F125cc.com
usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
100 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 100 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Tutorial :: como comprar uma moto usada

+8
yoshi
Snap
alfredo lopes
mondrian
RuiGaspar
nunes
Fogueiras
brejero
12 participantes

Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  vinnys Qui 19 Jul - 1:13

Bem, como o nome indica, este tópico pretende ser um tutorial de como comprar uma moto usada.

Gostaria de ter o vosso feedback de modo a puder actualizar este 1º post, e assim tirar as nossas dúvidas.

#1 Eu começaria por ter os detalhes da máquina, mês/ano, características da moto em questão, matrícula;
#2 Fazer um seguro para a máquina para caso o negócio se concretize no dia, termos o seguro em dia, caso isso não suceda manda-se o seguro "abaixo", e a seguradora cobra-se dos dias que o seguro esteve activo;
#3 Averiguar se há despesas pendentes com o veículo;
#4 Ver a máquina;
#5 Ouvir o trabalhar da máquina;
#6 Negociar valores;
#7 Levar a declaração de compra e venda, preencher devidamente;
#8 Pagamento;
#9 Transferência de propriedade;

Aqui na número #7 e #9 tenho uma questão imaginem que vou ver a moto em questão fora de um dia de semana, logo não posso fazer a transferência de propriedade na hora, mas tendo a declaração de compra e venda devidamente preenchida, esse documento deve servir para circular com a moto certo? Ou devo ter em atenção outros factores?
E a declaração de venda que coloquei o link está correcta? É válida não é?

Desde já obrigado pelo vosso feedback e todas as ajudas e opiniões valem apena.
Boas curvas usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada 952112


Última edição por vinnys em Qui 19 Jul - 9:56, editado 1 vez(es)
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  brejero Qui 19 Jul - 1:59

Antes de mais parabens, bom topico, penso que fazia falta pois penso que ha malta que na hora de comprar um veiculo em 2ª mao pode nao saber bem o que fazer e ser embarrilado.
Para os pontos 4 e 5 sugiro sub topicos e que se pronuncie que melhor percebe que eu, entao, ouvir o motor, tentar ver se ha vibraçoes (biela empenada, valvulas a bater...). Verificar babadelas do motor, isto depois de dar uma volta na mesma a puxar algo, porque pode muito bem estar lavadinha a jeito do dono
brejero
brejero

Masculino Mensagens : 359
Data de inscrição : 28/07/2011
Mota : Keeway RKV 125

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  vinnys Qui 19 Jul - 9:55

Continuo com a mesma questão:
Se tiver o seguro feito, e a declaração de compra e venda devidamente preenchida, posso circular na via pública sem qualquer problema?

Quanto aos pontos #4 e #5 aqui vai uma opinião do nosso companheiro Lteixeira que demorei a achar mas aqui está ela (obrigado pela ajuda companheiro :) )

lteixeira escreveu:Uma mota com 1000 kilómetros obrigatóriamente tem de ter o pneu de origem e ainda com o rasto quase novo, nas laterais do pneu ainda tem que estar lá alguns pelinhos de borracha.

Verifica também possiveis babadelas na cabeça do motor, no cilindro e na parte inferior do carter, atenção que quando digo babadelas é quase a pingar, principalmente na parte inferior do carter, no cilindro e na cabeça do motor se notares alguma sujidade passa o dedo e verifica se é óleo seco ou se é alguma fuga permanente do mesmo. se for permanente em vez de sentires um óleo seco nas mãos vais sentir como se tivesses a por o dedo directamente no óleo, ai é sinal de problemas mas que se pode resolver apenas com uma junta de tampa de valvulas nova.
Verifica também o motor de arranque se não tem falhas, ver se pega logo (se a mota estiver a muito tempo parada é normal que esta não pegue logo) assim que pegar não a deixes aquecer, desliga-a de imediato e volta a por a trabalhar, esta automaticamente terá de pegar sem nenhum esforço e logo de seguida.
O trabalhar do motor tem de ser um trabalhar limpido, uma mota com essa kilometragem não pode de maneira alguma fazer barulhos metálicos como se fossem peças a bater.

Uma vez que ela já tem os 1000 kilómetros feitos pergunta se já fez a revisão dos mil, e só por coriosidade e ai olha nos olhos do vendedor de que forma fez ele a rodagem, por vezes capta-se bem se te estão a mentir quando perguntas nos olhos sem desviar o olhar, a expressão facial de quem vende conta muito.
Fonte
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  Fogueiras Qui 19 Jul - 11:29

vinnys escreveu:Continuo com a mesma questão:

Se tiver o seguro feito, e a declaração de compra e venda devidamente preenchida, posso circular na via pública sem qualquer problema?




penso que sim!!! Tens senão engano 30 dias para regularizar usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada 536420
Fogueiras
Fogueiras

Masculino Mensagens : 5833
Data de inscrição : 07/12/2010
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  nunes Qui 19 Jul - 11:37

sim, a declaração de compra e venda devidamente preenchida e assinada pelo vendedor e pelo comprador, juntamente com os documentos do veiculo e seguro válido permitem-te circular legalmente com o veiculo.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  RuiGaspar Qui 19 Jul - 15:46

Quando comprei a minha mota em 2ª mão num stand automóvel e visto não ser perto de casa procedi:

1º como referi visto não ser perto de casa, negociei logo valores e possível retoma, porque caso não tivesse interessado não iria ao dito stand
2º como chegámos a acordo fui num sábado ao stand a ver a dita mota, experimentei... e reparei em todos os pontos que me foram aconselhados a ver na mota... para uma pessoa noob como eu, e como a mota tinha menos de 1000km reparei principalmente nas borachas do punho e poisa pés, no pneu traseiro que ainda tinha pelinhos e era o original... verifiquei se existiam algumas babadelas... se deitava fumo azul do motor quando estava frio, reparei no arranque elétrico se estava adequado... examinei possíveis quedas mal disfarçadas... e como não consegui descobrir nada segui a compra... Não se esqueçam de pedir o manual da mota para poderem ver que revisão já fez, que levou, etc...
3º Ficou acordado eu ir lá segunda feira buscar a moto e o dono do stand ficou com os meus dados para proceder à transferência de nome (visto ser ele que ia pagar a transferência, ficou acordado)...
4º Eu fiquei com o livrete da moto e fiz uma transferência de seguro da 50cc para a 125cc para na segunda estar tudo em ordem para poder trazer a mota...
5º Com o livrete desloquei-me ao palácio da justiça, ao registo predial, onde me fui informar de possíveis penhoras que a mota tinha e estava tudo certo...
6º Com o mesmo livrete informei-me junto à policia se tinham registo de algum incidente (quedas, acidente, etc) da mota que constava no livrete e estava tudo certo...
7º Segunda fui ao stand, paguei, assinei o contrato de compra e venda com garantia (visto serem obrigados por lei a dar garantia minima de 1 ano), foi-me dado o registo da mota em meu nome provisório, entreguei a minha 50cc e segui viagem com a minha motinha nova usada :)

RuiGaspar

Masculino Mensagens : 241
Data de inscrição : 03/07/2012
Mota : Daelim Roadwin 125 R FI

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  mondrian Qui 19 Jul - 16:03

#5 ouvir o trabalhar da máquina

Acho que será bom levar connosco (connosco=leigos na matéria) um amigo (ou mecânico) que perceba da poda... Quem não percebe de mecânica, dificilmente topa um defeito...

#8 pagamento

À cautela, pagar com cheque à ordem do vendedor, parece-me a forma mais segura de ficar com uma prova (ou MB ou transferência bancária, nunca em dinheiro)...

mondrian
mondrian

Masculino Mensagens : 561
Data de inscrição : 18/08/2011
Mota : Honda PCX

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  RuiGaspar Qui 19 Jul - 16:37

mondrian escreveu:#5 ouvir o trabalhar da máquina

Acho que será bom levar connosco (connosco=leigos na matéria) um amigo (ou mecânico) que perceba da poda... Quem não percebe de mecânica, dificilmente topa um defeito...

#8 pagamento

À cautela, pagar com cheque à ordem do vendedor, parece-me a forma mais segura de ficar com uma prova (ou MB ou transferência bancária, nunca em dinheiro)...


se tiveres o contrato de compra e venda conforme pagas-te a mota é igual... tens na mesma a prova

RuiGaspar

Masculino Mensagens : 241
Data de inscrição : 03/07/2012
Mota : Daelim Roadwin 125 R FI

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  mondrian Qui 19 Jul - 18:39

RuiGaspar escreveu:

se tiveres o contrato de compra e venda conforme pagas-te a mota é igual... tens na mesma a prova

Esse modelo que foi postado aí em cima, é uma declaração para efeitos de registo, mas nada diz (se eu vi bem) acerca do preço, nem se este foi efectivamente pago...
mondrian
mondrian

Masculino Mensagens : 561
Data de inscrição : 18/08/2011
Mota : Honda PCX

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  RuiGaspar Qui 19 Jul - 20:52

mondrian escreveu:
RuiGaspar escreveu:

se tiveres o contrato de compra e venda conforme pagas-te a mota é igual... tens na mesma a prova

Esse modelo que foi postado aí em cima, é uma declaração para efeitos de registo, mas nada diz (se eu vi bem) acerca do preço, nem se este foi efectivamente pago...

no meu contrato de compra e venda vem lá o preço da mota, e que paguei a pronto... até porque a parte do pagamento às prestações no contrato de compra e venda vem cortado...

Mas nada melhor do que para precaver passar um cheque e tirar uma cópia do mesmo para guarda...

RuiGaspar

Masculino Mensagens : 241
Data de inscrição : 03/07/2012
Mota : Daelim Roadwin 125 R FI

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  vinnys Qui 19 Jul - 21:11

Alguém disponibiliza esse contracto de compra e venda?

Já agora para todos os efeitos eu tenho é de ter o modelo da transferência de propriedade que sem ela nada feito correcto? Mas esse contracto serve mais como prova de pagamento é isso?

Quanto ao levar alguém que perceba também concordo ;)
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  alfredo lopes Qui 19 Jul - 21:52

Boas Amigo
Existem duas formas de contrato, para veiculo novo e usado, para novo normalmente e fornecido por quem vende, e sendo usado, não e necessario contrato escrito, este pode ser verbal, desde que ambos concordem com o que ambos chegarem a acordo.


Há contrato de compra e venda logo que o vendedor e o consumidor cheguem a acordo sobre o bem ou o serviço e sobre o seu preço. O contrato pode ser verbal.

Concluído o contrato, o consumidor compromete-se a aceitar o bem ou o serviço e a pagar o preço
Abraço, espero ter ajudado
alfredo lopes
alfredo lopes

Masculino Mensagens : 7622
Data de inscrição : 06/02/2012
Mota : Honda Deauville 650 NT

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  vinnys Qui 19 Jul - 21:56

Grande Alfredo!!!

Só mais uma coisita, basta o seguro feito, o modelo de transf. propriedade, e os documentos em nome do antigo dono para circular legalmente certo?
Depois tenho é 30 dias para transferir para meu nome não é?

Desde já obrigado pela opinião ;)
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  alfredo lopes Qui 19 Jul - 22:02

Exatamente podes circular com a mota tens 30 dias para regularizar a transferencia...
no sabado foi exatamente o fiz para comprar a mota para o meu filho, o papel da transferencia, assinado por ambos, fotocopia do bi e nº contribuinte de quem vendeu e o seguro provisorio.
alfredo lopes
alfredo lopes

Masculino Mensagens : 7622
Data de inscrição : 06/02/2012
Mota : Honda Deauville 650 NT

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  alfredo lopes Qui 19 Jul - 22:08

É verdade equecime de dizer, que convem verificar se não existe qualquer reserva de propriedade sobre o veiculo ... não vá haver alguem a reclamalo depois he...he...
Abraço
alfredo lopes
alfredo lopes

Masculino Mensagens : 7622
Data de inscrição : 06/02/2012
Mota : Honda Deauville 650 NT

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  vinnys Qui 19 Jul - 22:22

Para saber isso das reservas de propriedade só mesmo com a matrícula correcto?

E as tais fotocópias tem de ser de ambos vendedor e comprador? ou no momento de venda basta a do vendedor para que depois o comprador possa regularizar a transferência?
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  alfredo lopes Qui 19 Jul - 22:32

1º questão e correta.
2ª basta de quem vende.
alfredo lopes
alfredo lopes

Masculino Mensagens : 7622
Data de inscrição : 06/02/2012
Mota : Honda Deauville 650 NT

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  Snap Sex 20 Jul - 1:21

Vejam bem a situação das declarações de compra e venda da moto, pois acho que legalmente não são válidas vai sempre da boa vontade do agente de autoridade. Nem sequer quando compram uma nova é válida (pelo que me parece).


Agente de autoridade chamado à recepçao faz favor. :policia:
Há por ai algum???
Snap
Snap

Masculino Mensagens : 897
Data de inscrição : 03/04/2012
Mota : Hyosung Comet 125cc Honda CBF1000

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  lteixeira Sex 20 Jul - 1:54

Boas.

Em relação as declarações de compra e venda a particulares deixo aqui o meu procedimento:

Compra e venda a particulares

1º- Nunca e de maneira alguma compro uma mota sem que o vendedor tenha disponibilidade de no dia a fazer o negócio vá comigo fazer a troca de prorpiedade.

2º- Obviamente se for eu a vender também nunca a vendo se o comprador também não tiver disponibilidade para juntamente fazer a troca de propriedade

Não é desconfiar de ninguém, pelo contrário, é salvaguardar quem compra e quem vende. Reparem que no IMTT na troca do registo podemos saber todo o histórico do veiculo no dia da transferencia (salvaguarda o comprador). O Vendedor fica de consciencia tranquila que vendeu a mota honestamente e que para ele a partir dali tem a certeza que aquele veiculo deixou de o pertencer.


Ps: Se a compra for feita em um stand e formos multados pela declaração não ser válida garanto que essa multa eu não a pagava, mas sim a concessionária que me vendeu o veiculo. (Nesse caso convém sempre deixarem bem acente que caso surja este inconveniente não assumirão quaisquer custos.) O stand é sempre obrigado a fornecer todos os documentos válidos para que se possa andar com o veiculo.

lteixeira
lteixeira

Masculino Mensagens : 656
Data de inscrição : 03/04/2011
Mota : Honda CB500 Ex: Daelim Roadwin 125Fi

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  lteixeira Sex 20 Jul - 2:10

Em relação ao titulo do tutorial, deixo aqui um BIG texto porque quando começei a escrever também vi que ia escrever muito, mas este que encontrei diz tudo um pouco dos cuidados e de como se deve comprar uma mota, espero que vos ajude.



Antes de mais nada é preciso ter em mente qual moto e modelo vai comprar, para não correr o risco de ficar rodando como uma trail, quando na verdade se prefere uma moto passeio, e vice-versa. O biótipo do motociclista é importante, porque algumas pessoas muito altas não ficam confortáveis em motos baixas e vice-versa. Uma pessoa pesada e sedentária pode ter dificuldade ao pilotar uma moto grande e alta que exige força física, por exemplo. Depois o passo seguinte é pesquisar os preços do mercado, para então sair a procura da melhor opção. Se for comprar moto de particular procure ser o mais fuxiqueiro possível e faça uma discreta entrevista com o vendedor para saber o que faz, onde trabalha e outros dados que revelem sua personalidade. Hoje em dia pode-se verificar o número do chassi em sites da polícia e detran para procurar se há multas ou se a moto é uma bela e gorda cabrita. Eu costumo dizer que mais importante do que a moto usada é QUEM está vendendo a moto. Uma pessoa honesta não terá intenção de vender uma moto sabidamente ruim, mas pode rolar de o próprio vendedor desconhecer os problemas da sua moto. Chega a hora de avaliar a moto. Todos os profissionais que trabalham com compra e venda de motos são unânimes em afirmar que a boa aparência é praticamente tudo numa moto. Em primeiro lugar saiba que algumas quedas não provocam nada de grave na moto, além de arranhões. Recusar uma moto que sofreu uma queda é a mesma coisa que recusar uma esposa porque ela não é mais virgem! Se o conserto (na moto) foi bem realizado, ela ficará exatamente como nova, mas as vezes o motociclista opta por deixar a manete ou pedaleiras, que denunciam a queda. Comece por uma olhada rápida no estado da pintura do tanque, laterais, rabetas e pára-lamas. Pontos de ferrugem não são bons sinais, podem representar despesas futuras. Os pneus devem estar em bom estado, com desgaste regular, porque o desgaste irregular aponta para desalinhamento na moto. Confira cuidadosamente os instrumentos de painel, que são peças caras. Para não ser enganado por falsa quilometragem, deve-se verificar a relação coroa/pinhão/corrente: dentes gastos significam muito uso. Outras formas de avaliar se a moto está mais rodada é olhar as borrachas das pedaleiras, porque elas se gastam, mas demora muito para aparecerem os sinais. Uma moto com 2.000 km rodados não pode ter pedaleiras gastas. Quando abaixar para ver as pedaleiras aproveite para ver se elas estão raladas, que pode ser sinal de excesso de ânimo nas curvas! Se a moto não tiver borrachas nas pedaleiras, olhe cuidadosamente a pedaleira de metal, porque ela também gasta. Num segundo exame, faz-se uma avaliação da parte mecânica e elétrica. Verifique discretamente se o motor está aquecido. Se tiver, enrole o vendedor até esfriar completamente. A primeira ligada da moto é muito importante para detectar se o motor está “comendo” óleo. Se sair uma fumaça azul pelo escapamento fuja imediatamente. Quando o motor está frio as folgas se dilatam e aí o óleo começa a entrar no cilindro pelas sedes das válvulas e se queima com a gasolina. Depois de aquecido essa fumaça não aparece. Mas não confunda com uma fumaça escura que algumas motos soltam na primeira ligada, porque essa é normal. Mas se soltar fumaça depois de aquecida saia correndo porque os anéis foram pro espaço! Dê uma olhada pelo visor do cárter para ver como está o nível e cor do óleo. Um motociclista cuidadoso troca o óleo antes de colocar sua moto à venda. Se não tiver visor, puxe a vareta e faça o exame visual. O ruído do motor deve ser uniforme, sem barulhos estranhos. A parte elétrica deve estar funcionando perfeitamente, não se acanhe em tirar a tampa lateral para verificar o estado da bateria, que precisa estar limpa, sem zinabre. Deixe o motor funcionando por muito tempo com a moto no cavalete central e procure possíveis vazamentos nas juntas do cilindro, no cabeçote e escapamento. Numa terceira fase, analise o alinhamento geral: rodando, ela não deve pender para nenhum dos lados quando se tira a mão do guidão. Com a moto no cavalete central, gire as rodas e verifique se não há torções ou amassados. No caso das motos com roda de liga leve é preciso examinar para detectar possíveis trincaduras na liga da roda de alumínio ou magnésio. Se a moto tiver acessórios, exija as peças originais, porque você vai precisar na hora de revendê-la. Pequenos tombos não afetam a estrutura da moto e uma boa oficina é capaz de deixar uma que tenha caído com aparência de zero km. Portanto, não é preciso sacrificar uma boa moto só porque ela já caiu. De qualquer maneira um bom negócio sempre depende da experiência e bom senso de quem vende e de quem compra, seja em uma loja ou direto de particulares. Portanto é um momento de tentar esquecer as emoções e tratar friamente o negócio. Comprar uma moto por impulso pode trazer arrependimento mais cedo do que se pensa. Falando em arrependimento, lembre-se de que o código de defesa do consumidor protege o comprador e o vendedor. Até 24 horas após a compra pode-se desistir e desfazer o negócio. Se você é vendedor não esqueça de preencher e copiar o recibo de venda para evitar multas futuras. Se você é o comprador não seja pentelho e passe logo a moto para o seu nome. Participar do mercado de usadas não é apenas uma opção para quem não tem dinheiro para comprar uma moto zero quilômetro, mas também uma forma de se ter uma boa moto por um preço mais atraente.

Fonte: http://www.motonline.com.br/como-comprar-sua-moto-usada-parte1/
lteixeira
lteixeira

Masculino Mensagens : 656
Data de inscrição : 03/04/2011
Mota : Honda CB500 Ex: Daelim Roadwin 125Fi

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  hdamasio Sáb 10 Nov - 19:28

pessoal uma pergunta.
Estou comprador de uma scooter e gostava de saber uma coisa (muitas até..)

para saber se o veiculo tem divida\penhora, só no IMTT, ou pela internet dá para ver isso ?


hdamasio

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 10/10/2012
Mota : Suzuki Burgman

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  yoshi Dom 11 Nov - 10:53

hdamasio escreveu:pessoal uma pergunta.
Estou comprador de uma scooter e gostava de saber uma coisa (muitas até..)

para saber se o veiculo tem divida\penhora, só no IMTT, ou pela internet dá para ver isso ?


Nem sempre o imtt tem a informaçao actualizada. Nao é totalmente garantido que o imtt tenha a ficha actualizada da situaçao dos veiculos.

O local mais seguro é mesmo na conservatoria. Peçam uma declaraçao na conservatoria sobre a situaçao do veicuolo.Custa uns 10 beuros , mas creio que vale bem o investimento antes de proceder a qq compra.


Última edição por yoshi em Dom 11 Nov - 18:08, editado 1 vez(es)
yoshi
yoshi

Masculino Mensagens : 375
Data de inscrição : 14/01/2012
Mota : Honda nc700XA / vespa et2 50

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  hdamasio Dom 11 Nov - 17:44

Obrigado pela info, assim o farei. Vamos lá ver se tenho sorte na compra, vai ser a primeira mota ( usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada 1015733776 )



hdamasio

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 10/10/2012
Mota : Suzuki Burgman

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  vinnys Seg 31 Dez - 23:49

Esclareçam-me aqui uma coisa a ver se eu percebo pessoal:

Suponhamos que a moto que vou comprar é de 1992, será que ela terá alguma reserva de propriedade? é que de 1992 já deve estar mais que paga penso eu, e não acho muito lógico ainda ter reserva de propriedade, mas fica a pergunta.
Se tiver reserva de propriedade como devo proceder supondo que já tenho o

contracto de compra e venda verbal preenchido e pronto a ir à conservatória e o pagamento feito ao vendedor?

Se tiver reserva de propriedade o que me pode acontecer?

Desde já obrigado pelas vossas opiniões e boas entradas, e saídas que não sejam a cair lol!
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  lteixeira Ter 1 Jan - 5:16

vinnys escreveu:Esclareçam-me aqui uma coisa a ver se eu percebo pessoal:

Suponhamos que a moto que vou comprar é de 1992, será que ela terá alguma reserva de propriedade? é que de 1992 já deve estar mais que paga penso eu, e não acho muito lógico ainda ter reserva de propriedade, mas fica a pergunta.
Se tiver reserva de propriedade como devo proceder supondo que já tenho o

contracto de compra e venda verbal preenchido e pronto a ir à conservatória e o pagamento feito ao vendedor?

Se tiver reserva de propriedade o que me pode acontecer?

Desde já obrigado pelas vossas opiniões e boas entradas, e saídas que não sejam a cair lol!


Vinnys, pode sempre ter reserva de propriedade, nem que fosse de 1970, explicando melhor: imagina que tens um carro de 1970 para vender agora, como é lógico tu já tens o carro pago, mas entretanto queres o vender, o comprador compra-te por uma financeira, a partir dai o carro fica com reserva de propriedade enquanto não for pago na totalidade pelo novo comprador, ou seja, tudo o que é comprado por financiamento fica com reserva de propriedade, só se for comprado a pronto é que não. percebes-te???

Agora a outra questão é mais complicada, ou seja, se já tiveres feito o pagamento ao vendedor e o contracto verbal feito e a viatura ainda se encontrar com reserva de propriedade, o que te pode acontecer são só duas coisas: ou o vendedor acaba de liquidar o que deve para conseguires registar a viatura em teu nome ou então se o vendedor tiver dividas ou deixar de pagar nunca vais conseguir regista-lo em teu nome e ainda te vão buscar a viatura a casa sem te dizerem nada, pois na verdade a viatura nunca foi ou é tua.

Espero que me tenha conseguido explicar bem.

Ps: por estes motivos é que sempre que se compra uma viatura em segunda mão verificar sempre se este não se encontra com reserva de propriedade ou com alguns problemas de faltas de pagamento, apenas se deve proceder á compra com a garantia quando o veiculo se encontra totalmente livre sem reservas ou coisa do género, pois caso contrário nunca se vai conseguir registar a viatura em nosso nome até a situação se encontrar regularizada.
lteixeira
lteixeira

Masculino Mensagens : 656
Data de inscrição : 03/04/2011
Mota : Honda CB500 Ex: Daelim Roadwin 125Fi

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  vinnys Sáb 5 Jan - 19:58

Só para actualizar, o modelo de requerimento em vigor é este:

http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/automovel/requerimento-de-registo/downloadFile/file/DUA_modelo_unico.pdf?nocache=1217232046.45

Força aí pessoal usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada 697124
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  Convidado Sáb 30 Ago - 1:48

Boas pessoal, andava aqui a ler este post visto que ando a negociar uma moto mas nunca comprei nada a privados.
A reserva de propriedade não deverá estar nos documentos do veículo?
Visto que o post já tem algum tempo, alguma coisa mudou? Algum conselho?
Obrigado.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  paulo74 Sex 12 Jan - 10:09

bom dia
vamos falar de dinheiro!!!
A minha questão é a seguinte
como pago o veiculo  de forma que me salvaguarde.
Trocando por miúdos:

Comprador:
Se fizer transferência bancaria antes de ter a mota registada em meu nome o vendedor pode alegar que eu fui com a cara dele e resolvi dar o dinheiro. Como posso dar a volta a isso?

Vendedor
se passar a mota para o nome do vendedor o comprador pode alegar que lhe dei a mota ou que já a pagou em numerário. Pode o mesmo passar um cheque e este nao ter cobertura.

ja agora alguem conhece um mecanico de confiança que me veja a mota antes de eu a comprar? 
Posso marcar uma revisao onde eu so pago a mesma se a morta estiver sem problemas?

PS- sou um tipo que gosta das coisas preto no branco e se possível sem floreados.

paulo74

Masculino Mensagens : 21
Data de inscrição : 25/12/2017
Mota : nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

usada - Tutorial :: como comprar uma moto usada Empty Re: Tutorial :: como comprar uma moto usada

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos