F125cc.com
RKV 125 de 2014 - Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
RKV 125 de 2014 - Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
83 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 83 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

RKV 125 de 2014 - Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro

2 participantes

Ir para baixo

RKV 125 de 2014 - Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro Empty RKV 125 de 2014 - Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro

Mensagem  ampdavid Qui 29 Ago - 12:43

Boa tarde.

Embora tenha deixado a mota no norte, gostava de quando lá voltar e dar umas voltas, de resolver umas questões e dúvidas que vos apresento, correndo o risco de duplicar alguma coisa doutro fórum, de onde ainda não obtive resposta. Esta é uma delas.

1. Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro:
    - tenho uma folga pequena no eixo onde o braço de suspensão traseiro liga ao quadro da mota (junto ao motor). Quando tenho a mota no descanso central, com a mão consigo abanar um pouco a roda e noto uma ligeira folga do lado esquerdo se estiver virado de frente para a roda traseira. O parafuso que liga o braço de suspensão à mota está bem apertado.
Do outro lado não tem folga.

É normal? O que se pode fazer se não for normal? Há casquilhos ou qualquer coisa para mudar e onde se compra? 

A questão de tirar a roda, o braço de suspensão e fazer isto, também o consigo fazer, com calma e no norte onde deixei a mota, mas não sei se é normal, pois não conheço a mota e não me parece instável, mas deixa-me apreensivo.

Fotos da identificação que tirei na altura. Podem não ser muito perceptíveis, mas indica o local.



RKV 125 de 2014 - Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro Parafu11
RKV 125 de 2014 - Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro Parafu10

ampdavid

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/08/2019
Mota : Keeway RKV 125 de 2014

Ir para o topo Ir para baixo

RKV 125 de 2014 - Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro Empty Re: RKV 125 de 2014 - Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro

Mensagem  Lallo Qui 29 Ago - 16:55

Tua moto parece-me estar nova, é pouca a chance de que as buchas (casquilhos) estejam desgastadas e portanto mostrando folga excessiva. Em motos a folga lateral máxima admissível medida ao segurar o pneu no ponto mais distante é de 1 mm conforme a Yamaha

Se a dita folga é normal é difícil dizer pois não a quantificaste. Ademais nunca vi uma balança ter folga em somente uma direção, não faz sentido.

Em minhas motos eu reduzo essa folga atuando na porca do eixo da balança. Mas há de se ter noção para não passar do ponto e comprometer a mobilidade da suspensão e ou deformar as buchas pois alguns modelos de moto produzidas   na Ásia usam buchas de nylon no lugar do bronze.

Um mecânico na plena acepção da palavra lança mão de um torquimetro dando o aperto de acordo com a instrução de torque preconizada no manual de serviços do modelo da moto.

De nada tá,
Lallo
Lallo

Masculino Mensagens : 352
Data de inscrição : 23/01/2018
Mota : Fazer 250 Yamaha

Ir para o topo Ir para baixo

RKV 125 de 2014 - Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro Empty Re: RKV 125 de 2014 - Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro

Mensagem  ampdavid Qui 29 Ago - 23:12

Boa noite.
Agradecido Lallo pela resposta.
Não consigo dizer a folga mas de cabeça penso que seja mais de 1 mm e é só do lado que identifiquei.
Se é normal ou não, não sei, porque achei estranho.
Tembo que ver depois quando for ao norte talvez daqui a uma ou duas semanas.
Na minha humilde opinião penso que não deveria haver folgas e se as houvesse seria nos dois lados, mas, até já pensei se será de estar com o descanso central e a roda no ar...
Se alguém soubesse onde comprar e o que comprar de material para substituir neste caso, na situação de confirmar ser uma folga excessiva depois de eu estar de novo com a mota, ficava agradecido porque depois até me entretinha a mudar isso.
Já vi na net alguém a mudar isto numa Honda 125 mas na keeway rkv não vejo nada. Também entendo que a Honda seja uma marca mais antiga e com mais historial mas estas keeway até são boas e é pena haver pouca história e poucos testemunhos.
Por isso estou com estas dificuldades se é normal e se não for normal, onde posso comprar e o que comprar para resolver o problema, porque se for resolvida até posso ajudar outros motociclistas desta marca se tiverem este dúvida ou situação a resolver.
Abraço

ampdavid

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/08/2019
Mota : Keeway RKV 125 de 2014

Ir para o topo Ir para baixo

RKV 125 de 2014 - Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro Empty Re: RKV 125 de 2014 - Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro

Mensagem  Lallo Qui 29 Ago - 23:55

Estas a procurar pelo em ovo. Se a moto não mostra oscilação quando em marcha conduzindo-a em linha reta ou curvas é perda de tempo a preocupação.

Lallo escreveu:... Em motos a folga lateral máxima admissível medida ao segurar o pneu no ponto mais distante é de 1 mm conforme a Yamaha...

Se isto te tranquilizará leve-a à uma oficina e faça um mecânico feliz.
Lallo
Lallo

Masculino Mensagens : 352
Data de inscrição : 23/01/2018
Mota : Fazer 250 Yamaha

Ir para o topo Ir para baixo

RKV 125 de 2014 - Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro Empty Re: RKV 125 de 2014 - Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro

Mensagem  ampdavid Sex 30 Ago - 0:28

Agradeço as sugestões, claro que sim.
Se puder e se não houverem mais ideias ou sugestões, se eu puder quando for á terra, vou tentar fazer um vídeo e por aqui para ver se explico melhor o que digo. É mesmo só dum lado e vejo a folga lateralmente onde o parafuso entra na cavidade do braço de suspensão que liga ao quadro da mota e como disse confirmei que o parafuso está apertado.
Pode parecer estranho só ver a folga dum lado ao mexer a roda com a mão, empurrar e puxar a roda no sentido lateral por exemplo, (quando está suspensa pelo descanso central), mas é verdade. Como para mim é uma situação nova e estranha, não sei se é normal ou se avaria e se for avaria não sei o que comprar nem onde porque como disse, mesmo eu tirava aquilo tudo e mudava (caso seja avaria está claro).
Obrigado desde já.

ampdavid

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/08/2019
Mota : Keeway RKV 125 de 2014

Ir para o topo Ir para baixo

RKV 125 de 2014 - Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro Empty Re: RKV 125 de 2014 - Ligeira folga no eixo (parafuso) do braço de suspensão traseiro

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos