F125cc.com
Qual o combustivel indicado? F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Qual o combustivel indicado? F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
48 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 48 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Qual o combustivel indicado?

+3
Maçarico
Marco Machado
Gustavo Catroga
7 participantes

Ir para baixo

Qual o combustivel indicado? Empty Qual o combustivel indicado?

Mensagem  Gustavo Catroga Qui 17 maio - 10:12

Boas Qual o combustivel indicado? 952112

Comprei á uns dias uma kreidler street 125, e não sei que combustivel devo de utilizar nela Qual o combustivel indicado? 7373

Alguem me pode ajudar? Qual o combustivel indicado? 750583

Thank's :venia:
Gustavo Catroga
Gustavo Catroga

Masculino Mensagens : 108
Data de inscrição : 20/03/2012
Mota : Kreidler street 125

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o combustivel indicado? Empty Re: Qual o combustivel indicado?

Mensagem  Marco Machado Qui 17 maio - 10:20

por norma os representantes dizem para se uzar 95, eu por norma uzo 98 pelo menos em passeios com mais quilometros, pode-se notar uma diferença mas é coisa ligeira, no teu caso e enquanto a garantia estiver activa eu seguia a indicação do importador pois se acontecer algo ao motor podem dizer que não seguiste as indicações deles e com isso não activarem a garantia.

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o combustivel indicado? Empty Re: Qual o combustivel indicado?

Mensagem  Maçarico Qui 17 maio - 23:31

Gustavo Catroga, por norma é 95 lá de vez enquanto,viagens maiores ou limpeza um deposito 98 Qual o combustivel indicado? 952112

A carteira é tua se quiseres meter 98 Qual o combustivel indicado? 314343 Qual o combustivel indicado? 314343 lol! lol!

Eu na Yamaha Neo's gastava pouco...Metia-lhe 98 lol!
Maçarico
Maçarico

Masculino Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/06/2011
Mota : Ex.Yamaha Neo's / Keeway RKS 125 Preta / Yamaha XJ 600 N,Honda Hornet 600

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o combustivel indicado? Empty Re: Qual o combustivel indicado?

Mensagem  jjmaia Sex 18 maio - 0:16

Usa 95, 98 é desperdício de dinheiro:

jjmaia escreveu:
TiagoFerreira escreveu:também tenho esta dúvida.. 95 ou 98? gostava de utilizar 98 porque dizem (os entendidos) ser melhor mas devido ao seu elevado preço acho que vou para a 95.

Esses entendidos de entendidos não têm nada... Qual o combustivel indicado? 952112

Vamos lá então tentar esclarecer este assunto de uma vez por todas Qual o combustivel indicado? 697124

Os motores das nossas motas trabalham segundo o ciclo otto e podem funcionar com vários combustíveis sendo os 3 mais usados a gasolina, o GPL e o Álcool.
Como muitos já devem saber, depois de comprimida a mistura a vela solta uma faisca que provoca uma combustão (e não uma explosão como muitos dizem).

Ora um dos maiores defeitos dos motores otto é que quando se atinge uma determinada temperatura a mistura pode detonar, isto é, acontece uma ignição antes da vela dar a sua faisca, o chamado "knocking". Isto provoca perda de potência, aumento de consumos, e muito pior, estraga por completo o motor.
Uma imagem que mostra o que pode acontecer a um pistão:

Qual o combustivel indicado? Piston

Esta temperatura está directamente relacionada com a pressão no interior do cilindro e esta está directamente ligada à relação de compressão (uma nota, é relação e não taxa de compressão)!

Então afinal o que é o índice de octano?
É um índice que indica a resistência de um combustível à pré-ignição, ou seja a resistência ao efeito de "knocking".

A gasolina 98 não dá mais potência a um motor, esse potência depende única e exclusivamente (no que toca ao combustível) do PCI (poder calorifico inferior) que é semelhante para todas as gasolinas e que nada tem a ver com o índice de octano.
Outro exemplo, o GPL tem um índice de octano de 110 e no entanto quando um carro é convertido para GPL até perde potência (por pouco que seja). Porquê? Porque o GPL têm menos energia por litro do que a gasolina (entre outras razoes).

Então como apareceu este mito? Simples! Os motores de injecção vêm equipados com um sensor anti-knocking, assim quando a centralina detecta que ocorre knocking esta solta a faisca da vela mais cedo, assim deixa de ocorrer knocking mas perdemos alguma potência e aumentam os consumos.
A solução? Uma gasolina que seja mais resistente à auto-detonação; e qual é ela? A gasolina 98. Como a centralina já não detecta knocking com a gasolina 98 a faisca da vela ocorre no momento certo logo temos uma queima mais "potente" e mais eficiente. Existem também carros que usam gasolina 100, o GTR é um bom exemplo, apesar de só ter uma relação de 9:1 tem uma pressão de sobrealimentação de 1.2 bar que é um valor grande para um motor otto.

Assim podemos fazer uma relação entre que gasolina usar e a relação de compressão. Normalmente numa relação de compressão até 11:1 (motores atmosféricos) a gasolina 98 é dispensável e usar a mesma só trás uma diferença: Menos dinheiro no bolso e mais dinheiro para as gasolineiras... Quem nota diferença a maior parte das vezes é efeito placebo, e quem disser o contrário aconselho vivamente uma candidatura ao Nobel da Física por querer saber mais do que os engenheiro que projectam os motores lol!

Não se deixam ir nas conversas de que a gasolina 98 é melhor, não, a gasolina se for melhor (qualitativamente) será pelos aditivos e não pelo índice de octano.
Se vos disserem que a gasolina 98 dá mais potência não acreditem, não é verdade. Tal só é verdade para motores com relações de compressão altas (normalmente a partir de 11:1), ou para motores com relações de compressão a partir dos 9/10:1 e sobrealimentados. Se um motor realmente precisar de gasolina 98 tal é indicado no manual. Se o manual só refere gasolina 91 e/ou 95 não vão ganhar absolutamente NADA! Volto a repetir, a única coisa que determina a potência fornecida pela gasolina é o PCI que está em diário da republica e é semelhante para todas as gasolinas, seja qual for a marca e o índice de octano: http://dre.pt/pdf2sdip/2008/06/122000000/2791227913.pdf

Para quem tiver interesse, existem outros factores que podem diminuir ou aumentar o knocking.
Misturas mais pobres aumentam o knockng, por isso é que não se deve por a mistura mais pobre para poupar gasolina, podemos provocar knocking e estragar o motor, no caso da injecção perdemos potência e aumentamos os consumos. Só os motores de injecção directa podem funcionar com misturas pobres pois a gasolina é injectada um instante antes da ignição da vela e por isso o knocking não "tem tempo" de acontecer.

Uma maneira de diminuir o knocking é a turbulência, isto é, quanto mais agitada for a entrada do ar nos cilindros melhor, por isso é que os tubos de admissão não são totalmente rectos. Outra forma de aumentar a turbulência é a maior rotação do motor, por isso é que o knocking acontece quase sempre a baixas rotações.

Com isto posso dar um excelente exemplo, a minha mota. O manual aconselha 95 mas a relação de compressão é de 12:1, logo o ideal já seria a 98. Então porque é que o manual aconselha 95? Porque estamos a falar de um motor muito rotativo, logo a turbulência é tanta que apesar da RC ser de 12 e a gasolina ser 95 o knocking não ocorre.

Quanto à gasolina aditivada, mal não faz, mas não há necessidade de gastar dinheiro na mesma. Os combustíveis seguem regras, e para além disso os injectores são bem simples e trabalham a pressões bem baixas (3/4bar). Onde gasolina aditivada poderá ser melhor é nos motores de injecção directa em que os injectores trabalham com pressões na ordem dos 100/150 bar e nos motores diesel comon rail que trabalham à volta dos 1500/2000 bar.

Espero que tenha sido esclarecedor e que tirem os macaquinhos da cabeça, principalmente o meu amigo Marco que anda a gastar dinheiro em 98 sem necessidade Qual o combustivel indicado? 546902
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o combustivel indicado? Empty Re: Qual o combustivel indicado?

Mensagem  Marco Machado Sex 18 maio - 9:33

jjmaia escreveu:Espero que tenha sido esclarecedor e que tirem os macaquinhos da cabeça, principalmente o meu amigo Marco que anda a gastar dinheiro em 98 sem necessidade Qual o combustivel indicado? 546902
[/quote]

95 será Jjmaia, abona a carteira e visto que assim sendo a 98 não faz nada de diferente passo a por 95 na viragueta Qual o combustivel indicado? 952112

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o combustivel indicado? Empty Re: Qual o combustivel indicado?

Mensagem  Fogueiras Sex 18 maio - 9:40

BP preferencial!!!! penso que será a melhor!!! pelo menos aqui em coimbraQual o combustivel indicado? 7373
Fogueiras
Fogueiras

Masculino Mensagens : 5833
Data de inscrição : 07/12/2010
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o combustivel indicado? Empty Re: Qual o combustivel indicado?

Mensagem  jjmaia Sex 18 maio - 10:08

Pois, falo de índice de octano, marca já não consigo ajudar...
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o combustivel indicado? Empty Re: Qual o combustivel indicado?

Mensagem  Dias Sex 18 maio - 12:14

Quanto à marca, eu uso da bomba que estiver no meu caminho com o preço mais baixo (explicação: mesmo diferenças de 6 cêntimos/litro são equivalentes, atestando 10 litros, as menos do que 10 km a 4 litros/100 km; assim, juntado pneus, desvalorização da moto e tempo gasto, já não vale a pena desviar-me mais do que 2 km à ida e outros 2 à volta).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o combustivel indicado? Empty Re: Qual o combustivel indicado?

Mensagem  vitorr Sex 18 maio - 14:15

Fogueiras escreveu:BP preferencial!!!! penso que será a melhor!!! pelo menos aqui em coimbraQual o combustivel indicado? 7373
x2... eu na minha dtr punha sempre gasolina 95 do jumbo... no outro dia fui exprimentar a bp 98 ultimate.. a mota gasta me muito menos em andamento ha de ser igual, mas em consumos nao tem nada a ver mesmo...
pode ser simplesmente pelo facto de ser da marca bp e nao de ser 98,.. o que e certo e que a gasolina e muito boa mesmo nem nunca pus uma gasolina tao boa. que eu me lembre... a mota gasta menos vai mais solta faz menos barulhos... a diferença nao é so no preço como muitos dizem.. para mim nao é.. eu noto diferenças concretas. e o cosumo da mota nao engana inguem.. com a do jumbo fiz 3.5 (a puxar de vez em quando por ela) desta vez com a 98 ultimate bp, ainda puxei mais vezes e ela fez me 2.9 litros... curioso Qual o combustivel indicado? 750583 Qual o combustivel indicado? 952112

vitorr

Masculino Mensagens : 66
Data de inscrição : 17/05/2012
Mota : Yamaha Dt125R '02, Casal Boss 79', Honda Scoopy sh 50 89'

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o combustivel indicado? Empty Re: Qual o combustivel indicado?

Mensagem  Marco Machado Sex 18 maio - 14:43

eu nunca puz no Jumbo mas em contrapartida já puz no Alves Bandeira e fiz menos 10km com um deposito

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o combustivel indicado? Empty Re: Qual o combustivel indicado?

Mensagem  Fogueiras Sex 18 maio - 15:16

jjmaia escreveu:Pois, falo de índice de octano, marca já não consigo ajudar...

sim, eu é que coloquei em Qual o combustivel indicado? 449884

mas noto, e atenção que é o que eu constato e só falo por mim, em experiencia realizada durante +- dois meses em Coimbra.

Coloquei gasolina 95 alternadamente entre Galp(Forúm) e Bp(Pedrulha) abastecendo para a semana sempre com 15 litros e os dados apresentados pelo comp. de bordo darem sempre mais 0,5/0,6 litros de consumo aos 100Km, fazendo com a Galp 6/6,2L/100km e Bp 5,4/5,6L/100km

O carro é quase sempre usado no mesmo percurso.

Na mota, como não tenho indicador de combustivel, só posso ter uma ideia. Mas noto no comportamento da "menina" com um trabalhar mais certinho Qual o combustivel indicado? 952112

Atenção que este comparativo não tem nenhuma base cientifica, foi simplesmente o que eu constatei com o meu "enlatado"

Desculpem o Qual o combustivel indicado? 449884


Última edição por Fogueiras em Sex 18 maio - 15:33, editado 1 vez(es)
Fogueiras
Fogueiras

Masculino Mensagens : 5833
Data de inscrição : 07/12/2010
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o combustivel indicado? Empty Re: Qual o combustivel indicado?

Mensagem  Gustavo Catroga Sex 18 maio - 15:30

Visto que a diferença nem é muita e que em questao de $$$ fica.me mais barato vou obtar pela 95 Qual o combustivel indicado? 952112
Gustavo Catroga
Gustavo Catroga

Masculino Mensagens : 108
Data de inscrição : 20/03/2012
Mota : Kreidler street 125

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o combustivel indicado? Empty Re: Qual o combustivel indicado?

Mensagem  jjmaia Sex 18 maio - 17:49

Pois, marcas não sei responder.... Eu costumo por Galp porque tenho uma à porta de casa, no carro vou deixar de por porque como já está a GPL existe uma bomba perto de minha casa (em Leiria) onde custa 70 cêntimos, na galp acho que está a 71, mas não há nenhuma aqui perto..

De qualquer forma no GPL não existe o medo dos aditivos... lol!
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o combustivel indicado? Empty Re: Qual o combustivel indicado?

Mensagem  vitorr Sex 18 maio - 17:52

Gustavo Catroga escreveu:Visto que a diferença nem é muita e que em questao de $$$ fica.me mais barato vou obtar pela 95 Qual o combustivel indicado? 952112
sim mas tem atençao ao que ja foi dito das gasolineiras, por exemplo eu tenho um mini 1000 e quando ponho na bp consome menos 0.4 litros +- ... as vezes o barato sai caro, e uma questao de fazers contas quantos km fazes com uma gasolina e com outra, e fazeres tambem o preço por km com uma gasolina e com outra, de maneira a achares qual rende mais... quanto ser 95 ou 98.. podes tambem fazer a experiencia... ver quantos km fazes.. deves notar muito pouco na tua mota.. usa 95 mas da boa, que ja ficas muito bem servido Qual o combustivel indicado? 952112

vitorr

Masculino Mensagens : 66
Data de inscrição : 17/05/2012
Mota : Yamaha Dt125R '02, Casal Boss 79', Honda Scoopy sh 50 89'

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o combustivel indicado? Empty Re: Qual o combustivel indicado?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos