Quem está conectado?
Há 41 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 41 visitantes :: 3 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
DESGASTE DE PASTILHAS DE TRAVÃO
+5
alexandreperei
Ramos Pinto
Carlos Alexandre
Dias
WRIBEIRO
9 participantes
F125cc.com :: Marcas :: Marcas & Modelos 125cc :: Yamaha :: Questões Técnicas
Página 1 de 1
DESGASTE DE PASTILHAS DE TRAVÃO
Olá malta, sei que nao tenho participado muito na partilha de informação aqui no forum, mas acedo ao mesmo quase diariamente...por isso as minhas desculpas.
A minha Yamaha wr15r conta com quase 7000km e já tem as pastilhas de travão no limite, praticamente gastas, serão poucos km feitos ou o fizeram o suficiente... o que acham?
Boas curvas, divirtam-se e saúde para todos.
A minha Yamaha wr15r conta com quase 7000km e já tem as pastilhas de travão no limite, praticamente gastas, serão poucos km feitos ou o fizeram o suficiente... o que acham?
Boas curvas, divirtam-se e saúde para todos.
WRIBEIRO- Mensagens : 7
Mota : YAMAHA WR 125R
Re: DESGASTE DE PASTILHAS DE TRAVÃO
A minha X-Max também teve que levar pastilhas aos 6.000 km. Embora isto possa ser devido ao estilo de condução, as pastilhas também se podem gastar anormalmente se os furos dos discos de travão acumularem areia (ou outro qualquer material que seja abrasivo para as pastilhas).
Sugestão: de cada vez que meteres gasolina manda um jacto de água para os furos do disco; a seguir, a primeira travagem deve ser suave e servir para verificar se os discos estão suficientemente secos (já agora, como a água e o ar costumam estar lado-a-lado, aproveita para verificar a pressão dos pneus).
Sugestão: de cada vez que meteres gasolina manda um jacto de água para os furos do disco; a seguir, a primeira travagem deve ser suave e servir para verificar se os discos estão suficientemente secos (já agora, como a água e o ar costumam estar lado-a-lado, aproveita para verificar a pressão dos pneus).
Dias- Mensagens : 5629
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)
Dias nao esquecer deixar arrefecer os discos primeiro senao podem estalar
Carlos Alexandre- Mensagens : 6430
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i
Completamente de acordo! Contudo, se não falei explicitamente em deixar arrefecer foi porque acho que o tempo de meter gasolina e pagar chega para os discos arrefecerem.Carlos Alexandre escreveu:Dias nao esquecer deixar arrefecer os discos primeiro senao podem estalar
Completamente verdade que se devem deixar arrefecer os discos. Já presenciei isso mesmo o ano passado com um amigo meu. Ía numa mota emprestada, dar um passeio com ele. Paramos numa bomba, para meter gasolina, e porque tínhamos andado com chuva e passado numa possas enlameadas, ele lavou os discos e zás...passeio estragado.
Aconselho a que se vá tomar o café primeiro e lavá-los no fim. Claro que também depende do tratamento que eles tiveram antes.
Aconselho a que se vá tomar o café primeiro e lavá-los no fim. Claro que também depende do tratamento que eles tiveram antes.
Ramos Pinto- Mensagens : 260
Mota : à espera de nova montada
Pode ser também de serem as pastilhas de origem.
alexandreperei- Mensagens : 198
Mota : Honda Forza 125 2021
as de orijem durao mais tempo pelomenos deviaoalexandreperei escreveu:Pode ser também de serem as pastilhas de origem.
mas podem ser muito macias para ter uma travajem melhor e ai o desgaste ou o Dias anda sempre com o travao em cima pois 6mil nao é normal so se andarmos sempre no trava
olha eu sei o que foi a mota anda muito e ele tem que travar o dobro por isso em ves de fazer 14mil so deu 6mil o Dias es bom em contar desmultiplica esta
no final o lixado es tu lá vai barao a oficina agrade-se
Última edição por Carlos Alexandre em Dom 24 Abr - 23:57, editado 1 vez(es)
Carlos Alexandre- Mensagens : 6430
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i
Pois... só tenho que passar a inclinar-me o dobro nas curvas... em vez de passar a velocidade para metade (ainda por cima, eu e a "branquinha" pesamos 260 kg)!
Tudo depende do estilo de condução, mas também da qualidade das pastilhas. tal como os pneus, quanto mais macios são e melhores, mais se gastam.
Provavelmente fazes uma condução agressiva (o tipo de moto que tens puxa por nós!) e claro, travagens mais atrasadas e no limite e pastilhas nas lonas.
Por isso nada de anormal. Ou colocas umas pastilhas que durem mais ( mas estragam mais o disco por serem mais rijas) ou moderas a tua condução e assim duram mais.
Provavelmente fazes uma condução agressiva (o tipo de moto que tens puxa por nós!) e claro, travagens mais atrasadas e no limite e pastilhas nas lonas.
Por isso nada de anormal. Ou colocas umas pastilhas que durem mais ( mas estragam mais o disco por serem mais rijas) ou moderas a tua condução e assim duram mais.
veiga- Mensagens : 2876
Mota : Sym GTS 300i Evo
Por acaso é muito curioso o facto de eu andar com uma Cygnus e com uma X-Max, porque somos 2 entidades completamente diferentes quando estou com cada uma das scooters (são ambas Yamaha)!
Não sei se será fácil de entender, mas vou tentar explicar.
A Cygnus é mais fraquinha de motor, mas também é muito mais leve, o que faz com que se bata (e ganhe) no arranque com a X-Max. Como a velocidade de ponta é inferior, uso muito menos os travões na Cygnus do que na X-Max. Por outro lado, aqui o velhadas como tem medo das curvas, com a X-Max é trava, trava, trava antes das curvas, porque a X-Max gosta que se farta de andar a direito!
Conclusão (e seguindo a ideia do veiga): até o mesmo condutor, com duas motos diferentes, pode gastar as pastilhas de travão de maneiras completamente diferentes!
PS: para mais detalhes, só depois de um bom almoço.
Não sei se será fácil de entender, mas vou tentar explicar.
A Cygnus é mais fraquinha de motor, mas também é muito mais leve, o que faz com que se bata (e ganhe) no arranque com a X-Max. Como a velocidade de ponta é inferior, uso muito menos os travões na Cygnus do que na X-Max. Por outro lado, aqui o velhadas como tem medo das curvas, com a X-Max é trava, trava, trava antes das curvas, porque a X-Max gosta que se farta de andar a direito!
Conclusão (e seguindo a ideia do veiga): até o mesmo condutor, com duas motos diferentes, pode gastar as pastilhas de travão de maneiras completamente diferentes!
PS: para mais detalhes, só depois de um bom almoço.
estou de acordo com o amigo Dias, também sou cauteloso e por isso aqui deixo alguma informação sobre travagem, isto inclui alguma matemática mas não fui eu o autor do artigo ...
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Travagem.pdf
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Travagem.pdf
carlos- Mensagens : 1545
Mota : Honda PCX
quando comprei a minha cygnus as de origem fizeram-me 6.000, agora tem sido de 3.000 ou 4.000. depende
o carteiro- Mensagens : 645
Mota : yamaha wr 125 x 2011 preta
o carteiro escreveu:quando comprei a minha cygnus as de origem fizeram-me 6.000, agora tem sido de 3.000 ou 4.000. depende
O que pode acontecer no teu caso, é agora fazeres uma condução mais agressiva ou então as pastilhas que colocas/colocam, não serem iguais à que ela trazia de origem, daí a diferença de durabilidade.
veiga- Mensagens : 2876
Mota : Sym GTS 300i Evo
Na mota ainda não tive de por pastilhas, mas se for como no carro depende da dureza delas eu tive pastilhas no carro que podia descer a serra a travar que tinha sempre travões só que gastavam-se num instante eram moles as mais duras aguentam mais tempo mas quando aquecem travam menos
Marco Machado- Adm
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)
o que acontece no meu caso é que eu paro e arranco com a mota 200 ou 300 vezes por dia, XD
o carteiro- Mensagens : 645
Mota : yamaha wr 125 x 2011 preta
nesse caso não ha pastilhas que aguentem lol
Marco Machado- Adm
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)