F125cc.com
manutenção de Motociclos F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
manutenção de Motociclos F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
80 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 80 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

manutenção de Motociclos

+9
vinnys
Vemallon
veiga
Eduardo
leo
nevoeiro
paulinho b.
Marco Machado
a.neiva.reis
13 participantes

Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty manutenção de Motociclos

Mensagem  a.neiva.reis Qui 27 Set - 11:34

Aqui fica para de um modo geral todos terem conhecimento

CONSELHOS PARA MANUTENÇÃO DA MOTO
LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE





O oleo na corrente, deve ser colocado + - de 300kms em 300kms, mas isto no verão, porque as temperaturas são mais elevadas e a corrente aquece muito mais e portanto seca mais depressa o oleo. No inverno + - de 500kms em 500kms, mas atenção no caso de terrenos arenosos, etc, no fim do dia efectuar uma limpeza e voltar a colocar oleo na corrente.
Quanto á manutenção caseira, deve-se verificar de 1000kms em 1000kms a folga da corrente e se esta tiver mais de 15mm deve ser afinada, como nos mostra esta figura :

a corrente não deve ter menos de 15mm, pelo facto de quando se montar na moto, a corrente ficar perfeitamente ajustada.

Em relação ao oleo a utilizar, posso dizer que usei muitos tipos de oleo (quando tinha as minhas Fireblades, agora não preciso disso felizmente) na minha opinião, só aconselho um, o Castrol. Este é de todos o que melhor lubrifica a corrente e além disso, todos procuramos um oleo que suje o menos possível a moto, sendo o Castrol o que menos suja.


PRESSÃO DOS PNEUS




Manter a pressão dos pneus correctamente, pode fazer a diferença entre estar em condições de fazer uma curva ou "seguir em frente". O pneu quando aquece pode por dilatação do ar, aumentar e isto significa que um pneu cheio a frio e usado em condições quentes como numa viajem com mais de 45 minutos a uma temperatura ambiente de 20° C pode dilatar mais que o normal, deixando o pneu muito duro, perdendo aderência quando mais se precisa, nas curvas claro. Por outro lado, um pneu com pouca pressão também corre o risco de em curva “seguir em frente”, além de por em risco a estrutura do pneu, isto é, podem-se descolar as cintas que o constituem e começar a desfazer-se.
Com enchimento de Azoto, a pressão dos pneus é mais estabilizada, consegue-se preservar o seu desgaste em +20% de Kms e rodando com a pressão correcta, economizar-se-á cerca de 10% de combustível.

TROCA DOS PNEUS


Quando forem trocar um pneu tenha alguns cuidados básicos:
Procure sempre trocar em máquina de montagem, especialmente se for rodas raiadas. Após a troca lembrem-se que todo pneu vem de fábrica com uma camada de goma bastante escorregadia e acelerar ou forçar uma curva é tombo certo! Mas como evitar isso? Se for pneu dianteiro, use uma lixa grossa de qualquer tipo e passe em toda banda de rodagem; Se for traseiro, vá até uma área de areia e dêm uma patinada com no mínimo duas voltas no pneu e ficará limpo, a areia funcionará como lixa.
Outro facto importante, é se por acaso começarem a perceber que a moto está um pouco instável especialmente em curvas, examinem primeiro a calibragem, se estiver correta, então desconfie do desgaste dos pneus.
Como escolher o pneu certo? Há vários tipos de pneus, alguns mais duros que duram mais e são menos eficazes quando usados no limite e outros mais macios que duram menos, mas que são "verdadeiros chicletes" no asfalto. Pense em como você usa sua moto e faça a escolha certa.
PARAFUSOS EM GERAL

Um dos procedimentos mais importantes que há e quase ninguém o faz, é de vez enquando verificar todos os parafusos da carenagem, rodas, suportes, etc. A alta vibração provocada tanto pelo motor, tanto pelo tipo de pisos (em Portugal é uma miséria) afrouxam sistematicamente os parafusos, portanto não deixe de manter sua moto sempre justa.
Para quem preferir e não arriscar a perder um parafuso, etc, pode optar por comprar uma cola especial para roscas de parafusos, isto é, deita-se cola na rosca e em seguida aperta-se o parafuso e quando esta secar o mesmo fica colado, mas não colado para sempre, com uma chave e força desaperta-se.
GASOLINA NO DEPOSITO

Os mecânicos de competição, recomendam que se use gasolina comum a maior parte do tempo, não adianta usar gasolinas especiais com maior octanagem, pois o rendimento na cidade e na estrada é imperceptível. O aconselhável é usar de vez em quando na estrada um ou dois depositos de gasolina aditivada para descarbonizar o motor e limpar as partes móveis.
Manter o deposito sempre cheio evita que se formem gotículas na parte superior do tanque. Essas gotículas quando permanecem por muito tempo, tendem a formar ferrugem no mesmo, provocando oxidação das partes móveis de bomba, carburadores (se for o caso), etc.
Por isso, mantenha sempre o deposito o mais cheio possível o que evita também que a bomba receba sujidade ou água, pelo facto de a água ser mais pesada que a gasolina, ela sedimenta-se no fundo do deposito e quando se anda muito na reserva, ela vai para o motor e começa aquela sessão falha tudo!
BATERIA

Examine pelo menos uma vez a cada seis meses o nível da água da bateria(se for o caso), mas se por acaso a sua bateria começar a dar sinal de vida, isto é, o farol enfraquece em marcha lenta ou acende quando acelera, pode procurar um posto e completar o nível da bateria.
Caso nada disso funcione, procure a loja mais próxima e troque-a, pois as motos agora são pesadas para empurrar e não faz nada bem por a trabalhar ao empurrão.

OBS : Se por acaso viajarem e a moto ficar muitos dias sem ligar, desliguem o polo (-) negativo da bateria por segurança e por precaução contra uma possível descarga da bateria.

a.neiva.reis
a.neiva.reis

Masculino Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/09/2012
Mota : sym xs 125-K

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Bom dia

Mensagem  a.neiva.reis Qui 27 Set - 11:37

Peço desculpa pelo topico mas e uma contribuição de um inexperiente, que procurou e teve que copiar o topico da net, uma ajuda para os inexperientes como eu e um a lembrança para os veteranos!!!!!!! manutenção de Motociclos 750583
a.neiva.reis
a.neiva.reis

Masculino Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/09/2012
Mota : sym xs 125-K

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  Marco Machado Qui 27 Set - 11:44

fizeste bem em colocar o topico manutenção de Motociclos 952112

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  paulinho b. Dom 9 Dez - 0:31

muito obrigada por teus CONSELHOS PARA MANUTENÇÃO DA MOTO ... é uma coisa óptima para um como eu que não percebe nada do assunto manutenção de Motociclos 952112
paulinho b.
paulinho b.

Masculino Mensagens : 50
Data de inscrição : 08/12/2012
Mota : Honda sh 125i

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  leo Dom 9 Dez - 11:50

manutenção de Motociclos 1653292880 :venia:

leo

Masculino Mensagens : 1280
Data de inscrição : 09/10/2010
Mota : Royal Enfield Bullet 500

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  Eduardo Dom 9 Dez - 12:28

Bom post, bastante elucidativo. Para lubrificar a corrente tenho acabado por colocar WD-40 em vez de oleo uma vez faz menos sujidade. É igual ou fica melhor com óleo?

manutenção de Motociclos 697124
Eduardo
Eduardo

Masculino Mensagens : 62
Data de inscrição : 15/07/2012
Mota : AJS Regal Raptor DDE125 MK2

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  nevoeiro Dom 9 Dez - 12:48

É so de mim ou é de todoas, mas eu nao consigo ver as fotos...

Bom topico, vai-me ajudar imenso a ter a minha menina bonita e afinada manutenção de Motociclos 952112
nevoeiro
nevoeiro

Masculino Mensagens : 113
Data de inscrição : 19/02/2012
Mota : Honda CBR 1000F (Set 2013 / ... ) / ex: AJS Regal Raptor Nac 12 (Dez 2012 / Set 2013)

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  Marco Machado Dom 9 Dez - 14:08

nevoeiro escreveu:É so de mim ou é de todoas, mas eu nao consigo ver as fotos...
manutenção de Motociclos 952112

não tem fotos por isso não as vês eheh

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  leo Dom 9 Dez - 15:28

Eduardo escreveu:Bom post, bastante elucidativo. Para lubrificar a corrente tenho acabado por colocar WD-40 em vez de oleo uma vez faz menos sujidade. É igual ou fica melhor com óleo?

manutenção de Motociclos 697124


companheiro o wd 40 é muito bom para limpar a corrente, mas nunca para a lubrificar... podes aplicar o wd 40 na corrente e depois esfrega-la com um pano de modo a remover os restos de sujidade e oleo antigo, vais ficar com a corrente bem limpa ,mas depois tens de aplicar um oleo lubrificante de correntes...esse sim lubrifica a corrente, o wd é muito fino para esse efeito, o oleo de correntes tem de ser mais grosso e formar uma espécie de "pasta"...
cumps! manutenção de Motociclos 113258

leo

Masculino Mensagens : 1280
Data de inscrição : 09/10/2010
Mota : Royal Enfield Bullet 500

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  Eduardo Dom 9 Dez - 17:40

Obrigado pelo conselho leo. Resposta curta e concisa. :venia:
Eduardo
Eduardo

Masculino Mensagens : 62
Data de inscrição : 15/07/2012
Mota : AJS Regal Raptor DDE125 MK2

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  veiga Seg 10 Dez - 23:09

epá desculpem lá.... mas acho que a minha moto está avariada!

Devo ter perdido a corrente pelo caminho... não a encontro!

Ah é verdade... não tem.... não preciso de andar com as rodas da moto sujas... os sapatos e calças sujas... esticar a corrente... lubrificar a corrente... etc...etc...etc...

manutenção de Motociclos 546902 manutenção de Motociclos 546902 manutenção de Motociclos 546902 manutenção de Motociclos 546902 manutenção de Motociclos 546902
veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  Marco Machado Ter 11 Dez - 9:43

veiga escreveu:epá desculpem lá.... mas acho que a minha moto está avariada!

Devo ter perdido a corrente pelo caminho... não a encontro!

Ah é verdade... não tem.... não preciso de andar com as rodas da moto sujas... os sapatos e calças sujas... esticar a corrente... lubrificar a corrente... etc...etc...etc...

manutenção de Motociclos 546902 manutenção de Motociclos 546902 manutenção de Motociclos 546902 manutenção de Motociclos 546902 manutenção de Motociclos 546902

é pá a minha mota não anda tem aqui a correia do alternador ao pendurão ... afinal é a a correia de transmissão eheheh é pá não encontro o pedal das mudanças nem do travão de traz será que caiu ???? ups isto é uma bicicleta com motor tinha-me esquecido eheheheh

foi só para chatear o Veiga porque eu até "Gosto de Scooters" eheheh

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  Vemallon Ter 11 Dez - 11:38

Amigos atenção que o WD40 danifica os plásticos e borrachas. Neste caso o O;Z;X-rings da corrente a breve trecho saem danificados e a corrente desgasta-se e danifica os dentes do pinhão de ataque e da cremalheira. Se tiverem uma peça de plástico ou borracha experimentem aspergi-la com WD40. Ao fim de algum tempo está seca e quebradiça.
Devemos usar sempre um lubrificante indicado para correntes que não danifiquem os O;Z;X-rings: custam á volta de 8 euros (por exemplo da Motul) e não comprometem.
Vemallon
Vemallon

Masculino Mensagens : 193
Data de inscrição : 09/08/2012
Mota : Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  vinnys Ter 11 Dez - 12:49

E quanto a lavar com WD-40 enxaguar bem, e limpar com um "farrapo" ?

Depois de seca, meter uma leve camada de lub, dar uma volta para as peças aquecerem um pouco, depois colocar lub como deve ser (nada de exageros), diz-se que depois de uma volta a corrente e restantes peças do kit aquecem e ajuda a "entranhar"/lubrificar melhor.

Li por aí este modo de cuidar da corrente, concordam ou descordam? Há quem não use WD-40 mas até gasóleo.

Lembro-me que há um teste na internet com o-rings e vários produtos comummente usados na limpeza da corrente, se alguém achar poste ;)
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  Valvoline Qua 12 Dez - 21:18

eu não uso correntes de Oring's, limpo com pretróleo á pressão fica como nova. Depois dou umas passagens de oleo castrol corrente nos 2 lados.

Valvoline
Valvoline

Masculino Mensagens : 202
Data de inscrição : 30/05/2012
Mota : EX NSR 125, Casal K181

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  Valvoline Qua 12 Dez - 21:20

Vemallon escreveu:Amigos atenção que o WD40 danifica os plásticos e borrachas. Neste caso o O;Z;X-rings da corrente a breve trecho saem danificados e a corrente desgasta-se e danifica os dentes do pinhão de ataque e da cremalheira. Se tiverem uma peça de plástico ou borracha experimentem aspergi-la com WD40. Ao fim de algum tempo está seca e quebradiça.
Devemos usar sempre um lubrificante indicado para correntes que não danifiquem os O;Z;X-rings: custam á volta de 8 euros (por exemplo da Motul) e não comprometem.

De certeza ? Eu já pesquizei nos 1001 usos que o wd 40 tem e vi lá que pode ser usado em madeira e borracha :/ não tendo praticamente propriedades corrosivas para nenhum material.
Valvoline
Valvoline

Masculino Mensagens : 202
Data de inscrição : 30/05/2012
Mota : EX NSR 125, Casal K181

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  Valvoline Qua 12 Dez - 21:26

[quote="veiga"]epá desculpem lá.... mas acho que a minha moto está avariada!

Devo ter perdido a corrente pelo caminho... não a encontro!

Ah é verdade... não tem.... não preciso de andar com as rodas da moto sujas... os sapatos e calças sujas... esticar a corrente... lubrificar a corrente... etc...etc...etc...

manutenção de Motociclos 546902 manutenção de Motociclos 546902 manutenção de Motociclos 546902 manutenção de Motociclos 546902 manutenção de Motociclos 546902 [/quote


manutenção de Motociclos 815477821 ta boa sim senhor XD

No entanto ao fim de X tens de pôr uma correia nova manutenção de Motociclos 1004255881 manutenção de Motociclos 815477821

Para exemplo extremo temos a Vespa, em que a transmissão final é feita por engrenagens dura a vida toda e não é preciso lubrificar ou trocar coisa nenhuma
Valvoline
Valvoline

Masculino Mensagens : 202
Data de inscrição : 30/05/2012
Mota : EX NSR 125, Casal K181

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  paulo paulino Qua 12 Dez - 21:28

Boas.
O W40 se for para lavar bem,depois bem lavada com agua, rolar um pouco para enxogar e depois lubrificar não terá problema pois o W40 não lubrifica mas "limpa".

manutenção de Motociclos 952112
paulo paulino
paulo paulino

Masculino Mensagens : 1659
Data de inscrição : 05/08/2011
Mota : Yamaha Tracer 700

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  Perigo de morte Sex 11 Jan - 19:29

olá amigos, ainda sobre a lubrificação das correntes, existem varias tecnologias na lubrificação de correntes. Em principio são correntes vedadas por o´rings e devem estar lubrificadas de origem o nucleo da corrente e os pinos é na verdade importante lubrificar pelas razões obvias e pela corruzão...mas se tiver o´rings não me parece possivel. Voltando á tecnologia de lubrificação. Pode ser seca ou massa ( ou oleo mas desaparece logo). Sendo massa normalmente é aplicada em spray, essa massa pode ter inicialmente um solvente e fica fluida, penetra para o interior (possivel) da corrente, o solvente evapora e lá fica a nossa massinha e o respectivo oleo, por vezes pode ter um lubrificantes solido MoS2 ( bisulfureto de molibedenio). Mas tambem pode ser um processo seco. Os chamados Vernizes ou "coatings" A tecnologia é +- uma laca ou um pulimero solido tipo tinta com propriedades lubrificantes nomeadamente PTFE o usualmente chamado Teflon. Para aplicar os "secos" a corrente deve estar muito limpa e desengordurada.
abraços e não se esqueçam de andar sempre em 1ª. hehehehe
Perigo de morte
Perigo de morte

Masculino Mensagens : 37
Data de inscrição : 06/01/2013
Mota : Yamaha XJR 1200 / Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  Valvoline Qua 16 Jan - 20:14

Já agora para o pessoal ter uma ideia geral e enriquecer o topico
Quantos quilometros duram as vossas correntes ? Especifiquem se é de oring's e se possivel a marca tambem.

O meu comtributo:
A ultima RK que comprei sem oring's, Fez aproximadamente 13000 km vamos la ver quantos faz esta que é igual.
Valvoline
Valvoline

Masculino Mensagens : 202
Data de inscrição : 30/05/2012
Mota : EX NSR 125, Casal K181

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty ajuda para saber como apertar banco e deposito rkv

Mensagem  Luis Jerónimo Sáb 2 Mar - 17:06

Boas tardes! Gostava que me ajudassem a resolver um problema que tenho na minha rkv. O banco tem folga e tenho a sensação que em saltos na estrada o deposito tambem bate no quadro... so não sei como os apertar! manutenção de Motociclos 536420 Alguém me pode dar uma ideia?

Luis Jerónimo

Masculino Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/03/2013
Mota : keeway rkv 125

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  Marco Machado Sáb 2 Mar - 19:24

por norma para chegar ao parafuso que segura o deposito tem de se tirar o banco, não sei se nas RKV assim é, mas os do banco são sempre facies de ver, aconcelho a veres se o que segura o deposito tem alguma borracha a serir de apoio se não tiver coloca tu que assim evira vibrações parasitas

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  Luis Jerónimo Sáb 2 Mar - 19:28

Quanto ao deposito já li aqui algures no forum que realmente uma borracha podia ajudar a disfarçar o barulho... mas o banco é que tá dificil perceber como sai! já tirei as carnagens laterais e não veijo forma de o apertar, quanto mais de o tirar para resolver a situação do depodsito... manutenção de Motociclos 7373

Luis Jerónimo

Masculino Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/03/2013
Mota : keeway rkv 125

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  Marco Machado Sáb 2 Mar - 20:27

por norma os bancos são apertados na parte de traz, ou com dois parafusos laterais ou por baixo do guarda lamas, depois de retirar estes parafusos puxa-se o banco para traz levantando ligeiramente a trazeira do banco.

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty manutenção

Mensagem  Luis Jerónimo Sáb 2 Mar - 21:15

Obrigado Marco manutenção de Motociclos 952112 vou ver logo que possa se dou com o gato... manutenção de Motociclos 1522232137

Luis Jerónimo

Masculino Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/03/2013
Mota : keeway rkv 125

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  Marco Machado Sáb 2 Mar - 21:41

com um pouco de paciencia descobres isso sem difilculdades manutenção de Motociclos 952112

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  Convidad Dom 3 Mar - 16:48

ppaulino escreveu:...W40 não lubrifica mas "limpa".
Perigo de morte escreveu:...Pode ser seca ou massa ( ou oleo mas desaparece logo). Sendo massa normalmente é aplicada em spray, essa massa pode ter inicialmente um solvente e fica fluida, penetra para o interior (possivel) da corrente, o solvente evapora e lá fica a nossa massinha e o respectivo oleo, por vezes pode ter um lubrificantes solido MoS2 ( bisulfureto de molibedenio). Mas tambem pode ser um processo seco. Os chamados Vernizes ou "coatings" A tecnologia é +- uma laca ou um pulimero solido tipo tinta com propriedades lubrificantes nomeadamente PTFE o usualmente chamado Teflon. Para aplicar os "secos" a corrente deve estar muito limpa e desengordurada.

Atenção! manutenção de Motociclos 436749

Acrescentando a minha opinião aos colegas atrás citados; :paz:

O WD40 e outros fluidos do género (pois não são óleos) servem para limpar e retirar residuos de oxidação e ferrugem.
NUNCA apliquem estes fluidos para lubrificar!
Depois de aplicar o WD40 deverão retirá-lo logo (com gasolina, diluente, etc) assim que estiver limpo o local que pretendem limpar.
De seguida então deverão aplicar o lubrificante.

No caso das correntes, há diversas marcas no mercado, mas no geral, há três tipos de "chain lube" (lubrificante de corrente):
1- "seco" (deixa uma camada seca branca que até parece pintura a spray)
2- "líquido" (menos grosso, mas nem por isso menos eficaz)
3- "massa" (depois de aplicado, entranha-se e começa a engrossar até ficar grosso, tipo silicone)

O mais "limpo" será o 1º.
O terceiro protege bastante, mas retira andamento e "borra" mais a mota.
O segundo será o mais equilibrado (se fôr um de qualidade) pois não retira andamento à mota e protege a corrente de igual forma. Mas também precisa de ser aplicado mais vezes.

Claro que, seja qual for o tipo escolhido, é importante comprar um de qualidade e não um foleiro, pois estes óleos deverão não só lubrificar, como proteger o material e manter-se durante algum tempo agarrados à corrente.

manutenção de Motociclos 1810273129





Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

manutenção de Motociclos Empty Re: manutenção de Motociclos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos