Quem está conectado?
Há 137 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 137 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 517 em Ter 15 Out - 10:54
Novas categorias de carta de motas - (a partir de 2 de janeiro de 2013) IMTT
+16
khamsim
details03
Ferreira dos Santos
FRodriZ
elsobrolho
EduardoFerreira
fantasma do lençol
konde
Fogueiras
paulo paulino
Maniac
nunes
Marco Machado
tyalex
cristiano_agostinho
vso
20 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Novas categorias de carta de motas - (a partir de 2 de janeiro de 2013) IMTT
É uma questão que ninguem sabe responder, eu estou a tirar a carta este ano, e falta-me o exame de condução.
Ninguem sabe dizer se eu fizer o exame no proximo ano fico com 25KW ou 35KW...
Mas tu que já tiraste a carta provavelmente ficas na mesma, pois para teres 35KW precisavas de ter feito o exame com uma mota diferente, e inerentemente uma licença diferente.
EU também queria ficar com 35 mas acho que só vou ficar com categoria ''AL'' e não A2..
Ninguem sabe dizer se eu fizer o exame no proximo ano fico com 25KW ou 35KW...
Mas tu que já tiraste a carta provavelmente ficas na mesma, pois para teres 35KW precisavas de ter feito o exame com uma mota diferente, e inerentemente uma licença diferente.
EU também queria ficar com 35 mas acho que só vou ficar com categoria ''AL'' e não A2..
vso- Mensagens : 435
Mota : Ex: i-moto strada ;ex:Daelim R125 - SYM 125
Re: Novas categorias de carta de motas - (a partir de 2 de janeiro de 2013) IMTT
Pois, mas se for assim, vou explicar as minhas razões numa carta registada direccionada à sede do IMTT na tentativa de me atribuirem os 35kw... Até porque a diferença não é muito grande.
details03- Mensagens : 48
Mota : Honda Deauville 650 2000
O meu pai foi renovar a carta á pouco tempo, vo ver se ainda vem a antiga com as categorias antigas, ou se vem esta: http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Documents/RHLC_PrincipaisAlteracoes_DL_138-2012.pdf
Pagina 4
Essa nova não tem AL nem AP, logo têm que por A2 quando tiras a carta.
Pode ser que quando eu fizer exame de condução este ano me dêm logo a carta nova nessa configuração e assim têm de por A2. Espero eu.
Mas podes tentar enviar a carta, até pode ser que dê resultado.
Pagina 4
Essa nova não tem AL nem AP, logo têm que por A2 quando tiras a carta.
Pode ser que quando eu fizer exame de condução este ano me dêm logo a carta nova nessa configuração e assim têm de por A2. Espero eu.
Mas podes tentar enviar a carta, até pode ser que dê resultado.
pois, se calhar vou pedir a re-emissão da carta ao IMTT e pode ser que já venha com a A2 e assim fico habilitado aos 35KW...
Mas vou me tentar informar disso.
Mas vou me tentar informar disso.
Quando a carta do meu pai chegar, eu aviso se é o modelo antigo ou o novo
vso escreveu:Quando a carta do meu pai chegar, eu aviso se é o modelo antigo ou o novo
Mas a minha veio em Outubro e veio no modelo velho :S
Secalhar só vão emitir o modelo novo no proximo ano, mas eu queria ver se eu fizesse o exame este ano se já me davam a nova carta
details03 escreveu:vso escreveu:Quando a carta do meu pai chegar, eu aviso se é o modelo antigo ou o novo
A minha carta já veio no modelo novo, tenho A2
vso escreveu:details03 escreveu:vso escreveu:Quando a carta do meu pai chegar, eu aviso se é o modelo antigo ou o novo
A minha carta já veio no modelo novo, tenho A2
A minha ainda não chegou, mas a licença diz AP.
khamsim- Mensagens : 942
Mota : Honda CRF1000L Africa Twin
E a minha dizia AL mas não interessa, agora a carta já vem o modelo novo.
Boas pessoal,
Sou novo aqui no fórum e tenho uma duvida que ainda não consegui esclarecer, e espero que vocês me possam ajudar.
Tenho uma Macal M70 Sport, 49cm3, que vou conduzindo por aí, apesar de não ter carta...
Há pouco tempo ouvi falar da categoria AM e também ouvi dizer que essa categoria servia para substituir a antiga licença de condução de ciclomotores (como está descrito neste tópico) e disseram-me que para tirar a categoria AM só precisava de ir ao IMTT e passavam-ma na hora.
A minha duvida é saber se isso é verdade ou não.
Tenho tentado ligar para o IMTT mas ninguém me atende.
Também tenho procurado na net mas nada me esclareceu, excepto algumas escolas de condução que anunciam a categoria AM, o que me criou outra dúvida: Tendo 21 anos, algumas escola anunciam essa categoria para maiores de 16, outras até para 14 ou 15, e será que ainda serve para mim???
Agradeço qualquer dica que me possam dar.
Cumps
Sou novo aqui no fórum e tenho uma duvida que ainda não consegui esclarecer, e espero que vocês me possam ajudar.
Tenho uma Macal M70 Sport, 49cm3, que vou conduzindo por aí, apesar de não ter carta...
Há pouco tempo ouvi falar da categoria AM e também ouvi dizer que essa categoria servia para substituir a antiga licença de condução de ciclomotores (como está descrito neste tópico) e disseram-me que para tirar a categoria AM só precisava de ir ao IMTT e passavam-ma na hora.
A minha duvida é saber se isso é verdade ou não.
Tenho tentado ligar para o IMTT mas ninguém me atende.
Também tenho procurado na net mas nada me esclareceu, excepto algumas escolas de condução que anunciam a categoria AM, o que me criou outra dúvida: Tendo 21 anos, algumas escola anunciam essa categoria para maiores de 16, outras até para 14 ou 15, e será que ainda serve para mim???
Agradeço qualquer dica que me possam dar.
Cumps
milvas.ms- Mensagens : 3
Mota : Macal M70 Sport
Companheiro
O que recomendo mesmo é ligares para 2 ou 3 escolas da tua área de residência ou próximas e apresentares a situação.
Atendendo à tua idade, já não apanhaste as antigas licenças camarárias, e como tal, tens mesmo de tirar a carta para poderes conduzir.
Agora, quando ligares para as escolas, e tendo tu já 21 anos julgo que devias tirar a carta de maior cilindrada que consigas, pois se calhar vais gastar quase tanto para a AM como para a A1, que é aquela que poderás tirar agora (uma vez que não tens a experiência anterior).
Está tudo muito bem explicado aqui no site da Yamaha: http://www.yamaha-motor.eu/pt/produtos/licencas/index.aspx
Pondera o que te serve melhor com o menor custo
O que recomendo mesmo é ligares para 2 ou 3 escolas da tua área de residência ou próximas e apresentares a situação.
Atendendo à tua idade, já não apanhaste as antigas licenças camarárias, e como tal, tens mesmo de tirar a carta para poderes conduzir.
Agora, quando ligares para as escolas, e tendo tu já 21 anos julgo que devias tirar a carta de maior cilindrada que consigas, pois se calhar vais gastar quase tanto para a AM como para a A1, que é aquela que poderás tirar agora (uma vez que não tens a experiência anterior).
Está tudo muito bem explicado aqui no site da Yamaha: http://www.yamaha-motor.eu/pt/produtos/licencas/index.aspx
Pondera o que te serve melhor com o menor custo
SL125- Mensagens : 627
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250
Para subires de categoria seria uma questão de te propores a exame mais tarde.
Não te fiques pela carta de 50cc...
Não te fiques pela carta de 50cc...
Helder Cruz- Mensagens : 8369
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750
Tens carta de ligeiros (categoria B)? Se tiveres carta de ligeiros, então podes conduzir ciclomotores/motociclos até 50 cm³.
Caso não tenhas, tira pelo menos categoria A2.
Caso não tenhas, tira pelo menos categoria A2.
Ruca.Silva- Mensagens : 686
Mota : Honda NC750X; BMW R1200GS
@Sl125 @Helder Cruz @Ruca.Silva
Muito obrigado pelas rápidas respostas.
Fiquei esclarecido, é que pensei que a categoria AM era como a antiga licença de condução de motociclos, pensei que era ir só ao imtt, pagar um x e no dia ja vinha com a licença, sem exames ou testes.
É que eu já andava a tirar B, ja andava lá há uns meses mas fiquei sem $$$ e tive que desistir...
Enfim, talvez daqui a uns tempos.
Cumps
Muito obrigado pelas rápidas respostas.
Fiquei esclarecido, é que pensei que a categoria AM era como a antiga licença de condução de motociclos, pensei que era ir só ao imtt, pagar um x e no dia ja vinha com a licença, sem exames ou testes.
É que eu já andava a tirar B, ja andava lá há uns meses mas fiquei sem $$$ e tive que desistir...
Enfim, talvez daqui a uns tempos.
Cumps
Depois de teres a carta B, precisas de completar 5 anos de carta e 25 anos de idade para poderes conduzir motociclos até 125cc e 11kW (15cv) de potencia.
Reúne uns trocos e tira a carta, se gosta mesmo de andar de mota.
Helder Cruz escreveu:Depois de teres a carta B, precisas de completar 5 anos de carta e 25 anos de idade para poderes conduzir motociclos até 125cc e 11kW (15cv) de potencia.
5 anos de carta? tens a certeza??
espera ai que vou ver, mas acho que é preciso ter apenas os 25 anos.
nunes- Mod
Mota : Honda PCX (cinzenta)
fui confirmar.
depois de teres a carta B precisas de ter 25 anos (independentemente da data da carta B) para poderes conduzir motociclos até 125cc e 11Kw.
a menos que tenha saído alguma alteração que desconheça. Hélder, confirmas?
depois de teres a carta B precisas de ter 25 anos (independentemente da data da carta B) para poderes conduzir motociclos até 125cc e 11Kw.
a menos que tenha saído alguma alteração que desconheça. Hélder, confirmas?
nunes- Mod
Eu não fui verificar nada, mas era o que se falava em 2009 e ainda têm ouvido falar os meus amigos e familiares que tiraram a carta recentemente ou estão a tirar.
Vou tentar tirar isso a limpo e venho aqui dizer alguma coisa.
Vou tentar tirar isso a limpo e venho aqui dizer alguma coisa.
Por vezes parece que vivo num mundo paralelo.
Depois de tantos anos a dizer e ouvir dizer quais as condições para um detentor de licença B poder conduzir motociclos, não encontro qualquer menção à condição de ter mais de 5 anos de carta!!!
Será que sonhei com isso?!
Depois de tantos anos a dizer e ouvir dizer quais as condições para um detentor de licença B poder conduzir motociclos, não encontro qualquer menção à condição de ter mais de 5 anos de carta!!!
Helder Cruz escreveu:Por vezes parece que vivo num mundo paralelo.
loll. não tinhas nada melhor para sonhar?? ehehe
eu estive a ler a Lei e não vejo qualquer menção nesse sentido.
se uma pessoa tirar a carta B aos 25 anos, nesse mesmo dia fica também habilitado a conduzir motociclos até 125cc
nunes- Mod
Pelos vistos sim.
Em território nacional... porque para viajares para Espanha, onde a lei é igual à nossa nessa matéria, terás de ter a Licença A1 averbada na carta, que apenas consegues se tirares mesmo a carta!
Em território nacional... porque para viajares para Espanha, onde a lei é igual à nossa nessa matéria, terás de ter a Licença A1 averbada na carta, que apenas consegues se tirares mesmo a carta!
Helder Cruz escreveu:Pelos vistos sim.
essa história é um pouco dúbia e ainda não consegui tirar a limpo.
nunes- Mod
Falei com a rapaziada do IMT e com a PSP e a gaguejar ACHAM que é como escrevi.
Caso contrário a licença A1 viria averbada na carta a todos os detentores da licença B a partir dos 25 anos...
Caso contrário a licença A1 viria averbada na carta a todos os detentores da licença B a partir dos 25 anos...
falaste 4 vezes com a rapaziada??? ahahaha.
vou apagar. isto às vezes tem lá coisas.
vou apagar. isto às vezes tem lá coisas.
nunes- Mod
Eu adoro andar de mota, mas inflezimente, sem carta não posso ir muito longe para não dar muito nas vistas.
Mas já apanheu alguns "cagaços", por 2 vezes já passei por brigadas da gnr a fazer opreções stop na berma da estrada, mas felizmente nunca me mandaram parar.
Mas a coisa que mais me irrita é o facto de ser necessário ir para uma escola de condução fazer exames de código e de condução,gastar bastante dinheiro para poder ser capaz de conduzir um veiculo com 50cm3 de cilindrada!
Enfim...
Mas já apanheu alguns "cagaços", por 2 vezes já passei por brigadas da gnr a fazer opreções stop na berma da estrada, mas felizmente nunca me mandaram parar.
Mas a coisa que mais me irrita é o facto de ser necessário ir para uma escola de condução fazer exames de código e de condução,gastar bastante dinheiro para poder ser capaz de conduzir um veiculo com 50cm3 de cilindrada!
Enfim...
pois é. mas sabes uma coisa? eu conheci um senhor, idoso, que morreu atropelado (aqui numa aldeia perto) por um veiculo de 50cm3. o mais grave é que o rapazito que o atropelou não tinha carta e a mota não tinha seguro.milvas.ms escreveu:Eu adoro andar de mota, mas inflezimente, sem carta não posso ir muito longe para não dar muito nas vistas.
Enfim...
nunes- Mod
Acredita... mais vale gastar uns cobres e tirares a carta...
Conteúdo patrocinado
Página 2 de 2 • 1, 2