F125cc.com
centrar a roda F125cc10

Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
centrar a roda F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
novembro 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado?
112 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 112 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54

centrar a roda

3 participantes

Ir para baixo

centrar a roda Empty centrar a roda

Mensagem  leo Ter 26 Jul - 21:19

pessoal como posso chegar a roda de tras ligeiramente mais para a esquerda ( visto de tras) reparei agora que tenho o descanso central a roçar ligeiramente no pneu do lado direito , e precisava de chegar a roda mais para o centro... agradecia que me dessem um lamiré centrar a roda 7373

leo

Masculino Mensagens : 1280
Mota : Royal Enfield Bullet 500

Ir para o topo Ir para baixo

centrar a roda Empty Re: centrar a roda

Mensagem  vinnys Ter 26 Jul - 21:37

Eu não sei se terá a haver com o alinhamento dos esticadores da corrente, mas...

Quando se estica a corrente, tem dois afinadores um de cada lado, basta que um deles esteja mais puxado (o do lado direito no seu caso) que a roda pode fazer isso.
A solução pode passar por verificar se as marcas/estrias/sulcos/traços nos esticadores estão à mesma distância em ambos os lados.

Espero ter ajudado, agora se não for isso não tenho mais ideias para já centrar a roda 7373
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Mota : Roadwin 125 R

Mensagem  leo Ter 26 Jul - 21:42

então ao desapertar do lado direito a roda vai um pouco para a esquerda sera isso?

mas para fazer isso tenho de aliviar os parafusos da roda certo??

leo

Mensagem  joaoremedios Ter 26 Jul - 21:51

alivias os 2parafusos(porcas) e no final tem 2afinadores!!! afinas essas duas ao centro depois apertas as porcas dos lados
joaoremedios
joaoremedios

Masculino Mensagens : 221
Mota : jonway italia 125cc

Mensagem  vinnys Ter 26 Jul - 23:30

Material necessário no meu caso para a Daelim Roadwin 125R:
  • 1 chave bocas 22 para o eixo;
  • 1 chave estrias 22 para a porca do eixo (preferível a chave estria para a porca do eixo, parece-me dar melhor "aderência" ao desapertar);
  • 2 chaves bocas/estrias 12 para as porcas do esticador.
Ora portanto a roda traseira tem um eixo, esse eixo creio que no geral seija apertado com uma porca no lado direito (mas também pode ser no lado esquerdo julgo eu).
Ora vamos aliviar o eixo, desapertando a porca do eixo, não deixando a porca sair do eixo, creio que tal não é necessário.

Depois disso os dois esticadores devem ter duas porcas pequeninas cada. Essa 2a porca é a contraporca para que a primeira porca mais chegada ao esticador não fique laça com a trepidação e vibração e acabe por desalinhar a roda.
Vamos então desapertar as 2as porcas, as chamadas contra-porcas e deixá-las um pouco folgadas para ajustarmos melhor a 1a porca do esticador.

Por último, a corrente não deve ficar nem laça nem apertada demais, a corrente julgo eu deve permanecer com 1 a 2cm de folga, portanto alinhar os dois esticadores: afinar primeiro o esticador do lado da corrente e em seguida o outro, e aqui ter em atenção as tais marcas/estrias/sulcos/traços nos esticadores, ambos os esticadores tem de ficar à mesma distância (suponhamos que a exactamente 2 traços ou 2 traços e 2mm's por exemplo).

Recta final estando os esticadores alinhados segura a 1a porca com uma chave de boca/estria mais junta do esticador de modo a que esta não se mova, e com outra chave de bocas apertar a contra porca de modo a que faça força para que a 1a não saia. Fazer isto em ambos os esticadores. Então só falta apertar o eixo.

Já que se esticou a corrente também pode por no descanso centrar pôr a roda a rodar e ir lubrificando a corrente, é apenas uma sugestão, já que se sujou as mãos.
lol!

Nota: Isto é o que faço na minha DAELIM RoadWin R 125, portanto deve haver algumas núances para a sua moto.

Alguma dúvida umas fotos do eixo, esticadores, e da parte onde está a começar a raspar, talvez se veja algum pormenor mais.
Espero ter ajudado ;)

Última edição por vinnys em Qua 27 Jul - 12:35, editado 4 vez(es)
vinnys
vinnys

Mensagem  leo Qua 27 Jul - 1:49

boa explicacão centrar a roda 952112 obrigado... amanha depois do trabalho ja vou tratar do assunto e ja agora... trata-me por tu!! cumps centrar a roda 113258

leo

Mensagem  vinnys Qua 27 Jul - 12:30

Tentei explicar o mais metodicamente que consegui, se for, ups, foste como eu ao ínicio para mexer na afinação da corrente até disso tinha medo looool

É tudo o que faço na minha "bicha" depois dá algum feedback ;)
vinnys
vinnys

Mensagem  leo Qua 27 Jul - 18:54

bom!!! o serviço ja esta feito!! centrar a roda 697124

leo

Mensagem  joaoremedios Qua 27 Jul - 19:11

correu bem?
joaoremedios
joaoremedios

Masculino Mensagens : 221
Mota : jonway italia 125cc

Mensagem  leo Qua 27 Jul - 19:20

correu bem ...pelo menos a roda esta mais para a esquerda e já não roça no descanso, os afinadores é que não ficaram a mesma distancia pois sempre que tentava faze-lo ou a corrente ficava laça ou a roda roçava no descanso... mas consegui que a corrente fica-se bem ajustada e a roda ja não roça. mas tambem ja falta pouco para a revisão depois eles la afinam como deve ser!

leo

Mensagem  vinnys Ter 1 Nov - 22:15

Então Leo, já tens a roda centrada e sem raspar?
Só agora a ver aqui este tópico é que reparei que não havia novidades.

Vá conta coisas, boas curvas ;)
vinnys
vinnys

Mensagem  leo Ter 1 Nov - 22:34

ja está fina centrar a roda 952112 isso ja foi ha muito tempo eu entretanto resolvi o assunto com as instruções aqui do pessoal , depois quando foi á revisão eles afinaram tudo como devia ser centrar a roda 113258

leo

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo