000kms feitos... Este ano encontrei um leaf acidentado e vou fazer um upgrade de baterias passo a ter 300kms de autonomia e com sorte ainda perco peso... Na mota... Lol
serges
serges

Masculino Mensagens : 14
Data de inscrição : 12/07/2011
Mota : Vectrix Vx-1 A123

Ir para o topo Ir para baixo

Solução eléctrica Empty Re: Solução eléctrica

Mensagem  nsilva80 Seg 5 Fev - 0:03

O que vais gastar numa elétrica mais vale comprares duas Yamaha Rayzr que ficas melhor servido porque uma elétrica vais demorar hora e meia para chegar ao trabalho + meia hora a pé para chegar a casa. Uma scooter elétrica vale a pena para distâncias a rondar os 20 km mais que isso não vale a pena.

nsilva80

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/10/2023
Mota : Mt 03

nsilva80 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Solução eléctrica Empty Re: Solução eléctrica

Mensagem  serges Seg 5 Fev - 0:11

Lol é boa essa mas cada um tem as suas ideias, eu gosto mais de opiniões mais bem informadas, depende da eléctrica... Gastei 5000€ há 17 anos e andei 50000km mais coisa menos coisa...
Gasto em média 1€ aos 100km... A mota dá 120kmh e tenho duas multas por excesso de velocidade, infelizmente, pois o binário desta mota é algo difícil de conter...

Agora vou investir perto de 2000€ e fico com 3x mais autonomia.
Obviamente nem todos podemos gostar de amarelo e respeito mas uma opinião informada é o melhor que podem ter para depois criticar pois o eléctrico não é uma coisa maravilhosa pois tem os seus problemas, poucos sabem mexer e obviamente as motas são poucas que podem ter estas características a preços acessíveis mas fiz a aposta na altura e compensou para mim Claro...

Qualquer dúvida tenho todo o gosto em esclarecer, boas ou más pois são importantes questionar...
serges
serges

Masculino Mensagens : 14
Data de inscrição : 12/07/2011
Mota : Vectrix Vx-1 A123

Ir para o topo Ir para baixo

Solução eléctrica Empty Re: Solução eléctrica

Mensagem  nsilva80 Seg 5 Fev - 8:49

Desconhecia por completo esse modelo de scooter elétrica a vectrix realmente parece uma opção viável no entanto se fosse eu a investir 10 a 15 mil numa elétrica eu comprava uma MT 03 uma nmax 155 e uma neo's dual battery por 14 mil euros ou então podia optar por uma nmax 155 e uma neo's ou rayzr por 8 mil euros ou comprava as 3 por 11 mil euros e as tantas no mesmo dia usava as 3 uma para velocidade outra para conforto e outra para autonomia uma para trabalho outra para pendura outra para um café perto de casa se fosse eu pessoalmente era o que faria

nsilva80

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/10/2023
Mota : Mt 03

serges gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Solução eléctrica Empty Re: Solução eléctrica

Mensagem  serges Seg 5 Fev - 8:58

Claro por isso ser importante cada um que ande no que goste, eu depois de experimentar esta scooter não mudo tão rapidamente, é um mix de motas do tamanho de uma xmax 400 considerada uma nmax em termos legais e com a potencia de uma tmax... 

Parte gira da coisa é gastar pouco mais de 1€ aos 100 mas lá está no meu caso é quase a zero pois tenho painéis solares e olha aproveito ao máximo...
As baterias iniciais que trazia eram de Níquel, as antigas tradicionais que viciam, pesadas etc... o segundo pack eram já de lítio em que baixou o peso da mota em quase 40kg e com a vinda destas novas baterias, as antigas quando novas faziam 100kms agora não chegavam aos 80km vão para autoconsumo, vou aumentar o numero de painéis solares e fica para armazenar o excedente produzido e usar a noite... 

Com as novas bem mal as tenha a funcionar e com um carregador mais potente pois se o armazenamento aumentou, convém aumentar a "mangueira" do combustível que entra senão era dias a carga assim passei de um de 1500w para um de 3400w... próximo objectivo será Nacional 2 para o Batizado... 

Quanto ao valor que dizes, até podes ter razão em motas bem mais potentes, de pista ou trail, energica ou Zero... em scooters tens mais escolha só tens de ver o que pretendes e obviamente a autonomia... 

Por 11.000€ compras uma Energica Ego, usada, mota de pista com 200kms de autonomia, em dias calmos, e com mais de 150cv e com binário suficiente para encostar uma R1... 

Agora scooters, usadas e baterias razoáveis entre os 2000 a 5000 depende do bolso e do gosto!

Desculpem o testamento.
serges
serges

Masculino Mensagens : 14
Data de inscrição : 12/07/2011
Mota : Vectrix Vx-1 A123

Ir para o topo Ir para baixo

Solução eléctrica Empty Re: Solução eléctrica

Mensagem  nsilva80 Seg 5 Fev - 11:12

Isso sim é uma excelente solução diria até dois passos a frente em direção ao futuro tanto a nível ambiental como económico e utilidade prática no dia a dia. Como eliminou todos os "problemas" que tenho em relação às elétricas tenho de lhe dar os parabéns e admitir que é a melhor solução entre as possíveis

nsilva80

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/10/2023
Mota : Mt 03

Ir para o topo Ir para baixo

Solução eléctrica Empty Re: Solução eléctrica

Mensagem  serges Seg 5 Fev - 11:22

nsilva80 escreveu:Isso sim é uma excelente solução diria até dois passos a frente em direção ao futuro tanto a nível ambiental como económico e utilidade prática no dia a dia. Como eliminou todos os "problemas" que tenho em relação às elétricas tenho de lhe dar os parabéns e admitir que é a melhor solução entre as possíveis

Certo é uma opção não é a unica e não serve a todos, investiga bem a coisa pois nem todas são fantásticas e optimas... Procura e vê qual a melhor solução para ti.

Qualquer coisa estou cá para ajudar assim como muitos dos companheiros pois as motas são todas iguais a diferença é peso e ciclística..

ATENÇÂO, sem ponto de carga em casa, tradicional tomada eléctrica, não compensa monetariamente...
serges
serges

Masculino Mensagens : 14
Data de inscrição : 12/07/2011
Mota : Vectrix Vx-1 A123

Ir para o topo Ir para baixo

Solução eléctrica Empty Re: Solução eléctrica

Mensagem  Brans Seg 5 Fev - 19:28

nsilva80 escreveu:O que vais gastar numa elétrica mais vale comprares duas Yamaha Rayzr que ficas melhor servido porque uma elétrica vais demorar hora e meia para chegar ao trabalho + meia hora a pé para chegar a casa. Uma scooter elétrica vale a pena para distâncias a rondar os 20 km mais que isso não vale a pena.

Obrigado pelo contributo mas com essa Rayzr é que demorava 1h30 a chegar ao destino. :)
Preciso de algo que faça AE a uma velocidade de cruzeiro de pelo menos 100km/h e que tenha alguma protecção aerodinâmica.
E lá está, que quando tenha um problema, exista uma oficina que mo resolva em tempo útil.

Brans

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/02/2024
Mota : Futuramente

serges gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Solução eléctrica Empty Re: Solução eléctrica

Mensagem  Brans Seg 5 Fev - 19:33

serges escreveu:Lol é boa essa mas cada um tem as suas ideias, eu gosto mais de opiniões mais bem informadas, depende da eléctrica... Gastei 5000€ há 17 anos e andei 50000km mais coisa menos coisa...
Gasto em média 1€ aos 100km... A mota dá 120kmh e tenho duas multas por excesso de velocidade, infelizmente, pois o binário desta mota é algo difícil de conter...

Agora vou investir perto de 2000€ e fico com 3x mais autonomia.
Obviamente nem todos podemos gostar de amarelo e respeito mas uma opinião informada é o melhor que podem ter para depois criticar pois o eléctrico não é uma coisa maravilhosa pois tem os seus problemas, poucos sabem mexer e obviamente as motas são poucas que podem ter estas características a preços acessíveis mas fiz a aposta na altura e compensou para mim Claro...

Qualquer dúvida tenho todo o gosto em esclarecer, boas ou más pois são importantes questionar...

Também já me tinha cruzado com a Vectrix mas não percebi se ainda era vendida ou se a marca existia sequer. Daí que nem a mencionei no meu post inicial.
Mas já que tens uma, tens tido problemas? Onde é que é possivel assisti-la na grande Lisboa (margem sul incluída)?

Brans

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/02/2024
Mota : Futuramente

serges gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Solução eléctrica Empty Re: Solução eléctrica

Mensagem  serges Seg 5 Fev - 19:44

Ainda existe uma comunidade que a mantém viva...
No Nova energia

Quanto a mota em si ainda existe peças, já nova dificilmente vais encontrar, há uns tipos que pegaram na marca e começaram a vender mas...

Quem a tem mantém pois ela come tudo o que seja baterias, prefiro as da Nissan mais baratas e fáceis de substituir tipo cassete...

Quanto a manutenção aquilo é fácil...
Brevemente vem aí umas para venda...
serges
serges

Masculino Mensagens : 14
Data de inscrição : 12/07/2011
Mota : Vectrix Vx-1 A123

Ir para o topo Ir para baixo

Solução eléctrica Empty Re: Solução eléctrica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos