Quem está conectado?
Há 130 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 130 visitantes :: 3 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
Embraiagem não para a roda - KSL125
+3
Micros
veiga
darkfly
7 participantes
F125cc.com :: Marcas :: Marcas & Modelos 125cc :: Keeway :: Questões Técnicas
Página 1 de 1
Embraiagem não para a roda - KSL125
Boas!
No outro dia a olear a corrente constatei que ao carregar a embraiagem a roda não para, parece que está engatada.
Coloquei a moto no descanço central, depois meti a primeira e ao carregar a embraiagem a roda de trás continua a andar, é normal? (não me parece que seja)
Também não consigo meter em ponto morto, só com ela parada.
neste momento tem cerca de 500km.
Abraço
No outro dia a olear a corrente constatei que ao carregar a embraiagem a roda não para, parece que está engatada.
Coloquei a moto no descanço central, depois meti a primeira e ao carregar a embraiagem a roda de trás continua a andar, é normal? (não me parece que seja)
Também não consigo meter em ponto morto, só com ela parada.
neste momento tem cerca de 500km.
Abraço
darkfly- Mensagens : 7
Re: Embraiagem não para a roda - KSL125
Pergunta estúpida: Travaste com o travão de trás antes de constatares que depois continuando a carregar na embraiagem a roda continua a andar?
É que se estava a andar (para oleares a corrente) ela não pára por carregares na embraiagem, tens sempre que travar...
Não sei se percebi muito bem a tua questão..
É que se estava a andar (para oleares a corrente) ela não pára por carregares na embraiagem, tens sempre que travar...
Não sei se percebi muito bem a tua questão..
Convidad- Convidado
hum...
essa embraiagem preecisa de uma afinação...
essa embraiagem preecisa de uma afinação...
veiga- Mensagens : 2876
Mota : Sym GTS 300i Evo
Mas é suposto parar? Não entendi muito bem a questão...
Convidad- Convidado
Ainda estou a tentar entender como é que um motor embraiado é suposto travar uma roda...
É precisamente o contrário. Solta é a roda.
Abraço
É precisamente o contrário. Solta é a roda.
Abraço
Micros- Mensagens : 296
Mota : Ex. Gilera Runner 125SP, Honda CRM125, Yamaha XV250. Actual Suzuki GSX750F 8-)
pelo que eu percebi a embraiagem precisa de ser afinada visto que ela continua a fazer girar a roda mesmo estando apertada a manete e por essa razão e que também não a consegue meter em ponto morto
com a roda no ar e normal isto acontecer quando existe desafinação , com a roda no chão se isso acontecer então e embraiagem gasta e tem de levar uma nova
na manete da embraiagem existe um afinador , desaperte o mesmo , sentido contrario ao ponteiro do relógio , ate que a roda pare , faça isto com a mota no descanso central e engatada em 1ª e a manete apertada
e uma coisa simples , nada de outro mundo
com a roda no ar e normal isto acontecer quando existe desafinação , com a roda no chão se isso acontecer então e embraiagem gasta e tem de levar uma nova
na manete da embraiagem existe um afinador , desaperte o mesmo , sentido contrario ao ponteiro do relógio , ate que a roda pare , faça isto com a mota no descanso central e engatada em 1ª e a manete apertada
e uma coisa simples , nada de outro mundo
RuyMorais- Mensagens : 54
Mota : Yamaha YP125 Majesty 1999 ,honda Dylan 125
RPereira escreveu:Mas é suposto parar? Não entendi muito bem a questão...
claro que e suposto a roda ficar parada , por isso mesmo existe a embraiagem
vejam as scooters a roda também esta parada porque tem uma embraiagem centrifuga que só embraia a partir de xx rotação , seria como se estivesse a largar a manete
RuyMorais- Mensagens : 54
Mota : Yamaha YP125 Majesty 1999 ,honda Dylan 125
RuyMorais escreveu:RPereira escreveu:Mas é suposto parar? Não entendi muito bem a questão...
claro que e suposto a roda ficar parada , por isso mesmo existe a embraiagem
vejam as scooters a roda também esta parada porque tem uma embraiagem centrifuga que só embraia a partir de xx rotação , seria como se estivesse a largar a manete
Boas companheiros, é claro que se embraiares a roda não para se tiver no ar, tens que travar a roda que quando embraias fica solta, ou seja sem tracção.
ruiramosilva- Mensagens : 270
Mota : Keeway superlight II
Essa embraiagem esta desafinada de certeza,eu fiz o testa na minha hoje e a roda fica parada ao carregar na embraiagem com a primeira engatada!!
tonito- Mensagens : 3
Boas pessoal.
Antes de mais obrigado pelas vossas dicas.
Eu também julgo que a roda deveria parar, quer dizer não é suposto a embraiagem travar a roda, mas é suposto que o motor não fazer girar a roda, mas como sou muito fresquinho nestas coisas... Antes desta a unica coisa com corrente que tinha tido era uma BMX e um motoserra
Vou ver isso da afinação, depois aviso aqui. Obrigado
Eu também julgo que a roda deveria parar, quer dizer não é suposto a embraiagem travar a roda, mas é suposto que o motor não fazer girar a roda, mas como sou muito fresquinho nestas coisas... Antes desta a unica coisa com corrente que tinha tido era uma BMX e um motoserra
darkfly escreveu:Boas pessoal.
Em alguns casos e devido à inércia exercida dentro do motor (várias peças a rodar ao mesmo tempo) existe a tendência para a roda começar a rodar, mas pelo que sei isso só costuma acontecer em motos já com muitos km, onde já existe algum "arrasto" no motor, nomeadamente na embraiagem.
A afinação é relativamente simples, mas se não souberes como se faz, não inventes! Vem a um dos eventos e encontrarás de certeza que saiba afinar ou então passa na oficina que isso é feito em meio minuto!
Foi à revisão dos 1000KM e queixei-me sobre a mota não entrar em Neutro. O mecânico confirmou que seria falta de afinação.
Mas ainda assim quando trouxe a mota para casa o problema de tê-la em 1ª com embraiagem carregada e a roda estar a "puxar" mantém-se.
há dias surgiu-me outra situação, estava com a luz N ligada e ao ligar a moto esta deu um ganda esticão, se não estivesse em cima dela podia ter sido um problema. Apesar do N estava engatada.
Já agora uma curiosidade, de lado tem o mostrador do óleo, não é suposto aparecer lá óleo? É que eu paro a mota e vou a ver e não tem lá óleo, ía jurar que antes da revisão aparecia lá óleo... mas também posso estar enganado...
Mas ainda assim quando trouxe a mota para casa o problema de tê-la em 1ª com embraiagem carregada e a roda estar a "puxar" mantém-se.
há dias surgiu-me outra situação, estava com a luz N ligada e ao ligar a moto esta deu um ganda esticão, se não estivesse em cima dela podia ter sido um problema. Apesar do N estava engatada.
Já agora uma curiosidade, de lado tem o mostrador do óleo, não é suposto aparecer lá óleo? É que eu paro a mota e vou a ver e não tem lá óleo, ía jurar que antes da revisão aparecia lá óleo... mas também posso estar enganado...
darkfly escreveu:Foi à revisão dos 1000KM e queixei-me sobre a mota não entrar em Neutro. O mecânico confirmou que seria falta de afinação.
Pois, parece que eu tinha razão em relação à afinação.
Quanto ao tal tranco que sentiste mesmo com a luz do neutral ligada, isso por vezes acontece, é raro, mas acontece, mesmo nas japonesas de grande cilindrada. Isso significa que apesar do Neutral acender, a mudança ainda está engatada.
No entanto, juntado estes dois sintomas, isto quer dizer que ainda precisa de mais uma afinaçãozita, mas nada de grave, apenas tens de ter cuidado quando a desengatares, confirmafres sempre se está ou não.
Em relação ao óleo não aparecer no visor, claro que não aparece se o motor tiver estado a trabalhar, pois o óleo encontra-se espalhado por todo o motor. Espera uns minutos e logo verás o óleo a aparecer.
Tem tb em atenção, como é que tens a moto estacionada. Se estiver no descanso lateral, claro que não vais ver o óleo.
O ideal para se ver o óleo no visor e a moto estar no descanso central e com o motor frio.
Se nem assim aparecer, ou aparecer muito pouco, é pq não tem óleo e aí, não andes com ela sem colocares o óleo em falta e ao nível. Depois só te resta ires à oficina e "agradeceres" o lindo trabalho que fizeram!
Amigo se fizeres alguns pontos de embraiem e normal que desafine
e até o cabo estica e perde propriedades elásticas pois todos os cabos também esticão e encolhem por isso basta afinar mais um pouquito, e também a frio a mota tem mais tendência a fazer isso fás mais arrasto do motor
Se é que ainda me lembro das que tive atenção aos cabos e principalmente as bichas pois elas também são elásticas tudo é feito em espiral
Por isso quando pomos bichas novas e cabo novo fica mais macio é como nos carros a embraiem fica mais macia depois de levar um cabo novo claro tem incluído a bicha nesse cabo
e até o cabo estica e perde propriedades elásticas pois todos os cabos também esticão e encolhem por isso basta afinar mais um pouquito, e também a frio a mota tem mais tendência a fazer isso fás mais arrasto do motor
Se é que ainda me lembro das que tive atenção aos cabos e principalmente as bichas pois elas também são elásticas tudo é feito em espiral
Por isso quando pomos bichas novas e cabo novo fica mais macio é como nos carros a embraiem fica mais macia depois de levar um cabo novo claro tem incluído a bicha nesse cabo
Carlos Alexandre- Mensagens : 6430
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i
a roda n parar n implica directamente estar ,al afinada.
em muitas motos, mesmo de mais cilindrada e novas,isso acontece até mesmo com a mota desengatada.
uma maneira para afinares a embraiagem é a seguinte:
primeiro afina a manete de modo a ter alguma folga,1 cm ou 2.
depois mete a trabalhar e com a mota a trabalhar carrega na embraiagem e engata a mota.
se a mota n tentar andar esta bom,se vires que esta a fazer força volta a desengatar e tira um pouco da folga dada inicialmente(puxa a borracha que tapa o afinador e alivia a contra porca,depois desaperta o afinador de modo a tirar folga)
volta a tentar até a mota ja n fazer força ao engatar.
desliga a mota,engata e com a embraiagem carregada tenta mexer a mota.se depois de uma ligeira prisao andar bem está bom.
quando o afinador em cima estiver a chegar ao maximo é preferivel enroscar todo e afinar em baixo junto á alavanca(pois em cima pode n ter rosca suficiente p segurar o afinador e pode partir ).
em baixo normalmente basta 2 chaves 12-13 e afinar de modo a que o afinador se afaste da alavanca,tirando folga á manete dessa maneira.
em muitas motos, mesmo de mais cilindrada e novas,isso acontece até mesmo com a mota desengatada.
uma maneira para afinares a embraiagem é a seguinte:
primeiro afina a manete de modo a ter alguma folga,1 cm ou 2.
depois mete a trabalhar e com a mota a trabalhar carrega na embraiagem e engata a mota.
se a mota n tentar andar esta bom,se vires que esta a fazer força volta a desengatar e tira um pouco da folga dada inicialmente(puxa a borracha que tapa o afinador e alivia a contra porca,depois desaperta o afinador de modo a tirar folga)
volta a tentar até a mota ja n fazer força ao engatar.
desliga a mota,engata e com a embraiagem carregada tenta mexer a mota.se depois de uma ligeira prisao andar bem está bom.
quando o afinador em cima estiver a chegar ao maximo é preferivel enroscar todo e afinar em baixo junto á alavanca(pois em cima pode n ter rosca suficiente p segurar o afinador e pode partir ).
em baixo normalmente basta 2 chaves 12-13 e afinar de modo a que o afinador se afaste da alavanca,tirando folga á manete dessa maneira.
Convidad- Convidado